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Um adeus a um dos melhores motores de todos os tempos

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PS: Tá bem usado seu livro de termodinâmica.. a capa não tá nem marcada... hauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhau

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PS: Tá bem usado seu livro de termodinâmica.. a capa não tá nem marcada... hauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhau

 

Fez nem orelha nas paginas :vts  :vts  

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Teoricamente, sim.

 

Na prática, não, pois há perdas (e muitas).

 

 

 

Devia ter feito isto quando acreditou que o cara dobrou a potência usando 0,6 e uma FT500, ou que o outro chegou a 245cv no 1.4T da Fiat usando 0,9 quando o carro originalmente roda com pressão maior... É mais factível a goleta dobrar a potência com 1kg que com 0,6, ou você acha que todo mundo anda fazendo piada com reduzir pressão pra ganhar potência à toa... hauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhau

 

Interessante a sua surpresa...

Você ainda não entendeu a diferença de pressão, vazão, volume, variação de moléculas por causa da temperatura, poder calorífico do combustível, entre outras coisas básicas.

 

E a zueira de baixar pressão não faz sentido, mesmo que eu estivesse falando asneiras, de um carro aspirado para turbo, como é que baixou a pressão? De uma turbina pequena para uma maior como pode ser entendido que reduziu a massa de ar?

 

Mas sou eu que não li um livro, tá serto!

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Então me explica direitinho como é que um motor dobra de potência a 0,6, e quais são os mecanismos físicos para tal.

 

Só não vale chorar... :vts

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Então me explica direitinho como é que um motor dobra de potência a 0,6, e quais são os mecanismos físicos para tal.

 

Só não vale chorar... :vts

Alterado o combustível (para etanol, e tendo uma taxa alta para carro turbo), toda a injeção, desde bicos até a central em si, com novo mapa, nova prioridade de curva de potência e outros parâmetros que só uma injeção programável te fornece, turbina, intercooler, escapamento...

 

Muito provavelmente, sem turbinar, deve ser possível tirar uns cavalos a mais, já que pra um 2.0, 120cv é bem pouco. E como todo flex, fica meia boca em ambos combustíveis.

 

Mas claro que quem está chorando é eu, e você vai argumentar de forma esplêndida, demonstrando que motor se resume a pressão na turbina, e nada mais.

 

Claro, eu não sei quanto isso vai realmente render, pois são muitas variáveis, não só do motor, mas também altitude, umidade, temperatura... Só não venha você querer achar que sabe com sua magnífica conta baseada em achismo.

 

A conta que existe (não inventada a moda caralea) mais simples, e que é o limite de eficiência, seria a de Carnot. Obedecendo essa lei, o aparato, seja lá qual for, é fisicamente possível.

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A pressão no carro turbo se da por conta da velocidade e não pelo confinamento do ar, por isso que com carburador se usa uma pressão muito maior que em um injetado, pois ha uma restrição e a velocidade acaba aumentando, consequentemente a pressão, mas a massa de ar que entra no motor serao parecidas.

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Alterado o combustível (para etanol, e tendo uma taxa alta para carro turbo), toda a injeção, desde bicos até a central em si, com novo mapa, nova prioridade de curva de potência e outros parâmetros que só uma injeção programável te fornece, turbina, intercooler, escapamento...

 

Muito provavelmente, sem turbinar, deve ser possível tirar uns cavalos a mais, já que pra um 2.0, 120cv é bem pouco. E como todo flex, fica meia boca em ambos combustíveis.

 

Mas claro que quem está chorando é eu, e você vai argumentar de forma esplêndida, demonstrando que motor se resume a pressão na turbina, e nada mais.

 

Claro, eu não sei quanto isso vai realmente render, pois são muitas variáveis, não só do motor, mas também altitude, umidade, temperatura... Só não venha você querer achar que sabe com sua magnífica conta baseada em achismo.

