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Crawling Chaos

Abandonando computadores convencionais como transporte

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Bem, há muito tempo vinha buscando uma maneira prática de manter e tocar meus arquivos, utilizando o meu DAC USB. Acabei usando uma distribuição Linux chamada Jaguar RTOS em um computador levinho que tinha em casa. Mas a coisa toda era muito pouco prática. O boot desse computador demorava tempo demais. Era necessário manter monitor, teclado e mouse para a operação. Ainda, quando ligava o computador com um HDD externo conectado, algum processo do boot entrava em loop e eu demorava a perceber. Por isso, fui usando cada vez menos esse PC. Nesse meio tempo, resolvi montar um HTPC decente e, após comprar outro PC para isso, conheci o XBMC/Kodi. Uma coisa levou à outra e logo conheci o Openelec, o Raspberry Pi, e finalmente, o Volumio. Resolvi me aventurar então a construir um Rasberry Pi com Openelec e testar também (por que não?) o Volumio.

 

Primeiramente, sobre o Openelec, funciona maravilhosamente bem, até melhor que o Kodibuntu no HTPC. O Kodi no Openelec é controlado pelo próprio controle remoto da TV. Isso é uma mão na roda, pois para controlar o HTPC eu usava ou meu celular com o app do XBMC ou um miniteclado bluetooth, que sempre dava muito problema. Tanto o celular quando o miniteclado "dormiam" e eu nunca tinha controle imediato sobre o Kodi. E assim como no Kodibuntu, o Openelec puxa os filmes e séries diretamente do meu NAS. Maravilha! Só preciso agora descobrir como instalar o NETFLIX nele.

 

Agora, sobre o Volumio, esse programinha é o máximo! Seu único inconveniente é que o app android para controlá-lo não funciona na versão do android que tenho no meu celular atual. Mas o webapp funciona muito bem. E para o celular uso outro app que funciona tão bem quando o app do Volumio, chamado sound@home. Sumariamente falando, o Raspberry Pi com o Volumio fica conectado à sua rede e com o seu DAC espetado. Pelo app, você seleciona o que quer tocar e controla a música. No meu caso o Rasberry que comprei ficará realmente com o Openelec na tv do quarto. Mas já estou pensando em comprar mais dois: um para colocar o Volumio no som da sala e outro para deixar o Volumio permanentemente no meu DAC+AMP de fones.

 

Eu comprei o Raspberry Pi 2 Model B. Isso aqui é tudo o que você recebe quando compra. Só o RPi.

IMG_20150828_224132_068.jpg

 

Comprei então um case para grudar com fita dupla face atrás da tv e ganhei de brinde esses dois dissipadores.

IMG_20150828_224314_757.jpg

 

Esse é o case. Ele dá acesso às principais conexões do RPi, exceto ao GPIO, à saída para display de LCD e à entrada para a câmera. Mas nada disso será usado com o Openelec. Para o Volumio, estou cogitando construir um gabinete que combine com o combo da Schiit, Magni + Modi. Ou faço igualzinho para empilhar ou faço imitando um bloco de madeira para colocar por debaixo do combo. Aceito sugestões.

IMG_20150828_224407_439.jpg

 

Aqui o RPi com os dissipadores de calor já colados.

IMG_20150828_225939_551.jpg

 

Tudo pronto, com o Volumio já copiado para o microSD. Só preciso de 2GB de espaço para todo o sistema operacional e configurações.

IMG_20150828_231605_955.jpg

 

Pronto, tudo plugado e funcionando... ou quase. Tive um problema grave à essa altura, mas após achar a solução, tudo funcionou. Mas cheguei a achar que o Volumio não funcionasse com o meu DAC. Na primeira inicialização, o som ficou horrível. Parecia picos de estática tocando junto com a música. Não dava para usar. Fiquei praticamente dois dias procurando uma solução em fóruns de som e Raspberry, até descobrir que era um simples problema de configuração. Para DACs que usam o C-Media CM6631A é necessário adicionar no arquivo /boot/cmdtime.txt o comando dwc_otg.fiq_fsm_enable=0 e reinicair o RPi. No segundo boot o som já vem cristalino.

