Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Montei SQ mas não sei se vou acostumar! E agora? huasuhshashu

Recommended Posts

Ainda não consegui entender o que tá rolando!

Tem dias que toca alto por horas e horas. E tem dias que tocando de boas, ele desarma! Aí tem dias que toca de boas por horas.. e tem dias que quando aumento, desarma! putz!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blum, já pensou em 3 roxinhos de 10"?

Todos BD fechariam em 1 ohm, cada bobina deles é 6 ohms

Compartilhar este post

Link para o post

pode ser curto circuito nas portas desmonte e de uma olhada as vezes com o abre e fecha das portas pode acontecer

Compartilhar este post

Link para o post

O amp debaixo do SDzinho é D, mas mesmo assim deve gerar algum calor.....não seria talvez um dos problemas ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, foi o que pensei quando vi a foto.

Um amp em cima do outro prejudica a dissipação térmica, além do fato de aquele canto já não ser um canto muito livre. Experimente botar um amp acima do outro, ao invés de em cima.

Fora isso...

Rick,

No Lancer eu montei o som com os subs virados pro banco traseiro também, e curti bastante o resultado. Não sou de botar som para fora, toco para eu ouvir dentro do carro.

Eu não instalei esses subs virados para a mala antes, mas em comparação com o que eu tinha antes, dá para sentir o sub muito melhor em todas as frequências.

Fiz uma caixa com duas câmaras de 25L cada para os NAR de 10", empurrados por um Alpine de 500W e gostei MUITO do resultado.

Ficou um grave macio e que toca rápido, que se faz bem presente no banco dianteiro.

Compartilhar este post

Link para o post

O que me desagrada é o lance de andar com o encosto do assento traseiro abaixado..........desanima.......

Compartilhar este post

Link para o post

E precisa? Eu não ando com ele abaixado e fica muito bom. Mas acredito que só fique bom mesmo com pelo menos 2 de 10" ou 12", ou um de no mínimo 15".

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei pegando um SD250.2d q tinha largado aqui em casa e isntalei!

Botei um pros da frente outro pros de trás!

Blum, já pensou em 3 roxinhos de 10"?

Todos BD fechariam em 1 ohm, cada bobina deles é 6 ohms

Mas e o volume interno? Tenho 46 litros disponíveis!

Por enquanto estou entre 3 questo de 8" ou 1 questo 1000 de 12"!

pode ser curto circuito nas portas desmonte e de uma olhada as vezes com o abre e fecha das portas pode acontecer

Mas eles desarmavam mesmo com a porta 'quieta' ou o carro parado (e a porta fechada!)

O amp debaixo do SDzinho é D, mas mesmo assim deve gerar algum calor.....não seria talvez um dos problemas ?

Tentei ver isso, se era aquecimento... mas, nada! Numa das tocadas, de noite, ambos frios e o SD desarmou!

Compartilhar este post

Link para o post

O que me desagrada é o lance de andar com o encosto do assento traseiro abaixado..........desanima.......

Mas eu ando 90% do tempo com o encsoto levantado! Só abaixo quando quero ouvir de fora!

E precisa? Eu não ando com ele abaixado e fica muito bom. Mas acredito que só fique bom mesmo com pelo menos 2 de 10" ou 12", ou um de no mínimo 15".

Depende da potência, também, né? =)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, também tem isso, mas eu acredito mais no SPL que área de cone extra proporciona com a mesma potência, do que na maior potência com a mesma área de cone. Por isso eu preferi usar 2x10" de 250w cada do que apenas um de 500w.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo,

Além do mais quando aplicado um headroom de 3 db , ou seja 100% de potência a mais, existe a perda em torno de 1 db pela compressão dinâmica no alto falante.

A propósito, acho (disse eu) headroom um mal negócio para quem busca um set de uso diário . Se for pra competir.....aí é outro papo.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não curto.

Eu usei um módulo de 500W para alimentar 500w. Nem mais, nem menos. Não vou ouvir no máximo mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Falam demais em headroom mas.......

Olha o exemplo do Rockford Fosgate P3 12" - 600 watts RMS - 1200 watts max.

Mas olha o que o gráfico do fabricante mostra:

http://www.rockfordfosgate.com/products/details/p3d2-12

No caso do JL série W0v3 modelo 12" também: 300 watts RMS (nada de max )

Olha o que o fabricante também mostra no gráfico e a potência recomendada:

http://intl.jlaudio.com/12w0v3-4-car-audio-w0v3-subwoofer-drivers-92166

Será que os caras estão errados ??? Só tem louco na RF e JL ?

Compartilhar este post

Link para o post

Potência nominal é a potência máxima para qual o alto falante foi projetado para trabalhar de forma contínua, com segurança.

Potência de pico é a potência que a bobina aguenta sem queimar por um período ínfimo (1 segundo? 1 décimo de segundo? Não lembro ao certo).

