Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
alemao89

IMPASSE - Usar Street 15" ou não?

Recommended Posts

Buenas caquedo, tranquilo?

Não participo muito do fórum, tenho alguns conhecidos aqui, mas volta e meia estou dando uma lida nos tópicos.

Não vou contar detalhe por detalhe, mas resumindo meu brique, to com os seguintes equipamentos:

- 2x Selenium Street Bass 15" 300rms queimados, mas já estão no médico em tratamento.

- 4x Selenium D200

- 2x Selenium ST200

- 1x Soundigital 1000rms 2ohms SMD

- 1x Media receiver Pioneer MVH-X568BT

- 1x Crossover Roadstar 3 vias (não é uma brastemp, mas se precisar acho que quebra um galho)

Tenho um Palio 2006 ELX 4 portas. e o "porta-som" (como disse um membro aqui do fórum [-]) não é lá grandes coisas.

Curto um bom SPL, não sou de escutar DIRETO sub-grave, mas as vezes rola um hip-hop e tals. Mas o gosto musical mesmo é eletrônica, sertanejo, forró... Não vou usar tanto o som pra fora quanto pra dentro, mas as vezes vou abrir a mala num churrasquinho, sonzinho ambiente e tals, mas nada do tipo pica das galática, tremendo tudo pra fora. Vou tocar mais fechado mesmo.

Teoricamente, eu conseguiria tirar os 82 litros que o manual sugere para eles.

Minha dúvida é se ficaria BOM mesmo os Street nessa litragem, tanto pra dentro quanto pra fora (lembrando que pra fora não tem que ser aquela maravilha, só não quero que fique só aquele falante batendo e saindo vento dos dutos), ou se valeria a pena eu trocar por algum outro falante como:

- Bomber Upgrade 10" ou 12"

- Street Bass 12"

- Pioneer 12"

- Bravox UXP 12"

- Algum outro?

Até arrumei um brique "de mano" num par de Upgrade's de 12", dos antigos, aqueles com 250rms. Valeria a pena?

A idéia é não gastar muita grana, não gastar se possível. kkkk

A caixa eu mesmo vou fazer em casa.

ME DEEM UMA LUZ! kkkk :rever1:

Edit: Ah, criei o tópico na GERAL SOM AUTOMOTIVO, pois se trata de um som misto, ai não sabia onde se encaixava.

Editado por alemao89

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, seu sub é um dos melhores pro propósito de tocar misto, a grande questão é se esse reparo é original.. Como vai tocar se não for, etc.

No mais, eu tiraria 2 D200 e colocaria 2 Médios. Seu set é "uma receita das antigas" que sempre funcionou legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, seu sub é um dos melhores pro propósito de tocar misto, a grande questão é se esse reparo é original.. Como vai tocar se não for, etc.

No mais, eu tiraria 2 D200 e colocaria 2 Médios. Seu set é "uma receita das antigas" que sempre funcionou legal.

Opa, e ai!

Então, única coisa que mandei fazer é rebobinar, o resto permanece original e em perfeito estado. O antigo dono quis "testar" eles num SD8000, ai já viu né...

Está nos planos colocar 2 médios, quando aparecer algum brique bom, usado talvez.

Eu comprei essa corneteira pois estava custando R$ 274,00 ela completa, com os drivers, tweeters, cones e a caixa encarpetada. Em 12x e frete pago ainda. A mesma loja ta vendendo a R$ 369,00 agora.

Meu medo está mesmo com a caixa, no manual diz 82L, mas no tópico do Rodrigo Carvalho diz que pra ficar bom mesmo tem que ser 120L, e essa litragem fica impossível pra mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o intuito é tocar na maioria das vezes de mala fechada, pode esquecer os Street Bass. Esses woofers só tocam legais com a mala aberta! Fechou a mala aí só vai ter pancada seca, mesmo se baixar a frequência de corte para esses woofers, eles não vão tocar que nem subwoofers.

Para esse projeto aí eu tiraria 2 drives e deixaria só dois! De mala aberta esses Street Bass vão tocar muito! Desde que a caixa esteja bem projetada. No mais, quando eu havia montado um mini-trio com 1 Street Bass de 12" + 1 D200 com corneta quadrada + 1 ST200, amplificador MXR X-4.250 (antigão) e crossover Stetsom STX62 - 3 vias... Tocava demais!

