Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

É possível que um conversor tenha tanta qualidade quanto a saída RCA?

Recommended Posts

Desafio pra galera do fórum... gravei um arquivo (tem em MP3 e em FLAC), em um canal o sinal é de um conversor RCA (que não é qualquer conversor) e no outro o sinal é da própria saída RCA. Ambos em mono, com uma música com BASTANTE dinâmica.

E então, qual lado é a saída RCA, e qual lado é a saída alta convertida, e por que? Quem se arrisca no palpite?

Versão FLAC (Lossless): http://www.4shared.com/music/h0BUNnwdce/teste_conversor_vs_rca.html

Versão MP3 320k: http://www.4shared.com/mp3/9TgzW7GLba/teste_conversor_vs_rca.html

PS: Não se trata de nenhum processador nem nada, e sim de um teste de um conversor totalmente analógico com correção de resposta.

PS2: O ruído de fundo é da fonte que estava alimentando o player (estava sem o filtro), por isto aparece nos dois canais.

PS3: Posso ir gravando outras músicas também, sugestões são bem vindas.

Editado por Kleberlpa
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha singela opinião, parece que o canal direito esta mais "aberto", claro. Mas não saberia dizer qual é RCA e qual é convertido.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante esse comparativo, Kleber!

Escutei os dois arquivos pelo player do próprio 4shared com um fone de ouvido de celular e confesso ter notado pouca ou nenhuma diferença entre os dois lados, com meus ouvidos inexperientes obviamente.

Perdôem-me pelas palavras pouco técnicas e específicas... O canal da esquerda parece estar um pouco mais detalhado nos médios e graves, com agudos mais tênues, enquanto que no lado direito os graves e médios me passaram a sensação de "abafados" e os agudos mais acentuados. Então diria que o canal da direita é do conversor e o da esquerda RCA. pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho ambiente ideal para teste, nos falantes do computador, impossível definir qualquer coisa.

Com fone de ouvido comum, consigo perceber alguma diferença.

Achei o lado esquerdo mais "magro" de médios e graves. Agudos muito parecidos, para meus ouvidos pouco experientes.

Diria que o da esquerda pode ter um conversor com correção de resposta, deixando o sinal ou pouco mais "flat".

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto muito de fazer esse teste escutando mono binaurau, meus ouvidos não tem a mesma resposta, preferia escutar dois arquivos mono separados, mas vou tentar

Saber qual canal passou por qual condutor não dá, mas saber que cada canal apresenta diferenças, dá

Esquerda tem mais dinâmica que direita, embola menos, percebi nos graves isso

No resto vou te dizer que não percebi diferença aqui nos AKG44 com arquivo rodando no Poweramp do smartphone

EDIT

Percebi que o ruído de fundo da esquerda é diferente, parece ter mais harmônicos, ou estar com volume um pouco maior

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post

Link para o post

Possível é sim fazer um adaptador de alta qualidade (caso o a DAD vai lançar), mas neste caso o que vai limitar a qualidade final é o leitor!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, revelando o mistério: o direito é o convertido, e o esquerdo é o RCA.

Nesta semana vou montar um novo protótipo, desta vez com 2 canais, e aí faço um novo arquivo, desta vez em estéreo e sem esse ruído chato da fonte. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Senti diferença nenhuma kkkk, o que eu percebi foi apenas a voz vindo melhor do lado esquerdo, ou não kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Percebi que o ruído de fundo da esquerda é diferente, parece ter mais harmônicos, ou estar com volume um pouco maior

Tenho o AKG404 e tive a mesma impressão. [^] O direito parece "sujo".

Vou limpar uzuvido. [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, revelando o mistério: o direito é o convertido, e o esquerdo é o RCA.

Nesta semana vou montar um novo protótipo, desta vez com 2 canais, e aí faço um novo arquivo, desta vez em estéreo e sem esse ruído chato da fonte. :vts

Da próxima vez, usa um RCA igual daquele vídeo com RTA q rolou há uns dias. [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Que diferenças vc percebeu entre os canais kleber? Aqui trabalhando e com fone tosco estava bem próximo um do outro. Percebi uma definição melhor nos graves no esquerdo, mas um ruído menor no direito. Fui pro lado do ruído que eu percebi.

