Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dudu Lima

Um amplificador de 4 canais pode ficar funcionando sem alto-falantes e

Recommended Posts

Uma dúvida. Meu cunhado comprou um SD800.4D, a ideia dele é utilizar esse amplificador para tocar uma caixa trio (sub de 12" + drive + st). Eu dei pra ele uma caixa selada com um Lythium de 10" 400Wrms - 2+2ohms que era do antigo carro da minha esposa para quebrar um galho. Ele mandou instalar o amplificador numa loja de som. Quando ele me mostrou o som tocando, até achei estranho dos alto-falantes das portas estarem tocando distorcidos no volume alto do cd-player e o sub tocando de boa!

 

Quando ele me mostrou a mala, vi que o cara que fez a instalação, apenas ligou a caixa de graves em bridge nos canais 3 e 4 do SD800.4D e os canais 1 e 2 estão sem nada ligados.

 

Daí eu falei pra ele que o amplificador não pode ficar funcionando assim, que precisa ter alguma carga (alto-falante) ligado nas saídas, caso contrário o amplificador vai enxergar carga nula (curto-circuito ou algo parecido) nas outras saídas. A pergunta...

 

 

Qualquer amplificador pode se danificar sem ter carga na saída? Como no caso desse meu cunhado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não houver sinal na entrada destes canais, não há problema.

 

Se houver, pode ser que ele fique instável, mas também não necessariamente isto venha a danificá-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daí eu falei pra ele que o amplificador não pode ficar funcionando assim, que precisa ter alguma carga (alto-falante) ligado nas saídas, caso contrário o amplificador vai enxergar carga nula (curto-circuito ou algo parecido) nas outras saídas.

 

cara, isso é mito! pode ficar tranquilo. já usei dessa forma e nunca tive problema nenhum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não houver sinal na entrada destes canais, não há problema.

 

Se houver, pode ser que ele fique instável, mas também não necessariamente isto venha a danificá-lo.

 

O estalador ligou os 2 cabos RCA nas entradas do amplificador. Ou seja, todas as entradas do amplificador estão recebendo sinal. Mas por precaução eu sugeri dele desligar o remote do amplificador, até ele instalar os falantes nos canais 1 e 2.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, isso é mito! pode ficar tranquilo. já usei dessa forma e nunca tive problema nenhum

 

Eu sou meio grilado quanto a isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou meio grilado quanto a isso!

Nem esquenta! É só deixar a entrada dos canais em questão sem sinal na entrada que tá sussa. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem esquenta! É só deixar a entrada dos canais em questão sem sinal na entrada que tá sussa. ;)

 

Tranquilo então.

 

Vou passar pra ele essas informações.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Num vejo problema com isso também não Dudu

 

Já usei assim muito tempo, usava uma P.one só 2 canais para tocar e as vezes ligava uns triaxiais numa caixa separada nos outros canais

 

Pelo pouco de eletrônica que sei, não vejo motivo para isso gera problema para o módulo, o máximo pode ser gera consumo a mais

 

Seria como deixa uma fonte (carregador de celular por exemplo) na tomada, pode esta consumindo energia gerando calor

Mas não está puxando energia da fonte, gerando curto ou nada que possa fazer ela estragar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico... Infelizmente nunca tive a oportunidade de ouvir pessoalmente uma sd800.4evo tocando.

Talvez os dois amigos goianos "me refiro ao Dudu e ao fst-lobo" que já tiveram a oportunidade de ouvir essa sd800.4evo

em funcionamento, se puderem me falar se ela toca pelo menos parecido com a power one? Da pra comparar? Faço essa

pergunta pois ja fizeram os testes e comprovaram que a sd800.4 chega facilmente aos 1000 rms e a power one so 720.