IMG_20150828_232453_566.jpg

 

E bom dizer que o RPi com o Volumio não depende exclusivamente de uma rede com NAS. Ele pode tocar arquivos de quaisquer dispositivos de armazenamento USB que estejam espetados nele, inclusive HDDs, com a ressalva de que para HDDs desses de notebook, sem fonte de energia, é necessário um HUB USB ativo. Creio que daria até para usar no carro.

 

O próximo RPi que pretendo comprar será outro RPi 2 Model B, para funcionar com o DAC e o amplificador de fones, mas para o som da sala acho que vou fazer diferente: um Raspberry Pi A+ (o modelo A+ só vem com um USB e sem ethernet) com um adaptador wi-fi USB e um dac i2S, provavelmente um Sabre ES9023 ou um Burr-Brown. Sobre isso, também aceito sugestões.

 

[]´s

Crawling Chaos

Editado por Crawling Chaos

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Muito bom Marcado para acompanhar a evolução e aprender essa ferramenta que acho incrível.

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Fiquei tonto com tanto termo e sigla que não conheço, kkk

 

Acompanhando pra ver se aprendo alguma coisa.

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Estava analisando a forma exata de usar um raspberry PI no carro. Vi alguns videos legais sobre.

Acompanhando a saga.

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Fiquei tonto com tanto termo e sigla que não conheço, kkk

 

Acompanhando pra ver se aprendo alguma coisa.

 

:+1 :+1

 

 

 

Deixa eu ver se entendi...

 

O hardware é o "Raspberry Pi 2 Model B"

o software é o "Volumio"

 

Conecta no roteador através da LAN e o que acontece?

 

to perdido :pirou: :pirou:

 

Acompanhando!

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Não entendi como isso eliminou o monitor, teclado e mouse...

Qual o segredo?

 

Pelo que eu entendi, eliminou porque ele cria a playlist pelo celular, e depois controla tudo pelo controle remoto da TV.

 

Eu achei fodão! PPi tem um puta hardwarezinho legal por um custo baixo.

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Não entendi como isso eliminou o monitor, teclado e mouse...

Qual o segredo?

 

O Openelec vem com interpretador HDMI-CEC na base de dados, Assim vc faz todo controle utilizando o controle da TV.

 

Exemplo:

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:+1 :+1

 

 

 

Deixa eu ver se entendi...

 

O hardware é o "Raspberry Pi 2 Model B"

o software é o "Volumio"

 

Conecta no roteador através da LAN e o que acontece?

 

to perdido :pirou: :pirou:

 

Acompanhando!

 

Depois que ele está na sua LAN, você consegue controlá-lo através do app (celular) ou do webapp (abre em qualquer browser). Aí ele toca música!

 

Não entendi como isso eliminou o monitor, teclado e mouse...

Qual o segredo?

 

Não misturem as coisas. Uma coisa é o RPi + Openelec como player de mídia ligado na televisão. Outra coisa é o RPi como player de música ligado a um DAC. Nesse último caso sim, não se usa teclado, mouse e monitor. Tudo é controlado via app ou webapp.

 

Pelo que eu entendi, eliminou porque ele cria a playlist pelo celular, e depois controla tudo pelo controle remoto da TV.

 

Eu achei fodão! PPi tem um puta hardwarezinho legal por um custo baixo.

 

Não, Klb. Depois controla-se pelo celular. O remoto da tv é só para o caso de usar o RPi com o Openelec. Para o Volumio, todo o controle é feito pelo celular, tablet, ou browser.

 

O Openelec vem com interpretador HDMI-CEC na base de dados, Assim vc faz todo controle utilizando o controle da TV.

 

Exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=-U7kZF14tDQ

 

Isso! O Volumio é outra história. Talvez dê para controlá-lo com uma smartTV que tenha browser, mas isso eu não testei.

