Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
kikoctba

Quanto o subwoofer é capaz de responder abaixo do FS

Recommended Posts

Pessoal,

Como fazemos para saber quanto um subwoofer é capaz de responder abaixo do FS especificado no manual.

Vamos considerar um pioneer com FS de 35 Hz, quanto ele é capaz de descer 30 hz, 28 hz 25 hz ?

Já li o pessoal dizendo que pioneer não desce mais que 35 hz e tal, tecnicamente como sabemos isso, no bass box simulando a caixa você pode deixar a mesma com - 3 dB em 26 Hz para um pioneer com fs de 35 hz mas ele terá boa resposta nessa faixa, essa é a duvida.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kiko, dá uma olhada no delay em cada frequência (qto maior o delay , pior ).

E aproveita e veja também nas frequências que desejar saber, qual a excursão do cone, se estiver passando muito do Xmax, também é ruim sinal.

Na guia de SPL, veja em cada frequencia se a resposta é boa.

Coloque pra comparar nos gráficos (winISD pro) outro sub reconhecidamente bom de "descida" pra vocÊ comparar o comportamento de ambos.

Acho que o principal tá aí....

Compartilhar este post

Link para o post

Kiko, dá uma olhada no delay em cada frequência (qto maior o delay , pior ).

E aproveita e veja também nas frequências que desejar saber, qual a excursão do cone, se estiver passando muito do Xmax, também é ruim sinal.

Na guia de SPL, veja em cada frequencia se a resposta é boa.

Coloque pra comparar nos gráficos (winISD pro) outro sub reconhecidamente bom de "descida" pra vocÊ comparar o comportamento de ambos.

Acho que o principal tá aí....

Então Rick,

Onde tenho - 3 dB na frequência de 27,8 Hz, o pico do delay fica em 21,4 msec, não sei se isso é bom ou ruim.

Com relação ao Xmax, no pico da caixa 44,7 Hz o bass box demonstra uma deslocamento do cone de 81,3 mm, caraiiiii, meu sub pelo manual seria 13,8 de xmax.... :banghead

Para SPL, na frequência de - 3 db 27,8 Hz, o grafico demonstra 112 dB........

Editado por kikoctba

Compartilhar este post

Link para o post

Então Rick,

Onde tenho - 3 dB na frequência de 27,8 Hz, o pico do delay fica em 21,4 msec, não sei se isso é bom ou ruim.

Com relação ao Xmax, no pico da caixa 44,7 Hz o bass box demonstra uma deslocamento do cone de 81,3 mm, caraiiiii, meu sub pelo manual seria 13,8 de xmax.... :banghead

Para SPL, na frequência de - 3 db 27,8 Hz, o grafico demonstra 112 dB........

Delay de 21,4msec = Alto, nessa frequência simulada o sub vai fazer só vento ao invés de som.

81,3mm de xmax em 44,7Hz, prepare um HPF em 50Hz, se não vai torrar esse sub na prática.

O resto eu não sei o que significa.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse -3dB desses simuladores é apenas pra inglês ver.

O que acontece na prática, o -3dB tem que ser comparado ao pico.

Se você tem +6dB em 60hz e +3dB em 50hz, sua caixa tem -3dB em 50hz.

Entendeu?

Esses -3dB em 26hz que você citou, deve estar uns 12-15dB abaixo do pico, ou seja, não toca subgrave praticamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e esse xmax alto aí, deve ser referente a potência aplicada...

Tem um campo aonde você preenche o quanto de potência vai aplicar, e o gráfico é gerado... Pra dar 81mm, com certeza a potência está muito alta, ou então tem coisa errada nos dutos....

Dá pra ter uma caixa pra 2 pioneer tocando 32~35hz sim, pelo que custa não faz feio... Mas o sub não foi feito pra isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse -3dB desses simuladores é apenas pra inglês ver.

O que acontece na prática, o -3dB tem que ser comparado ao pico.

Se você tem +6dB em 60hz e +3dB em 50hz, sua caixa tem -3dB em 50hz.

