Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Kincham

Trio - Dentro do Carro e para Casa.

Recommended Posts

Boa tarde galera,

 

É o seguinte, estou com um problema e ao mesmo tempo diversas ideia,vamos comecar contando a minha historia.

 

Eu tinha um set de 2 street bass de 12" - 4 cornetas Lafaiate - 2 st 200 estavam no meu carro um honda accord 95

dava um grave bacana tanto dentro quanto fora, esta sendo empurrado por um modulo SSL 4.2000

 

 

No entanto eu tinha uma saveiro 95, que a principio eu queria botar um som interno e como nao tinha batida, acabei comprando um upgrade de 12" com modulo usado que saiu barato, para da um reforco no grave, porem como sou grande ficou inviavel a caixa atras do banco, que não me incomodasse e que não batesse tao feio.

 

como eu iria vender o meu carro, e ia ficar com o som parado resolvir passar o som para a cacamba da saveiro, como nao tinha muito dinheiro para investir, e queria apenas dar uma melhorada nos graves, ja que meu foco sempre foi grave e nao muita voz. ficando feliz se ja disparasse algum alarme com ela, e como ja tava com 2 streetbass e 1 upgrade, resolvi adquirir outro upgrade e fazer um par.

 

resultado, ficou um som bacana,forte ate, gostoso de se ouvir, com isso tava usando SSL EV.2000 so para os sub e um Booster para as cornetas e tweeters

 

2gtsn84.jpg

 

porem como amante de som nunca ta satisfeito,e sempre olhando coisas no bom negocio, acabei e comprei um tornado de 18" 1100w, ja que um dos meus sonhos era ter um de 18".

 

Com ansiedade, acabei fazendo uma caixa para ele,vendo em varios forum, a galera falava que o ideial era uma caixa de 130l livres, ate que quanto maior fosse a caixa, mais ele desceria tocando mais sub grave,visando o espaco da cacamba, fiz uma com 150l brutos(84x46x40) com 3 dutos de 4". e usei o SSL em bridge que segundo ele da uns 700w rms.

 

Fiquei feliz com o resultado, fazendo os testes com ele sozinho achei que o grave estava bom, embora percebo que ele ta trabalhando em algumas frequencias tipo grave estendido, ele esta rendendo bem mais do que outra que ele tem que excursionar mais, tipo grave de porrada, onde ja vi tornado batendo e dava uma pressao, nesse caso ele parece ate embolar um pouco. o que eu imagino que possa ser o formato da caixa estar atrapalhando, ou ate mesmo ele ta fazendo a madeira vibrar distorcendo, caixa foi feita com mdf 18mm. sera que uma la de vidro dentro ajudaria a acustica?

 

Ate ai tudo bem, o problema foi quando resolvir ligar os streetbass ou upgrades juntos, que minha intenção era adquirir um modulo melhor para o tornado, e voltar ao set que estava anterior. simplismente dentro da cacamba do carro eles estao se cancelando. agora no caso quando eu tirei a caixa dos streetbass de perto deixando um pouco afastada do tornado, eles bateram junto normalmente, dando um belo grave. Sendo assim minha ideia de ambos tocando junto foi para o ralo.

 

Com isso pensei ate em vender os upgrades e pegar outro tornado 18", porem esta dificil vender eles, e achar um tornado semelhante, barato. Ai como estou com medo de para o carro, e ser roubado, ja que a saveiro 95 nao tem como trancar a tampa traseira, estava pensando em migrar o som para dentro de casa mesmo, porem ao desistir de vender o meu carro, me veio a ideia de voltar para ele o som melhor.

 

a0b6yt.jpg

Entao vamos la:

 

O problema:

 

Para colocar o som no meu accord 95, com o tornado de 18" vou ter que mecher na caixa,provavelmente diminuindo ela. ou ate construindo ela dentro de forma fixa para caber ele. o que pode alterar a forma, e nao sei se conseguirei o subgrave que quero.