 

[]´s

Crawling Chaos

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Só para ilustrar:

 

Sistema com o RPi ligado a um DAC + amplificadores + caixas tocando arquivos armazenados em um NAS

https://www.youtube.com/watch?v=NzfeGKVmgv4

 

Sistema com o RPi ligado diretamente por sua saída analógica sendo controlado por um tablet e tocando arquivos armazenados em um flashdrive.

https://www.youtube.com/watch?v=58906fx-U4E

 

[]´s

Crawling Chaos

Editado por Crawling Chaos

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Pena que meu DAC não roda fora do ambiente Windows...

Mas tb não passo muito trabalho, tirando a parte de ter controle direto por um smartphone ou tablet, dispensando monitor, faço o mesmo com meu NUC de 12x12cm ligado na TV/DAC e uso o smartphone pra qquer coisa, e ainda posso acessar xvideos, abrir word, jogar paciência, etc, sem teclado ou mouse

:vts

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Pena que meu DAC não roda fora do ambiente Windows...

Mas tb não passo muito trabalho, tirando a parte de ter controle direto por um smartphone ou tablet, dispensando monitor, faço o mesmo com meu NUC de 12x12cm ligado na TV/DAC e uso o smartphone pra qquer coisa, e ainda posso acessar xvideos, abrir word, jogar paciência, etc, sem teclado ou mouse

:vts

 

O que que tu usa pra controlar o windows?

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O que que tu usa pra controlar o windows?

Um app pra Android, o Unified Remote, funciona pela LAN

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Um app pra Android, o Unified Remote, funciona pela LAN

 

"NAIÇE", vou testar!!

Editado por Fortes

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NUC parece ser o bicho, também!

 

[]´s

Crawling Chaos

O único problema é que, não sei pq, ele simplesmente ferra com a recepção do sinal de mouse ou teclado sem fio

O que era pra funcionar a 10m, não funciona a mais de 40cm

Não testei ainda, mas pode ser que usando uma extensão USB e deixando os dongles afastados da carcaça sane isso

Fora essa peculiaridade, só alegria

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Esses dias recebi outro Raspberry Pi que comprei, mas dessa vez um modelo A+. Esse aí difere do modelo 2B por não ter adaptador ethernet, possuir apenas uma porta USB, processador de 700MHz e apenas 256MB de RAM. A vantagem é que é menor que os demais, que já são pequenos e consome bem menos energia. Perfeiro para o que eu preciso. Para conectá-lo usei um adaptador wi-fi USB, e ele agora intergra o aparelho de som da sala ao meu sistema Volumio. Agora pretendo comprar ou fazer um DAC i2s e colocar tudo em um gabinetezinho que seja exatamente o footprint do sonzinho. Tirei umas fotos para colocar aqui, aí vão:

 

As peças todas separadas. O gabinetezinho provisório é um que comprei pela internet (igual ao do outro), só que veio faltando um pedaço, a tampinha do lado do cartão de memória. É só para proteger temporariamente. O cartão de memória é da mesma capacidade do outro.

DSC02078.JPG

 

Aqui, tudo montado no gabinetezinho. Dá para ver a diferença de tamanho entre os dois Raspberrys.

DSC02079.JPG

 

Vista frontal. Onde o modelo 2B tem 4 USBs e 1 ethernet, o A+ tem apenas uma USB.

DSC02080.JPG

 

Vista posterior. Aqui eles são iguais. Se tivesse a tampinha teria ficado ótimo.

DSC02081.JPG

 

Vista lateral. Igualzinho ao modelo 2B.

DSC02082.JPG

 

Tudo fechado, conecta-se o cabo p2-p2 na entrada auxiliar do som e na saída do Raspberry.

DSC02083.JPG

 

Depois, conecta-se a alimentação micro USB e...

DSC02085.JPG

 

...boot!