Entendeu?

Esses -3dB em 26hz que você citou, deve estar uns 12-15dB abaixo do pico, ou seja, não toca subgrave praticamente.

E ae Lucas blz,

Na frequência de pico da caixa tenho 47,2 Hz com 2,8 dB, não entendi muito bem o que você disse, sendo assim como devo considerar esse - 3 dB.

A potencia aplicada está sendo simulada com 600 w, pois o pioneer 3003d4 é 600 w. Se eu colocar 1000 w de entrada esses 81 de xmax vão para 150 mm......

Os dutos são de 4'' x 33 cm sintonia em 33,09 Hz, caixa com camará separada.

E sobre a caixa soprar, o manual especifica 34,6 m/s de VAS, com essa simulação nas frequências mais baixas vou ter 36,8 m/s, pouca coisa não vai incomodar

E conforme você mesmo disse, que o sub não foi feito pra isso, como conseguimos chegar nessa conclusão de que ele não foi feito pra isso, existe algo mais técnico, algum calculo que possa afirmar esse falante começa a responder bem a partir de tal frequência........

Em com relação a essa simulação no bass box estou curioso com esses resultados loco que apareceram........ :banghead .

Compartilhar este post

Link para o post

Kiko, fica esperto ao inserir os parâmetros, pois o winISD PRO , realiza os cálculos para completar campos vazios,

e outra, muitas vezes a configuração de cálculo pega os valores inseridos e faz a lambança quando você altera para 1 ou 2 voice coils , se estão ligadas em paralelo ou série.

Eu acredito que absurdo do excursionamento que tá encontrando deva ser por algo parecido

Compartilhar este post

Link para o post

Kiko, fica esperto ao inserir os parâmetros, pois o winISD PRO , realiza os cálculos para completar campos vazios,

e outra, muitas vezes a configuração de cálculo pega os valores inseridos e faz a lambança quando você altera para 1 ou 2 voice coils , se estão ligadas em paralelo ou série.

Eu acredito que absurdo do excursionamento que tá encontrando deva ser por algo parecido

Eu estou utilizando o bass box, e estou simulando como se fosse um sub de bobina simples, porém o meu é bobina dupla, se eu colocar a simulação como bobina dupla ele não aceita o xmax especificado no manual.....

Compartilhar este post

Link para o post

Mas vc tá fazendo os cálculos se as bobinas serão ligadas em série ou paralelo ?

Dá diferença numa penca de coisas....o suficiente pra não te dar nenhum resultado fidedigno

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu simular apenas com um sub, o bass box não mostra a opção de serie ou paralelo. Só consigo essa opção quando simulo com dois falantes.

Mas posso simular com um falante ou com dois falantes em paralelo que da esse absurdo no xmax......

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem, mas o que quero dizer que tem vários parâmetros que somam, dividem, etc , só pelo fato de estar usando associação em paralelo ou série das bobinas de um mesmo subwoofer .

Compartilhar este post

Link para o post

E detalhe que essa caixa que simulei já está no meu carro....... :vts

E até agora tá tocando normal, mas esse xmax do bass box forço a amizade.

Ela ficou com essas dimensões, trapezoidal, base inferior 40 cm, base superior 35 cm, altura 48 cm, comprimento 89 cm, camará separada, fico com uns 56 litros livres cada camará, os subwoofer pioneer 3003 ficaram virados para o teto. E os dutos 4x33 sintonia média entre 33 hz.

Eu testando algumas faixas de frequências especificas percebo que começa a ter um rendimento a partir de 33 Hz, conforme o Lucas disse ele reproduz abaixo mas sem força, ficando com o F3 em 27,8 Hz.

Com relação aos parâmetros lançados no bass box, os que constam no manual eu adicionei corretamente, mas conforme você disse outros parâmetros ele calcula automatico.

Se não for pedir de mais você ou outro user que manje não conseguiria simular no winisd, para fazermos uma comparação e tentar ver o que errei........... vou ter que aprender a mexer nesse ai ainda........ :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Vá no Database do software e modifica os parâmetros do seu alto-falante. No soft tem lá: Parâmetros Simples e Avançado e tem a opção sim de sub BS ou BD.

