Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RodrigoCarvalho

[TRIO] - Projetos

Recommended Posts

não curto trio mas peraí que aqui eu tenho que dar pitaco

fazendo esse tipo de ligação, pra um dos 6x9 vc vai estar mandando a METADE da potência do módulo (isso mesmo, 490W RMS prum falante de 150), o que provavelmente vai fazer ambos o cone e a torre dele entrarem em órbita. e o resto vc vai estar subutilizando, as três em série estarão recebendo 1/12 da potência do módulo cada (metade da metade, dividido por três) e as duas em série 1/8 da potência do módulo cada (teoricamente correto, mas faticamente inaceitável).

falantes de impedâncias iguais, que toquem exatamente a mesma gama de frequências, TÊM necessariamente que ser ligados ou em série, ou em paralelo, ou em conjuntos série-paralelo, em números iguais, de modo que a potência que chega em CADA UM dos falantes da associação seja EXATAMENTE a mesma. senão, pode-se dizer adeus ao equilíbrio, cada falante vai tocar com uma potência e num volume diferente e não há regulagem que dê jeito nisso.

para se utilizar um Voxer Expert pra tocar as 6x9, sugiro que sejam em número de oito, cada quatro em paralelo e os dois conjuntos em série para uma impedância final de 2 ohms a ser utilizada no bridge do amp. sugiro também que o high-pass do módulo seja utilizado para os woofers, e entre os bornes do woofer e da torre de cada 6x9 seja utilizado um capacitor bipolar de 22 uF, que filtrará as frequências baixas, impedindo a queima dos falantes da torre.

amigão... a potencia de 980 rms será dividida por 6 :)

E assim... eu to recomendando esse capacitor apenas para coloca no woofer do 6x9, os mids e os tw deles já tem capacitores para o devido corte :)

A impedanci final é dada pelo conjunto, assim como sua potencia final também :)

Abraços

Editado por RodrigoCarvalho

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
para se utilizar um Voxer Expert pra tocar as 6x9, sugiro que sejam em número de oito, cada quatro em paralelo e os dois conjuntos em série para uma impedância final de 2 ohms a ser utilizada no bridge do amp. sugiro também que o high-pass do módulo seja utilizado para os woofers, e entre os bornes do woofer e da torre de cada 6x9 seja utilizado um capacitor bipolar de 22 uF, que filtrará as frequências baixas, impedindo a queima dos falantes da torre.

:legal: concordo

fica assim:

............. 2 6x9 em série + 2 6x9 em série + 2 6x9 em série (2x4 + 2x4 + 2x4)

............. 1/8 + 1/8 + 1/8 = 2 ohms

como o RodrigoCarvalho postou (quase) fecha os 2 ohms as os falantes receberão potencias diferentes

certo?

EDIT: assim sim sera 980 / 6 = 163 wrms por falante

Editado por BP12"

Compartilhar este post

Link para o post
:legal: concordo

fica assim:

............. 2 6x9 em série + 2 6x9 em série + 2 6x9 em série (2x4 + 2x4 + 2x4)

............. 1/8 + 1/8 + 1/8 = 2 ohms

como o RodrigoCarvalho postou (quase) fecha os 2 ohms as os falantes receberão potencias diferentes

certo?

EDIT: assim sim sera 980 / 6 = 163 wrms por falante

Pode ser tb :)

Mas a questão que ele estava se referintodo foi que o primeiro falante receberia 480 rms e os demais receberia o restante.

Eu parendi, ja fiz testes e conclui que a potencia seria dividida entre eles :)

Essa questão de colcoar 8 seria uma boa, porém poderia ser feita com 6, sei que iria sobrar 13 rms pra cada.... pra acredito que isso seja diminuido quando colocado a 2.xxx ohms sacas?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

chefe, eu tenho certeza do que tou falando, basta vc olhar pelo amp e ver o que ele vai enxergar. em paralelo vão estar um cct de 4 ohms, um de 8 e um de 12. sendo assim e de acordo com as regras de associação de resistores, o primeiro cct, menos resistivo, receberá maior quantidade de potência. calculei mal lá em cima e o que esse falante sozinho vai receber é menos do que a metade da potência total do amp, mas não é tão menos a ponto de recomendar o emprego da ligação. de qualquer jeito, o falante sozinho receberá muito mais potência que os dois em série e estes mais do que os três em série, o que continua não sendo recomendável se o que se busca é equilíbrio. revê a ligação que vc propôs e me diz se não tou certo.