Então a questão é a seguinte... Quando lancaram a sd400.4d a uns dois anos atras tambem fizeram um teste e foi constatado

que o nanico tinha em torno de 500 rms e com esses dados em mãos eu fui um dos primeiros a adquirir o nanico, porem

foi frustante ver o sd lever pau de uma piramyd pb-610bx Vulgo "piramyd" 800" com seus mizeros 320 rms. Enfim, meu medo é

o sd800.4 evo seguir o mesmo rumo da sd400.4 e levar pau da power one.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria aproveitar o tópico para tirar uma duvida!

Se eu usar um “Y” invertido pra unir duas saídas RCA (dois macho uma fêmea) no toca CD corre o risco de eu queimar o aparelho?

No caso eu usaria o “Y” nas duas saídas “SUB” do toca CD para um amplificador SD400.1 que só tem uma entrada.

Tenho a impressão que mesmo fazendo os cortes e não usar o R e o L vou perder algum rendimento no grave.

Editado por alexjmachado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atenção!

Alguns podem, outros não....

A maioria dos classe Abs, etc, não usam filtro digital na saída(recuperação do sinal de áudio), estes até podem...

Já os módulos digitais são obrigados a ter este filtro, e isso causa um problema se deixar sem cargas efetivas( baixas/altas freq.), pois estes filtro sem carga costuma gerar curto-circuito em uma determinada freq., isso pode gerar problemas como: queima de capacitores do filtro digital, disparo da proteção, ou até queima da saída digital!

Outra coisa comum de acontecer é o pessoal deixar os cortes em full em AF com indutância elevada, assim tb pode dar probelmas, uma vez que estes AF são circuito aberto para estas altas frq. gerando o curto! Utilizem com correção os cortes indicados pelos fabricantes e módulos!

Claro se não tiver sinal de áudio isso é muito atenuado(ou até inexiste), mas tb não é indicado!

O bom é deixar uma chave na frente (on/off) no remoto do módulo, e desligar qd não utilizar!

Espero ter ajudado!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria aproveitar o tópico para tirar uma duvida!

Se eu usar um “Y” invertido pra unir duas saídas RCA (dois macho uma fêmea) no toca CD corre o risco de eu queimar o aparelho?

No caso eu usaria o “Y” nas duas saídas “SUB” do toca CD para um amplificador SD400.1 que só tem uma entrada.

Tenho a impressão que mesmo fazendo os cortes e não usar o R e o L vou perder algum rendimento no grave.

 

Não entendi muito sua pergunta, mas sub é mono então não a necessidade de colocar mais de um rca no modulo, voce pode ligar apenas um rca do player ao modulo. Quanto a questão de perder rendimento no sub quando eu tinha o meu audiophonic club 800.4 perdia rendimento sim, mas outros como o piramyd 800 nunca tive problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico... Infelizmente nunca tive a oportunidade de ouvir pessoalmente uma sd800.4evo tocando.

Talvez os dois amigos goianos "me refiro ao Dudu e ao fst-lobo" que já tiveram a oportunidade de ouvir essa sd800.4evo

em funcionamento, se puderem me falar se ela toca pelo menos parecido com a power one? Da pra comparar? Faço essa

pergunta pois ja fizeram os testes e comprovaram que a sd800.4 chega facilmente aos 1000 rms e a power one so 720.

Então a questão é a seguinte... Quando lancaram a sd400.4d a uns dois anos atras tambem fizeram um teste e foi constatado

que o nanico tinha em torno de 500 rms e com esses dados em mãos eu fui um dos primeiros a adquirir o nanico, porem

foi frustante ver o sd lever pau de uma piramyd pb-610bx Vulgo "piramyd" 800" com seus mizeros 320 rms. Enfim, meu medo é

o sd800.4 evo seguir o mesmo rumo da sd400.4 e levar pau da power one.

 

Não testei pessoalmente a sd800, já vi tocando e no forum falando bem dela

Problema dos digitais é que tem saber casa impedância para aproveita toda a potência deles, senão num vai toca com tudo

e eles não aceitam desaforo no caso, como ligar com impedância a baixo igual fazem nesses outros módulos.

