Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Divensi

[Focus Hatch 02] 3way Biamp - Voltando com UPs :)

Recommended Posts

Boenas, olha eu aqui denovo, esse TA é de fritar os neurônios mesmo kkk

Continuei pensando e pesquisando tanto nos tópicos como no manual do 9887, aí olhando por um lado mais simples baseado nas figuras do manual, cheguei nesse raciocínio aqui:

IMG_20150709_111830361_zpsgw4h8snl.jpg

Está certo essa lógica?

Se o sub está a 1,5m de mim, eu atraso os AF pra que eles tmb fiquem a 1,5m certo?

Sei lá, é tão confuso isso pra mim que estou iniciando que chega uma hora que tudo embola hahaha

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro acerta a diferença entre o LD e LE...depois atrasa os os 2 ate igualar ao sub...

Compartilhar este post

Link para o post

Humm, então os primeiros cálculos q mostrei lá estão corretos certo?

Compartilhar este post

Link para o post

eh assim o sub precisa ir ouvindo mesmo..

eu medi a distancia do sub ate a minha orelha.. o sub ficou batendo no capo! kkkk

tipo ficou meio fraco dentro do carro.. vc entrava na frente do carro tava tremendo tudo! kkkk

então o mais certo é fazer como o garagaoz disse! acertar mid e tw.. ai vc vai trazendo o sub aos poucos.. ate a hora que sentir ele tocando legal juntinho com os mids..

Compartilhar este post

Link para o post

Uma maneira fácil de acertar o TA:

- Se você tem tweeter perto do vidro lateral, acerte o balanço esquerdo um ou dois pontos, até sentir que o palco "tá quase, mas ainda não está". É normal uma certa sensação de estranheza, mas partir do SPL balanceado entre os dois lados é vital.

- Se seu player não tem espaço para definir a distância dos falantes estéreo e do sub, independentemente, acerte primeiro o sub, definindo o atraso dos dois dianteiros até que ele esteja "encaixado".

- Depois acerte o atraso do esquerdo até que o palco centralize. Se sentir que o palco vem se movendo focadinho e, bem no centro, desfoca ou teima em não centralizar, verifique novamente o balanço e alguma possível interação de fase entre os tweeters e os mids. Não raro é bom usar a fase dos mids ou dos tweeters invertida, tudo depende do slope do crossover e da posição física de cada um. Em casos mais "teimosos", inverter um único tweeter às vezes salva todo o set.

Tenha sempre faixas variadas para esta verificação. Vozes masculinas e femininas, pois as masculinas tem a tendência de baixar o palco em sistemas de duas vias com mid na parte de baixo.

Se você for acertar cortes e níveis, aí você começa com o sub zerado, deixa o estéreo tocando redondo e só depois encaixa o sub. Por fim parte pro acerto do TA.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Po pessoal, obrigado mesmo, amanhã com mais tempo vou fazer mais umas afinações com a base que me deram e digo aqui o resultado ;)

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Boenas tigrada!

Passei todo esse tempo sem poder dar continuação no projeto, marcenaria bombando de serviço, funcionário novo começando, ou seja, num dou conta nem da muié quase kkkk

Mas hoje tirei umas horinhas pra dar uma evoluída de leve hehe, passei a fiação que estava embaixo dos bancos até as portas, RCA 4 canais até a região da HU e fios dos Tw's até as laterais do painel, também deu tempo de fazer os baffles com direcionamento :)

Esse final de semana quero pegar um dia pra deixar os mids prontos nas portas e ao menos fazer uns suportes provisórios pra começar a ouvir os tw's, pra isso também terei que ativar os 2 amps em definitivo e isso vai ser o maior desafio, pois terei que ativar o 3way do 9887, achar uma pré regulagem dos 2 amps e da HU, como nunca fiz nada parecido estou com um pouco de medo hehehe

Se tiverem algum macete que possa me ajudar nessa empreitada do 3way biamp eu agradeço muito :)

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor dica é: baixe todo ganho nos amps e volume na HU antes de dar play, evita acidentes

:vts

O 9887 tem opção de deixar a via Hi com corte HPF livre ou começando em 1000Hz/6dB

Se vai usar sub+mid+tw, é a segunda opção, que ACHO que vem assim por padrão qdo muda pro modo 3Way, mas dá uma olhada nas configurações gerais, parte Audio-Tweeter-(ativa padrão, não usuário)

Compartilhar este post

Link para o post

Boa, vou usar sua dica e conferir todas as configs antes de querer ouvir algo :)

Vou dar uma boa lida no manual do 9887 também, meu inglês não é dos melhores mas dá pra entender legal hehe

Fora isso as configs digamos "padrões" seria cortar sub em 63 ou 80hz, mids nos hz que ficar o sub e tw nos 200hz pra cima? É isso pra começar?