se a ligação objetiva impedância final próxima de 2 ohms com 6 alto-falantes iguais de 4 ohms de impedância total, a solução é paralelá-los 3 a 3 (final 1,33 ohms) e colocar ambos os conjuntos em série (final 2.66 ohms), novamente no bridge do amplificador. ou melhor, deixar de usar o bridge e colocar as séries de 3 falantes paralelados cada uma em cada canal do amplificador, para que o trio tenha alguma imagem estéreo.

e a menos que a Bomber tenha começado a incluir capacitores nas torres dos penta, o que eu falei sobre usar capacitores pra torre se aplica. todo santo penta que me pousou na mão tinha bornes separados pro woofer e pra torre, mas nenhum tipo de proteção pros falantes da torre, como costuma existir nos axiais de outras marcas, com um capacitor pequeno de 3.3 uF escondido junto ao falante menor. o corte de fábrica da Banda, cerca de 70 Hz high-pass (pq informam o ponto de corte na F0, não na F3), é suficiente pros penta sub, cuja Fs é menor que o referido ponto de corte.

Compartilhar este post

Link para o post
entaum teoricamente o PW5 realmente é melhor mas na realidade fica dificil de falar pq sempre tem um woofer batendo forte junto naum é paliozim.....

bem eu uso 69 pois naum tenhos espaço para os woofers embora o grave deles pra fora naum sejam grandes coisas e em caixas pequenas eles embolam.... acho q 10 litros é o mínimo mesmo......

Vc está usando caixa no seu? me passa os dados dela para eu analisar :)

Já pelo fato deles não serem muito fortes recomendeei 6 deles trabalhando na potencia maxima :)

Abraços

Fala rodrigão BLZ???

po coloquei minhas 69 em uma caixa com uns 6 litros e MDF de 15mm devidamente selada..... bem o grave ficou todo embolado quando subia o volume... entaum falei com o Yamane consultor da Bomber ele falou pra colocar em free air mesmo pois eles foram feitos pra tocar assim, apenas o modelo SUB é pra caixa.......lembrando q o meu é o modelo TOP...

Compartilhar este post

Link para o post
chefe, eu tenho certeza do que tou falando, basta vc olhar pelo amp e ver o que ele vai enxergar. em paralelo vão estar um cct de 4 ohms, um de 8 e um de 12. sendo assim e de acordo com as regras de associação de resistores, o primeiro cct, menos resistivo, receberá maior quantidade de potência. calculei mal lá em cima e o que esse falante sozinho vai receber é menos do que a metade da potência total do amp, mas não é tão menos a ponto de recomendar o emprego da ligação. de qualquer jeito, o falante sozinho receberá muito mais potência que os dois em série e estes mais do que os três em série, o que continua não sendo recomendável se o que se busca é equilíbrio. revê a ligação que vc propôs e me diz se não tou certo.

se a ligação objetiva impedância final próxima de 2 ohms com 6 alto-falantes iguais de 4 ohms de impedância total, a solução é paralelá-los 3 a 3 (final 1,33 ohms) e colocar ambos os conjuntos em série (final 2.66 ohms), novamente no bridge do amplificador. ou melhor, deixar de usar o bridge e colocar as séries de 3 falantes paralelados cada uma em cada canal do amplificador, para que o trio tenha alguma imagem estéreo.

e a menos que a Bomber tenha começado a incluir capacitores nas torres dos penta, o que eu falei sobre usar capacitores pra torre se aplica. todo santo penta que me pousou na mão tinha bornes separados pro woofer e pra torre, mas nenhum tipo de proteção pros falantes da torre, como costuma existir nos axiais de outras marcas, com um capacitor pequeno de 3.3 uF escondido junto ao falante menor. o corte de fábrica da Banda, cerca de 70 Hz high-pass (pq informam o ponto de corte na F0, não na F3), é suficiente pros penta sub, cuja Fs é menor que o referido ponto de corte.

Grande Supersonico...

Cara... depois que vc falou isso pesquisei nos artigos do autosom e em site americano e não vi nada diferente do que te falei :(

Po.. será que isso não se resume apenas a resistores?

Bem... o Bomber que eu vi tinah os capacitores para médio :) vamos falar com nosso amigo Carro Bomba que possui um desses, vamos ver se o que eu peguei o proprietário colocou ou já veio nele.

Na questão que vc falou da associação 3 a 3 eu concordo com vc, pode ser ligado assim, e para evitar mais polêmicas vou providenciar a alteração... inclusive é mais fácil da pessoa entender esse tipo :).

Bem mano... vou mandar uma msn para o marcelo para ele vir dá uma checada nesse topico :)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
entaum teoricamente o PW5 realmente é melhor mas na realidade fica dificil de falar pq sempre tem um woofer batendo forte junto naum é paliozim.....

bem eu uso 69 pois naum tenhos espaço para os woofers embora o grave deles pra fora naum sejam grandes coisas e em caixas pequenas eles embolam.... acho q 10 litros é o mínimo mesmo......