 

O que ta pensando em tocar com ele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria aproveitar o tópico para tirar uma duvida!

Se eu usar um “Y” invertido pra unir duas saídas RCA (dois macho uma fêmea) no toca CD corre o risco de eu queimar o aparelho?

No caso eu usaria o “Y” nas duas saídas “SUB” do toca CD para um amplificador SD400.1 que só tem uma entrada.

Tenho a impressão que mesmo fazendo os cortes e não usar o R e o L vou perder algum rendimento no grave.

Não entendi muito sua pergunta, mas sub é mono então não a necessidade de colocar mais de um rca no modulo, voce pode ligar apenas um rca do player ao modulo. Quanto a questão de perder rendimento no sub quando eu tinha o meu audiophonic club 800.4 perdia rendimento sim, mas outros como o piramyd 800 nunca tive problemas.

 

Sub normalmente é mono, só em casa de player Sq top que chegam a ter estéreo, pelo que andei conversando esses dias em outro tópico.

 

No caso da sd pode ligar só um lado na entrada que vai render sem perda

Na vdd usar o cabo y, como vc falou nesse caso pode estragar o player, pois gera um curto na saida sub

 

No caso de módulo como a audiophonic 800.4 ai faz diferença alimentar as duas entradas realmente na hora de tocar em bridge

pois diferente da piramyd como citou, não tem a opção de entrada mono ou estéreo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atenção!

Alguns podem, outros não....

A maioria dos classe Abs, etc, não usam filtro digital na saída(recuperação do sinal de áudio), estes até podem...

Já os módulos digitais são obrigados a ter este filtro, e isso causa um problema se deixar sem cargas efetivas( baixas/altas freq.), pois estes filtro sem carga costuma gerar curto-circuito em uma determinada freq., isso pode gerar problemas como: queima de capacitores do filtro digital, disparo da proteção, ou até queima da saída digital!

Outra coisa comum de acontecer é o pessoal deixar os cortes em full em AF com indutância elevada, assim tb pode dar probelmas, uma vez que estes AF são circuito aberto para estas altas frq. gerando o curto! Utilizem com correção os cortes indicados pelos fabricantes e módulos!

Claro se não tiver sinal de áudio isso é muito atenuado(ou até inexiste), mas tb não é indicado!

O bom é deixar uma chave na frente (on/off) no remoto do módulo, e desligar qd não utilizar!

Espero ter ajudado!

 

Legal saber

 

Não sabia dessa possibilidade.

 

Mas no caso da dúvida inicia, por exemplo um módulo 4 canais o qual vou usar apenas 2 canais para tocar um kit por exemplo

O melhor então seria nem alimentar a entrada dos outros canais, para evitar ou minimizar a possibilidade de estragar os outros canais??

 

Pq já vê alguns projetos e não são poucos, que usam algo assim

Um modulo de 800 com 4 canais e usam apenas 2 canais e 1 módulo mono para o grave por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal saber

 

Não sabia dessa possibilidade.

 

Mas no caso da dúvida inicia, por exemplo um módulo 4 canais o qual vou usar apenas 2 canais para tocar um kit por exemplo

O melhor então seria nem alimentar a entrada dos outros canais, para evitar ou minimizar a possibilidade de estragar os outros canais??

 

Pq já vê alguns projetos e não são poucos, que usam algo assim

Um modulo de 800 com 4 canais e usam apenas 2 canais e 1 módulo mono para o grave por exemplo.

Isso, tire os RCAs dos canais inoperantes!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub normalmente é mono, só em casa de player Sq top que chegam a ter estéreo, pelo que andei conversando esses dias em outro tópico.

