Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Gabriel Renaud

Dimensionamento de fusível com AMPS RF

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, estou dando um upgrade(ou seria montando?) no meu som e agora, com 2 amplificadores veio a necessidade de trocar a bateria.

Atualmente estou com um RF 4040 DSM que está tocando Tweeter JBL gto 18t, mid Diamond Hex s500 e em bridge sub RF Punch xlc 2412 numa selada.

Ele está com um fusível de apenas 15 amperes e nunca deu nenhum tipo de problema mesmo às vezes usando por 30, 40 minutos no máximo o volume.

O novo Amplificador será um RF 225.2, que tocará apenas o sub enquanto o 4040 vai ficar para o stereo.

Pois bem, comprei 1 porta fusível e fusível tipo faca da technoise de 100amp que foi a conta da calculadora aqui do autosom.

A dúvida principal é: por que um fusível de 100 se minha bateria é de 60 amperes?

Não fez muito sentido pra mim, a conta é essa mesmo?

Obrigado mais uma vez pessoal.

Postado em

o pouco que sei, lembro que a bateria é 60 amperes/Hora, o pico pode ser maior que isso, se o amp suporta 100 amperes, não faz sentido é usar um fusivel de 60A. É isso produção?

Postado em

Problema pseudo-solucionado. Comprei o 250a2, que pede um fuse de 30A. e o 4040 outro de 30A. Serão 60A no fuse da bateria e 30A para cada positivo no distribuidor. Se você tiver certo, SR 486, minha dúvida está sanada

Postado em

Amigo,

Apenas use o fusível recomendável pelo fabricante. No meu SET uso 3 Fosgates 200x2 com os fusíveis recomendáveis pelo manual já algum tempinho e sem problemas.

Mas como quer entender mais a fundo (e isso é bacana), sim, tem baterias que tem picos 10x maiores que sua corrente nominal, por isso o uso de um fusível maior é importante. Lembre-se também que você terá o Alternador complementando a corrente da bateria, quando estiver funcionando obviamente.

;)

Postado em

Alves, pelo que li lá seria necessário trocar minha bateria por uma de 140A ou colocar mais uma de 80... porém raramente vejo bateria extra em SQ, o que me faz pensar que não é exatamente essa a conta.

Amigo,

Apenas use o fusível recomendável pelo fabricante. No meu SET uso 3 Fosgates 200x2 com os fusíveis recomendáveis pelo manual já algum tempinho e sem problemas.

Mas como quer entender mais a fundo (e isso é bacana), sim, tem baterias que tem picos 10x maiores que sua corrente nominal, por isso o uso de um fusível maior é importante. Lembre-se também que você terá o Alternador complementando a corrente da bateria, quando estiver funcionando obviamente.

;)

arthur, é o que farei então. os 30 por amp no distribuidor e 60A na bateria.

Obrigado

Postado em

Alves, pelo que li lá seria necessário trocar minha bateria por uma de 140A ou colocar mais uma de 80... porém raramente vejo bateria extra em SQ, o que me faz pensar que não é exatamente essa a conta.

Raramente? Tenho ctz q não, hein!

E ñ usarem quer dizer q o q vc leu alí está errado ou q estão fazendo errado?

Postado em (editado)

Dois FOSGATE antigos???

pode por bateria ai..

pode ate nao por uma AUX..

mais troque por uma maior nova e boa!!

faça o Big 3! tem tutorial aqui no forum! muito facil de fazer e tem um otimooo resultado!

talvez adicione um Mega capacitor pra ajudar nos picos!!

é assim se vc ligar do jeito que esta vai tocar.. mais nao o que eles podem.. isso se vc usar apenas com o carro ligado e tendo um alternador bom..

carro desligado a bateria nao vai durar nem meia hora!! e Tensao baixa tb queima amplificador.. quer correr o risco de queimar seu tao bons e raros Fosgate?

E sim quando se trata de som.. quanto mais alimentação melhor.. seja SQ, SPL, Trio nao importa..

a unica diferença é que o spl e trio nao precisa melhorar e sim fazer uma usina no carro! rs

Edit!

esqueci de dizer.. sempre usei a tecnica de somar os fuses dos amps..

ex: os seus amps um tem fuse de 30A e o outro de 50a! acabei de olhar aqui na internet!!

entao vc precisa de no min 80A no fuse principal..

se vc poe menos que isso.. 60a por ex!

quando seus amps consumirem o max deles.. vai queimar o fuse principal ou o dijuntor vai cair! entendeu?

posso estar enganado mais acho que o fuse nao tem nada a ver com sua bateria! independente da bateria.. um curto chega em um pico muito mais alto!

Editado por Rodrigo_KBLO
Postado em

Valeu rodrigo, já tinha lido sobre big 3. Sobre a bateria, vou trocar mais pre frente, mesmo que não vá ter "toda a potência" por hora o tempo$$$$$ tá curto.

Vou fazer o seguinte, fuse de 100 na bateria e 1 de vidro(no distribuidor) com 30AMPS por módulo.

Se tiver qualquer outra dica com certeza aceito!

Postado em

entao pro modulo mono pode por de 50a e pro ST o de 30A...

Valeu rodrigo, já tinha lido sobre big 3. Sobre a bateria, vou trocar mais pre frente, mesmo que não vá ter "toda a potência" por hora o tempo$$$$$ tá curto.

Vou fazer o seguinte, fuse de 100 na bateria e 1 de vidro(no distribuidor) com 30AMPS por módulo.

Se tiver qualquer outra dica com certeza aceito!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...