Compartilhar este post

Link para o post

Que diferenças vc percebeu entre os canais kleber? Aqui trabalhando e com fone tosco estava bem próximo um do outro. Percebi uma definição melhor nos graves no esquerdo, mas um ruído menor no direito. Fui pro lado do ruído que eu percebi.

Mesma coisa aqui

Acho que o KLB não usou algodão audiófilo para elevar o RCA do chão/bancada aí as energias expurias poltergáisticas acabaram passando pelo RCA dease lado

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim bateu igual em quase toda a faixa, mas parece que o player pioneer dá uma valorizada no grave nas amplificadas por alguma razão, ou talvez estivesse apenas saturando. Pra reduzir o ruído de fundo eu deixei num nível mais alto, vale o teste com níveis mais baixos na próxima vez.

Como vim nessa semana com uma persistente infecção de garganta, não garanto meus 100% de acuidade. No sábado mesmo minha percepção de graves foi pro saco de vez, mas já estou ficando zerado. É o tempo de montar o segundo protótipo, no primeiro eu senti que a saída estava aquecendo mais do que eu gostaria, o segundo vai trabalhar com impedância um pouco maior pra deixar tudo frio ao usar 4 canais.

O esquema é completamente diferente de tudo o que vi no mercado, e creio que seja uma opção legal pra quem queira manter a HU original. Pra mim é um passo em um projeto antigo de trabalhar com áudio automotivo, mesmo que informalmente e num nicho que interessa muito pouca gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim é um passo em um projeto antigo de trabalhar com áudio automotivo, mesmo que informalmente e num nicho que interessa muito pouca gente.

Acho q ai e onde esta seu engano...

Cada dia vemos as HUs OEM mas carregadas de função de gerenciamento do Carro, já comentei com alguns foristas, não invisto mais em HU espero um processador em conta que apresente um bom Sq (Nada HiFi) com custo não abusivo, pois tenho absoluta certeza q nos próximos anos os carros serão dependentes de suas HU bem como a estética fica bem mais harmonioso.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho realmente um produto de nicho. Até pq o ideal seria os processadores já aceitarem a entrada alta.

Mas bom trabalho, realmente ficou bem próximo e fiquei feliz de ter feito o teste e identificado de maneira semelhante aos outros as diferenças. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q ai e onde esta seu engano...

Cada dia vemos as HUs OEM mas carregadas de função de gerenciamento do Carro, já comentei com alguns foristas, não invisto mais em HU espero um processador em conta que apresente um bom Sq (Nada HiFi) com custo não abusivo, pois tenho absoluta certeza q nos próximos anos os carros serão dependentes de suas HU bem como a estética fica bem mais harmonioso.

Na verdade a parte do nicho que interessa pouca gente é o do mercado SQ. A ideia é testar um conversor ativo em breve também.

Hoje muita gente está apelando pros processadores acreditando que é um passo rumo à qualidade, quando na realidade eles te dão um EQ, TA e crossover e nada mais. A qualidade é inalterada (ou até piorada). E muita gente que compra na realidade nem precisa de processador.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade a parte do nicho que interessa pouca gente é o do mercado SQ. A ideia é testar um conversor ativo em breve também.

Hoje muita gente está apelando pros processadores acreditando que é um passo rumo à qualidade, quando na realidade eles te dão um EQ, TA e crossover e nada mais. A qualidade é inalterada (ou até piorada). E muita gente que compra na realidade nem precisa de processador.

Concordo e sei q capacidade para desenvolver vc tem (se não tem busca).

Falta sair do comodismo e apresentar soluções comerciais, muitos dos teu projetos inacabados tem pessoas perguntando se vc vende, mesmo explicando passo a passo, poucos são adeptos do Diy e querem uma solução pronta.

Poe o projeto para frente nem que seja fabricado sobre demanda vc estará em algo que goste e acredita ser o melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Pura verdade!

Isso normalmente é tática para empurrar e faturar em cima do consumidor! Claro há exceções!

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, esse conversor usa aqueles trafinhos?

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, esse conversor usa aqueles trafinhos?

Não. Estou usando um circuito resistivo e desacoplamento DC. O uso de transformadores facilita bastante a vida do projetista, mas a qualidade final é baixa, usam transformadores com núcleo de ferrite, feitos para fontes chaveadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...