Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Diego_T

Ajuda para a escolha dos equipamentos

Recommended Posts

Olá pessoal.

Uso meu som para o dia a dia e pra animar o churrasco no sítio em alguns finais de semana.

Hoje meu som é o seguinte:

• Hu Pioneer padrãozinho;
  • Módulo Soundigital 800.4d Evo (faz bridge em 4 Ohms);
  • Kit duas vias na frente;
  • dois 6x9 Pioneer atrás, em uma caixa;
  • Subwoofer Bomber Upgrade 12" e 350 W RMS.

No último churrasco, após determinado volume, notei um som que creio ser o ar entrando e saindo pelo duto da caixa que acomoda os 6x9, o que me incomodou muito. Quero então tirar esses dois 6x9 e trocar por cornetas e tweeters, sem ter que trocar de módulo ou adicionar um extra.

Pensei no setuinte: Colocar o kit duas vias direto no HU, sem passar pelo módulo e comprar um driver e um tweeter de 200 W cada um e ligar em paralelo na bridge nos canais 1 e 2 do módulo, o que me daria 4 Ohms.

Pesquisando, achei esse driver aqui e esse tweeter aqui. O que acham? Ficaria algum buraco na faixa de frequências? Há uma opção melhor? Sou leigo no assunto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

compra d250xio não, nem esse st. é muita coisa e vai ficar um buraco entre o sub e o drive.

compra um par de 100w8 da over e uma d220ti e seja feliz.

Compartilhar este post

Link para o post

compra d250xio não, nem esse st. é muita coisa e vai ficar um buraco entre o sub e o drive.

compra um par de 100w8 da over e uma d220ti e seja feliz.

Excelente recomendação.

Se tiver orçamento disponível poderia ir de esx608, mas tendo muito cuidado pra evitar distorção!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Orçamento apertado...herdeira a caminho.... :)

Então compro dois woofers (um só não seria suficiente?): http://www.connectparts.com.br/woofer-jbl-selenium-profissional-8-polegadas-100w-rms-8-ohms-8px-678132/p

e um driver: http://www.connectparts.com.br/driver-jbl-selenium-d220-ti-trio-80w-rms-8-ohms-8658900/p

Seria isso?

O ideal seria tirar o meu Sub da Caixa e montar uma caixa trio com o sub, os woofers e o driver né?

Qual a litragem pra isso tudo?

O palinho não tem um porta-malas exatamente espaçoso.

Como ficaria a ligação disso tudo? Não posso dizer que confio exatamente no pessoal que mexo com som na minha cidade, então quero ter uma noção pra poder acompanhar o procedimento.

Grato pela ajuda até o momento.

Editado por Diego_T

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal.

Uso meu som para o dia a dia e pra animar o churrasco no sítio em alguns finais de semana.

Hoje meu som é o seguinte:

• Hu Pioneer padrãozinho;
  • Módulo Soundigital 800.4d Evo (faz bridge em 4 Ohms);
  • Kit duas vias na frente;
  • dois 6x9 Pioneer atrás, em uma caixa;
  • Subwoofer Bomber Upgrade 12" e 350 W RMS.
No último churrasco, após determinado volume, notei um som que creio ser o ar entrando e saindo pelo duto da caixa que acomoda os 6x9, o que me incomodou muito. Quero então tirar esses dois 6x9 e trocar por cornetas e tweeters, sem ter que trocar de módulo ou adicionar um extra.

Não faz isso! Se a comida tá sem sal, não adianta acrescentar açúcar! Vai ficar ruim, e você vai (no começo) se convencer que ficou bom mas enjoar rapidinho! Vai por mim!

Melhora os dutos do 6x9, pra tirar o sopro! E confere tb a caixa do 12" se não tá soprando!

Pensei no setuinte: Colocar o kit duas vias direto no HU, sem passar pelo módulo e comprar um driver e um tweeter de 200 W cada um e ligar em paralelo na bridge nos canais 1 e 2 do módulo, o que me daria 4 Ohms.