 

A conta que existe (não inventada a moda caralea) mais simples, e que é o limite de eficiência, seria a de Carnot. Obedecendo essa lei, o aparato, seja lá qual for, é fisicamente possível.

 

 

Tá, mas e aí... explica como é que se dobra a potência com 0,6, sem modificar a demanda natural de ar por ciclo do motor, só "aumentando a eficiência" com o turbo.

 

Ainda esperando o fim do chororô.

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A pressão no carro turbo se da por conta da velocidade e não pelo confinamento do ar, por isso que com carburador se usa uma pressão muito maior que em um injetado, pois ha uma restrição e a velocidade acaba aumentando, consequentemente a pressão, mas a massa de ar que entra no motor serao parecidas.

 

Quem lida com velocidade é o blower, que é um compressor proporcional à rotação/aspiração.

 

Turbo enche o coletor de ar até determinada pressão, e o motor que se vire pra administrar aquilo. Por isto mesmo as medidas do coletor alteram sensivelmente o "lag", pois é mais volume para a turbina preencher. No blower você não precisa de nenhum limitador de pressão, no turbo, sim.

 

Compressor, o nome já diz. Comprime, ou, como você mesmo disse, CONFINA.

 

Em carburados você usa pressão maior para a mesma potência porque a carburação é menos eficiente em um carburador que em uma injeção com o bico lá na cara do crime. Fora as curvas de ponto.

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Tá, mas e aí... explica como é que se dobra a potência com 0,6, sem modificar a demanda natural de ar por ciclo do motor, só "aumentando a eficiência" com o turbo.

 

Ainda esperando o fim do chororô.

Wtf? Sem modificar a demanda natural?

 

Carai tio..

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Claro que não meu querido, no carburador se medir antes dele e depois dele a diferença de pressão será enorme, devido as restrições e diferenças de velocidades antes e apos ele. A injeção as restrições são muito menores e a velocidade é praticamente igual antes e apos a borboleta, ambos os casos com tudo aberto. Isso falando de carburador 2e ou original, usando as weber 40, 44, 45, solex, etc a coisa muda.

No blower não precisa de limitador pelo fato dele virar de acordo com o virabrequim e as dimensões das polias, a turbina gira o vompressor conforme vai entrando ar e quanto mais ar entra, mais ar sai, então é usado uma válvula pra expulsar o excesso e manter uma velocidade desejada no rotor

Editado por diego.twim

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A questão é que você ta pensando no coletor como um "pote", mas ele não armazena o ar, o ar flui por ele ate os cilindros, pense nele como um tubo levando ar ate os cilindros e que o consumo de ar é constante. O ar não fica parado la dentro.

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E outra questão comentada anteriormente é o turbo-lag, que tambem acontece devido a velocidade dos gases, não demora pra encher o coletor e a turbina, sempre tem ar la, o que muda é a velocidade do ar pra uma turbina grande e outra pequena.

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A questão é que você ta pensando no coletor como um "pote", mas ele não armazena o ar, o ar flui por ele ate os cilindros, pense nele como um tubo levando ar ate os cilindros e que o consumo de ar é constante. O ar não fica parado la dentro.

 

Como a água não fica parada em um tubo, mas exerce pressão sobre as paredes.

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E outra questão comentada anteriormente é o turbo-lag, que tambem acontece devido a velocidade dos gases, não demora pra encher o coletor e a turbina, sempre tem ar la, o que muda é a velocidade do ar pra uma turbina grande e outra pequena.

 

Então comofas quando o manolo instala intercooler e sente o lag aumentando?

 

Fluoxetina o lítio? :vts

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Porque a maioria usa intercooler subdimensionado ou com desenho que atrapalha o fluxo do ar, etc. Ha vários fatores a serem considerados.

Mas me diz ai, ql seria sua explicação pra isso? Se eu to errado, qual seria o certo?

 

Aumentou o tamanho do pote? Hahahah

Editado por diego.twim

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Porque a maioria usa intercooler subdimensionado ou com desenho que atrapalha o fluxo do ar, etc. Ha vários fatores a serem considerados.