Já pelo fato deles não serem muito fortes recomendeei 6 deles trabalhando na potencia maxima :)

Abraços

Fala rodrigão BLZ???

po coloquei minhas 69 em uma caixa com uns 6 litros e MDF de 15mm devidamente selada..... bem o grave ficou todo embolado quando subia o volume... entaum falei com o Yamane consultor da Bomber ele falou pra colocar em free air mesmo pois eles foram feitos pra tocar assim, apenas o modelo SUB é pra caixa.......lembrando q o meu é o modelo TOP...

Grande Mrst. Bomba

Cara... eu me referi lá em cima sobre o modelo Sub :)

Bixo... faz um favor pra mim? vc se no teus 6x9, na parte que tem medio e agudo, se eles tem capacitores pra eles blz?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

beleza ;) impedância, grosso modo, é uma função da resistência do fio enrolado na bobina do falante, indução provocada pelo mesmo fio, e capacitância provocada pelas compliâncias do falante, no espectro de frequências que o amp consegue reproduzir. também é medida em ohm, como vc já sabe... então as regras são iguais às de associação de resistores.

vou chamar a galera pra vir se manifestar aqui e dizer se eu também não tou variando... SANDRÃÃÃÃÃO

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Fala rodrigão BLZ???

Grande Mrst. Bomba

Cara... eu me referi lá em cima sobre o modelo Sub :)

Bixo... faz um favor pra mim? vc se no teus 6x9, na parte que tem medio e agudo, se eles tem capacitores pra eles blz?

Abraços

cara já vi e se tem naum dá pra ver acredito q de penta ela naum tenha nada... naquela parte q tem duas bolinhas pequenas acho q ali ficam os capacitores na verdade a penta tuning é um triaxial tentei tampar o médio e o tweeter Bolotas maiores e percebi q nas duas bolotinhas pequenas naum sai som nenhum acredito ali estarem alojados os capacitores..

ligo eles direto no amp. entaum algum corte eles tem sim........

Compartilhar este post

Link para o post

E ae galera, voltando ao assunto...

Bem, agora vamos utilizar equipamentos incomuns.

EQUIPAMENTOS

==========

2 - B52 EV-1560 - R$ 572,00 (par)

2 - Spyder Trio 12 - R$ 200,00 (par)

2 - DRIVER TITANIUM NR-D35 Hurricane - R$ 320,00 (par)

1 - Amplificador Aquarios PILE DRIVE 2250 - R$ 540,00

1 - Amplificador Aquarios PILE DRIVE 4.2N - R$ 600,00

1 - Resistor de 1 ohms

1 - Resistor de 10 ohms

1 - Capacitor de 4,4 uF para cornetas TI

Condiguração caixas

=============

B52 EV-1560 - Caixa com 97 litros livres e dois dutos de 10 cm de diâmetro por 11 cm de comprimento (isso configuaração pra 1 falante)

Spyder Trio 12 - Caixa com 43 litros livres e dois dutos de 7,5 cm de diâmetro por 7,60 cm de comprimento (isso configuaração pra 1 falante)

Bem galera, acho que é spo isso... duvidas podeem falar :)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Fala ai Rodrigo...

Tenta dar uma olhada nos Roads da hinor...pelos parametros eles são bons...ñ sei audivelmente, e o preço tmb eh bem agradavel...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

não pode ligar aleatoriamente em serie ou em paralelo... o modo q o rodrigo falou está errado... cada 6x9 vai receber uma potencia diferente....vai lascar tudo,.. o nosso outro amigo está completamente correto.... ou em pares, ou em numeros iguais, ou tudo em série e/ou paralelo

Compartilhar este post

Link para o post
não pode ligar aleatoriamente em serie ou em paralelo... o modo q o rodrigo falou está errado... cada 6x9 vai receber uma potencia diferente....vai lascar tudo,.. o nosso outro amigo está completamente correto.... ou em pares, ou em numeros iguais, ou tudo em série e/ou paralelo

Assim cara... eu sei que com resistores funciona assim, sacas? porém não sei se com falantes acontece isso. Já procurei na net e não vi nada diferente do que falei (se tratando de falantes).