 

No caso da sd pode ligar só um lado na entrada que vai render sem perda

Na vdd usar o cabo y, como vc falou nesse caso pode estragar o player, pois gera um curto na saida sub

 

No caso de módulo como a audiophonic 800.4 ai faz diferença alimentar as duas entradas realmente na hora de tocar em bridge

pois diferente da piramyd como citou, não tem a opção de entrada mono ou estéreo

 

 

 

Bom dia, deixa eu explicar melhor minha dúvida:

Quando uma música é gravada são usados vários microfones direcionais para captar o áudio em 2 ou mais canais.

Pensando assim o som de frequências baixa “grave” não é mono pois é captado por mais de um microfone.

Minha dúvida é: o player vai misturar o som dos graves captados do lado direito e lado esquerdo?

 

Pergunta direcionada ao fst-lobo, mais se alguém saber esclarecer minha duvida fica a pergunta.

 

EDIT:***um amplificador mono com duas entradas RCA mistura os canais L e R dentro dele?

Editado por alexjmachado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não testei pessoalmente a sd800, já vi tocando e no forum falando bem dela

Problema dos digitais é que tem saber casa impedância para aproveita toda a potência deles, senão num vai toca com tudo

e eles não aceitam desaforo no caso, como ligar com impedância a baixo igual fazem nesses outros módulos.

 

O que ta pensando em tocar com ele?

 

Sempre fui bem severo com questões de impendancia, e como você eu também nunca vi tocando de perto, vi poucos videos

no youtube, alguns me deixaram bem empolgado e outros não. Sei que ha essa diferença entre modulos ab para modulos de

classe d, porem potencia em rms não muda, ou seja se a sd800.4 evo que declara dar os 1000 rms a 14,4 v der os 720 da power

one eu ja ficaria bem satisfeito. Meu medo é declarar isso tudo e na pratica não tocar nada, como comparei o fato da sd400.4d levar

pau de piramyd 800. O projeto para a sd800.4evo ainda nao sei, talvez eu faça um projetinho residencial ou talvez eu mude o som

que tenho no carro mesmo, mas vai ser apenas um sub de 400 rms modelo s4 e um par de 6/9 ou kit duas vias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico... Infelizmente nunca tive a oportunidade de ouvir pessoalmente uma sd800.4evo tocando.

Talvez os dois amigos goianos "me refiro ao Dudu e ao fst-lobo" que já tiveram a oportunidade de ouvir essa sd800.4evo

em funcionamento, se puderem me falar se ela toca pelo menos parecido com a power one? Da pra comparar? Faço essa

pergunta pois ja fizeram os testes e comprovaram que a sd800.4 chega facilmente aos 1000 rms e a power one so 720.

Então a questão é a seguinte... Quando lancaram a sd400.4d a uns dois anos atras tambem fizeram um teste e foi constatado

que o nanico tinha em torno de 500 rms e com esses dados em mãos eu fui um dos primeiros a adquirir o nanico, porem

foi frustante ver o sd lever pau de uma piramyd pb-610bx Vulgo "piramyd" 800" com seus mizeros 320 rms. Enfim, meu medo é

o sd800.4 evo seguir o mesmo rumo da sd400.4 e levar pau da power one.

 

Pelo que eu notei o SD800.4D evo toca parecido com um Classe AB de qualidade na minha experiência. Gostei do timbre. Mesmo o subwoofer do meu cunhado estar numa caixa selada bem pequena para um sub de 10", os graves é bem macio.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Queria aproveitar o tópico para tirar uma duvida! Se eu usar um “Y” invertido pra unir duas saídas RCA (dois macho uma fêmea) no toca CD corre o risco de eu queimar o aparelho? No caso eu usaria o “Y” nas duas saídas “SUB” do toca CD para um amplificador SD400.1 que só tem uma entrada. Tenho a impressão que mesmo fazendo os cortes e não usar o R e o L vou perder algum rendimento no grave.

 

 

Não vai ter problema algum. A não ser que esses cabos Y sejam da pior qualidade dos xing-lings. Mas o que um cabo RCA em Y faz é juntar as duas vias estéreos em uma só (mono).