Com certeza terei que ir aprendendo aos poucos essa regulagem fina, mas ao menos o básico quero ir fazendo pra treinar os ouvidos, sentir as diferenças, mas claro que sem danificar os equips hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, se tu não tem os parâmetros dos falantes, começa com um corte mais alto pros tw (acho que tu quis dizer 2000,não 200),lá pelos 5k

No mais, é isso aí, começa com eles casados em ponto de corte e slope, e ajusta conforme necessidade ou possibilidade (não adianta forçar um mid a descer se ele tem Fs alta, por exemplo)

Compartilhar este post

Link para o post

Hehehe, isso mesmo, vou ir pelas beiradas então :D

Tenho que procurar o manual do meu kit Polk EX3560 na internet, deve ter as infos dos cortes de fábrica pra eu copiar né...

Compartilhar este post

Link para o post

Vou levantar mais uma questão aqui pessoal, já li uns 3134141 tópicos, comparei as specs, pesquisei preços, cheguei até a falar diretamente com o pessoal da Audiophonic pelo Facebook e não consigo chegar numa decisão em relação ao sub.

A questão é que meu 8w1v3 muito provavelmente não dará conta do grave que procuro, sinto falta do grave em algumas situações, por exemplo quando o volume não pode estar médio/alto quando tem passageiros, até mesmo testando com o carro parado e música com grave presente, se não erguer pra mais da metade da escala o grave não fica tão legal, acredito que falta acertar ainda a caixa, atualmente está dutada com uns 17L e o duto nas medidas do manual, mas não consigo acreditar que só acertando essa caixa já terei o resultado desejado.

Pensei então em aproveitar os 350W a 4ohms da bridge do Mosconi com um sub de até uns 300W que aceite litragem menor que 18L, seguindo esta linha tenho os candidatos até o momento:

JL 8w3v3 - Pensei nele numa dutada beem no capricho pra extrair o máximo do grave dele

250W

83,24 dB

Fs 35,14 Hz

Vas 15,29 L

QTS 0,467

Xmax 10 mm

JL 10w1v3 - Teria que ser na selada pra não extrapolar no tamanho da caixa que cabe na lateral do meu porta malas

300W

84,2 dB

Fs 26,15 Hz

Vas 43,41 L

QTS 0,446

Xmax 11,4 mm

Ou algum outro que atenda as exigências kkkk

O 8w3 está na frente pois o espaço que ele ocupa realmente está me conquistando, mas como podem ver no meu tópico, estou montando um set com boas sobras nas potências dos amps, fiação e no tratamento das portas, então não quero deixar um gargalo no grave do set, se os 250W do 8w3 não forem suficientes irei no 10w1 que vai pesar bem mais no bolso mas resolveria a questão em definitivo, mas isso estou supondo, por isso preciso da opinião dos mais experts que olhando os parâmetros de cada um poderão me dizer o que me atenderá melhor :)

Claro que somente comparar os 250W do 8w3 com os 300W do 10w1 é muito superficial, quem sabe o 8w3 por ocupar menos espaço e com isso permitindo o uso de caixa dutada não me atenda bem já?

Ó vida, ó dúvida, vamo aê, se alguém já teve o privilégio de testar estas situações e puder me ajudar eu pago uma geladinha kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho experiência com o 8w3 acho um excelente sub tinha um instalado em um uno Sporting da minha esposa e era bem forte, mais acho q com o de 10 você vai ter um sub grave maior apesar de requerer uma litragem maior. Agora pra saber qual vai tocar melhor um de 8 na dutada e um de 10 na selada só quem teve os dois.

Editado por lfmf

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Terminei de passar toda a fiação, as portas estão prontas e os tw's nuns suportes provisórios, alimentei os 2 amps e finalizei a instalação pro kit e sub conforme o projeto final, ativei o modo 3way no 9887, fiz uma regulagem prévia com cortes em 80Hz pro sub, 80Hz no LP e 4Khz no HP dos mids e 4Khz nos tw's. Pelo que entendi isso seria o necessário pra começar a tocar o set e ir afinando os ajustes certo?

Maaaas, a coisa não rolou kkk, o sub tá ok mas os tw's estão estranhos e os mids piores ainda, o direito toca apagado e o esquerdo nem tocou! Pra piorar, se aumentar o volume até a metade, os mids cortam, parece que o amp dá uma resetada :(

Conferi as polaridades desde o princípio e isso acredito que esteja ok, mas fiquei bem perdido em relação aos rca's e na regulagem em geral, por isso fiz um rascunho que como ficou a instalação pra ilustrar e quem sabe com isso alguém dar uma luz do que posso ter feito errado:

Esquema%20amps_zps3vrxwbjr.jpg

EDIT: Este rascunho está errado kkkk, a saída FRONT da HU está indo pra entrada FRONT do amp mas no desenho logo abaixo disso tem o sub, isso pode confundir fazendo parecer que o sub está no FRONT do 9887 hehehe, então vamos lá:

REAR 9887 ---> Xtant ---> Tw's

FRONT 9887 ---> FRONT Mosconi ---> Mids

SW 9887 ---> REAR Mosconi ---> Bridge Sub

Lembrando que no Mosconi que tá tocando o sub na bridge e os mids nos 2 canais que sobram, usei o rca Knu Krystal 4 canais que já tinha do set antigo, é pra estar ok mas não pensei em inverter com os canais que estavam no sub pra ver se o mid da esquerda tocava.