Já mandei uma msg pro marcelo mas até então nada :(

Já parar evitar polêmicas eu alterei o projeto :)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Ai vai meu novo projeto!! uhuuu 2x STUDIOSOM de 18'', 4x 10PW3 , 6x cornetas Hinor, 4x STW QSL, 1 roadstar 1200D, 1 Fosgate 500X, CD Pioneer DEH-P836, DVD Nsoundstorn, Tela Booster 5,6'', Bateria MXR, cabos 25mm e 13mm(+),

Capacitor de 1 Farad, e depois outro fosgate...... A principio é isso

Compartilhar este post

Link para o post
Ai vai meu novo projeto!! uhuuu 2x STUDIOSOM de 18'', 4x 10PW3 , 6x cornetas Hinor, 4x STW QSL, 1 roadstar 1200D, 1 Fosgate 500X, CD Pioneer DEH-P836, DVD Nsoundstorn, Tela Booster 5,6'', Bateria MXR, cabos 25mm e 13mm(+),

Capacitor de 1 Farad, e depois outro fosgate...... A principio é isso

Po cara.... muito showww... parabens

Compartilhar este post

Link para o post

Uhuuu valeww......mas agora vai ficá bem mais tri depois d colocar os STUDIOSOM de 18''........PLEASE onde compro cabo 25mm???? quem vende????

Compartilhar este post

Link para o post
Uhuuu valeww......mas agora vai ficá bem mais tri depois d colocar os STUDIOSOM de 18''........PLEASE onde compro cabo 25mm???? quem vende????

Pocara.. eu acho que em www.soundshop.dsx.com.br tem... dá uma olahda la.. se n tiver na pagina manda um e-mail p´ra ele que ele te responde

Compartilhar este post

Link para o post
Fala ai Rodrigo...

Tenta dar uma olhada nos Roads da hinor...pelos parametros eles são bons...ñ sei audivelmente, e o preço tmb eh bem agradavel...

:legal:

grande... obrigado pela sujestão e desculpa a demora pra responder... eu tava meio atarefado.

Bem, vamos lá para os equipamentos:

- 2 Hinor Road de 12";

- 2 cornetas de longo alcance;

- 2 driver´s hdi320 hinor;

- 2 tw hinor 5HDI200;

- 2 capacitores de 2,2 uF 220V;

- 2 capacitores de 1 uF 220V;

- 2 resistores 2 ohms;

- 2 resistores 20 ohms;

- 1 banda voxer 4.8;

- Bateria de no mínimo 80 amperes;

Bem galera, o esquema dee ligação não tem nada demais, ligar o sistema em bridge, colocando no 1º 1 woofer, 1 corneta e 1 tw e no outro canal repetir com o restante dos equipamentos.

Deve-se atenuar em 3 dB as cornetas e tw para que eles fiquem em harmonia com os woofer´s. Colocando antes das cornetas e dos tw os resistores, colocar o resistor de 2 ohms em paralelo e o de 20 em sério, formando assim o L-Pad

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

o supersonico esta certo

o amp enxerga 2 ohms

mas cada falante nao recebera potencia por igual

a regra de receber potencia por igual só se aplica qd todos os falantes estao em serie ou paralelo

rodrigo, me desculpe demorar pra aparecer

é q seu email estava perdido em outra caixa postal.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Rodrigão.

O que vc faria com os seguintes itens;

2 Street bas 12"

Banda 9.8

2 Cornetas D 250

2 Super Tweeter Selenium

Pionner premier DEH- p640

O que vc incluiria ou tiraria pra um projeto de pancadão com qualidade.

Valeu mestre

Compartilhar este post

Link para o post
o supersonico esta certo

o amp enxerga 2 ohms

mas cada falante nao recebera potencia por igual

a regra de receber potencia por igual só se aplica qd todos os falantes estao em serie ou paralelo

rodrigo, me desculpe demorar pra aparecer

é q seu email estava perdido em outra caixa postal.

Grande Marcelo, obrigado mais uma vez :D

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Rodrigão.

O que vc faria com os seguintes itens;

2 Street bas 12"

Banda 9.8

2 Cornetas D 250

2 Super Tweeter Selenium

Pionner premier DEH- p640

O que vc incluiria ou tiraria pra um projeto de pancadão com qualidade.

Valeu mestre

Grande, blz?

Cara, eu já montei um som 70% parecido com esse. Com 2 street de 12, 2 pw5 de 12 e 4 cornetas d210TI da selenium.

O esquema é super simples, ligar dois street no bridge do 9.8 em paralelo com dutas cornetas e dois tw (com seus devidos resistores e capacitores), no outro canal faria o mesmo, porém com os pw5 4 ohms.

photo20040618094407.JPG

Tá ai ele todo montado, no meu fotolog tem 2 sonzinhos com street bass, o outro é esse aqui:

photo20040618204821.JPG

Qual dos dois vc pretende por?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...