Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Mais um carro à água!

Recommended Posts

Aí vai ficar ainda mais barato andar de elétrico.

Só não entendo até agora porque precisaria recarregar as baterias, já que seria muito fácil manter as baterias carregadas com um alternador apropriado como se faz hoje!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só não entendo até agora porque precisaria recarregar as baterias, já que seria muito fácil manter as baterias carregadas com um alternador apropriado como se faz hoje!

pera ai, você quer que um carro elétrico recarregue suas próprias baterias? sendo que esse alternador é tocado pelo próprio motor elétrico?

olha, na melhor das hipóteses, caso estivesse a -273,15ºc, ele seria capaz de tudo que gasta, gerar simultaneamente, ficando no empate. porém não pode nem andar, seria como ligar um motor ideal a um alternador ideal, e ficarem funcionando sozinhos.

Editado por Rafael_Brasil_123

Compartilhar este post

Link para o post

pera ai, você quer que um carro elétrico recarregue suas próprias baterias? sendo que esse alternador é tocado pelo próprio motor elétrico?

olha, na melhor das hipóteses, caso estivesse a -273,15ºc, ele seria capaz de tudo que gasta, gerar simultaneamente, ficando no empate. porém não pode nem andar, seria como ligar um motor ideal a um alternador ideal, e ficarem funcionando sozinhos.

Não é bem isso, estou sugerindo um acoplamento no sistema da roda, e pela inércia(como um dínamo) iria carregar as baterias, pelo menos em parte...talvez um sistema de 2 vias, enquanto carrega 1, o outro funciona...etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Algo que não entendo (não é minha praia).

Qto se consome de energia (em Amperes), para fazer o sistema de hidrogênio funcionar? (Vamos colocar um carro 1.6 de 100cv por exemplo), se eu colocasse um alternador (a parte), de 130a eu não conseguiria suprir o sistema? Mesmo que para isso eu perdesse 10cv (estou chutando a perda)?

Esse negócio de não conseguir produzir mais energia que se consome não é uma máxima, eis que o turbo usa energia do próprio motor para produzir mais energia (blower TB).

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem isso, estou sugerindo um acoplamento no sistema da roda, e pela inércia(como um dínamo) iria carregar as baterias, pelo menos em parte...talvez um sistema de 2 vias, enquanto carrega 1, o outro funciona...etc...

também não compensa, é melhor aproveitar o embalo do carro do que ligar um alternador para aproveitar a inércia, carregar as baterias e depois utilizar no motor de novo. olha só o tanto de perda.

única coisa que consigo pensar em reaproveitar, é a energia da frenagem, igual o kers de F1, ai sim, porque você quer parar, é uma energia que vira calor apenas. vai ajudar o sistema, mas o custo, hoje, deve ser alto.

Compartilhar este post

Link para o post

Qto se consome de energia (em Amperes), para fazer o sistema de hidrogênio funcionar? (Vamos colocar um carro 1.6 de 100cv por exemplo), se eu colocasse um alternador (a parte), de 130a eu não conseguiria suprir o sistema? Mesmo que para isso eu perdesse 10cv (estou chutando a perda)?

Esse negócio de não conseguir produzir mais energia que se consome não é uma máxima, eis que o turbo usa energia do próprio motor para produzir mais energia (blower TB).

calma lá, o turbo ou blower, não usa o motor para gerar mais energia do nada, você tem um motor com ~30% de rendimento, logo elevar para 50...60% (exagerando) é uma coisa, ninguém gerou energia, apenas foi melhor aproveitada aquela energia da fonte, que é a gasolina, através de uma melhor queima desse combustível, por conter mais O2 na mistura.

vamos ao exemplo do alternador, vou usar watts para ficar mais claro, se você gasta 1200w (100A*12v) para gerar combustível para alimentar um motor 1.6, para ter esses 1200w você vai gastar bem mais que os 1200w, deu para entender?

para gerar 1200w, você ligando um alternador de 100A e 12v, vai precisar ligar um motor de bem mais que 1200w para tocar esse alternador. por isso que se ligar aquele alternador de 100A no próprio motor 1.6 é impossível, porque ele recebe 1200w mas gasta muito mais que isso para gerar os próprios 1200w.

é um pensamento bem enredado mesmo uhasuhasuhas.

Compartilhar este post

Link para o post

O rendimento dos melhores geradores de hidrogênio é menor que 30%. Na prática, você gasta mais energia pra quebrar a ligação entre H e O (que é uma ligação forte) do que você obtém na queima. Os melhores motores à combustão não atingem nem 30% de rendimento. Daí você injeta energia pra ter 30% de 30%. Um motor elétrico moderno supera os 90% de eficiência.

Não é à toa que o hidrogênio é inviável como combustível. A produção atual se destina à indústria química. Você até produz hidrogênio a partir da reação de ácidos, mas isto é bem perigoso, poluente e não gera apenas hidrogênio. A outra solução é nuclear que... bem... não deve ter muitas aplicações seguras... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

O rendimento dos melhores geradores de hidrogênio é menor que 30%. Na prática, você gasta mais energia pra quebrar a ligação entre H e O (que é uma ligação forte) do que você obtém na queima. Os melhores motores à combustão não atingem nem 30% de rendimento. Daí você injeta energia pra ter 30% de 30%. Um motor elétrico moderno supera os 90% de eficiência.

