Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

DAD

Crossover 5 vias DAD

Recommended Posts

Postado em (editado)

Olá!

Como de costume, sempre é bom pesquisar o mercado antes de aventurar na construção de um produto!

Espero boas idéias do pessoal aqui do fórum!

Em uma primeira proposta o Crossover 4 vias DAD(PHASE LINE).

Teria:2-3-4 vias (12db/8ª)(Fase +-20º)

1ª) HP(24db/8ª)= 25Hz á 75Hz (on/off) á LP= 60Hz á 150Hz

2ª) HP=60Hz á 150Hz; LP=700Hz á 1,5Khz (on/off na LP)

3ª) HP=700Hz á 1,5K; LP=3,5Khz á 8.2Khz (on/off na LP para ligação de driver titânio)

4ª) HP=3,5Khz á 8.2Khz

5ª) Aux= Flat

Os cortes serão "LINCADOS", ou seja mexeu no corte da via LP ou HP, vai ajustar automaticamente a outra via complementar na mesma frequência!

Controles:

1- Ajuste de level de entrada(Master)=1(+5dbs de ganho máximo)(ou sinal nulo)

2- Ajustes da vias=4

3- Ajuste de infra-sônico

4- Ajustes de level de vias= 5

Sinal máx de saída= 2,5Vrms

Circuitos exclusivos DAD, baixo ruído e sem fonte chaveada...alta qualidade no som!

11930792_525259794293557_1242025200730730718_o.jpg

Pessoal, postando 2 novos visual do Crossover CR-4x

Por favor opinem qual ficou melhor...

O mais claro é em imitação aço escovado, não consegui reproduzir no desenho, veja, a faixa em meus módulos.

11951473_525635150922688_2498475287656007043_o.jpg

11893792_525635174256019_3826554010672326217_o.jpg

Novo Visual:

11947991_526154964204040_3864590390658766378_o.jpg

Desenho do Crossover CR-5X( 4 vias + aux. flat)

11224551_526650634154473_8143420126754986703_o.jpg

Bem, que me lembro seria isso....Vou atualizando conforme vai surgindo dúvidas!Sugestões???

pasmafaute

Mais algumas alterações:Foi acrescentado 4 leds:

3 leds bicolor (verde/vermelho), verde=on; vermelho = off (na curva indicada tracejada)

Curva do espectro de saída de 4 vias(simulação com componentes virtuais esp. reais)(Fabricante)

OBS: Nesta curva foi ajustado Fmin=50Hz (muito usado em TRIO)

12030317_530287610457442_7520051415873363776_o.jpg

Curvas com 3 vias usando Driver Titânio:

12027374_530288477124022_7755280525287064417_o.jpg

Curvas dos sinais em fase quase nula nas saídas do cortes respectivos:

OBS: Quase não se percebe a diferença dos sinais em alguns casos devido á fase ser quase nula!

Sinal em fase nas saídas:

12032741_530286883790848_8559612854567440564_o.jpg

Editado por DAD
Postado em

Seria muito interessante um produto similar ao clarion mcd360, pelo menos pra mim. Algo simples e compacto.

Existem algumas coisas que não usaria em crossover:

1- Reforço nos graves, isso é função de equalizador ou Bass Boost, e gira muito a fase no crossover.

2- Pelo que vi no Clarion, não possui fase alinhada nos cortes!

3- Não possui lincagem de cortes, quem me garante que estaria na mesma freq. ajustada?..

Nada fácil!

Mas, obrigado pela sugestão...

:legal:

Postado em

eu particularmente não gosto de cortes linkados.. mas a ideia é bacana..

Gledson, qual seria o motivo para usar cortes extrapolado?...Existe um problema com isso, confiar demais nas marcações do painel....a sugestão minha é ser lincado para que as fases(corrigidas) nestas freq. sejam mais próximas de zero!...

Mas tb vai da experiência auditiva de cada um, via de regra é bem fraca nisso!