No caso eu usaria todo o porta malas, tirando apenas umas parte para conseguir tirar o set.

riubh2.jpg

 

Estava pensando no seguinte set, visando mais qualidade do que volume, ja que nao sou de competir e nem bater racha de som:

 

1 Tornado 18" - 1100wrms tocando subgrave

 

2 Medio Grave - Estou na duvida se boto de 12",10" ou 8" e se botaria a linha pw3,pw7,px queria dar uma encorpada na batida e na voz ( tive a ideia de usar os street bass na frequencia deles, sera que funcionaria? ja que eu ja tenho e no caso ficara parado, e ate eu vender os upgrade, e comprar ele, por isso a ideia de 12" que nao teria que mecher na caixa depois, no caso como a caixa seria menor, a batida seria mais seca mesmo.)

 

4 Cornetas ( vou manter as mesmas, pois nao compensa vender elas agora, ja que mal conseguiria comprar uma d250 com o valor delas)

 

2 Super Tweeter st200 - Gostos deles, e vendo a faixa de frequencia acho que eles abrangem uma area melhor que os st400 e nao gritam)

 

Se caso colocasse o medio grave de 12" poderia colocar talvez um medio voz de 6" ou 8" ja que o de 12 nao conseguiria reproduzir tanto medio assim.

A intencao e ter um som que preencha todas as lacunas, reproduzindo elas com qualidade.

 

Caso eu nao consiga vender os upgrade de 12" a intencao era montar o som, e depois deixar os upgrades e street bass, para um reforco tipo fora do carro, para casa.

 

O que eu penso no momento comprar, seria um Crossover de 5 vias, tava vendo o st84x e o st 104x da taramps e ontem eu em um topico recomendando o JF1 da banda e vi um digital da taramps que parece bom o dtx2.4 porem e mais caro.

 

Estou pensando tambem em pegar uma fonte da usina de 60,90,120, nao sei qual aguentaria todo o som junto de uma bateria de 60 amperes que to usando extra para o som.

 

 

Desculpa prolongar, mas gostaria da opiniao de voces!

Editado por Kincham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

HEHHEHE meio grande o tópico

 

Seguinte!

 

As medidas da caixa que postou ai são internas né? são 3 dutos de 4" por quanto de profundidade?

 

Já que quer um pouco de atack pode ir de médio-grave 12" Drive + tw

Não tem necessidade de medio 8" ou 6"

 

Um crossover ai vai fazer bastante diferença, te indico o cross Expert - px1 é o mais indicado pela galera aqui e o melhor Custo-beneficio, dá uma pesquisada sobre ele ai..

Um amp melhor pro tornado também irá melhorar muito! algo em torno de 1.6k ~ 2.5kwrms @4ohms

Esse seu amp seu mente muito, pode ter certeza que dá bem menos do que promete!

 

Se colocar 2 MG 12" o médio vai sobressair muito em relação ao subgrave, sugiro que coloque "apenas" UM MG, Esv620 ou eros 312lc já vai ter oque precisa

 

A idéia é a seguinte acredito que consiga fazer uma caixa com tudo junto (com divisórias) 1 18", 1 12", 2 drive e 1 tw

Pode usar assim:

 

18" - Caixa 120L Livres - Amp 1.6 ~ 2.5k 4ohms - 45~120 hz

12" - Caixa 30L Livres - Bridge SSL - 120 ~ 800hz

2 Drive - 1 Canal SSL - 800 ~ 5khz

Tweeter - 1 Canal SSL - 5khz ~ 20khz

 

Ai fica com um set equilibrado e tocando muito

Editado por ximenez

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Ximenez,

 

as medidas sao externas, interna ela deve estar com um pouco a menos de litragem, os dutos sao de 4" por 10cm, esses dutos redondos mesmo, pensei em prolongar eles, mas nao fiz testes para saber qual seria o tamanho para regular a frequencia.