Aí o caboclo ve lá "1200w max", bota um módulo 2x mais forte que a potência nominal do sub, aumenta o volume pra aparecer na rua e aí você ouve nas lojas:

"Po... Não sei por que essa bosta de sub queima toda hora =/"

Não importa se é bomber ou JL, o verdadeiro sem noção consegue queimar qualquer sub. Hahaha

Tenho um camarada que tem loja de som, gosta de ouvir um SQ mas diz: "essa molecada vem aqui, compra subs parrudos, módulos fortíssimos, mete 10 cornetas e sai toda hora com o volume no máximo, não importa o que eu diga. Depois volta dizendo que queimou isso ou aquilo.

Então agora eu regulo com o volume no máximo, e deixo no ponto pra não queimar. "

E realmente, chego a ver alguns carros mexendo no som TODA SEMANA, porque sempre conseguem estragar algo.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não curto.

Eu usei um módulo de 500W para alimentar 500w. Nem mais, nem menos. Não vou ouvir no máximo mesmo...

EU pelo menos quero um som que quando eu for ouvir em volume alto não ter problema de sobrecarregar nenhum equipamento. A idéia do headroom pra mim é essa.

E uma coisa que aprendi na prática: Onda quadrada em baixa potência queima subwoofer brincando, já excesso de potência LIMPA (até certo ponto), não.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é essa. Potência nominal do amp igual à do sub não é sobrecarga, é o que ele foi projetado para suprir.

Cansamos de ver por aí módulos Fosgate (entre outros) que tem potência sempre acima da nominal.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é essa. Potência nominal do amp igual à do sub não é sobrecarga, é o que ele foi projetado para suprir.

Cansamos de ver por aí módulos Fosgate (entre outros) que tem potência sempre acima da nominal.

Concordo plenamente. Mas se for pra analisar isso, analisamos também que um bom subwoofer sempre suportarà (muito) mais do que sua potência nominal.

No carro empurro 3 medíocres pioneers 308, sintonia em 28 Hz com 3 fosgates old school e cada sub recebendo 550w de potência limpa de cada módulo. Ganho ajustado em osciloscópio, zero distorção. Nunca tive problema de subwoofer fedendo, o imã dos subs vai ficar morno só depois de muito abuso.

Antes, com um pioneer e um alpine v12 que entregava ~300w RMS, o imã ficava pelando, fedia bobina fácil. Distorção.

Por isso, o certo pra MIM é: Headroom é sempre muito importante, a não ser nunca aumente o volume, como parece ser seu caso. Mas eu penso que é melhor sobrar do que faltar, equipamento que trabalha com folga trabalha melhor e por mais tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei pegando um SD250.2d q tinha largado aqui em casa e isntalei!

Botei um pros da frente outro pros de trás!

Mas eles desarmavam mesmo com a porta 'quieta' ou o carro parado (e a porta fechada!)

Tentei ver isso, se era aquecimento... mas, nada! Numa das tocadas, de noite, ambos frios e o SD desarmou!

mesmo com a instalação nova de outra verificada de repente deve ter algum fio em curto as vezes por vibração ele desarma ou toca de boa vou te falar sou eletricista de autos e já vi muitos defeitos destes !!! a outra coisa faz um teste tirando os graves do kit por um tempo e ve se o bo parou :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ganho ajustado em osciloscópio, zero distorção.

Aí sim...

Tá aí uma coisa que até hoje não fiz. Preciso pegar um osciloscópio emprestado com um camarada meu.

Compartilhar este post

Link para o post

To nesse mesmo dilema Bloom.. Só que entre 4 questo de 8" ou 2 questo de 10"...

Acredito que os 3 de 8" vai dar + SPL que o 12" por ter mais area de Cone.. Se bem que o de 12" tem 1000 RMS contra 750RMS do 8", talvez ganhe no SPL tbm..

Mas o de 12" deve dar mais SUBGRAVE.. Se bem que se comparar os 2 em caixa de 45 Litros o de 12" nao deve descer tanto assim...

Em caixa de 45 Litros eu iria no 8".. Mas se puder aumentar para 50~55Litros iria no 12" !!

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo numa caixa um pouco menor, acredito que o de 12" consiga uma melhor pegada nas frequências mais baixas que 2 ou 3 de 8" juntos. Esses questo de 8" tem fs de 40hz, não? Lembro que o de 12 era na casa dos 24hz...

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa recomendada pela Questo para o 12" modelo novo 500 rms é de 45 litros

Toca bem bacana até com uns 38 litros (devo arriscar um pra mim)

Compartilhar este post

Link para o post

Exato! O 12" é vinte e poucos hz, contra 40hz dos 8". O Renan já falou que a maior vantagem dos oito seria maior dinâmica e timbre, mas o 12" desceria mais.. e o SPL similar!

Compartilhar este post

Link para o post

O unico de 12 nacional que eu conheço que briga com esse roxo ai no quesito qualidade é o selenium bass segunda geração (sw2a) com logo rosa.... O modelo BD possui 21hz (sem amaciar) + 91dB de sensiblidade...

Alias aqui vai uma curiosidade de quem ja reformou muitos endurances desse ai.... O composto da borracha da suspensão resseca com facilidade, principalmente com luz do sol.... É muito comum, ela apresentar fissuras principalmente próximo da guarnição. E aqui vai mais uma curiosidade: a bobina original simplesmente não existe no Brasil.... nem mesmo a própria marca fabricou na época rsrs .... É forma till na cor preta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...