DSC02086.JPG

 

No sonzinho da sala, já com a entrada auxiliar selecionada, é só esperar o boot terminar, acessar via browser a partir de qualquer dispositivo e ele toca música.

DSC02087.JPG

 

Aproveitei para tirar mais algumas fotos do outro Raspberry.

DSC02089.JPG

 

Essa é a tampinha que não veio no outro gabinetezinho.

DSC02090.JPG

 

Desse lado, só o cabo de alimentação ligado.

DSC02091.JPG

 

Nesse, o cabo ethernet e o USB do DAC. Queria um cabo melhor, mas depois que vi a diferença de preços, esse vai ficar aí por um bom tempo.

DSC02092.JPG

 

Aqui o Raspberry ligado ao Yamaha sendo comandado por três dispositivos distintos.

DSC02095.JPG

 

Em relação ao DAC, estou a fim do Hifiberry, um Burr-Brown. Mas se o câmbio continuar como está, animo a fazer eu mesmo, talvez com o TDA1543 ou com o TDA1387. Alguém tem alguma dica?

 

[]´s

Crawling Chaos

 

Edit: erro de português.

Editado por Crawling Chaos

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Um outro programa para controlar os Raspberries Pi pelo tablete. Esse permite controlar ambos pela mesma interface, sem precisar ficar digitando URLs oi IPs. Chama-se sound@home.

 

DSC02099.JPG

 

[]´s

Crawling Chaos

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Acho que comprar um DAC está caro demais com a cotação do dólar atual, então resolvi fazer um DAC simplesinho para o RPi da sala. Achei um esquema de um DAC com o DIR9001 e o TDA1543 e desenhei uma plaquinha considerando somente à partir da saída i2s do DIR9001 em diante. Todos os valores de capacitores, resistores e reguladores de tensão foram copiados desse esquema. Então, alguém saberia dizer se esse layout tem alguma chance de dar certo?

 

DCA%252520componentes.jpg

 

DAC.jpg

 

DAC%252520TDA1543%252520is2.jpg

 

A pinagem do conector é a seguinte:

 

01: +5V

02: +5V

03: GND

04: GND

05: GND

06: GND

07: GND

08: L out

09: +5V

10: R out

11: NC

12: BCK

13: LRCK

14: DATA

 

[]´s

Crawling Chaos

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Aparentemente sim, tem que bater o esquema pra achar erros no layout. Só um aviso, se você projetou no ExpressPCB, você fez tudo no layer de cima dfa placa, então o desenho não vai ser impresso espelhado. Ou você espelha na mão, ou joga todas as trilhas pra verde.

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Aparentemente sim, tem que bater o esquema pra achar erros no layout. Só um aviso, se você projetou no ExpressPCB, você fez tudo no layer de cima dfa placa, então o desenho não vai ser impresso espelhado. Ou você espelha na mão, ou joga todas as trilhas pra verde.

 

Então, eu mudei esse esquema. Como não achei os resistores de 300ohm para comprar, troquei por dois de 150ohm em série. Depois adicionei uns caps de filtro e diodos para evitar a descarga nociva desses caps se houver curto. Estou cogitando se coloco ou não um OpAmp nas saídas, preciso pensar.

 

Quanto à placa, estou fazendo no ExpressPCB mesmo. Mas o silk que faço para a corrosão fica espelhado, então monto os componentes do outro lado para acertar as coisas. Isso funciona desde que não existam componentes SMD.