 

Eu sei que muitos falam que o SSL mente na potencia, por isso imagino que se o brigde fala que ta mandando uns 700rms, eu acredito que seja real uns 500rms, e ja esta tocando legal as vezes parece ta excursionando ate bem, entao imagino que com um modulo Stetson 2k5 para ele, forcaria muito nao? penso em botar um modulo que suporte ele legal, e que se quiser botar outro futuramente, em 2Ohms case certinho.

 

Sobre o Crossover, estou pensando em pegar esse da banda, pelo preco, e pelo desempenho que vi de crossover digital sobre os analogicos,

 

Minha duvida sobre o medio grave é justamente tipo. tenho 2 street bass do modelo antigo(roxo) que ja tao parado, sera que daria um bom resultado e nao danificaria eles, se usado no corte de 120hz ate 800hz que seria o do medio grave, numa caixa de uns 30L para cada, pois nas especificações ele responde de 35 a 4.000 hz , sei que eles não ficariam com a sensibilidade e qualidade igual, ate por ser borda de borracha e nao cone seco diferente de um pw7 da vida ou um mg 1400,mas como minha intencao nao e competir, e sim ter um som com mais qualidade, sera que ficaria bom provisoriamente, ate ter condicoes de trocar?

 

Eu escuto tudo quanto é tipo de musica, então a intenção e que o som seja versatil.

 

 

edit: Uma pessoa esta me oferecendo,um 8pw7 nos upgrades, ai pensei, sera que colocando 2 8pw7 ja vai reforcar o grave de ataque e dar a qualidade que to precisando?

Editado por Kincham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou quase pegando os 2 8pw7 no lugar dos upgrades, sei que nao vai responder a batida como os de 12, porem dara qualidade na voz,

 

Estou na duvida se pego um PX1 ou Stx2448 da stetsom, a diferenca e 100 reais, porem o stetsom tem nas lojas aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa tarde Ximenez, as medidas sao externas, interna ela deve estar com um pouco a menos de litragem, os dutos sao de 4" por 10cm, esses dutos redondos mesmo, pensei em prolongar eles, mas nao fiz testes para saber qual seria o tamanho para regular a frequencia. Eu sei que muitos falam que o SSL mente na potencia, por isso imagino que se o brigde fala que ta mandando uns 700rms, eu acredito que seja real uns 500rms, e ja esta tocando legal as vezes parece ta excursionando ate bem, entao imagino que com um modulo Stetson 2k5 para ele, forcaria muito nao? penso em botar um modulo que suporte ele legal, e que se quiser botar outro futuramente, em 2Ohms case certinho. Sobre o Crossover, estou pensando em pegar esse da banda, pelo preco, e pelo desempenho que vi de crossover digital sobre os analogicos, Minha duvida sobre o medio grave é justamente tipo. tenho 2 street bass do modelo antigo(roxo) que ja tao parado, sera que daria um bom resultado e nao danificaria eles, se usado no corte de 120hz ate 800hz que seria o do medio grave, numa caixa de uns 30L para cada, pois nas especificações ele responde de 35 a 4.000 hz , sei que eles não ficariam com a sensibilidade e qualidade igual, ate por ser borda de borracha e nao cone seco diferente de um pw7 da vida ou um mg 1400,mas como minha intencao nao e competir, e sim ter um som com mais qualidade, sera que ficaria bom provisoriamente, ate ter condicoes de trocar? Eu escuto tudo quanto é tipo de musica, então a intenção e que o som seja versatil. edit: Uma pessoa esta me oferecendo,um 8pw7 nos upgrades, ai pensei, sera que colocando 2 8pw7 ja vai reforcar o grave de ataque e dar a qualidade que to precisando?

Se puder me passe as medidas INTERNAS da caixa, ou a espessura da madeira que eu calculo..

 

Cara acredito que não sai nem 500wrms dessa SSL ai...

Lógico que uma Stetsom 2k5 tocaria muito melhor que o SSL.. mas pra render tudo mesmo sem clip pode usar algum amp que forneça 1600~2500wrms a 4ohms

 

Os street bass não foram feitos para tocar acima 100hz, sem chance!! vai queimar os falantes e não vai tocar NADA

 

 

 

Estou quase pegando os 2 8pw7 no lugar dos upgrades, sei que nao vai responder a batida como os de 12, porem dara qualidade na voz, Estou na duvida se pego um PX1 ou Stx2448 da stetsom, a diferenca e 100 reais, porem o stetsom tem nas lojas aqui.