 

Atenção! Alguns podem, outros não.... A maioria dos classe Abs, etc, não usam filtro digital na saída(recuperação do sinal de áudio), estes até podem... Já os módulos digitais são obrigados a ter este filtro, e isso causa um problema se deixar sem cargas efetivas( baixas/altas freq.), pois estes filtro sem carga costuma gerar curto-circuito em uma determinada freq., isso pode gerar problemas como: queima de capacitores do filtro digital, disparo da proteção, ou até queima da saída digital! Outra coisa comum de acontecer é o pessoal deixar os cortes em full em AF com indutância elevada, assim tb pode dar probelmas, uma vez que estes AF são circuito aberto para estas altas frq. gerando o curto! Utilizem com correção os cortes indicados pelos fabricantes e módulos! Claro se não tiver sinal de áudio isso é muito atenuado(ou até inexiste), mas tb não é indicado! O bom é deixar uma chave na frente (on/off) no remoto do módulo, e desligar qd não utilizar! Espero ter ajudado!

 

Ajudou sim!

 

Bom o que eu fiz lá foi de desconectar os cabos RCA das entradas 1 e 2. Deixando somente os canais 3 e 4 ativos.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu notei o SD800.4D evo toca parecido com um Classe AB de qualidade na minha experiência. Gostei do timbre. Mesmo o subwoofer do meu cunhado estar numa caixa selada bem pequena para um sub de 10", os graves é bem macio.

 

Obg por responder!

 

Mas em questão de potencia audivel e pressão sonora do grave, ele toca parecido com a power one?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o sd800.4evo toque mais que a pone sim, em força e em qualidade, a linha evo é bem melhor que a normal, e gasta bem menos que o pone, porque pro pone chegar em 720 rms, se precisa 14.4 volts e uns 150A de bateria kkkkkkk

 

mas o sd400.4 acho que não chega a 500 rms @14.4 não, eu tive um, e tomava um baita de um pau do bb1600gl que eu tinha que prometia 400rms também.

 

o sd400.4 não saiu tão bom quantos os outros sd250.2 e tal...

 

agora o novo sd400.4evo segundo relatos do alves aqui do forum é muito bom, comparado a amplificadores bem mais caros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obg por responder!

 

Mas em questão de potencia audivel e pressão sonora do grave, ele toca parecido com a power one?

 

O pessoal comentava muito por aqui que o Power One tinha o timbre "sujo"- distorcido, mas tocava com força. Nesse set do meu cunhado eu não tirei muitas conclusões por alguns motivos:

 

- Ganho do amplificador quase no mínimo;

- Caixa selada ficou muito tempo alojada debaixo de uma cama, pegou muita umidade e mofo = mdf fofou e tá abrindo as paredes, fazendo vazar ar comprometendo nas batidas dos graves;

- Subwoofer tá com as bobinas raspando um pouco, comprometendo um pouco nas batidas dos graves.

 

Mas mesmo assim dá para se ter um pouco de base. Mas eu acredito no potencial desse amplificador e deve tocar de boa dois subwoofers de 350Wrms, 400Wrms, até 500Wrms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pessoal comentava muito por aqui que o Power One tinha o timbre "sujo"- distorcido, mas tocava com força. Nesse set do meu cunhado eu não tirei muitas conclusões por alguns motivos:

 

- Ganho do amplificador quase no mínimo;

- Caixa selada ficou muito tempo alojada debaixo de uma cama, pegou muita umidade e mofo = mdf fofou e tá abrindo as paredes, fazendo vazar ar comprometendo nas batidas dos graves;

- Subwoofer tá com as bobinas raspando um pouco, comprometendo um pouco nas batidas dos graves.

 

Mas mesmo assim dá para se ter um pouco de base. Mas eu acredito no potencial desse amplificador e deve tocar de boa dois subwoofers de 350Wrms, 400Wrms, até 500Wrms.

 

Mais uma vez obg.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...