Pesquisando, achei esse driver aqui e esse tweeter aqui. O que acham? Ficaria algum buraco na faixa de frequências? Há uma opção melhor? Sou leigo no assunto.

Não recomendo nenhum dos dois! Se quer mudar total, parte pra uma ESX 125 snake + d220ti. Vai dar mais SPL em toda a faixa, de 80hz a 20khz! E não um pico enjoativo e amador de 800hz acima!

Então compro dois woofers (um só não seria suficiente?): http://www.connectparts.com.br/woofer-jbl-selenium-profissional-8-polegadas-100w-rms-8-ohms-8px-678132/p

e um driver: http://www.connectparts.com.br/driver-jbl-selenium-d220-ti-trio-80w-rms-8-ohms-8658900/p

Seria isso?

O ideal seria tirar o meu Sub da Caixa e montar uma caixa trio com o sub, os woofers e o driver né?

Como ficaria a ligação disso tudo? Não posso dizer que confio exatamente no pessoal que mexo com som na minha cidade, então quero ter uma noção pra poder acompanhar o procedimento.

Então avalia a situação, põe "na balança". Não acho que um woofer 8" vá agradar tanto, por pegar de uma frequência relativamente alta!

O ESX 125 toca a partir de 80hz (se n for abusar) e uma caixa de ~30 litros dá pra tirar algo bom dele!

Como liga? Desliga os 6x9 e usa apenas ele. Acredite, um kit desses (esx + d220) toca por umas 6 ou 8 6x9!

Compartilhar este post

Link para o post

Seria isso?

Então faz uma caixinha com um mg de 8 ou 10 polegadas mais um driver ti, separados por um divisor.

Qual o valor disponível?

Compartilhar este post

Link para o post

Não faz isso! Se a comida tá sem sal, não adianta acrescentar açúcar! Vai ficar ruim, e você vai (no começo) se convencer que ficou bom mas enjoar rapidinho! Vai por mim!

Melhora os dutos do 6x9, pra tirar o sopro! E confere tb a caixa do 12" se não tá soprando!

Não recomendo nenhum dos dois! Se quer mudar total, parte pra uma ESX 125 snake + d220ti. Vai dar mais SPL em toda a faixa, de 80hz a 20khz! E não um pico enjoativo e amador de 800hz acima!

Então avalia a situação, põe "na balança". Não acho que um woofer 8" vá agradar tanto, por pegar de uma frequência relativamente alta!

O ESX 125 toca a partir de 80hz (se n for abusar) e uma caixa de ~30 litros dá pra tirar algo bom dele!

Como liga? Desliga os 6x9 e usa apenas ele. Acredite, um kit desses (esx + d220) toca por umas 6 ou 8 6x9!

Bom, antes de sair investindo, vou tentar melhorar o duto da caixa dos 6x9.

Mas para um futuro upgrade, pensando no cenário atual, como ficaria a impedância e potência do módulo pro kit novo? Os canais 1 e 2 estão sendo utilizados para tocar o kit duas vias e os 6x9, ambos em estéreo e fechando 2 Ohms que é o normal das saídas.

Além disso, como seria a ligação entre os dois woofers e o driver que pretendo colocar em uma caixa (Série, paralelo, ambos)? Se puder ilustrar, ficaria grato.

Desculpe se as perguntas parecem bobas aos mais entendidos, mas já tive problemas na instalação inicial do meu som, e se não fosse a noção que adquiri nesse fórum e em outras fontes, o instalador teria feito um serviço ruim, não sei se por imperícia ou imprudência. Então procuro saber o máximo a respeito antes de procurar os "profissionais" da minha cidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Então faz uma caixinha com um mg de 8 ou 10 polegadas mais um driver ti, separados por um divisor.

Qual o valor disponível?