8pw7 é um médio legal, não terá grave de atack igual a um woofer 12" no máximo algumas estucadas de leve, mas mesmo assim já vai melhorar bastante o set!

 

Cara, a diferença entre o PX1 e STX2448 é bem maior que 100 Reais, dá uma pesquisada ai na net. STX2448 é superior ao PX1..

Se não tiver pressa segundo a Expert sairá o PX2 que é superior ao STX2448 e virá em um preço melhor, qualquer coisa me chama inbox que vou ter pra venda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O crossover que me refiro é esse, http://produto.merca...8-crossover-_JM

 

No caso aqui na minha cidade achei ele por 399 na loja.

 

Tava fazendo os calculos aqui, acabo de ver que fiz mer** aparentemente, achei que com 150l brutos ela ficaria com uns 130 livres, porem ficou com muito menos.

 

a caixa esta assim:

2qkuliw.jpg

 

fazendo um teste no winisd colocando a litragem dela liquida, e com os dutos que estao a onda ficaria assim.

 

k04i6u.png

 

sera que esta razoavel?

minha intencão e tirar o maior subgrave estendido dela. então sera que eu deveria sintonizar ela em 40hz? embora quando eu boto a frequencia em 40 no programa o ganho dela diminui e o duto aumenta, porem como aumentaria esse ganho assim? aumentando a caixa?

 

edit: esqueci de citar que no caso do grafico com o duto que ela esta, a caixa estaria sintonizada em 60hz.

Editado por Kincham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O crossover que me refiro é esse, http://produto.merca...8-crossover-_JM

 

No caso aqui na minha cidade achei ele por 399 na loja.

 

Tava fazendo os calculos aqui, acabo de ver que fiz mer** aparentemente, achei que com 150l brutos ela ficaria com uns 130 livres, porem ficou com muito menos.

 

a caixa esta assim:

2qkuliw.jpg

 

fazendo um teste no winisd colocando a litragem dela liquida, e com os dutos que estao a onda ficaria assim.

 

k04i6u.png

 

sera que esta razoavel?

minha intencão e tirar o maior subgrave estendido dela. então sera que eu deveria sintonizar ela em 40hz? embora quando eu boto a frequencia em 40 no programa o ganho dela diminui e o duto aumenta, porem como aumentaria esse ganho assim? aumentando a caixa?

 

edit: esqueci de citar que no caso do grafico com o duto que ela esta, a caixa estaria sintonizada em 60hz.

 

Seguinte! se sintonizar em 40hz vai perder muita pressão.. é pouca área de cone para querer tocar subgrave forte em local aberto entende? o volume da caixa está legal.. mas eu sintonizaria em no máximo 50hz.. já vai melhorar um pouco o sub e atenuar esse pico ai..

ps: simule com 110L tem que descontar os dutos também! que vão dar por volta de uns 5L

 

Esse processador está com preço legal!! é bem top pode comprar ele que não vai se arrepender

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai, demorei a responder, porem estou numa correria tensa.

 

estou para pegar os 8pw7 mesmo, ja ta certo com o menino, so falta buscar.

 

estou para pegar outro tornado 18.

estava pensando, e vou arriscar.

 

estou com as madeiras para fazer as caixas,ja vou comprar o tornado de 18" e depois compro o modulo e o crossover para eles

ai que ta posso usar o pw7 em flat ou em hi pass no crossover do modulo por enquanto que vai danificar? ou melhor deixar ele sem usar mesmo.

 

Estou para colocar-los no porta malas do honda accord, o que vai ser um desafio, pois nao vai ficar a caixa certinha, ai tava pensando em colocar os dutos nas laterais, ja que na frente vai ser complicado. ou ate na parte de tras ou superior. para ganhar espaco. pois vou conseguir algo de 100l para cada um no maximo.

tava ate pensando em colocar eles em forma de V seria uma boa?

