Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
gvacc

Iniciante Som Para Pajero TR4

Recommended Posts

Boa Noite Galera,

 

Andei lendo bastante aqui no forum e estou muito interessado. Estou querendo montar meu primeiro som, o carro e uma Pajero TR4.

Objetivo: SQ para o dia a dia e tambem curtir um pouco no final de semana (com esposa.. kkkk)

Orçamento: Ate uns 1500 (se for menos melhor).

 

Projeto Inicial:

 

1 kit duas vias, as opcoes que eu pesquisei ate agora;

Hertz ESK F165.5

Hertz DSK170.3

Morel Maximo

Ground Zero GZIC 650X

NAR R 600-CS-3

 

1 Sub de 10 (pouco espaco no porta malas)

JL 10W0v3-4

NAR 1022-SW-3

Morel Primo 104

RE

 

Amplificador (minha maior duvida quantos canais?). Por enquanto as opcoes;

Hertz HCP 4

DAT Prestige PR4160

 

O carro tem opcao para dois falante de 6" no porta malas. Alguma vantagem utilizar? Pelo que vi só vai piorar a qualidade.

 

Por enquanto vou manter o som original (estou procurando as especificações ainda) mas futuramente posso trocar.

Acha que esse set esta bom? Alguma dica?

 

 

***********************

Fotos de como ficou o set final!

HU JVC KD SH1000

AMP DAT EX5

Kit 2 vias ESK 165

Sub REX10S4

RCA TECHNOISE 800 stereo

RCA MTX ZN5 Sub

Cabo Speaker TiaFlex

 

Link do youtube não consegui postar a miniatura do youtube se alguem souber agradeco a ajuda.

 

 

<iframe width="560" height="315" src=" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

 

dhytUY.jpg

WUoXbf.jpg

7knnwN.jpg

9WwUEf.jpg

EP95vk.jpg

7GFXO2.jpg

Editado por gvacc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, para um SQ iniciante são bons equipamentos.

Eu ficaria entre o kit morel, GZ ou hertz esk. Em relação ao sub JL ou RE.

Você vai precisar de um amplificador 4 canais com 50 RMS por canal a 4 ohms e bridge de 200 RMS. São valores para vc ter uma base e não significa que menos que isso não fique bom.

Importante caprichar nos cabos e instalação.

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kit focal ps165.

 

Ampli audiophomic 800.4

 

Sub Jl w1 ou questo audio.

 

 

Abs

Olá Guto,

Obrigado pelas dicas. Dei uma pesquisado nos equipamentos que me indicou mas o Kit e o Sub Jl estão fora do meu orçamento.

Já o modulo é de se pensar. Mas ouvi falar que o Audiophonic esquenta muito e consome muita bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais algumas pesquisas....

 

Entre um sub JL10W0 e GZIW 250x, com qual ficariam ?

 

Quanto ao modulo estou pensando mesmo no DAT Prestige PR4160. Apareceu umas outras opções em outros preços como JX360/4 e GZIA4115HPX, será que a diferença de preço (na faixa de 500 a mais) compensa o ganho ? Já pensando em futuros upgrades...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Guto,

Obrigado pelas dicas. Dei uma pesquisado nos equipamentos que me indicou mas o Kit e o Sub Jl estão fora do meu orçamento.

Já o modulo é de se pensar. Mas ouvi falar que o Audiophonic esquenta muito e consome muita bateria.

 

Audiophonic consome normal, e esquentar todo amplie esquenta, os antigos esquentavam mais, pois não tinham ventoinha interna, esses novos tem. to usando um e acho o custo beneficio excelente, já tive amplis mcintosh, dls ultimate, genesis DA, focal, hertz, JL HD, Helix A, etc

 

 

 

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guto,

 

Boas dicas obrigado... Andei pesquisando e acho que vou nesse modulo.. Fica a duvida do Sub e do Kit.

Sub JL 10W0v3-4 ou GZTW (ground zero titanium) ou Questo 10pol QS350A ? O JL e GZ sao mais caros entao tem que valer a pena o investimento, ou seja sera que a qualidade e muito melhor que o Questo?

