Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
luhebaco

SQ Bem Básico - Golf MK4 2011

Recommended Posts

Bom, devo dizer que sempre fui apaixonado por som automotivo durante a adolescência. Mas era uma paixão teórica e platônica, pois vivia duro e nunca tive condições de ter algo de qualidade. O mais próximo que consegui foi ter um par de selenium 6 na porta e um par de force system com twitter le son no tampão, em um fusca. Mas isso tem mais ou menos 20 anos. Bom, com o tempo passando outras necessidades / prioridades batem a nossa porta e nem liguei mais para som de carro, bastava um rádio com dois falantes na porta que não desse chiadeiras.

 

Há três anos peguei um Golf com apenas um ano de uso e 8 mil km. O som dele, pelo menos pra mim, foi muito equilibrado. Porém há um mês em uma viagem Brasília-Bauru, percebi uma vibração estranha vinda dos falantes do lado esquerdo do carro. Chegando a cidade destino, procurei um amigo de uma loja de som automotivo que identificou que os dois falantes esquerdos estavam estourados(o traseiro inclusive estava rasgado).

 

Resumo da ópera, pedi para ele me apresentar as opções disponíveis (marcas bravox, audiophonic e hertz) e analisando a relação custo benefício coloquei 2 Kits Hertz DSK substituindo todos os originais (inclusive os que estavam bons). Até pensei em colocar o Esk, mas esse amigo meu disse que pra ele valeria a pena me empurrar o ESK, pois ele é comissionado, porém eu estaria pagando 50% a mais por um produto que é no máximo 15% melhor, inclusive citando que se eu quisesse fazer um som de qualidade, com um amplificador, deveria colocar logo o HSK. Bom, ligando o rádio com os auto falantes novos, com o volume baixo, percebi que a mudança foi da água para o vinho. Muito mais definição, comecei a ouvir instrumentos que não ouvia, até mesmo o deslizar dos dedos do Jimmy Page nas cordas da guitarra em alguns solos do Led Zeppelin ficaram bem perceptíveis. Ele me disse que melhoraria muito, uma vez que a HU original do Golf é de 15 watts RMS, e os falantes originais são projetados para essa dimensão sonora, e que com os hertz ( cuja potência é de 80 w rms), apesar da qualidade ter aumentado ( e muito), eu iria perder boa parte dos graves. Informou que isso poderia ser melhorado com tratamento de portas e a inclusão de um subwoofer no porta malas. Como meu gosto não é para volume, ele sugeriu 4 opções (mantendo a HU original , pois não quero colocar algo que chame a atenção de ladrões, e os 2 kits hertz dsk) com orçamento variado:

 

1 - a utilização de caixa audiophonic 2.1 no porta malas (amplificando apenas a frente). Deixaria o fader focado apenas na frente , e quando quisesse um pouco mais de preenchimento, colocaria fader para as portas traseiras;

 

2 - um amp de 4 canais (hertz, focal ou mb quart) com dois canais ligados em paralelo nas portas dianteiras e traseiras, e dois em brigde em um sub de 8 ou 10 no porta malas, utilizando uma caixa montada na lateral esquerda do porta malas. Nesse caso eu perderia o fader e com som nas quatro portas eu teria o palco sonoro prejudicado (e realmente percebi que isso acontece);

 

3 - um amp de 4 canais (hertz, focal ou mb quart) com dois canais sendo utilizados na frente e os canais traseiros em brigde em um sub de 8 ou 10 no porta malas, utilizando uma caixa montada na lateral esquerda do porta malas. Assim eu ficaria sem o som das portas traseiras e ficaria com um par de DSK sem uso (poderia até vender os 2 kits e colocar algo melhor ainda só para as portas da frente);

 

4 - um processador bit ten, um amp de 5 canais e um sub de 8 ou 10 no porta malas (também montado na lateral). Com essa configuração eu poderia, quando quisesse, isolar os falantes dianteiros e o sub, não perderia o investimento já feito nos falantes das portas traseiras.

 

Como meu dinheiro não nasce em árvores, resolvi estudar bem o que fazer quando voltasse da viagem. Chegando a Brasília, comecei a pesquisar sobre o assunto, descobri o forum e desde então fico lendo sobre o assunto, todas as opções tem prós e contras. Tem horas que penso em colocar uma caixa 2.1 (focal ibus ou jbl sw8a-s) e tratar as portas da frente. Mas aí fico pensando , vai que o grave não me agrade e aí terei que gastar mais já penso em fazer logo a configuração 4.

 

A opção 2 está praticamente descartada, pois não queria perder o fader, e tenho receio de ligações paralelas acabem em comprometer a qualidade final do som( se estiver falando asneira, por favor, me corrijam). Assim, fico na dúvida entre a 1, a 3 e a 4. Meu receio é gastar demais na 4 sendo que a 1 ou a 3 já dariam conta do recado.

 

Poderiam analisar e me sugerir algo qual seria o melhor caminho, bem como quais marcas utilizar para o amp, subwoofer, tipos de cabeamento e mantas para o tratamento das portas.

 

Lembrando que não posso dispor muito do porta malas, pois o Golf é o único carro que eu e minha esposa temos, por isso o interesse de utilizar a caixa amplificada.

 

Observação: tenho R$ 4 mil para o projeto. Como não pretendo me desfazer do carro em um curto prazo ( meu carro anterior fiquei 7 anos) faz com que eu queira investir nele.

Editado por luhebaco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso valeria a pena substituir o dois kits duas vias atual por um kit duas vias superior? Qual seria? Se for utilizar apenas um kit duas vias e um sub, não seria melhor um AMP de 3 ou um 4 canais?

