Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Pesquisa DAD

Recommended Posts

Olá!

Pessoal, estou fazendo uma pesquisa de mercado para quem gosta de som de boa qualidade (SQ)

O amplificador seria de 4 canais...

Perguntas:

1) Qual a potência seria interessante no mercado?

2) Que tipo de ajustes seria mais interessante?

3) Qual o valor vc pensaria em investir em um som nacional, com garantia de boa qualidade?

4) Seria interessante 2 modelos(mesma pot.), mas diferencial em som? SQ e Hi-Fi?

Caso existem outras variáveis, podem deixar aqui nos comentários!

:legal: :legal: :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que existe campo pra amplificadores de todas as potencias, mas pra um "pau pra toda obra" eu apostaria em algo por volta dos 200-250w rms em 2ohms

2) Que tipo de ajustes seria mais interessanterante?

Controle de graves pra o caso de usar dois canais em bridge, cortes high e low pass, ganho, o básico que todo mundo coloca.

3) Qual o valor vc pensaria em investir em um som nacional, com garantia de boa qualidade?

Com garantia de boa qualidade é possível que o mercado aceite pagar um valor mais alto, como já aconteceu como outras marcas, mas na atual conjuntura, eu apostaria em alguma coisa BBB

4) Seria interessante 2 modelos(mesma pot.), mas diferencial em som? SQ e Hi-Fi?

É uma excelente ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que existe campo pra amplificadores de todas as potencias, mas pra um "pau pra toda obra" eu apostaria em algo por volta dos 200-250w rms em 2ohms

2) Que tipo de ajustes seria mais interessanterante?

Controle de graves pra o caso de usar dois canais em bridge, cortes high e low pass, ganho, o básico que todo mundo coloca.

Com garantia de boa qualidade é possível que o mercado aceite pagar um valor mais alto, como já aconteceu como outras marcas, mas na atual conjuntura, eu apostaria em alguma coisa BBB

É uma excelente ideia.

O que vc considera um BBB no campo de SQ/Hi-Fi?...Isso é muito genérico e varia muito com a categoria!

:legal:

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

para SQ seria legal pelo menos ganho, HP e LP..

no HiFi.. acredito que apenas ganho..

potencia? 250 a 2ohms seria pau para toda obra..

Compartilhar este post

Link para o post

para SQ seria legal pelo menos ganho, HP e LP..

no HiFi.. acredito que apenas ganho..

potencia? 250 a 2ohms seria pau para toda obra..

O projeto em si seria o mesmo SQ/Hi-FI, sendo que para Hi-Fi o pré teria só componentes discretos e no SQ com Cis!

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Tb penso que 4 canais de 250 em 2ohms possibilitando um bridge de uns 500/600 para um sub. Primeiro uma linha sq para as pessoas irem se acostumando e se tiver retorno ir para hifi pois muitos ficarão receosos em ligar a marca dad ( q tem amps parrudos ) serem refinados para tal uso. Seriam amps para concorrer com o mercado nacional ou com os gringos? Colocar hifi ja de cara deu o q falar num outro modelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tb penso que 4 canais de 250 em 2ohms possibilitando um bridge de uns 500/600 para um sub. Primeiro uma linha sq para as pessoas irem se acostumando e se tiver retorno ir para hifi pois muitos ficarão receosos em ligar a marca dad ( q tem amps parrudos ) serem refinados para tal uso. Seriam amps para concorrer com o mercado nacional ou com os gringos? Colocar hifi ja de cara deu o q falar num outro modelo.

Talvez é porque o mercado não conhece minha história no mundo do áudio.

Sempre atuei na área de PA e depois por muitos anos em Hi-Fi(http://www.audiorama.com.br/keen/), e estudei muitos dos melhores do som residencial, isso dá uma boa ideia de como um amplificador deve tocar, independente se é residencial ou automotivo, pois áudio não muda e sim o habitáculo onde se escuta!