Compartilhar este post

Link para o post

Vá no Database do software e modifica os parâmetros do seu alto-falante. No soft tem lá: Parâmetros Simples e Avançado e tem a opção sim de sub BS ou BD.

Dae Dudu blz,

Ja fiz isso, tanto BS ou BD apresentam esse resultado acima. Pena que não estou conseguindo colocar fotos aqui, se não ficaria melhor a visualização.

Aquela referencia ''Dia'' que fica abaixo do xmech conforme video alguém sabe o que é, acho que ali pode ter algum erro ?

Compartilhar este post

Link para o post

Dae Dudu blz,

Ja fiz isso, tanto BS ou BD apresentam esse resultado acima. Pena que não estou conseguindo colocar fotos aqui, se não ficaria melhor a visualização.

Aquela referencia ''Dia'' que fica abaixo do xmech conforme video alguém sabe o que é, acho que ali pode ter algum erro ?

https://www.youtube.com/watch?v=xwF3XZL49BA

Esse "Dia" eu acredito que seja o diâmetro total do alto-falante (cone e aro). Geralmente o programa que calcula sozinho esse parâmetro.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse "Dia" eu acredito que seja o diâmetro total do alto-falante (cone e aro). Geralmente o programa que calcula sozinho esse parâmetro.

Acho que ali que tava o erro, o programa tinha calculado 83 mm nessa referencia, fiz um teste com 300 mm e o Xmax ficou correto acredito....... :banghead

Porém quando coloco esses 300 mm outras referencias ficam diferentes das que estão no manual como, mms, cms.....

Desse jeito consigo 13,4 mm de xmax em 22 Hz, sendo que - 3 dB está em 27 Hz.

E em 32,3 hz onde tenho 0 dB demonstra 3,07 mm de deslocamento achei pouco mas espero que esteja certo. E no pico mais alto da caixa 50,8 Hz tenho um deslocamento de 6,07 mm também achei pouco, vendo o sub tocar no olhometro parece que está com mais deslocamento.

Compartilhar este post

Link para o post

E ae galera,

Fora os softwares que ajudam na simulação conforme citações acima, existe outro modo de saber quanto um Subwoofer é capaz de descer ?

Compartilhar este post

Link para o post

amigo, nao sei te responder muito bem, mas posso te falar que tenho duas caixas LT sintonizadas em 25hz, com woofer snake esx310 que tem o Fs em 67hz salvo engano.. e descem a 35 com muita, mas muita força, e sem escursionar muito, provavelmente graças a caixa,

Compartilhar este post

Link para o post

E ae galera,

Fora os softwares que ajudam na simulação conforme citações acima, existe outro modo de saber quanto um Subwoofer é capaz de descer ?

Creio que só na prática, testando com várias caixas diferentes, muita paciência e um RTA.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que só na prática, testando com várias caixas diferentes, muita paciência e um RTA.

Pois é Rick, então na escolha do subwoofer apenas a pesquisa pode ajudar, pois com analise nos parâmetros creio eu que não seria legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Rick, então na escolha do subwoofer apenas a pesquisa pode ajudar, pois com analise nos parâmetros creio eu que não seria legal.

Discordo totalmente

Pois quem conhece um mínimo de interpretação dos parâmetros T&S conjugado com a prática realizada com auxílio de software, pode não precisar dar tiros no escuro.

A única coisa que pode talvez sair fora do planejado, seria a questão do timbre do subwoofer.....esse nem pesquisa ajuda, pois gosto é subjetivo, e timbre só ouvindo o bicho tocar.

E também a questão de escutar determinado sub em um carro X , não significa que toque igual ou as vezes, nem mesmo parecido no carro Y. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O Esley respondeu a sua dúvida!

A melhor caixa para fazer seu subwoofer responder além da Fs é a LT. Mas se é para colocar dentro de um carro, ela é inviável por causa do tamanho.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...