Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Dicas para quem tem simulador de caixas de som!

Recommended Posts

Pessoal, tenho visto várias pessoas utilizando os programas de simulação de caixas de som, no entanto tb. vejo um grande equívoco na interpretação das curvas destes programas.

A principal delas é a curva de resposta de frequência!

Em muitos casos, principalmente em trios, em muitas caixas qd se tem aqueles picos exagerados acima de +3dbs em freq. o pessoa não leva em consideração estes picos, assim sendo utilizam como base o eixo 0db como referência para o cálculo da freq. -3dbs: puro equívoco!...

Para se ter uma correta análise, teríamos que ter como ref. o pico de maior amplitude, e só daí ter uma ref. verdadeira da resposta -3dbs.

Ex: Vc simulou um caixa com pico de +5dbs em 100hz; vc deve ter como ref. esta freq. como 0db, e descontar -3dbs deste valor, assim vc vai verificar que a freq. em questão(-3dbs) seria a que tivesse +2dbs do seu gráfico, bem acima dos -3dbs da simulação.

Este é um motivo que leva muitos a acharem que suas caixas não ficaram boas, simples fato de erro na interpretação dos resultados!

Espero ter ajudado!

Vejam abaixo a curva de 1 Af com pico de resposta.

Observem + 5,5dbs cerca de 100hz....qual seria a resposta -3dbs?

 

10506919_451520541667483_5659665850278322135_o.jpg

 

 

hand26

Editado por DAD
  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa eu não entendi..

não está apenas alterando o eixo?

:+1pasmafaute pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa eu não entendi..

não está apenas alterando o eixo?

:+1pasmafaute pasmafaute

Vejam o desenho que postei...qual seria a freq. -3dbs?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a leitura que o Cláudio diz que é pra ser feita acredito que está correta

contudo o ponto F3 (-3dB) pode se alterar se esta caixa tiver um crossover LP abaixo da frequência de pico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a leitura que o Cláudio diz que é pra ser feita acredito que está correta

contudo o ponto F3 (-3dB) pode se alterar se esta caixa tiver um crossover LP abaixo da frequência de pico

Isso, mas aí já é outra questão, só para alertar o pessoal saber interpretar as curvas...

Logo posto a curva desta caixa com LP=80hz....vão ver como fica muito linear a resposta!...

:legal:

Editado por DAD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas isso se resolve bem facil ...

 

Use BassBox ... Fb, Fp e F3 pronto ...

 

Agora cabe ao caboclo saber o que ta fazendo, se não sem se mete .... :P

 

E como o Cristiano falou ... Plot com pico em 100Hz e LP ativo a 50hz é outros quinhentos

Certo, mas vc precisa ver o seguinte, se a caixa for projetada o mais correto possível, influencia muito no comportamento do AF., no seu ataque e amortecimento, excursão, etc....O simples fato de vc. cortar a resposta não muda o acoplamento caixa/AF....isso muda o som, mesmo com a resposta plana!

Imagine vc. comprar um sapato e ficou meio folgado, depois chega em casa vc põe muitas meias para ficar justo, claro ficou justo, mas nunca igual um se vc tivesse feita a escolha correta! []-[]

Editado por DAD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vejam o desenho que postei...qual seria a freq. -3dbs?

Agora tem grafico :vts :vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e claudio, como faz para apagar o grafico? quando vc aperta aquele plot, sai no grafico, mais muitas vezes, você altera umas 3 vezes o projeto de caixa sintonia, fica muito grafico em cima do outro, como to fuçando nesse programa, gostaria de saber como apagar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O F3 correto que deve ser levado em consideração são -3dBs ABAIXO DO PICO, pq vai ser essa a sensação real dentro do carro.

 

Cansei de ver nego falando que a F3 do projeto é 25hz, sendo que tem um pico absurdo em 60hz de 6dB pra mais.....

 

A F3 sempre será 3dBs abaixo do pico... Se tem +6dB em 50hz e +3dB em 35hz, a F3 será 35hz.....

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema que vejo aí é só na analogia ou terminologia..

F3 PRA MIM é quando a caixa responde a -3db e não 3db abaixo do pico..

mas isso estamos falando na tentativa de um sistema plano..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exato, depende de como vc interpreta o gráfico.

se vc considerar o ponto 0db, vc tem pico de 5.5 em 100hz e -3db em 45 e 260 +/-

agora se vc considerar -3db em relação ao pico da caixa a faixa de resposta é bem menor (60 e 160).

no segundo caso vc estaria desconsiderando o pico e elevando o ponto 0db para 2db, o que seria mais correto no "MEU" ponto de vista.

 

mas saindo do gráfico e voltando ao cortes, eu sempre levo em consideração a possibilidade de reduzir a potencia e o corte HP.

por ex: se eu posso manter o xmax na potencia nominal com HP em 50hz, posso reduzir a potencia pela metade e baixar o corte pra 35hz.

isso me daria um f3 na na casa do capeta pra tocar qdo quiser algo mais flat e possibilidade de baixar o cassete qdo tiver vontade (desde que o nivel de cerveja me permita lembrar de alterar o corte antes hsuahusahus).

 

tem também a questão de headroom e de quanto nossos amps entregam realmente por traz disso, mas ai a conversa vai longe demais.