Uma vez um aparelho é bom o será sempre....independente se é analógio ou digital, classe de amplificação etc...o foco é mesmo som de qualidade e com certeza será para uma seleta camada, pois aparelhos com pesquisa e tecnologia/experiência na vivência do som de qualidade não tem muito haver só com dados técnicos, laboratório, etc....tem haver com análise de som apenas: Timbre, musicalidade, coloração, claridade, distorção, profundidade de palco, etc...isso jamais um laboratório irá revelar!

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez é porque o mercado não conhece minha história no mundo do áudio.

Sempre atuei na área de PA e depois por muitos anos em Hi-Fi(http://www.audiorama.com.br/keen/), e estudei muitos dos melhores do som residencial, isso dá uma boa ideia de como um amplificador deve tocar, independente se é residencial ou automotivo, pois áudio não muda e sim o habitáculo onde se escuta!

Uma vez um aparelho é bom o será sempre....independente se é analógio ou digital, classe de amplificação etc...o foco é mesmo som de qualidade e com certeza será para uma seleta camada, pois aparelhos com pesquisa e tecnologia/experiência na vivência do som de qualidade não tem muito haver só com dados técnicos, laboratório, etc....tem haver com análise de som apenas: Timbre, musicalidade, coloração, claridade, distorção, profundidade de palco, etc...isso jamais um laboratório irá revelar!

viu, eu mesmo tinha um pré conceito (preconceito) sobre a marca pois ela tem produtos muito bons ja vistos em projetos de spl e demais, Sabendo da sua história, agora quem for comprar já vai pensar, mas não é aquele cara que tem experiência em som residencial e tal... pelo preço acho que vou arriscar, pois o cara sabe o que está falando... e fazendo...

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade procurando esses dia

Um modelo que vê que tem pouco, é um módulo para atender apenas 1 kit 2 vias.

Pois tem alguns casos, que usam já um modulo para sub.

No caso um 2 canais com qualidade.

Mas um na faixa de 4x100w também com qualidade e preço competitivo é uma boa

Pq é um modelo muito usado, ate para som dia a dia

mas forte que isso, já costuma ser para caso mais específicos acredito

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dizer o que EU ACHO

Amp 4ch pra alimentar só a frente, sem necessidade de bridge (perda de qualidade, algo relevante se a proposta é SQ/hifi)

Algo por volta dos 150W@4ohms/100W@8ohms (pouco se usa falantes 2ohms no SQ/hifi, enquanto a gama de falantes voltados para qualidade em 8ohms é bem maior e hj não se explora isso)

Ganho é o minimo, LP e HP, talvez de Q variáveis, mas não se faz necessário pois o pessoal usa players com a função ou proc quando a coisa é séria

Olha, pra ganhar o mercado com um bom produto acho que 1200 seria um bom valor, digo isso mais baseado na aversão do pessoal aos nacionais, muitos preferem amps ruins mas de marca ou da moda e até usados, importados, a acreditar que temos capacidade de fazer um bom produto por aqui

Um amp só, que toque como tem que tocar, plano (sem boost em alguma faixa), alta dinâmica, alto FA, baixa distorção, alto SNR, alta separação de canais, sem ficar modificando o sinal, que é o que deve fazer um amp (afinal é pra SQ/hifi, ou pra que?)

Mas faço uma ressalva... Sabemos que existem componentes que "tocam" melhores que outros (caps, fets, DSPs, enfim), e talvez fosse interessante um projeto bem estruturado que possibilitasse upgrades, como a TRU faz, em pacotes bem determinados, aí se o cara quer investir mais, ele pode, recorrendo diretamente a DAD, mantendo garantia, assistência, e histórico

Outra coisa, nada de usar componentes raspados, por favor

Compartilhar este post

Link para o post

Um amp que seja versátil para sonorização interna, que atenda um bom set para uso diário assim como também um SQ (pra começar e sentir a aceitação)

Potência por canal de 200 a 250 rms em 02 ohms (800 a 1000w totais REAIS)

Faça bridge, filtros HP e LP com corte variável, se tiver um subsônico também é bem-vindo.

Um led clip é muito interessante, mas não fundamental. ( Eu sei que não se destina a SPL, porém muita gente usa volumes enormes em caixa dutada, onde o controle de possível distorção é primordial )

Preço ? Não atinja a casa dos R$ 1.000,00.