O woofer eu cortava assim: Canal Low: Subsônico em 50Hz e LPF em 500Hz. Canal High: D200 com HPF de 500Hz pra cima e o ST200 no Canal Full do cross com capacitor de 2,2uF - 250V. Tocava bem equilibrado, som limpo, forte e sem buracos de frequências.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Se o intuito é tocar na maioria das vezes de mala fechada, pode esquecer os Street Bass. Esses woofers só tocam legais com a mala aberta! Fechou a mala aí só vai ter pancada seca, mesmo se baixar a frequência de corte para esses woofers, eles não vão tocar que nem subwoofers.

Para esse projeto aí eu tiraria 2 drives e deixaria só dois! De mala aberta esses Street Bass vão tocar muito! Desde que a caixa esteja bem projetada. No mais, quando eu havia montado um mini-trio com 1 Street Bass de 12" + 1 D200 com corneta quadrada + 1 ST200, amplificador MXR X-4.250 (antigão) e crossover Stetsom STX62 - 3 vias... Tocava demais!

O woofer eu cortava assim: Canal Low: Subsônico em 50Hz e LPF em 500Hz. Canal High: D200 com HPF de 500Hz pra cima e o ST200 no Canal Full do cross com capacitor de 2,2uF - 250V. Tocava bem equilibrado, som limpo, forte e sem buracos de frequências.

Então Dudu, isso ai que eu ouvi relatos, uns falam que sim, outros falam que não. Que pra fora fica bom, mas pra dentro, fica um negócio meio ruim, meio seco, embolado, sem definição. :( E o que você acha dos Upgrade antigos? É uma opção, e eu não gastaria nada, nem com caixa, pois já vem com caixa, só vou gastar uns R$50,00 de gasoleo pra buscar, que é em outra cidade.

Esses MXR eu já ouvi falar, até existe ainda, novos e pá, pelo que pesquisei até que são bons os módulos, com um precinho razoável. Porém é que nem o DAD, eu tinha um DAD3000, e queria trocar, quem disse que consigo vender na cidade aqui? " ah marca diabo ". Consegui trocar ele por esse SD1000 com o Joester, membro ou ex membro do fórum aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Dudu, isso ai que eu ouvi relatos, uns falam que sim, outros falam que não. Que pra fora fica bom, mas pra dentro, fica um negócio meio ruim, meio seco, embolado, sem definição. :( E o que você acha dos Upgrade antigos? É uma opção, e eu não gastaria nada, nem com caixa, pois já vem com caixa, só vou gastar uns R$50,00 de gasoleo pra buscar, que é em outra cidade.

Esses MXR eu já ouvi falar, até existe ainda, novos e pá, pelo que pesquisei até que são bons os módulos, com um precinho razoável. Porém é que nem o DAD, eu tinha um DAD3000, e queria trocar, quem disse que consigo vender na cidade aqui? " ah marca diabo ". Consegui trocar ele por esse SD1000 com o Joester, membro ou ex membro do fórum aqui.

Bomber Upgrade é muito bom, mas sugiro de pegar o novo modelo de 350Wrms linha 2014, esses antigos e até mesmo os primeiro modelos de 350Wrms de borda lisa batem bobinas se exagerar na potência e no tamanho da caixa (caixa muito grande no caso)! Os Upgrades é bem versátil para um som misto de mala fechada e aberta. Eu tenho um par de Upgrade de 12" - 350Wrms dessa linha 2014 - borda raiada:

259_1_20150227115435.jpg

Tocam demais! Infelizmente algumas marcas boas de amplificadores não são muito famosas ou boas de revendas em alguns estados brasileiros. Aqui mesmo no DF, a MXR é quase que desconhecida, poucas pessoas conhecem e pra revender é complicado. DAD é a mesma coisa, é uma marca boa, mas nem todos conhecem.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Bomber Upgrade é muito bom, mas sugiro de pegar o novo modelo de 350Wrms linha 2014, esses antigos e até mesmo os primeiro modelos de 350Wrms de borda lisa batem bobinas se exagerar na potência e no tamanho da caixa (caixa muito grande no caso)! Os Upgrades é bem versátil para um som misto de mala fechada e aberta. Eu tenho um par de Upgrade de 12" - 350Wrms dessa linha 2014 - borda raiada:

259_1_20150227115435.jpg

Tocam demais! Infelizmente algumas marcas boas de amplificadores não são muito famosas ou boas de revendas em alguns estados brasileiros. Aqui mesmo no DF, a MXR é quase que desconhecida, poucas pessoas conhecem e pra revender é complicado. DAD é a mesma coisa, é uma marca boa, mas nem todos conhecem.