 

Kit. Sera que um Bravox CS60K daria conta ? OUtras opcoes mais caras Hertz DSK ou JL TR650.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dos subs qualquer um deles atenderia muito bem, eu apostaria no GZ, simpatizo com a marca e já ouvi em alguns carros e gostei. Já o kit eu não iria de bravox, pegaria um kit hertz ou GZ, com certeza seria muito melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa tava olhando o tamanho do amplificador Audiophonic "grandinho" né. Ton repensando um menor.... Mas acho q não vai ter no mesmo nível....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, o Audiophonic é meio grandinho. Qual valor está pensando em pagar no amp? Tem bons amps nos classificados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q uns 600 da pra gastar se for um bom AMP. Se valer a pena até um pouco mais. Vou dar uma olhada melhor nos classificados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando o tópico, pois estou me preparando para a mesma missão: montar um som de qualidade, de entrada, na TR4.

 

Como costumo usá-la no dia a dia, e também para viagens e passeios, não quero ocupar muito espaço no porta-malas que, por sinal, é bem pequeno.

 

Quanto ao amplificador, pensei em duas maneiras de instalar:

 

1. Sob o banco do passageiro. Há um espaço razoável ali.

 

2. Sob o banco do motorista, sem atrapalhar o passageiro que vai atrás, trocando os parafusos por mais longos e colocando arruelas como calço, dá para instalar uma caixa de até 12 litros. Fiz uma medição e considero um vão livre de 29cm x 17cm x 36cm (até 40cm).

 

3. Na lateral do porta-malas (perdendo um pouco do espaço).

 

Os amps que estou considerando, por enquanto são:

 

- Hertz HCP4 (2 x 55WRMS + 1 x 170WRMS - bridge), com as seguintes dimensões: 31,5 x 19 x 5,4cm

 

- DAT PR4160 (2 x 85WRMS + 1 x 300WRMS - bridge), com as seguintes dimensões: 30 x 17 x 5,5cm

 

Quanto ao kit 2 vias, ainda estou na dúvida entre:

 

- Morel Tempo

- Hertz ESK 165

- German Maestro Epic EV6508

 

Quanto ao sub, estou pesquisando entre os de 8 e 10 polegadas, que ofereçam qualidade de aúdio na mais baixa litragem possível.

 

Abraço!

Editado por Furlan9000

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal Furlan. Eu ainda não decidi onde vai o AMP. Também estava pensando sob o banco. Assim economiza no espaço do porta malas e nos cabos. Vou esperar chegar o AMP pra testar a melhor posição. Falando nisso

Acabei de reservar o AMP e o sub. Vai ser DAT EX5 e o sub REX 10. Os dois usados achados aqui nos classificados do forum.

 

Ainda falta o kit. To pensando em NAR cs3 ou cs2. Ou Hertz. Alguma dica do que combina mais nesse set?

Editado por gvacc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Dat Ex5 mede 395 x 180 x 55mm. Se colocar sob o banco dianteiro, vai sobrar um pouco e alguém, no banco de trás, vai acabar pisando nele, a não ser que coloque alguma barreira para que os pés não o alcance.

 

Por enquanto, o sub que tenho aqui é um Questo de 8 polegadas, a ser instalado em uma caixa selada de 10 litros.

 

Quanto ao kit, pretendo ir de Morel Tempo. Só preciso ver se cabe o mid de 6,1/2 polegadas na porta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Dat Ex5 mede 395 x 180 x 55mm. Se colocar sob o banco dianteiro, vai sobrar um pouco e alguém, no banco de trás, vai acabar pisando nele, a não ser que coloque alguma barreira para que os pés não o alcance.

 

Por enquanto, o sub que tenho aqui é um Questo de 8 polegadas, a ser instalado em uma caixa selada de 10 litros.

 

Quanto ao kit, pretendo ir de Morel Tempo. Só preciso ver se cabe o mid de 6,1/2 polegadas na porta.

 

Conseguiu descobrir se o mid de 6,5 cabe na porta? Li em vários tópicos que o Morel rende muito bem mas só se tratar as portas. Qual seria um kit bom mesmo sem tratamento?

E tw. Pretende instalar no lugar original?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que andei lendo em um forum 4x4, o mid de 6,5" cabe sim, mas tem que usar baffle.

 

Quanto ao tratamento das portas, na minha vou fazer, já que terei que tirar o forro para acessar o falante, então aproveito e faço numa tacada só. Também terei que fazer, antes, uma revisão dos vidros dianteiros, pois eles estão meio soltos.

 

Quanto ao kit, me indicaram o Hertz ESK165, mas aí teria que pesquisar mais, sobre quem tem e quais as impressões.