 

Outra coisa pensei, sera que deixando o pw7" em tipo free air seria uma boa? pois como a caixa do tornado ja vai ocupar quase todo o espaco, eu colocaria eles na lateral. e como nao sei mecher com fibra para fazer no formato da lataria, eu simplismente selaria a frente toda. deixando o resto como a caixa dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

8pw7 nao vai dar conta de 2 tornado de 18, coloca mg de 10, e mesmo assim teriam que ser 4 ou 3, pela fq, o tornado comeca ai nos 40 50 hz e para em 140 150 hz e precisa de bons mg pra entrar nessa faixa, tem muitos com bom CxB como os powervox, os omega, e alguns eros, se quiser ir de selenium pra casar so os mb1400 acho que é isso! Vai comprando de pouco mas monta bem montado! Quanto a caixa dos mg é complicado mas precisava conseguir um espaco ai pra uma cornetada ou dutada!

Editado por nickfocuzera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai voltando, Resultado deu ruim de eu pegar os 8pw7 do menino, e acabei vendendo os upgrades.

 

Ai estou na duvida se pego ou nao o outro tornado 18", pois se for manter no sedan vai ficar complicado arrumar a litragem para dois dele. E estava querendo pegar outro por conta da saveiro que ficaria show e gosto de subgrave.

 

Ai tava ligando para lojas de som aqui e estava vendo. precos do 8pw7 novo, queria ate o 10pw7 para melhorar o grave, ai o menino falou que teria o 12mg1.2 de 600w. ai olhando videos e aplicacoes eu fiquei na duvida.

 

o mg1.2 600wrms vai trabalhar na mesma frequencia que os 8pw7? ou so entre tipo 120hz a uns 250hz. pois os 8pw7 ja vi gente falando que botar de 140hz ate uns 800hz que seria o inicio das cornetas, reforcando o timbre da voz.

 

A caixa para o mg1.2 seria qual litragem? vi no forum gente falando de selada de 25l.

 

 

ai qual set seria mais interessante no momento:

 

1 tornado 18" 1100 rms, 1 12"mb 1.2 600rms, 4 cornetas 100w, 2 st200 100rms.

ou

1 tornado 18" 1100 rms, 2 8pw7 150rms, 4 cornetas 100w, 2 st200 100rms.

 

 

No caso do 12" mb 1.2 ser de 120hz ate 250hz so, os 2 streetbass de 12" que eu tenho parado reproduziriam essa faixa semelhante nao?

 

pensava ate futuramente utilizar algum falante para reproduzir voz, e abandonar a gritaria das cornetas.

 

Ou no caso seria melhor, eu ir assim: colocar 2 tornado de 18" logo fazer a caixa para 2 12"mb.12 de 25l e ir utilzando os streetbass no corte deles. e ir com a cornetas e tweeters, ai futuramente trocava.

 

to visando um som misto para todos tipos de musicas, com qualidade, e forte. minha intencao nao é disputa.

 

edit* Acabei de pegar outro tornado hoje, apareceu uma oportunidade e peguei.

proximo passo comprar vo comprar o crossover. e depois os medios graves.

 

Agora to na duvida, fazer a caixa com 110l livres mesmo, ou mudar para 130l? ou ate maior para melhorar o subgrave?

Editado por Kincham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já li alguns comentários de gente que não gostou muitos 12 MG 1200. Se tiver o MG 400 da Oversound acho mais interessante. Agora se quer um falante com rendimento acima o JBL MG 1400 e o 1600 MG eros.

 

O Omega Driver de 600 e o de 700w, estão despontando como boas opções. O fabricante tem interesse em promover os produtos e acho que eles ajudam no projeto de caixa.