Postado em

Gledson, qual seria o motivo para usar cortes extrapolado?...Existe um problema com isso, confiar demais nas marcações do painel....a sugestão minha é ser lincado para que as fases(corrigidas) nestas freq. sejam mais próximas de zero!...

na verdade é mais por questão de gosto mesmo sabe.. e tem muito cliente que pede pra fazer cortes específicos..

por exemplo um corte LP 700hz.. sendo que muita gente pede pra cortar na casa dos 400hz.. e 400hz pra driver só se for muito parrudo..

acho que consegui me fazer entender..

Postado em

na verdade é mais por questão de gosto mesmo sabe.. e tem muito cliente que pede pra fazer cortes específicos..

por exemplo um corte LP 700hz.. sendo que muita gente pede pra cortar na casa dos 400hz.. e 400hz pra driver só se for muito parrudo..

acho que consegui me fazer entender..

Entendo sua posição!

Agora entenda estas colocações:

Driver de 4pol (boca de 2pol.) possui Fs aproximadamente 300hz....e a de 2pol (boca de 1pol) Fs perto dos 500hz, acho muito perigoso trabalhar perto do Fs dos drivers, mesmo porque o crossover seria de 12db/8ª....não é tão agudo assim o corte!

Agora, estou propenso alterar um pouco a fc do driver(ou mids) para 1,5Khz (HP/LP), dá uma margem maior para as de titânio de 2pol e 1pol...

Um cliente que pede para por 400Hz em driver, provavelmente está sem mid no som(8 ou 10pol)....ou está usando descalibrado a sensibilidade dos drivers (pamonheiro)...rsrsr

Já fiz aquele som do Tipo e levei na Eros para testar (na época eu fui testar o D-3000 no sistema deles) e mostrei o som, exclamaram, vc conseguiu fazer um som de TRIO como se o driver não existisse no som (sensação de não ter cornetas ligado)...

Mas sua colocação procede no caso de um som sem mids...

Postado em

Cláudio,

Uma sugestão se me permite, coisa que não tem no mercado e apesar de existirem conversores fio/rca, ainda acredito que exista espaço para um crossover pequeno que tenha entrada de alto nível e baixa impedância.

Cada vez mais nos deparamos com veículos com hus oem integradas ao painel e rede can bus, com isso a resistência das pessoas em substituir as mesmas.

Eu sei que existem adaptadores rca e também sei que existem DSPs , porém no meio do caminho não existe nada.

É só uma sugestão.

Abraço :)

Postado em

Produto interessante

Mas será que não diverge um pouco o conceito "alta qualidade" com os ajustes rígidos dele (corte linkado, slope fixo)? Adicionar uma fonte linear talvez não justifique a elevação do valor frente a diversidade de uso um pouco mais restrita, talvez o mercado não absorva esse custo extra, se o produto fosse mais abrangente atenderia um público maior e ao ver mais possibilidades de uso o custo extra seja aceito

Não sei, não entendo de mercado e muito menos da relação de custo envolvido pra ambas as fontes rsrsrs tô só pensando mesmo

Via de regra, cortes linkados só serviriam se a curva de resposta dos falantes for absolutamente plana na região dos cortes

Alguns falantes, sejam woofers ou mids, em função da geometria da calota apresentam aberrações grotescas, outros não

Aí se o cara não tem a possibilidade de ajustar isso via equalizador, o uso de crossover não linkado resolve, ainda sem envolver os problemas de fase relacionados ao próprio uso do Eq

Mas concordo contigo que precisa ouvido treinado ou equipamento de medição para um ajuste desse nível

Postado em

Cláudio,

Uma sugestão se me permite, coisa que não tem no mercado e apesar de existirem conversores fio/rca, ainda acredito que exista espaço para um crossover pequeno que tenha entrada de alto nível e baixa impedância.

Cada vez mais nos deparamos com veículos com hus oem integradas ao painel e rede can bus, com isso a resistência das pessoas em substituir as mesmas.

Eu sei que existem adaptadores rca e também sei que existem DSPs , porém no meio do caminho não existe nada.

É só uma sugestão.

Abraço :)

Deixa ver se entendi, vc sugere um crossover com RCA e fios para casar com os Hus Oem?

