Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Um adeus a um dos melhores motores de todos os tempos

Recommended Posts

Ces tão ligado que da pra ter pressão positiva no coletor, mesmo em um aspirado, certo?

 

Tipo numa Suzuki com SRad, né? :vts

 

Ou quando o manolão enquadra o comando errado? :vts

 

 

Não tá falando de CAI né?

 

Mais especificamente, um RAM AIR, creio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Sim, não é mesmo, existe preparação aspirada também, desde antes do turbo. Mas vamos falar especificamente sobre turbo, que é o que eu preciso aprender. Se o motor consome naturalmente 450L/h de ar em CNTP a 6000RPM, o que acontece no coletor quando eu empurro 900 litros/h de ar a partir de um compressor?

 

2 - Sendo não-linear, quer dizer então que um motor não turbocomprimido é mais eficiente que um motor turbocomprimido? A redução na pressão aumenta a eficiência? Ou o mecanismo é o inverso? Digo isto porque alguns posts seus sobre turbocompressor aumentar a eficiência do motor me deixaram um tanto confuso.

To boiando nesse assunto! Mais diminuir a pressão só aumenta a potencia quando se tem pre-detonação por saturação do intercooler em altas pressões coisa normal de carro com turbina pequena como os originais, por isso o controle de pressão e eletrônico assim como todo gerenciamento. Fora isso a regra e clara Mais pressão mais potencia! Pode perguntar o Arnaldo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To boiando nesse assunto! Mais diminuir a pressão só aumenta a potencia quando se tem pre-detonação por saturação do intercooler em altas pressões coisa normal de carro com turbina pequena como os originais, por isso o controle de pressão e eletrônico assim como todo gerenciamento. Fora isso a regra e clara Mais pressão mais potencia! Pode perguntar o Arnaldo!

 

Bom, isso pra gente que não sabe nada... mas vamos esperar o prof. Raphyto nos iluminar com sua sabedoria... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, isso pra gente que não sabe nada... mas vamos esperar o prof. Raphyto nos iluminar com sua sabedoria... :vts

Esse prof Raphyto e o manjador oficial? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Sim, não é mesmo, existe preparação aspirada também, desde antes do turbo. Mas vamos falar especificamente sobre turbo, que é o que eu preciso aprender. Se o motor consome naturalmente 450L/h de ar em CNTP a 6000RPM, o que acontece no coletor quando eu empurro 900 litros/h de ar a partir de um compressor?

 

2 - Sendo não-linear, quer dizer então que um motor não turbocomprimido é mais eficiente que um motor turbocomprimido? A redução na pressão aumenta a eficiência? Ou o mecanismo é o inverso? Digo isto porque alguns posts seus sobre turbocompressor aumentar a eficiência do motor me deixaram um tanto confuso.

1: então como me explica o ganho de potência em um motor aspirado, se a quantidade de ar não tem como variar sem comprimir?

 

2: porque um motor aspirado seria mais eficiente que um turbo? O que redução de pressão tem a ver com eficiência? Se você é tão certo sobre o assunto, como pode ficar confuso apenas lendo uns posts?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1: então como me explica o ganho de potência em um motor aspirado, se a quantidade de ar não tem como variar sem comprimir?

 

2: porque um motor aspirado seria mais eficiente que um turbo? O que redução de pressão tem a ver com eficiência? Se você é tão certo sobre o assunto, como pode ficar confuso apenas lendo uns posts?

 

1 - Quem disse que não tem como variar a quantidade de ar admitida sem comprimir? Ninguém disse isto, e nem poderia, aliás.

 

Aliás, falando em preparação aspirada: nem toda preparação aspirada que apresenta ganho de potência apresenta ganho de força. Confuso? Imagino que sim. Mas o fundamento disto explica exatamente como uma preparação aspirada pode entregar mais potência.

 

E quando digo preparação, não falo em aumento de deslocamento nem em correção de fluxo, muito menos na melhora da carburação através de uma injeção eletrônica.

 

2 - Se você me diz que um motor perde eficiência com o aumento da pressão, então eu posso afirmar que ele ganha eficiência com a redução dela, não? E se com a compressão os gases passam a sair mais quentes, e para você isto significa perda de eficiência, então o motor não comprimido teria a máxima eficiência possível para um motor otto, não?

 

PS: Ainda esperando as respostas anteriores.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Quem disse que não tem como variar a quantidade de ar admitida sem comprimir? Ninguém disse isto, e nem poderia, aliás.

 

Aliás, falando em preparação aspirada: nem toda preparação aspirada que apresenta ganho de potência apresenta ganho de força. Confuso? Imagino que sim. Mas o fundamento disto explica exatamente como uma preparação aspirada pode entregar mais potência.

 

E quando digo preparação, não falo em aumento de deslocamento nem em correção de fluxo, muito menos na melhora da carburação através de uma injeção eletrônica.

 

2 - Se você me diz que um motor perde eficiência com o aumento da pressão, então eu posso afirmar que ele ganha eficiência com a redução dela, não? E se com a compressão os gases passam a sair mais quentes, e para você isto significa perda de eficiência, então o motor não comprimido teria a máxima eficiência possível para um motor otto, não?