 

 

Se for na Saveriro, eu usaria as Euclides. Tem rendimento muito forte e como os tornados exigem volumes de caixa mais baixo, não ficam tão secos nessas caixas.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao vejo muito sentido em usar as caixa euclides, elas so tendem a jogar o som mais pra frente correto? porem a litragem geralmente da caixa e bem inferior ao das dutadas normais. e isso nao atrapalharia no subgrave, deixando ele mais seco? entao sera que compensa?

 

 

sobre a caixa dos medio-grave, a cornetada como no video, ela vai favorecer a propagacao da voz, porem no caso se eu quiser que o grave seja forte, a camara traseira teria que ser do tamanho da dutada, ou selada? para ter mais grave de ataque.

ai no caso uma dutada comun para eles tambem resolveria nao?

 

a principio estou fazendo o som todo baseado em equipamentos da selenium.

 

A grande duvida minha e que tipo o preco de 1 12"mg 1400,ou 12"mb 1200 da selenium seria o mesmo que 2 12"pw7 (vi que tem gente que fala que eles sao os piores da linha) porem tirando o fator de potencia dos outros 2 que sao bem superiores, por exemplo no caso da potencia de 250wrms que seria aplicados no pw7, se fosse aplicados nos outros, sera que a diferenca seria muito grande? ou valeria a pela o CxB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao vejo muito sentido em usar as caixa euclides, elas so tendem a jogar o som mais pra frente correto? porem a litragem geralmente da caixa e bem inferior ao das dutadas normais. e isso nao atrapalharia no subgrave, deixando ele mais seco? entao sera que compensa?

 

 

sobre a caixa dos medio-grave, a cornetada como no video, ela vai favorecer a propagacao da voz, porem no caso se eu quiser que o grave seja forte, a camara traseira teria que ser do tamanho da dutada, ou selada? para ter mais grave de ataque.

ai no caso uma dutada comun para eles tambem resolveria nao?

 

a principio estou fazendo o som todo baseado em equipamentos da selenium.

 

A grande duvida minha e que tipo o preco de 1 12"mg 1400,ou 12"mb 1200 da selenium seria o mesmo que 2 12"pw7 (vi que tem gente que fala que eles sao os piores da linha) porem tirando o fator de potencia dos outros 2 que sao bem superiores, por exemplo no caso da potencia de 250wrms que seria aplicados no pw7, se fosse aplicados nos outros, sera que a diferenca seria muito grande? ou valeria a pela o CxB

 

 

 

Nao vejo muito sentido em usar as caixa euclides, elas so tendem a jogar o som mais pra frente correto? porem a litragem geralmente da caixa e bem inferior ao das dutadas normais. e isso nao atrapalharia no subgrave, deixando ele mais seco? entao sera que compensa?

 

Quando me referi ao vídeo postado, estava com a intenção de demonstrar a sonoridade do falante, não tanto pelo tipo de caixa.

 

sobre a caixa dos medio-grave, a cornetada como no video, ela vai favorecer a propagacao da voz, porem no caso se eu quiser que o grave seja forte, a camara traseira teria que ser do tamanho da dutada, ou selada?

 

Na verdade, o volume de uma caixa + comprimento da corneta determinam a sintonia da caixa

 

Maiores detalhes, venho trazer uns comentários da Audiolist no final deste, mas em destaque.

 

para ter mais grave de ataque. ai no caso uma dutada comun para eles tambem resolveria nao?

 

Primeiro, porque alto-falante de 12" não dá grave e para descer bem numa caixa cornetada, teria de ter uma corneta considerável.

 

A caixa dutada tem um comportamento mais flat. Muito pouco ataque, mas se for fazer uma caixa dutada com ataque vira pancadão.

 

a principio estou fazendo o som todo baseado em equipamentos da selenium.