Pois é, fiquei bem mexido com esses upgrades. Mandei MP pro rick demolidor pra ele acompanhar o tópico. Vou aguardar a opinião dele também. Mas a tendência de eu não usar os street são grandes. Tava medindo a mala do carro, vai fica BEM apertado pra tirar 170L pro par :banghead

Vou ter que partir pra 12" mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, fiquei bem mexido com esses upgrades. Mandei MP pro rick demolidor pra ele acompanhar o tópico. Vou aguardar a opinião dele também. Mas a tendência de eu não usar os street são grandes. Tava medindo a mala do carro, vai fica BEM apertado pra tirar 170L pro par :banghead

Vou ter que partir pra 12" mesmo.

Street Bass de 12" também pede caixa grande pra render bem! No mínimo 60 litros. Eu usava uma de 70 litros quadradona e ocupava 90% da mala do meu ex-Corsa Wind 2p.

Vai de Bomber Upgrade de 12", é bom e barato e bem musical de mala fechada e aberta. O Bomber Upgrade de 10" se for uma opção é bem melhor de mala fechada e mais musical que o de 12".

Compartilhar este post

Link para o post

Street Bass de 12" também pede caixa grande pra render bem! No mínimo 60 litros. Eu usava uma de 70 litros quadradona e ocupava 90% da mala do meu ex-Corsa Wind 2p.

Vai de Bomber Upgrade de 12", é bom e barato e bem musical de mala fechada e aberta. O Bomber Upgrade de 10" se for uma opção é bem melhor de mala fechada e mais musical que o de 12".

Pois é Dudu, meu senso ta puxando pro Upgrade. Fazer a caixa conforme o manual mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Dudu, meu senso ta puxando pro Upgrade. Fazer a caixa conforme o manual mesmo?

Sim. Pode ir na caixa do manual ou se quiser uma menor com cerca de 45 litros vai fazer o Upgrade tocar mais forte ainda!

Compartilhar este post

Link para o post

Par de Upgrades 12" 350rms comprados a R$ 189,99 cada, frete pago PAC.

Aguardando chegada da mercadoria.

:D

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Pode ir na caixa do manual ou se quiser uma menor com cerca de 45 litros vai fazer o Upgrade tocar mais forte ainda!

Pretendo fazer com 50 litros, se eu ver que não ficou ao meu agrado, vou modificando.

Ta nos planos fazer nessas medidas com MDF 18mm

90CM largura

41CM altura

45CM prof. maior

25CM prof. menor

Totalizando 100,8095 litros.

Caixa com uma câmara por SUB.

Duto de 4" com uns 20, 25cm?

Compartilhar este post

Link para o post

Pretendo fazer com 50 litros, se eu ver que não ficou ao meu agrado, vou modificando.

Ta nos planos fazer nessas medidas com MDF 18mm

90CM largura

41CM altura

45CM prof. maior

25CM prof. menor

Totalizando 100,8095 litros.

Caixa com uma câmara por SUB.

Duto de 4" com uns 20, 25cm?

ahahahahhaha. Tá quase o mesmo tamanho da minha caixa heheheh.

A minha tá assim:

altura = 40cm

Largura = 90cm

Base menor = 30cm

Base maior = 50cm

Volume total = 114,48L

Tá enorme a caixa, mas mesmo assim ainda rende legal de porta-malas aberto. Eu nunca atochei o volume do som. Tenho medo de torrar os subs, mas nos ajustes que eu fiz, já no volume 25 do player até o 30 já fica muito alto e os subs não se descontrolam nesse volume de caixa! Antes, eu estava usando os dois dutos de 4" com 33cm = Fb = 33Hz e mesmo assim rendia bem de mala aberta. Agora a caixa está com Fb em 38Hz, melhorou mais os graves com a mala aberta e aumentou um pouco mais a pressão sonora internamente.

Pode fazer essa caixa aí que você quer que vai ser sucesso. Se for usar os dutos de 3", eu recomendo usar dois em cada câmara. Com um duto de 3" vai assoprar demais. Ou então use logo um duto de 4" pra cada subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post

ahahahahhaha. Tá quase o mesmo tamanho da minha caixa heheheh.