 

PS: Ainda esperando as respostas anteriores.

1: é o que você da a entender. Ou apenas quer formular um ambiente ideal para que sua teoria tenha sentido? Porque você sabe muito bem sobre velocidade na admissão e escape, já vi você falando sobre isso, porém agora não quer admitir, mas tudo bem.

 

2: onde eu disse isso? Vai inventar o que eu falo também? Se você manter a mesma quantidade de combustível admitido, a opção que tiver saindo a temperatura menor, sim, terá maior eficiência, isso é algo simples de entender, energia e calor são a mesma, logo se está aquecendo mais, terá menos potência sendo convertida em trabalho mecânico. Agora quando alteramos a entrada, temos que analisar o resultado, e como eu disse, o que se imagina é uma eficiência maior no motor turbo, porque a temperatura de saída é controlada, o motor não aquece na mesma proporção em que entra mais combustível (não são processos lineares), e é isso que vemos na prática. (já tinha dito isso, não sei porque voltou a tentar o reversal).

 

Ps: as perguntas com sentido foram respondidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Krlho nessa época do Kleber eu tava calculando como um pulmão tão pequeno produz um choro tão alto !! Limpando o sistema de escapamento e vendo o consumo aumentar significativamente :vts

 

E ele tem tempo de vir discutir a pressão da parafuseta.

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Raphyto, para de fugir e responde as duas perguntas, caraio! O que acontece no coletor se você forçar o dobro do fluxo de ar em CNTP?

 

Quanto à segunda resposta, se você analisar o funcionamento de um ciclo otto, vai parar de falar em temperatura de saída. O motor NÃO aproveita a energia liberada pelo combustível em nenhum outro momento após a expansão do ar.

 

Os ganhos em eficiência no ciclo otto já observados até hoje se deram pela otimização do funcionamento, ou seja, não se tornou mais EFICIENTE, as falhas que impedem a eficiência ideal estão sendo contornadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Krlho nessa época do Kleber eu tava calculando como um pulmão tão pequeno produz um choro tão alto !! Limpando o sistema de escapamento e vendo o consumo aumentar significativamente :vts

 

E ele tem tempo de vir discutir a pressão da parafuseta.

 

:vts

 

Tenho pouco mais de 2 horas de folga por ciclo de admissão-escape, com consequente descarbonização do coletor de escape! :vts

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maior problema é quando o distribuidor perde o ponto e o motor não desliga as 5 da manhã.. hauhauhuah O meu acordou hj as 4 da manha, to morrendo de sono.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maior problema é quando o distribuidor perde o ponto e o motor não desliga as 5 da manhã.. hauhauhuah O meu acordou hj as 4 da manha, to morrendo de sono.

 

Por enquanto tá tranquilo, tirando uns picos de pressão de ar no coletor... Mas o sono fica todo quebrado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Raphyto, para de fugir e responde as duas perguntas, caraio! O que acontece no coletor se você forçar o dobro do fluxo de ar em CNTP?

 

Quanto à segunda resposta, se você analisar o funcionamento de um ciclo otto, vai parar de falar em temperatura de saída. O motor NÃO aproveita a energia liberada pelo combustível em nenhum outro momento após a expansão do ar.

 

Os ganhos em eficiência no ciclo otto já observados até hoje se deram pela otimização do funcionamento, ou seja, não se tornou mais EFICIENTE, as falhas que impedem a eficiência ideal estão sendo contornadas.

Vai ter o dobro de vazão ué! Vai aumentar a pressão também, porque o motor não está o tempo todo admitido o ar, mas tu não pode afirmar que vai dar duas atmosferas, como antes também tu não pode afirmar que tinha 1bar, não é porque está num local @ cntp que tem 1 bar dentro do coletor. (eu creio que terá vácuo, pois é necessário existir uma força para puxar o ar do exterior do filtro).

 

Eu que digo para parar de fugir!

 

Quero que prove que o único jeito de ter o dobro de massa de ar por quantidade de tempo é somente, veja bem, somente, através da compressão do ar.

 

Uau, que novidade, como alguém poderia imaginar que o motor aproveita a energia do combustível somente no ciclo de expansão (expansão dos gases, não ar), quem diria hein?

 

Ahhh entendi, não é o motor que ficou mais eficiente, mas sim o desperdício de energia que foi diminuído, realmente, muda tudo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai ter o dobro de vazão ué! Vai aumentar a pressão também, porque o motor não está o tempo todo admitido o ar, mas tu não pode afirmar que vai dar duas atmosferas, como antes também tu não pode afirmar que tinha 1bar, não é porque está num local @ cntp que tem 1 bar dentro do coletor. (eu creio que terá vácuo, pois é necessário existir uma força para puxar o ar do exterior do filtro).

 

Eu que digo para parar de fugir!

 

Quero que prove que o único jeito de ter o dobro de massa de ar por quantidade de tempo é somente, veja bem, somente, através da compressão do ar.