Postado em (editado)

Produto interessante

Mas será que não diverge um pouco o conceito "alta qualidade" com os ajustes rígidos dele (corte linkado, slope fixo)? Adicionar uma fonte linear talvez não justifique a elevação do valor frente a diversidade de uso um pouco mais restrita, talvez o mercado não absorva esse custo extra, se o produto fosse mais abrangente atenderia um público maior e ao ver mais possibilidades de uso o custo extra seja aceito

Não sei, não entendo de mercado e muito menos da relação de custo envolvido pra ambas as fontes rsrsrs tô só pensando mesmo

Via de regra, cortes linkados só serviriam se a curva de resposta dos falantes for absolutamente plana na região dos cortes

Alguns falantes, sejam woofers ou mids, em função da geometria da calota apresentam aberrações grotescas, outros não

Aí se o cara não tem a possibilidade de ajustar isso via equalizador, o uso de crossover não linkado resolve, ainda sem envolver os problemas de fase relacionados ao próprio uso do Eq

Mas concordo contigo que precisa ouvido treinado ou equipamento de medição para um ajuste desse nível

Na realidade a proposta deste crossover é ter boa qualidade a baixo custo, se vai atender á SQ, bem aí é outra história, só testando!

Atender á um mercado que quer algo bom e um pouco mais em conta!

Não esqueça que são lincados, mas é variável para ajustar as curvas se necessário dos AF( e level individual tb), claro não faz papel de equalizador, nem é a função do crossover!

Acredito que cada macaco no seu galho..cada um com seu papel:

Se for fazer um tudo em 1, fica inviável ao nosso consumidor brasileiro!

A proposta é facilitar e corrigir alguns problemas de fase nos cortes das vias.

Editado por DAD
Postado em (editado)

Deixa ver se entendi, vc sugere um crossover com RCA e fios para casar com os Hus Oem?

Exato ! :)

Que a conversão de alto nível (baixa impedância) para baixo nível (alta impedância ) ocorra da melhor maneira possível (dentro do economicamente viável).

Repare a quantidade de carros com hu oem integrada ao painel e configurações do carro , que existem hoje. Muitos, e as pessoas não querem tirar uma hu pela qual já pagaram , além de não desfigurar o painel.

Editado por rick demolidor
Postado em (editado)

Exato ! :)

Que a conversão de alto nível (baixa impedância) para baixo nível (alta impedância ) ocorra da melhor maneira possível (dentro do economicamente viável).

Repare a quantidade de carros com hu oem integrada ao painel e configurações do carro , que existem hoje. Muitos, e as pessoas não querem tirar uma hu pela qual já pagaram , além de não desfigurar o painel.

Boa idéia, grande probabilidade de colocar!

Só tem um problema. este crossover é mono, será que vira colocar adaptador?

Editado por DAD
Postado em

Entendo sua posição!

Agora entenda estas colocações:

Driver de 4pol (boca de 2pol.) possui Fs aproximadamente 300hz....e a de 2pol (boca de 1pol) Fs perto dos 500hz, acho muito perigoso trabalhar perto do Fs dos drivers, mesmo porque o crossover seria de 12db/8ª....não é tão agudo assim o corte!

Agora, estou propenso alterar um pouco a fc do driver(ou mids) para 1,5Khz (HP/LP), dá uma margem maior para as de titânio de 2pol e 1pol...

Um cliente que pede para por 400Hz em driver, provavelmente está sem mid no som(8 ou 10pol)....ou está usando descalibrado a sensibilidade dos drivers (pamonheiro)...rsrsr

Já fiz aquele som do Tipo e levei na Eros para testar (na época eu fui testar o D-3000 no sistema deles) e mostrei o som, exclamaram, vc conseguiu fazer um som de TRIO como se o driver não existisse no som (sensação de não ter cornetas ligado)...

Mas sua colocação procede no caso de um som sem mids...

mas temos que pensar em multiplos usos, Claudio..

se eu não quiser usar driver.. e sim mids de 8 ou 10" e querer um corte na faixa de 150hz até 5k ou 8k (exemplo)..

como faria?

Postado em

mas temos que pensar em multiplos usos, Claudio..

se eu não quiser usar driver.. e sim mids de 8 ou 10" e querer um corte na faixa de 150hz até 5k ou 8k (exemplo)..

como faria?