A minha tá assim:

altura = 40cm

Largura = 90cm

Base menor = 30cm

Base maior = 50cm

Volume total = 114,48L

Tá enorme a caixa, mas mesmo assim ainda rende legal de porta-malas aberto. Eu nunca atochei o volume do som. Tenho medo de torrar os subs, mas nos ajustes que eu fiz, já no volume 25 do player até o 30 já fica muito alto e os subs não se descontrolam nesse volume de caixa! Antes, eu estava usando os dois dutos de 4" com 33cm = Fb = 33Hz e mesmo assim rendia bem de mala aberta. Agora a caixa está com Fb em 38Hz, melhorou mais os graves com a mala aberta e aumentou um pouco mais a pressão sonora internamente.

Pode fazer essa caixa aí que você quer que vai ser sucesso. Se for usar os dutos de 3", eu recomendo usar dois em cada câmara. Com um duto de 3" vai assoprar demais. Ou então use logo um duto de 4" pra cada subwoofer.

Ta bem parecida mesmo kkkk pretendo ir ajustando o duto conforme for ouvindo o som. To só no aguardo dos falantes mas acho que já vou começar a confeccionar a caixa. Primeira caixa, ficando meio reto já ta bão kkkk

Você repartiu as câmaras?

Compartilhar este post

Link para o post

Ta bem parecida mesmo kkkk pretendo ir ajustando o duto conforme for ouvindo o som. To só no aguardo dos falantes mas acho que já vou começar a confeccionar a caixa. Primeira caixa, ficando meio reto já ta bão kkkk

Você repartiu as câmaras?

Sim, a minha tem câmaras separadas. Mandei fazer com mdf de 18mm, simulei essa caixa com essas medidas no Bass Box Pro 6 e WindISD Pro do jeito que eu queria. O que dá raiva quando você está com o projeto perfeito e já anotado no papel pronto para a prática e vai pedir para os estaladores de som de qualquer loja fazer a sua caixa... É que eles querem te empurrar as medidas deles e falar que a caixa padrão para o falante X é a que eles fazem. :banghead

Eu só balancei a cabeça dizendo que não e que eu queria a caixa que estava com as medidas do papel que eu anotei! E para piorar a situação no dia que o cara tava fazendo a minha caixa é que ele queria colocar os dutos na posição dele preferida. Ahahahahahahaha. Só rindo mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, a minha tem câmaras separadas. Mandei fazer com mdf de 18mm, simulei essa caixa com essas medidas no Bass Box Pro 6 e WindISD Pro do jeito que eu queria. O que dá raiva quando você está com o projeto perfeito e já anotado no papel pronto para a prática e vai pedir para os estaladores de som de qualquer loja fazer a sua caixa... É que eles querem te empurrar as medidas deles e falar que a caixa padrão para o falante X é a que eles fazem. :banghead

Eu só balancei a cabeça dizendo que não e que eu queria a caixa que estava com as medidas do papel que eu anotei! E para piorar a situação no dia que o cara tava fazendo a minha caixa é que ele queria colocar os dutos na posição dele preferida. Ahahahahahahaha. Só rindo mesmo!

Aqui o cara disse até que a caixa do manual do falante tava errada pra empurrar a que ele tinha. Um médio de 2 mm de x-max e o cara mostrando o duto de um tornado e dizendo que tinha que ser igual.

Compartilhar este post

Link para o post

hahaha aqui não é diferente, mas tem uns cara bons. Fui ver de comprar uma chapa MDF 18mm. R$ 180,00 a chapa de 1,85x2,75m. PQP desanimei, achei que era uns R$ 100,00. Um cara bom aqui me cobrou R$ 250,00 pra fazer uma caixa para os street de 15" encarpetada, creio que vai me cobrar uns R$ 180,00 pra fazer para os de 12".

Compartilhar este post

Link para o post

hahaha aqui não é diferente, mas tem uns cara bons. Fui ver de comprar uma chapa MDF 18mm. R$ 180,00 a chapa de 1,85x2,75m. PQP desanimei, achei que era uns R$ 100,00. Um cara bom aqui me cobrou R$ 250,00 pra fazer uma caixa para os street de 15" encarpetada, creio que vai me cobrar uns R$ 180,00 pra fazer para os de 12".

Puxa, paguei R$ 150,00 para fazer a minha caixa de graves com os dois Upgrades. Comprando o MDF para fazer a caixa em casa, sai mais caro mesmo! Mas uma madeira boa para fazer a caixa é o compensado de 20mm. O ruim é para cortar, se não tiver uma serra tico-tico boa com regulagem de velocidade. Sem contar que uma caixa de compensado é 10x mais leve que uma de mdf de mesmo tamanho!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...