Compartilhar este post

Link para o post

Keen CL'AUDIO Nº1 (protótipo)

"Claudio" nossa, nem percebi isso kkkk '-'

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dizer o que EU ACHO

Amp 4ch pra alimentar só a frente, sem necessidade de bridge (perda de qualidade, algo relevante se a proposta é SQ/hifi)

Algo por volta dos 150W@4ohms/100W@8ohms (pouco se usa falantes 2ohms no SQ/hifi, enquanto a gama de falantes voltados para qualidade em 8ohms é bem maior e hj não se explora isso)

Ganho é o minimo, LP e HP, talvez de Q variáveis, mas não se faz necessário pois o pessoal usa players com a função ou proc quando a coisa é séria

Olha, pra ganhar o mercado com um bom produto acho que 1200 seria um bom valor, digo isso mais baseado na aversão do pessoal aos nacionais, muitos preferem amps ruins mas de marca ou da moda e até usados, importados, a acreditar que temos capacidade de fazer um bom produto por aqui

Um amp só, que toque como tem que tocar, plano (sem boost em alguma faixa), alta dinâmica, alto FA, baixa distorção, alto SNR, alta separação de canais, sem ficar modificando o sinal, que é o que deve fazer um amp (afinal é pra SQ/hifi, ou pra que?)

Mas faço uma ressalva... Sabemos que existem componentes que "tocam" melhores que outros (caps, fets, DSPs, enfim), e talvez fosse interessante um projeto bem estruturado que possibilitasse upgrades, como a TRU faz, em pacotes bem determinados, aí se o cara quer investir mais, ele pode, recorrendo diretamente a DAD, mantendo garantia, assistência, e histórico

Outra coisa, nada de usar componentes raspados, por favor

Ok! Vou analisar suas posições.

Compartilhar este post

Link para o post

Um amp que seja versátil para sonorização interna, que atenda um bom set para uso diário assim como também um SQ (pra começar e sentir a aceitação)

Potência por canal de 200 a 250 rms em 02 ohms (800 a 1000w totais REAIS)

Faça bridge, filtros HP e LP com corte variável, se tiver um subsônico também é bem-vindo.

Um led clip é muito interessante, mas não fundamental. ( Eu sei que não se destina a SPL, porém muita gente usa volumes enormes em caixa dutada, onde o controle de possível distorção é primordial )

Preço ? Não atinja a casa dos R$ 1.000,00.

Certo!..anotado para análise, qt ao clip se for fazer teria que ser 4, mas isso implica em aumentar custos desnecessários...prefiro focar no som!

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade procurando esses dia

Um modelo que vê que tem pouco, é um módulo para atender apenas 1 kit 2 vias.

Pois tem alguns casos, que usam já um modulo para sub.

No caso um 2 canais com qualidade.

Mas um na faixa de 4x100w também com qualidade e preço competitivo é uma boa

Pq é um modelo muito usado, ate para som dia a dia

mas forte que isso, já costuma ser para caso mais específicos acredito

Também penso isso, um 4 canais de 100~150w 2ohm atenderia bem muitos sistemas.

Compartilhar este post

Link para o post

na minha opinião um amp 4 canais é meio que furada.

serviria mais pra quem usa 3 vias, pra que usa 2 vias mais sub no mesmo amp. ou sobra de um lado ou falta do outro ou não casa impedância.

um 2 canais, 4 ohms, potência entre 100 a 150w mais um mono ou até mesmo 4 ohms, potencia de 800 a 1000w seria perfeito.

explico: vamos supor uma amp de 4 canais, 250w por canal a 2 ohms, 2 canais no kit no dobro da impedância (desperdício) e o sub na bridge passando fome praticamente.

sem contar que o custo de fazer o amp com dois canais pra virar uma bridge acaba sendo maior que o amp. mono ou to errado?

por mim poderia ser 3 canais, 2 de 150 a 4 ohms e 1 de 700 a 2 ou 4 ohms, custando uns 1000 dinheiros, perfeito, pode empacotar em enviar pro meu endereço.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu entendimento, pensando em amp SQ mesmo, não num pau pra toda obra:

Primeiramente não há como negar o contexto econômico que o país passa.