No Xtant usei um rca 2 canais que comprei do frouxo do ViníciusMB, até hoje pela manhã este rca estava tocando o sub na bridge do Mosconi.

A dúvida é: Onde fiz cagada? kkkkk

Editado por Divensi

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando:

Os rca's estão ok, o mid esquerdo não tocava pois quando montei a porta um tempo atrás não tinha os conectores e por isso não estava ligado kkk, agora estão tocando os 2.

O problema nos tw's que parece que se revelou, ontem ficava dando umas falhadinhas e achei que era mal contato no tw direito, mas hoje parou de vez e ao testar os canais do amp Xtant constatei que um deles não está tocando :(

Agora lascou, comprei ele usado e não sei se vou ter retorno disso...

Na pior das hipóteses terei que usar o Mosconi pro kit e voltar o DK600 pro sub, nisso perco a venda do DK e ainda perco o HE4.1 que dei na troca pelo Xtant :(

Oremos kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Dê uma geral no Xtant, em alguns modelos há muitos jumpers pra configurar os canais, pode ser que algum esteja folgado ou tenha soltado. Como há muitas partes enaixadas, é fácil dar algum rolo. Verifique também a fiação, meça com multímetro a partir do porta-malas se não existe algum curto. Veja também se mexendo nos RCAs ou no ajuste de ganho o canal não volta, há boa possibilidade de um simples mal contato.

Xtant é um bicho difícil de dar defeito, são bem parrudos na construção.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Hoje estive verificando as conexões, polaridades, rca's, etc, e nada fez o tw voltar a tocar, mas quando mexi no crossover do 9887 na parte dos tw's, ao atenuar o canal que estava parado ele voltou a viver kkk, não sei explicar o que pode ter feito isso, é como se "desentupisse o cano" hahahah, coisa de louco mesmo.

Tirando tudo isso, próximo desafio é eliminar um ruído chato dos canais dos tw's, desconfio do rca ou de algo interferindo nele, pra essa tarefa, o Guilherme (Garagaoz) já deu umas dicas legais pelo whats e após fazer os testes voltarei com informações hehehe

Pois bem então Kleber,

Obrigado pelas dicas e pelo relato do Xtant ser parrudo, espero que sim mesmo :D

Cristiano,

Dando uma olhada nuns tópicos sobre ativar o 3way do 9887, vi algumas pessoas dizendo que tem que ligar os mids no FRONT e os tws no REAR do 9887, então fiz isso, exatamente como expliquei com aquele rascunho medonho ali kkkk

EDITAAAASSO: Acabei de ver que no rascunho desenhei os mids e o sub invertidos hahaha, então desconsiderem aquilo pois pode confundir.

REAR 9887 ---> Xtant ---> Tw's

FRONT 9887 ---> FRONT Mosconi ---> Mids

SW 9887 ---> REAR Mosconi ---> Bridge Sub

Rick,

Hoje com algumas tentativas de ajustes, tentativas pois sei que falta muito pra eu conseguir ajustar e dizer que ficou satisfatório kkk, achei que os mids melhoraram, mas sinto que ainda podem render mais nas frequências mais baixas, como com certeza não regulei direito os ganhos dos amps e nem ajustei de forma 100% adequada o 9887, devo conseguir um resultado bem legal deles, hoje pude notar que em músicas com batidas mais "secas" (não sei se é assim que se define essas batidas hahaha) como a Take on Me do A-Ha, os mids espancaram meus ouvidos hehehe, pude erguer bem o volume sem distorções, ponto pro tratamento das portas também :)

Mas, tudo que souberem que possa me ajudar e tiverem o saco a gentileza de contribuir, ficarei muito agradecido []-[]

Editado por Divensi

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo menos tu foi intilijenti e não inverteu os RCA tw/mid

:vts

A Alpine tava de pegadinha qdo fez o 9887 com eles assim, o contrário de TODOS os player do planeta!

[^]

Outro detalhe... Qdo se adiciona ganho no EQ (nao sei especificamente dos demais, mas no 9887 é assim) na verdade o que ele faz é reduzir o ganho das demais frequências, pra não jogar distorção no canal

Talvez o que esteja acontecendo seja +- isso, na hora que mexeu no ganho do 9887, ele acabou assumindo valores pros outros canais e deixando a coisa mais linear

Deixa os ganhos em 0 nele e tenta ir mexendo só no amp por enquanto

Tenta acionar a função DEFEAT que ela impede os ganhos do EQ de atuarem, bem como algumas outras configurações que mexem na curva de resposta

Vai que sai mais um caldo, depois tu parte pros ajustes mais personalizados

Compartilhar este post

Link para o post

Ah mas a Alpine não estava completamente de pegadinha, pois os Tws ficam "atrás" dos mids no painel kkkk

Vou seguir suas dicas, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...