Editado por cjainf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ótimo tópico, tem uns dias que já estou procurando por esses interpretações de gráfico.

 

mas só que vocês que já são Expert, é mais fácil de entender o gráfico.

 

tenta explicar de uma forma que os iniciantes possam entender melhor, e se possível explicar mais gráficos, como por exemplo

no bassbox claro.

 

NA

CA

CD

VV

 

eu pensava que o FB era a sintonia da caixa, e o f3 era o corte para fazer no crossover para não descer abaixo disso.

ta certo ou errado esse pensamento?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ótimo tópico, tem uns dias que já estou procurando por esses interpretações de gráfico.

 

mas só que vocês que já são Expert, é mais fácil de entender o gráfico.

 

tenta explicar de uma forma que os iniciantes possam entender melhor, e se possível explicar mais gráficos, como por exemplo

no bassbox claro.

 

NA

CA

CD

VV

 

eu pensava que o FB era a sintonia da caixa, e o f3 era o corte para fazer no crossover para não descer abaixo disso.

ta certo ou errado esse pensamento?

Não tenho muito vivência no bassbox, mas é isso mesmo, fb e f-3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema que vejo aí é só na analogia ou terminologia..

F3 PRA MIM é quando a caixa responde a -3db e não 3db abaixo do pico..

mas isso estamos falando na tentativa de um sistema plano..

Gledson, não é terminologia e sim realismo; pois vc tem que se basear na sensação acústica....o -3db é sempre em relação ao pico máx. da caixa....claro como dito antes, dependendo como vc faz os cortes isso muda, para melhor ou pior....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exato, depende de como vc interpreta o gráfico.

se vc considerar o ponto 0db, vc tem pico de 5.5 em 100hz e -3db em 45 e 260 +/-

agora se vc considerar -3db em relação ao pico da caixa a faixa de resposta é bem menor (60 e 160).

no segundo caso vc estaria desconsiderando o pico e elevando o ponto 0db para 2db, o que seria mais correto no "MEU" ponto de vista.

 

mas saindo do gráfico e voltando ao cortes, eu sempre levo em consideração a possibilidade de reduzir a potencia e o corte HP.

por ex: se eu posso manter o xmax na potencia nominal com HP em 50hz, posso reduzir a potencia pela metade e baixar o corte pra 35hz.

isso me daria um f3 na na casa do capeta pra tocar qdo quiser algo mais flat e possibilidade de baixar o cassete qdo tiver vontade (desde que o nivel de cerveja me permita lembrar de alterar o corte antes hsuahusahus).

 

tem também a questão de headroom e de quanto nossos amps entregam realmente por traz disso, mas ai a conversa vai longe demais.

Aqui não existe isso de como interpreta o gráfico, e sim maneira correta de interpretar, sempre pelo pico maior.

Por isso alguns que fazem estas caixas picudas e querem gravão quebram a cara!...dão ganho alto mas em uma estreita faixa de freq...e ficam mono-nota!

Tb. vai depender do tipo de som vc quer....tem gosto pra tudo, principalmente em campeonatos onde SPL alto é tudo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No gráfico em questão a f-3dbs seria de 63Hz aproximadamente; e não 45hz como muitos pensariam...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No gráfico em questão a f-3dbs seria de 63Hz aproximadamente; e não 45hz como muitos pensariam...

sem crossover

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso tudo ainda sem contar o ganho de cabine ...

 

Estava agora à pouco testando um APP de simulação e ele gera um plot de ganho de cabine ... algo muito legal a ser considerado

acho que o BB faz isso tb, só marcar a opção

tem tb opção para mostrar resposta vinculada ao duto que foi projetado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendi.

então e só colocar o ponto do gráfico no +2db e ver qual frequência esta ali,

essa seria a frequência de referencia como você citou no primeiro post.

 

que nesse caso seria os 63htz.

 

nesse caso abaixo disso o "volume ficaria baixo" e isso? a grosso modo??

 

se num caso parecido, o -3db em relação ao pico mais alto, desse 35htz em 0db

esse seria uma melhor opção pra quem quer uma caixa de 35htz a cima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui não existe isso de como interpreta o gráfico, e sim maneira correta de interpretar, sempre pelo pico maior.

Por isso alguns que fazem estas caixas picudas e querem gravão quebram a cara!...dão ganho alto mas em uma estreita faixa de freq...e ficam mono-nota!

Tb. vai depender do tipo de som vc quer....tem gosto pra tudo, principalmente em campeonatos onde SPL alto é tudo!

 

se vc usar processamento ou até um eq mais simples consegue tirar esse pico, é só por lá 80hz -3db, 100hz -5db, 125hz -3db, etc. ai vc volta a ter o 0db em 0db, pico menor e o f3 a -3db real.

por isso eu disse que depende de como vc interpreta, talvez essa a caixa com esse volume e sintonia, depois de devidamente processada, renda mais que uma caixa mais flat. ou a faixa de resposta dos 60 a 160 (-3db em relação ao pico) seja suficiente pro projeto, etc, etc, etc.

 

vai da necessidade e gosto, mas depende de saber o que esta se fazendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Isso tudo ainda sem contar o ganho de cabine ...

 

Estava agora à pouco testando um APP de simulação e ele gera um plot de ganho de cabine ... algo muito legal a ser considerado

 

Amigo como é o nome deste app?

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...