 

A grande duvida minha e que tipo o preco de 1 12"mg 1400,ou 12"mb 1200 da selenium seria o mesmo que 2 12"pw7 (vi que tem gente que fala que eles sao os piores da linha) porem tirando o fator de potencia dos outros 2 que sao bem superiores, por exemplo no caso da potencia de 250wrms que seria aplicados no pw7, se fosse aplicados nos outros, sera que a diferenca seria muito grande? ou valeria a pela o CxB

 

Como tem espaço e quer um rendimento muito forte e com ataque, eu sugiro:

 

Sendo tudo Selenium, então com 02 tornados de 18" em caixa Euclides, para o grave a partir dos 50Hz(não fica seco) e 02 Mg 1400, para a faixa de médio-grave com bastante rendimento também em cornetadas, com sintonia entre 100 e 150Hz.

 

Não terá o mesmo rendimento, usando 4 unidades de quaisquer falantes de 12". W7, então nem se fala.

 

Usando a fórmula: Comprimento da corneta L = c/Fo

 

 

 

Hz m cm
150 0,573 57,333
100 0,860 86,000

 

 

Se quiser posso passar o roteiro do cálculo de cornetas, mas tem no fórum.

 

 

 

Um exemplo de som com bom ataque, só que ele usa o Target Bass 1500 da Eros. Coloque um bom de fone de ouvido e terá uma ideia melhor. Imagine isso ao vivo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=XOZhxWrLtoQ

 

Essa é a TS18 com Eros também, mas com 03 MG 1400 que ficaram super prejudicados com os outros falantes na frente:

 

https://www.youtube.com/watch?v=5I9jz9oovuc

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae, voltando, finalmente voltei, depois de comprar outro comprar tornado de 18"

comprei meu crossover agora.

2el5xyp.jpg

 

Resolvir ter paciencia com os medios graves se quiser algo decente.

 

A questao e a seguinte fcoelhogomes eu acabei decidindo por só fazer o projeto na saveiro, o único problema dele e que tem o galão de gás, nisso nao tenho toda a carroceria a minha disposição, pretendo botar os medio graves como upgrade futuro assim como o modulo dos tornados, que provavelmente sera algumas dessas 2 aquisicoes, porem estou nessa duvida igual falei:

 

Quero melhorar o pancadao, mas minha intencao nao e competicao. tipo escuto de tudo quando e musica, entao pelo menos do jeito que estar atualmente eu vejo ate o tornado tentando bater seco, porem nao tem pressao. entao qual seria o meu objetivo, era reforcar essa faixa de frequencia, para que fique forte.

 

Porem eu gosto de ouvir muita musica com subgrave profundo e forte, porem essa minha duvida na caixa euclides, ela seria melhor no subgrave, ou melhor a t18 ou a ts18, ou a dutada comum. ultimamente e sempre usei a dutada comun, e gosto do resultado ate, entao so trocaria se alguma das outras tiver uma melhora significativa no sub grave.

 

a pancada seca estilo martelo no peito e minha segunda escolha, so quero melhorar pq caso tipo queira tocar um pancadao ou techno, que e mais seco um pouco nao fique aquele vazio.

 

 

tipo igual eu ouvindo a wiggle wiggle (

) com a caixa que esta 110l livre para o tornado 18", tipo ela da a puxada e a porrada do subgrave muito bem, ate melhor do que uma vez eu vi 2 de12 snake nao sei o modelo nem a potencia mas que tava com 2 d405 e 2 st400, que tocava algumas musicas que desciam bem, ate melhor que o tornado com mais pressao, mas a impressao que eu tinha que aberto, 1 tornado meu com quase a metade da potencia e olhe la. tinha mais presenca que eles ao menos nessa musica,e em mais algumas musicas, ai talvez possa ser questao de regularem tb .porem o que eu sinto falta e por exemplo nos 1:40 ate uns 2:00 dessa musica que e uma batida mais seca, ter uma presenca maior, ter uma pressao. pq o tornado ate tenta bater, mas nao tem pressao.

 

e ao mesmo tempo da aquela melhorada no timbre da voz que os medios graves dao.