Assim entendo que o valor teto para uma amplificador SQ 4 ch, que pode tocar todo o set ou apenas o estéreo em bi-amp deve ser até R$ 1.200,00.

Um comportamento que frequentemente também observo é que muitas vezes users montam um set dos sonhos, voltado exclusivamente para o desempenho, geralmente bem caro, e por diversas razões, depois de um tempo, vendem os equipos e adotam um set intermediário.

Vou acreditar que pela sensação de desconforto de andar na zona dos custos exponenciais e ganhos marginais, sobretudo porque com o veículo em movimento, no trânsito, algum comprometimento sempre ocorre no áudio.

E o valor máximo do amp SQ deve ser o primeiro compromisso, salvo a intenção ser um amplificador para muito poucos.

O amplificador hifi poderia partir da mesma plataforma, mas com alguns temperos diferentes, como opamps, resistores e capacitores mais refinados, etc. E neste caso, entendo como um valor máximo, dentro do razoável, possa atingir até uns R$ 3.000,00.

O segundo compromisso deve ser – considerando a bagagem do projetista – com a eufonia e sensação de naturalidade que o som possa transparecer. E seria este o diferencial e a estratégia de marketing que faria o amplificador ser procurado.

Talvez usar acertos diferentes, de forma a favorecer maior desempenho de agudo e ausência de asperezas para um par de ch que vai tocar tws ou estéreo e maior FA para o par de ch que vai tocar só midbass ou subwoofer em bridge.

Chavões como juntar um monte de componentes caros sem uma resposta eufonica, ou mesmo só tentar enrolar, não vingam.

Considerando que demandar muita potencia pode ser um fator de acréscimo de custo, entendo que 2 ch 70 watts para tocar tws ou o estéreo, e 2 ch de 100 watts para tocar midbass ou 400 watts numa bridge para subwoofer pode ser o suficiente.

Um crossover completo, versátil com bandpass no midbass e hpf para tw – e, o mais importante – que o cross seja condizente em qualidade, ou seja, para realmente ser usado, sem decepcionar para um kit ativo. A resposta somada deve resultar flat no ponto de intersecção das vias. No mais bass boost variável para sub, ganhos variáveis.

Entradas altas.

1.  

3) Qual o valor vc pensaria em investir em um som nacional, com garantia de boa qualidade? Como foi dito, R$ 1.200,00 parece coerente.

Sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu entendimento, pensando em amp SQ mesmo, não num pau pra toda obra:

Primeiramente não há como negar o contexto econômico que o país passa.

Assim entendo que o valor teto para uma amplificador SQ 4 ch, que pode tocar todo o set ou apenas o estéreo em bi-amp deve ser até R$ 1.200,00.

Um comportamento que frequentemente também observo é que muitas vezes users montam um set dos sonhos, voltado exclusivamente para o desempenho, geralmente bem caro, e por diversas razões, depois de um tempo, vendem os equipos e adotam um set intermediário.

Vou acreditar que pela sensação de desconforto de andar na zona dos custos exponenciais e ganhos marginais, sobretudo porque com o veículo em movimento, no trânsito, algum comprometimento sempre ocorre no áudio.

E o valor máximo do amp SQ deve ser o primeiro compromisso, salvo a intenção ser um amplificador para muito poucos.

O amplificador hifi poderia partir da mesma plataforma, mas com alguns temperos diferentes, como opamps, resistores e capacitores mais refinados, etc. E neste caso, entendo como um valor máximo, dentro do razoável, possa atingir até uns R$ 3.000,00.

O segundo compromisso deve ser – considerando a bagagem do projetista – com a eufonia e sensação de naturalidade que o som possa transparecer. E seria este o diferencial e a estratégia de marketing que faria o amplificador ser procurado.

Talvez usar acertos diferentes, de forma a favorecer maior desempenho de agudo e ausência de asperezas para um par de ch que vai tocar tws ou estéreo e maior FA para o par de ch que vai tocar só midbass ou subwoofer em bridge.