Vamos á 1 exemplo:

Sub (15 ou 18pol): de 20hz á 100Hz(só freq. disponível dos cortes)

Mid ( 8 ou 10pol): de 100Hz á 1.2K/1.5k (8 ou 10pol dificilmente responde bem até 5K)

High: Titânio: acima de 1.2K (ou fenólico+ST)...

No caso de ser som interno, pode ser HP=100hz acima + kit componente(6pol+Tw).

Postado em

Vamos á 1 exemplo:

Sub (15 ou 18pol): de 20hz á 100Hz(só freq. disponível dos cortes)

Mid ( 8 ou 10pol): de 100Hz á 1.2K/1.5k (8 ou 10pol dificilmente responde bem até 5K)

High: Titânio: acima de 1.2K (ou fenólico+ST)...

No caso de ser som interno, pode ser HP=100hz acima + kit componente(6pol+Tw).

não tem como deixar HP/LP ou HP-Full?

Postado em

não tem como deixar HP/LP ou HP-Full?

HP, sempre vai atuar, menos o corte de inferior(20 á 50Hz)

LP, pode ser desligado no Fc2=1.5K; Fc3=3.5K, os HP não desligam...

Vai ficar mais fácil entender com um desenho dos cortes, vou colocar isso depois aqui para melhor visualização!

Postado em

Olá!

Pessoal atualizando o tópico:

1- Foi alterado os seguintes cortes:

a) Fc= 1.2K(antigo) para Fc=1.5K(novo)...

b) Fc=100Hz(antigo) para Fc=150Hz(novo)

C) O tipo de curva é uma mistura de BT x L&R ( seria uma curva DAD,rsrsr)...com cerca de 15db/8ª+ fase linear+ lincagem de freq. corrigida automaticamente!

Outra coisa, seria interessante postar as curvas da simulação gráfica (programa de simulação virtual, porém componentes com especificações reais) em várias situações de corte?

hand26

Postado em

particularmente, achei muito parecido com o stetsom Claudio.. e é um produto que (aqui) não vingou..

Desculpe Gledsom; mas parecido em que?

Faz cortes variável e lincados?...duvido...

A fase é nula nas frequências?...também não!...

:banghead

Postado em (editado)

mesa-crossover-stetsom-stx-82-5-vias-stx82-frequency-locked-18244-MLB20151543591_082014-F.jpg

cortes lincados e variáveis..

Realmente não conhecia este modelo, mas tem algumas variáveis importantes....estas vias apesar de serem lincadas não possuem fase nula entre as fases....isso resulta em uma alteração drástica nos cortes....precisa ver a qualidade dos circuitos utilizados tb...se fosse assim qualquer carro que anda seria igual....rsrsr

E duvido que dê 12db/8ª nos cortes...

Editado por DAD
Postado em

Realmente não conhecia este modelo, mas tem algumas variáveis importantes....estas vias apesar de serem lincadas não possuem fase nula entre as fases....isso resulta em uma alteração drástica nos cortes....precisa ver a qualidade dos circuitos utilizados tb...se fosse assim qualquer carro que anda seria igual....rsrsr

E duvido que dê 12db/8ª nos cortes...

particularmente também duvido.. pois é um produto bem meia boca.. ja testamos em alguns carros e teve dono que preferiu trocar pelo CRX4 da taramps.

agora, a relação fica meio inevitável já que grande parte do público só conhece o que ve (superficialmente ainda) e as comparações vão aparecer..

o ideal é que seja simples.. funcional.. e o mais importante, barato.. já que grande parte do público alvo não sabe mexer direito mesmo..

Postado em

particularmente também duvido.. pois é um produto bem meia boca.. ja testamos em alguns carros e teve dono que preferiu trocar pelo CRX4 da taramps.

agora, a relação fica meio inevitável já que grande parte do público só conhece o que ve (superficialmente ainda) e as comparações vão aparecer..

o ideal é que seja simples.. funcional.. e o mais importante, barato.. já que grande parte do público alvo não sabe mexer direito mesmo..

Certo, entendo isso...barato mas tem que ter bom som e feito com esmero!...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...