 

Uau, que novidade, como alguém poderia imaginar que o motor aproveita a energia do combustível somente no ciclo de expansão (expansão dos gases, não ar), quem diria hein?

 

Ahhh entendi, não é o motor que ficou mais eficiente, mas sim o desperdício de energia que foi diminuído, realmente, muda tudo!

Ps: o que aconteceu com o 1 e 2?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, em um ciclo de 720 graus, tendo 4 cilindros e um comando maior que 180graus de admissão, todos os carros acredito eu, o motor vai estar consumindo ar o tempo todo sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai ter o dobro de vazão ué! Vai aumentar a pressão também, porque o motor não está o tempo todo admitido o ar, mas tu não pode afirmar que vai dar duas atmosferas, como antes também tu não pode afirmar que tinha 1bar, não é porque está num local @ cntp que tem 1 bar dentro do coletor. (eu creio que terá vácuo, pois é necessário existir uma força para puxar o ar do exterior do filtro).

 

Eu que digo para parar de fugir!

 

Quero que prove que o único jeito de ter o dobro de massa de ar por quantidade de tempo é somente, veja bem, somente, através da compressão do ar.

 

Uau, que novidade, como alguém poderia imaginar que o motor aproveita a energia do combustível somente no ciclo de expansão (expansão dos gases, não ar), quem diria hein?

 

Ahhh entendi, não é o motor que ficou mais eficiente, mas sim o desperdício de energia que foi diminuído, realmente, muda tudo!

 

Não dá mesmo pra afirmar que há o equivalente a 2 atm. Mas vamos voltar à questão que motivou toda a discussão: a 0,6bar você produz o dobro de potência?

 

E sim, no coletor você tem vácuo porque: 1 - o motor está SUGANDO ar. Ou seja, o motor demanda uma quantidade de ar maior do que aquela que está dentro do coletor. 2 - o coletor irá impor restrição. Logo, você tem pressão negativa (óbvio). Quando você PRESSURIZA o motor não irá demandar mais uma quantidade de ar que está dentro do coletor, ele já está SOBRANDO (e por isto você tem pressão POSITIVA).

 

Partindo da ideia que você demanda uma massa X de ar, e assume esta massa a 1atm, e passa a "empurrar" o dobro desta massa, você assume que tem... tchantachatchantchan... 2atm! Isto sempre em teoria, pois você SEMPRE tem perdas, SEMPRE. Na vida real um cavalo não é uma esfera e o nível do mar pode variar muitos metros.

 

Então a 0,6, apenas turbina, você dobra a potência. Não. A não ser lá em La Paz, onde o motor já deve ter perdido quase metade da potência em aspiração natural, já que as válvulas que regulam a pressão não operam com base na diferença de pressão entre o interior e o exterior, e sim em uma carga fixa para o êmbolo. É exatamente por isto que as turbinas surgiram como um milagre para a aviação com motores à pistão.

 

 

"Quero que prove que o único jeito de ter o dobro de massa de ar por quantidade de tempo é somente, veja bem, somente, através da compressão do ar."

 

 

Cara, a única pessoa que está pensando essa mer** é você mesmo, pois em momento algum falamos sobre preparação aspirada. Pare de dar desculpinhas. É totalmente possível dobrar a admissão de ar em um motor aspirado, em especial em um motor aspirado destinado à economia de combustível, com momando manso, coletores grandes e muita restrição.

 

Engraçado que você mesmo lembrou de um comentário meu a respeito de overlap em comandos pra aumentar a massa de ar admitida, e agora tá tentando mandar uma dessas? po*** Raphyto, assume logo que pegou o livro de termodinâmica mês passado e ainda nem sabe como aplicar as fórmulas em um motor à combustão... se soubesse não estaria tentando relacionar "temperatura de saída" em diferentes motores à eficiência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, em um ciclo de 720 graus, tendo 4 cilindros e um comando maior que 180graus de admissão, todos os carros acredito eu, o motor vai estar consumindo ar o tempo todo sim.

 

Exatamente! Na pior das hipóteses, haveriam pequenos picos causados por refluxo no fechamento das válvulas, e nada mais. Pusos BEEEEM curtos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente! Na pior das hipóteses, haveriam pequenos picos causados por refluxo no fechamento das válvulas, e nada mais. Pusos BEEEEM curtos.

Essa onda no fechamento das valvulas pra ser aproveitada, pra isso existe o plenum em um coletor de admissão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não dá mesmo pra afirmar que há o equivalente a 2 atm.

Sem mais meritíssimo. Fecha a conta e passa a régua.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passando aqui só pra mostrá o mió motô do mundo  :mac1

 

 

 

 

25493789474_6d8b297d87_o.jpg

Editado por Eduardo_Gyn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje ele e Velho e ultrapassado mais já foi o mais top do Pais! Em 89 erá o que tinha de melhor!

Editado por sosomrio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje ele e Velho e ultrapassado mais já foi o mais top do Pais! Em 89 erá o que tinha de melhor!

Assim como o CP500 (computador)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...