Chavões como juntar um monte de componentes caros sem uma resposta eufonica, ou mesmo só tentar enrolar, não vingam.

Considerando que demandar muita potencia pode ser um fator de acréscimo de custo, entendo que 2 ch 70 watts para tocar tws ou o estéreo, e 2 ch de 100 watts para tocar midbass ou 400 watts numa bridge para subwoofer pode ser o suficiente.

Um crossover completo, versátil com bandpass no midbass e hpf para tw – e, o mais importante – que o cross seja condizente em qualidade, ou seja, para realmente ser usado, sem decepcionar para um kit ativo. A resposta somada deve resultar flat no ponto de intersecção das vias. No mais bass boost variável para sub, ganhos variáveis.

Entradas altas.

1.  

3) Qual o valor vc pensaria em investir em um som nacional, com garantia de boa qualidade? Como foi dito, R$ 1.200,00 parece coerente.

Sim.

Muito obrigado por suas colocações...

Vou por na lista de análise!

Compartilhar este post

Link para o post

Cláudio vou matar uma curiosidade e uma pergunta a meu ver técnica, porque não há muitas opções de amps 4 canais com ganho independente por canal,

acredito eu que para o tipo de amp que pretende desenvolver seria interessante, não? Tenho um megacharge de 400wrms que é assim e me lembro que os Banda linha branca e alguns Aquarius Pile Driver também eram.

Compartilhar este post

Link para o post
na minha opinião um amp 4 canais é meio que furada. serviria mais pra quem usa 3 vias, pra que usa 2 vias mais sub no mesmo amp. ou sobra de um lado ou falta do outro ou não casa impedância. um 2 canais, 4 ohms, potência entre 100 a 150w mais um mono ou até mesmo 4 ohms, potencia de 800 a 1000w seria perfeito. explico: vamos supor uma amp de 4 canais, 250w por canal a 2 ohms, 2 canais no kit no dobro da impedância (desperdício) e o sub na bridge passando fome praticamente. sem contar que o custo de fazer o amp com dois canais pra virar uma bridge acaba sendo maior que o amp. mono ou to errado? por mim poderia ser 3 canais, 2 de 150 a 4 ohms e 1 de 700 a 2 ou 4 ohms, custando uns 1000 dinheiros, perfeito, pode empacotar em enviar pro meu endereço.

4 canais serve tanto pra quem vai usar com kit 2 vias + sub (150w em 4ohms e 500w na bridge tá longe de passar fome) quanto pra quem vai biamplificar o kit duas vias e quer a mesma assinatura pra todos os drivers. E usar um amplificador no dobro da impedancia tem diversos ganhos, também não é desperdício nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei de disso, mas levando em consideração o fator custo a conversa muda. Pra bi amp ou 3 vias, usa 2 amp 2 canais, simplis.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei de disso, mas levando em consideração o fator custo a conversa muda. Pra bi amp ou 3 vias, usa 2 amp 2 canais, simplis.

Nem tão simplis, é, pelo menos, mais cabo de força pra passar e mais espaço ocupado

Já tive amp 4ch que só precisava usar um par de RCA pros 4ch

Se o amp tiver um bom sistema de crossover, resolve um monte de problemas, mas claro que o custo aumenta e a qualidade do som dificilmente acompanha a altura (quanto mais coisa entre a entrada e saída do sinal, mais sujo ele tende a ficar)

Compartilhar este post

Link para o post

por isso eu falei q 3 canais seria perfeito e quase não se vê no mercado.

e pra quem procura algo mais sério, 5 canais bem no estilo av 5.1k, se tirar nem por, só que não por 5k (uns 2k 2,5k até dava pra encarar).

pra mim, esse é o amp que tem a melhor relação de potencia entre os canais no mercado hoje, sem contar os canais classe A.

pra que procura bi-amp ou 3 vais, perfeito, pra quem quer um sistema mais simples poderia ser algo sem os canais classe A e menos potência tbm.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra vender o amp precisa ser flexível.. e o 3 canais não é muito (já perde a função de biamp).

Acho que o 4 canais básico ainda é a melhor alternativa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...