Mas me diz ai, ql seria sua explicação pra isso? Se eu to errado, qual seria o certo?

 

Aumentou o tamanho do pote? Hahahah

 

 

Isso... o pote.

 

Se você tem 30 metros de canos, vai levar mais tempo pra ter pressão na torneira (e efetivamente vazão aumentada) do que quem tem 2 metros.

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Essa é a questão, não aumentou o pote, não ha o confinamento, mas aumentou o tamanho a ser percorrido. No coletor de escape a diferença no lag é maior, assim como mexer no tamanho das válvulas, quantidade de válvulas, etc..

Aumentar o caminho realmente vai dar um lag mínimo a mais, mas se for algo muito extremo tem coisa errada.

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Essa é a questão, não aumentou o pote, não ha o confinamento, mas aumentou o tamanho a ser percorrido. No coletor de escape a diferença no lag é maior, assim como mexer no tamanho das válvulas, quantidade de válvulas, etc..

Aumentar o caminho realmente vai dar um lag mínimo a mais, mas se for algo muito extremo tem coisa errada.

 

Em turbina pequena dá pra ficar sensível sim, mesmo que ela atenda legal o fluxo e consiga pressurizar bem. Vale lembrar que numa adaptação uma linha ganha fácil mais de 2 metros de comprimento só pra jogar o intercooler abaixo da placa. Dependendo da tubulação, é um puta de um volume pra uma turbininha.

 

Em turbina grande a coisa fica mais legal, sempre... :vts

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Usando o a3 turbo como exemplo, que tem uma turbininha cu de frango e eu tenho acompanhado alguns projetos. Tirando o intercooler original que fica na lateral e colocar um frontal a pegada sobe de 1800 pra uns 2000 no máximo, isso so trocando intercooler, usando tubulação e intercooler maior.

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Wtf? Sem modificar a demanda natural?

 

Carai tio..

 

Sim, se seu motor consome 700cfm @6000RPM, esta é a demanda natural dele. Se você quer dobrar a potência, precisa ao menos dobrar a quantidade de ar engolida, dobrar a quantidade de combustível, e obter o dobro da energia térmica que empurrará o pistão.

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Sim, se seu motor consome 700cfm @6000RPM, esta é a demanda natural dele. Se você quer dobrar a potência, precisa ao menos dobrar a quantidade de ar engolida, dobrar a quantidade de combustível, e obter o dobro da energia térmica que empurrará o pistão.

Ué, agora vai falar de vazão? Faz 2 meses que tô tentando te explicar isso...

 

Volto a repetir, leia sobre o que é pressão, vazão, volume, massa específica, etc. Vai te ajudar muito!

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Impressionante como os Preparadores Fodões Autosom estão inspirados.

Ungidos no treiskiliemei

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Ué, agora vai falar de vazão? Faz 2 meses que tô tentando te explicar isso...

 

Volto a repetir, leia sobre o que é pressão, vazão, volume, massa específica, etc. Vai te ajudar muito!

 

Tô falando de vazão desde sempre. Acho que tá na hora de ler também, hein?

 

Mas então, às regras da termodinâmica, ainda falta explicar o polozinho dobrando de potência a 0,6 ou o Tjet dando 245cv com 0,9.

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Impressionante como os Preparadores Fodões Autosom estão inspirados.

Ungidos no treiskiliemei

 

Agora treiskilimei já tá em outro nível, tá no nível de V8!

 

Se baixar pra 0,6 vira até V12!

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Tô falando de vazão desde sempre. Acho que tá na hora de ler também, hein?

 

Mas então, às regras da termodinâmica, ainda falta explicar o polozinho dobrando de potência a 0,6 ou o Tjet dando 245cv com 0,9.

Acalme-se com esse reversal aí parça!

 

Tem pronatec aí? Seria uma boa você fazer.

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