 

Mas o que está me incomodando no momento é que resolvi simular a parte da fonte em uma protoboard antes de fazer a placa de vez. Usei um trafo de 9V, uma ponte retificadora e o LM317. Coloquei o capacitor de 1000uF antes da alimentação do LM317 e a rede de resistores R1 (100ohm) e R2 (150+150ohm)de forma a dar 5V no output. Ainda, coloquei um capacitor de 10uF em paralelo com o R2 para diminuir o ripple. Quando eu ligo essa fonte, ao medir a tensão na entrada do trafo, obtenho 120V AC. Na saída do trafo, a tensão é 9V AC. Até aí tudo certo. Depois da ponte retificadora, o treco começa a azedar. Na saída da ponte a tensão cai (em vez de subir) para 8,4 V DC e alimenta o LM317. Só que no output continua dando 8,4V DC ao invés de 5 V DC! Já revisei tudo e não acho onde pode estar o erro. Não pode ser defeito no LM317, pois já troquei por outros dois e o resultado foi o mesmo. Medi também a resistência dos resistores e está tudo nos conformes. A única coisa que me ocorreu é que por estar sem carga, o LM317 pode estar endoidando e aumentando a tensão na saída. Vou verificar isso essa noite.

 

[]´s

Crawling Chaos

 

Edit: Ah, antes que me esqueça, nesse esquema antigo aí tem um erro grotesco. A regulação do LM317 é feita entre a saída e o pino de ajuste, e não entre a entrada e o pino de ajuste como está lá. Assim que for possível posto a nova versão.

Editado por Crawling Chaos

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Então, aí está o layout mais recente. Adicionei bastante coisa nele e espero que funcione a contento. Outra mudança realizada foi o redimensionamento das trilhas e o afastamento das trilhas da interface i2s da trilha de +5V. A pinagem do conector de entrada e saída mudou completamente para afastar os pinos da interface dos pinos com tensões altas. A nova pinagem ficou assim:

 

 

01: +5V

02: +5V

03: LED_OUT

04: +5V

05: LRCK

06: GND

07: DATA

08: GND

09: BCK

10: GND

11: R out

12: GND

13: L out

14: GND

 

A intenção é que uma das linhas de +5V alimente um ventiladorzinho (se necessário) e as outras duas alimentem o Raspberry pela GPIO. Dos cinco pinos GND, dois serão usados para as saídas RCA (ou P2, ainda não me decidi), um será usado pela ventoinha e os dois últimos serão ligados ao GPIO do Raspberry.

 

DAC%252520TDA1543%252520is2%252520v1.3%252520a.jpg

 

Aqui o layout para a impressão do silk. Como todos os componentes serão montados em furos, não preciso me preocupar com espelhamento. As trilhas ficarão na face inferior e os componentes na face superior da placa.

DAC%252520TDA1543%252520is2%252520v1.3%252520c.jpg

 

Aqui como ficará a parte superior da placa.

DAC%252520TDA1543%252520is2%252520v1.3%252520b.jpg

 

Aqui um teste de posicionamento dos componentes na placa. Acho que não vou usar esses capacitores de saída da Siemens, pois o valor de capacitância deles está muito diferente. Comprei uns que parecem bem melhores, mas são bem maiores também.

DSC02169.JPG

 

DSC02170.JPG

 

Bom, agora a protoboard. Nessa imagem está sendo utilizado um resistor de 100ohm como R1 e dois resistores de 150ohm em série como R2. Também adicionei uma ventoinha e um LED em série com um resistor de 1K para criar uma carga.

DSC02193.JPG

 

A tensão na saída do LM317 mediu 9,48V. Pela equação do datasheet do LM317, eu deveria estar obtendo exatos 5,015V. Vou colocar a memória de cálculo abaixo da foto para ver se estou comentendo alguma orelhada.

DSC02194.JPG

 

Vo=Vref(1+R2/R1)+(Iadj*R2);

Vo = 1,25V(1+300ohm/100ohm) + (50uA*300ohm);

Vo = 1,25V(1+3) + (0,000050A*300ohm);

Vo = 1,25V(4) + (0,015V);

Vo = 5V + 0,015V;

Vo = 5,015V.

 

Fiz outro teste usando um resistor de 1Kohm como R1 e três de 1Kohm em série como R2. Novamente a tensão ficou alta, em 9,5V.

DSC02196.JPG

 

Não consigo entender o que pode estar errado. Alguém entende essa uruca?

 

[]´s

Crawling Chaos

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