 

pretendo botar um stetsom 2k5 para os 2 tornados pelo menos, corneta e tweeter acho que irei manter a quantidade que tenho, talvez troque as minhas por d200 da selenium, que deve ter mais qualidade, preferia ate abolir elas por que to visando mais a qualidade mesmo sendo em trio. pq nao tenho intencao de fica na frente da berracao de uma d405 por exemplo, num churrasco tranquilo. quero mais ouvir aquele grave bem definido e aquele subgrave tremendo tudo nos churrasco que faco.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Amigo, infelizmente vc. comprou o Tornado....eles não são o mais indicado para pancada seca como vc pretende...seria melhor escolha os Eros SDS818 ou 815...

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas ai que esta DAD, nao sou fa dos poc poc, prefiro o subgrave tremendo tudo, descendo bem, nisso o tornado esta me agradando bem,gosto do estilo musical dele.

 

porem o que eu to tentando fazer e obter o melhor subgrave com ele, e se possivel reforcar os poc poc com os medio grave forte. estou tentando meio que fazer um sistema meio flat tocando de tudo porem forte,bem definido, para quando quiser qualquer estilo de musica nao passe vergonha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas ai que esta DAD, nao sou fa dos poc poc, prefiro o subgrave tremendo tudo, descendo bem, nisso o tornado esta me agradando bem,gosto do estilo musical dele.

 

porem o que eu to tentando fazer e obter o melhor subgrave com ele, e se possivel reforcar os poc poc com os medio grave forte. estou tentando meio que fazer um sistema meio flat tocando de tudo porem forte,bem definido, para quando quiser qualquer estilo de musica nao passe vergonha.

OK, mas eu iria de SDS2k7 então...toca quase tudo....gravão e tem um bom ataque....se preferir coloque woffers de 10pol para ataque!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esquece o que eu falei kkkkkkk pensei bem, e resolvi esperar e ficar com 2 de 12" mesmo ate mais forte, meu espaco esta muito curto.

 

 

estou pensando, fazer a caixa do tornado com 110l ou 130l???

 

fcoelhogomes - vou ter que fazer dutado comun, tava olhando os manuais da selenium,nao daria para fazer nenhum das caixas sugeridas por ele, talvez a dutada comum pelo fato da altura ser muito baixa da cacamba no maximo 46cm, cabendo o de 18" justinho. e as euclides pedem 47 livre das madeira.

 

 

hoje instalando o crossover e regulando ele.

Editado por Kincham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To de volta, entao, estou na duvida de qual corte eu faco no tornado enquanto eu nao arrumo o medio grave,

testei o streetbass na frequencia de uma mediograve, porem ele fica muito fanho,nao toca legal entao ate abandonei de usar ele. porem agora me apareceu talvez uma nova utilidade para ele, enquanto eu nao pego um medio grave.

 

Configurei o crossver todo com corte em 48db LW to na duvida se deixo o tornado em 120 ou 150 no low pass.

 

Resultado, depois de quebrar a cabeca muito, e chegar a conclusão que nao ia conseguir fazer a euclides, quem sabe um dia eu faca para teste, mas nao cabe na cacamba da saveiro. eu fiz um dutada comum utilizando as maiores medidas possiveis para os 2 tornados.

 

Resultado: ficou cerca de 110l livres para cada tornado sintonizada em 50hz, deixei bem baixo mesmo, senti que ele esta fraco no grave de ataque, o que ja era de se esperar num de 18" porem na caixa antiga tava mais acentuada. porem consegui um subgrave quase 2x mais forte do que a caixa antiga. ta lindo e gostoso de ouvir ele tocando musicas que descem bem, isso com a pouca potencia que o ssl da.

 

Terminei as caixas hoje, por isso nem lixei nem pintei elas ainda. quis testar elas para ver se iria precisar mecher, porem fiquei bastante satisfeito com o resultado dela, agora e tentar arrumar um medio grave que de um "poc poc" para melhorar a voz e o ataque do som. pois o subgrave estar perfeito na minha opiniao, quando botar um modulo melhor então ja era.

 

Foto do primeiro teste dele: ( nao liguem na massa plastica, sou meio exagerado para vedar a caixa)

2drswnl.jpg

 

 

 

Depois vou gravar um video e postar para voces verem o resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...