A idéia seria gastar no máximo uns 500 reais, parcelados em suaves prestações. Se for possível com um orçamento menor, melhor. Foco no custo x benefício.

Compartilhar este post

Link para o post

A idéia seria gastar no máximo uns 500 reais, parcelados em suaves prestações. Se for possível com um orçamento menor, melhor. Foco no custo x benefício.

Se quer custo x beneficio, não quer nada mais forte e nem ocupar mais espaço, faz o que o bloom falou e melhora a caixa dos 6x9. Qual o problema com ela? 

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente sopro no duto após determinado volume, o que me incomodou bastante, visto que causa um efeito ruim na música.

Compartilhar este post

Link para o post

Sabe o volume da caixa? Qualquer coisa tira as medidas e passa que a gente te ajuda a calcular.  Você tem duas opções, aumentar a area do duto (um de 3" é pra dar conta tranquilo) ou selar a caixa. Como você ja usar subwoofer, a segunda opção é viavel. Outra coisa, veja se esta realmente soprando pelo duto, pode acontecer de algum erro no corte da madeira e ficar um vão entre as partes da caixa, e tambem causa o sopro, isso é facil de resolver com silicone ou massa plastica.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara sinceramente:

Em que pese sua grande utilização em algumas regiões do país, acredito que o 6x9 não é o transdutor ideal para se colocar em caixas dutadas num sistema trio.

Ele foi desenvolvido pra tocar som interno, no tampão, onde a mala do carro fechada serviria como uma enorme caixa selada!!!

Então levando-se em consideração seu orçamento de no máximo 500 temers, eis a minha nova sugestão:

MG Over Steel 450w10 polegadas, 125W em caixa selada de 15 litros: ~ 150,00; 

Driver Selenium 220ti + corneta hl -1450:~ 150,00

Um divisor passivo cortando o Over em hipass no mínimo 100Hz e o driver entre 1,5Khz e 2Khz: destes http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704738951-divisor-frequencia-crossover-2-vias-p-woofer-e-drive-twe-_JM:75,00 ou esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710228601-divisor-de-frequencia-2-vias-ti-380-watts-_JM: 60,00

Ou seja, vai gastar no máximo 375,00 e terá um som bem melhor.

E ainda tem a opção de vender os 6x9 e fazer algum dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, acho que vou então por enquanto segurar esse upgrade com os MG e Driver pro final do ano e por hora investir em uma fonte, visto que uso só uma bateria de 60 Ah no cofre, e melhorar essa caixa dos 6x9.

As medidas da caixa são as seguintes: Largura 59, altura 26, profundidade maior 23, profundidade menor 16. Entre os pontos da profundidade menor a maior, está com 26. Essas medidas são da parte de fora da caixa. Não sei dizer a espessura do MDF. O duto é de 3".

Inspecionei a caixa e aparentemente não há nenhuma entrada falsa de ar, mas preciso averiguar isso melhor com o som em um volume mais alto, pra me certificar dessa informação.

Agora quanto a fonte, melhor uma Spark Usina de 30A ou uma JFA Slim de 36A? 

Vou aproveitar e comprar um controle remoto junto.  :)

Compartilhar este post

Link para o post

Pouca bateria= usina

Bateria suficiente para o set=JFA

Eu diria o mesmo!

JFA é boa SEEE você tiver baterias suficientes ou de qualidade (Optima, XSPower, etc...) Ela carrega a bateria com cuidado, mandando só o necessário e caindo a carga em seguida!

Mas se tu não tem bateria auxiliar, a JFA pode abrir o bico! Aí a Usina ou Overloud dão melhor conta!

Em tempo, ainda prefiro Overloud à Usina! O projeto é BEM mais parrudo! Ambas são "filhas" do mesmo pai, do mesmo engenheiro! Só que o engenheiro divergiu nas idéias e acabou saindo da Usina e fundando a Overloud!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...