Editado por luhebaco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A função do AMP seria um canal para o sub, dois canais para os mids, dois para os twitters? Não tinha pensado dessa forma? Qual kit focal seria ideal? havia pensado no processador bit ten, mas tem esse mosconi na mesma faixa de preço, valeria a pena?

Editado por luhebaco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O seu som vai ficar bem limitado se não trocar o HU original, poderia usar player de 1 din mesmo, mas voltado a SQ de entrada ex: Kenwood Excelon,Clarion Dxz 785 ou 786 Alpine 9887/117 etc. fazer o tratamento nas portas, direcionamento dos tweeter ajuda muito, módulo 4 canais Clarion do Alves ou Dat Ex5 Garagaoz, canais 1 e 2 no kit 2 vias, falantes porta traseira sem amplificação direto do player e canais 3 e 4 em bridge, sub em caixa selada na lateral, sub Questo, Nar, JL e cabos RCA de qualidade boa, agora se for realmente ficar com o HU original, pode por processador e bons conversores de RCA.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O seu som vai ficar bem limitado se não trocar o HU original, poderia usar player de 1 din mesmo, mas voltado a SQ de entrada ex: Kenwood Excelon,Clarion Dxz 785 ou 786 Alpine 9887/117 etc. fazer o tratamento nas portas, direcionamento dos tweeter ajuda muito, módulo 4 canais Clarion do Alves ou Dat Ex5 Garagaoz, canais 1 e 2 no kit 2 vias, falantes porta traseira sem amplificação direto do player e canais 3 e 4 em bridge, sub em caixa selada na lateral, sub Questo, Nar, JL e cabos RCA de qualidade boa, agora se for realmente ficar com o HU original, pode por processador e bons conversores de RCA.

Então Everton, já tive sons roubados de outros carros. Decidi que não quero chamar atenção. Por vou manter hu original e utilizar o processador. Agradeço as dicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloque uma ex5, vale a pena. Um sub q vai casar bem com o canal mono dela é o jl w3 na impedancia de 2ohms. Processador tem o audiosigma q é bem comentado e com bom preco. Eu acho q ainda sobra grana pra dar um up no kit.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando

 

o set, a princípio, vai ficar assim:

- tratamento nas portas dianteiras;

- 1 kit duas vias hertz DSK será mantido;

- sub de 8 ou 10 (ainda estou definindo) montada em caixa lateral para não ocupar espaço no porta malas (preciso dele);

- amplificador clarion apx 4361.

- HU original do Golf (Famar)

 

Duas saídas do amp ligadas no kit duas vias e as outras duas ligadas ao sub.

 

Sei que o set está limitado, mas é o que tenho para hoje.

 

Dependendo do resultado, já tenho uma idéia do upgrade a fazer até o fim do ano

- instalação de processador (mosconi 4to6, bit ten, bit one, audio sigma aquele que o dinheiro me permitir comprar até lá);

- aquisição de um novo kit duas vias, de qualidade superior aos DSK;

- amplificador mono;

Nesse upgrade, terei um amp dedicado ao sub, enquanto os 4 canais serão dedicados ao kit duas vias.

 

 

Lógico, tudo vai depender, além da grana, o resultado do Set inicial. Se ele me agradar (até porque não nasci com o dom de ser audiófilo), deixarei o upgrade pra lá.

 

Então, o que acham?

 

Aguardo opiniões, bem como sugestões para melhorar de kits duas vias que sejam superiores ao meu Hertz Dsk.

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Próximos passos. Manter a HU original e colocar um processador ou partir logo pra uma HU voltada para o SQ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também vou manter a Hu original no meu carro. Pela pouca opção de equalizaçao que ela tem, acho que não vai ficar muito bom. Mas é o que posso no momento também. Lá pelo final do ano mudo a Hu. Também sou de Brasília, acho que vou levar na audioquest para fazer a instalação. Onde pretende instalar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Também vou manter a Hu original no meu carro. Pela pouca opção de equalizaçao que ela tem, acho que não vai ficar muito bom. Mas é o que posso no momento também. Lá pelo final do ano mudo a Hu. Também sou de Brasília, acho que vou levar na audioquest para fazer a instalação. Onde pretende instalar?

Fiz o serviço na Dolby Car, 706 norte. Excelentes profissionais. Procurei o Paulinho bass mas não senti firmeza ( muito empurra ). A áudio center em Taguatinga achei jóia , mas por xo ta do deslocamento preferi a Dolby. Pessoal nota 10. A audioquest não conheço, onde fica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A audioquest fica no sudoeste, num setor de oficinas que tem lá. Eles tem alguns trabalhos publicados no Facebook. Você fez tratamento nas portas? Se fez, levou a sua manta ou eles fornecem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Decidiu colocar qual sub?

Dado ao fato que não poderia dispor de espaço no porta malas, optei por um slim (MB.quart). Gostaria de um jl , mas acabou que não deu certo a negociação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A audioquest fica no sudoeste, num setor de oficinas que tem lá. Eles tem alguns trabalhos publicados no Facebook. Você fez tratamento nas portas? Se fez, levou a sua manta ou eles fornecem?

Não fiz tratamento ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Próximos passos. Manter a HU original e colocar um processador ou partir logo pra uma HU voltada para o SQ?

HU pra SQ, sem dúvidas!

 

Ou a HU original comanda aluma função do carro, como o computador de bordo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

HU pra SQ, sem dúvidas!

 

Ou a HU original comanda aluma função do carro, como o computador de bordo?

Sim, mensagens de revisão bem como sensores de desgaste de freio e mais algumas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...