 

Quanto ao posicionamento dos tweeters, pretendo usar os suportes originais como base, até para ficar mais discreto, mas fazendo um novo direcionamento, especialmente o do lado esquerdo, que está apontando para a coluna do outro lado. O do lado direito também vai precisar de um ajuste, ainda que em menor escala.

Editado por Furlan9000

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom Finalmente o Set esta comprado agora só falta a instalação. Ficou assim

 

HU JVC SH1000

Kit 2 vias Hertz ESK165

Subwoofer RE REX10S4

Modulo DAT EX5

Cabos RCA Technoise 800

Cabs Alimentação 21mm com porta fusível 80A

 

Estou com um pouco de duvida da ligacao do kit. Como esse player fazTA e 3 way pensei em ligar os tweeters e mid direto no amplificador sem o cross. Seria melhor ligar o tweeter com o cross pra proteger e "filtrar" o sinal mesmo que o player já faca esse corte? Ou melhor deixar sem o cross que o som ficaria mais limpo e sem ruido causado pelo filtro passivo?

Fiz um rascunho do esquema e gostaria que vocês dessem uma olhada e comentar se esta certo. Novamente agradeço a todos pela ajuda.

 

vUkkbO.jpg

Editado por gvacc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá uma forcinha aí amigos...!!

Obrigado.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, se vai usar os cortes do player não há necessidade de usar o cross passivo para os tweeters.

Bacana o projeto, tem tudo para ficar legal.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, se vai usar os cortes do player não há necessidade de usar o cross passivo para os tweeters.

Bacana o projeto, tem tudo para ficar legal.

 

Abs

 

Só cuidado na hora de deixar o carro com alguém ou em estacionamento vallet. Se mexerem no som e sem querer mexerem nos xover e mudarem o corte do tw, certeza que queima

 

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, se vai usar os cortes do player não há necessidade de usar o cross passivo para os tweeters.

Bacana o projeto, tem tudo para ficar legal.

 

Abs

 

Thiago, obrigado pela dica. Vou deixar sem por enquanto entao. Vou tomar cuidado com os cortes.

 

Só cuidado na hora de deixar o carro com alguém ou em estacionamento vallet. Se mexerem no som e sem querer mexerem nos xover e mudarem o corte do tw, certeza que queima

 

 

Abs

 

Boa dica Guto, melhor ficar longe do vallet entao. E se deixar melhor tirar a frente do Radio. :legal:

 

Esse feriado vai ser pra fazer a instalacao... Vamos ver como fica....

 

Obrigado a todos pela dica....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li, aqui mesmo no Forum, uma dica que me pareceu muito salutar: instalar uma pequena chave on/off na alimentação do player ou no remoto do amplificador, em um lugar escondido do carro. Assim, ao deixar o carro com vallet ou lavador de carro, desliga-se a chave e pronto.

 

Lembro que, certa vez, deixei meu carro para lavar e, ao voltar para pegá-lo, flagrei os funcionários trabalhando com o som ligado, e bem alto por sinal, pois dava para ouvir lá do outro lado da rua. Depois dessa, antes de realizar qualquer serviço no carro, ia lá na frente e retirava o fusivel principal, aquele que costuma ficar perto da bateria.

Editado por Furlan9000

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Projeto finalizado.

 

Fiz a instalação neste final de semana. O som ficou ótimo, para o meu gosto é claro.

Ficou com ótima qualidade e tocando muito (de novo para o meu parâmetro).

 

Tirei umas fotos assim que possível vou inserir aqui. O set final ficou:

 

- HU JVC KD SH1000

- AMP DAT EX5

- Kit 2 Vias ESK 165

- Subwoofer RE Audio REX10S4

- Cabos RCA stereo Technoise 800

- Cabo RCA Mono MTX ZN5

- Cabo speaker Tiaflex sendo - 2,5 mm² para mid e tweeter e 4,0mm² para o Sub.

- 2 filtros de Ruido Stetsom ligados na entrada stereo (Ficou com um pouco de ruido no stereo e acabei colocando para filtrar mas quando tiver mais tempo vou verificar a fonte de ruido e tentar eliminar).

 

Gostaria de agradecer a todos que comentaram e me ajudaram com o projeto assim como a galera do classificados de quem comprei tudo. Muito Obrigado

Fiz alguns videos com celular mas ficou uma M***. Assim que fizer um vídeo decente eu posto aqui também....

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...