Não é à toa que o hidrogênio é inviável como combustível. A produção atual se destina à indústria química. Você até produz hidrogênio a partir da reação de ácidos, mas isto é bem perigoso, poluente e não gera apenas hidrogênio. A outra solução é nuclear que... bem... não deve ter muitas aplicações seguras... :vts

que se for partir para produção nuclear, continua sendo melhor gerar energia para alimentar um carro elétrico.

Compartilhar este post

Link para o post

que se for partir para produção nuclear, continua sendo melhor gerar energia para alimentar um carro elétrico.

Neste caso, não necessariamente, já que a geração nuclear não é direta. Você usa energia nuclear para aquecer a água cujo vapor irá girar as turbinas. Logo, não dá pra dizer diretamente o que será mais eficiente, muito embora um motor elétrico seja sempre mais eficiente que um à combustão.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste caso, não necessariamente, já que a geração nuclear não é direta. Você usa energia nuclear para aquecer a água cujo vapor irá girar as turbinas. Logo, não dá pra dizer diretamente o que será mais eficiente, muito embora um motor elétrico seja sempre mais eficiente que um à combustão.

sim eu sei.

pô, pesquisando agora, tem motor a hidrogênio chegando na faixa dos 40% já, tu tinha falado que era pior do que gasolina hehe. ai talvez compense mesmo.

porque uma usina termo elétrica moderna gira em torno dos 20~25% snme. mas um motor elétrico fica na faixa dos 95%.

só que como vai ser essa usina nuclear para "quebrar" o hidrogênio? se usar energia elétrica adianta nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Nada que um capacitor de fluxo não resolva

17280905.jpg?w=620

"Bastéce saporr@ com lixo!"

Compartilhar este post

Link para o post

Nada que um capacitor de fluxo não resolva

"Bastéce saporr@ com lixo!"

falando sério, já existe mesmo usina termo elétrica movida a lixo.

Compartilhar este post

Link para o post

sim eu sei.

pô, pesquisando agora, tem motor a hidrogênio chegando na faixa dos 40% já, tu tinha falado que era pior do que gasolina hehe. ai talvez compense mesmo.

porque uma usina termo elétrica moderna gira em torno dos 20~25% snme. mas um motor elétrico fica na faixa dos 95%.

só que como vai ser essa usina nuclear para "quebrar" o hidrogênio? se usar energia elétrica adianta nada.

Uma termo com motor à explosão, né?

Com motor à reação (turbina) eu acho que é BEM superior.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma termo com motor à explosão, né?

Com motor à reação (turbina) eu acho que é BEM superior.

não, turbina a vapor, tem rendimento menor que um motor a combustão mesmo.

é só achar um exemplo real, precisamos apenas das temperaturas, n=1-(T2/T1). n será o rendimento máximo, em condições ideais (Ciclo de Carnot).

edit: minto, tem diversas outras perdas, o rendimento do processo em si chega a ficar na faixa dos 50%, porém tem consumo na bomba de retorno, vapor perdido, condensador...

mas lembro com certeza que perde para um motor diesel, ou me ensinaram errado rsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Descobri a malandragem:

É utilizada uma bateria auxiliar, que não é ligada aos sistemas elétricos do carro, para realizar a extração do hidrogênio.

Ou seja, uma fonte externa de energia, e tem que carregar na tomada, o que por definição o torna um carro ELETRICO e não movido a água ou a hidrogênio.

Isso só vai para frente quando tiver uma geração de energia mais eficiente (muito mais).

Lipenur,

Um carro autônomo movido a hidrogênio por eletrólise não é possível neste universo, com as nossas leis da física. Simples assim, infelizmente.

Somente com uma fonte externa de energia, conforme descrevi acima.

Editado por euclidessp

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acredito mais em sistemas híbridos com recuperação de energia nas frenagens utilizando motores a combustão de baixa potência e algo parecido com o start stop.

Em caminhões fora de estrada que trabalhei, o consumo entre caminhos mecânicos e híbridos chegam a uma relação de 2:1, isso porque todo o sistema de frenagem dissipa a energia em um banco de resistência com refrigeração forçada. Detalhe que o freio a disco somente atua a velocidades inferiores a 5km/h durante a frenagem, então até no para e anda seria viável a utilização, desde que as baterias suportem este desgaste.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sabia que uma simples eletrólise fazia isso. Será que é tao simples capturar o H2 ? E a estequiometria com o O2?

Será que compensa queimar esse H2 e transformá-lo em energia elétrica (termoelétrica)?

Compartilhar este post

Link para o post

Se você ver que gastam cerca de 30 amperes a 12v para gerar coisa de 1 litro de hidrogênio.. Não sei se é tão vantagem assim..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acredito mais em sistemas híbridos com recuperação de energia nas frenagens utilizando motores a combustão de baixa potência e algo parecido com o start stop.

Em caminhões fora de estrada que trabalhei, o consumo entre caminhos mecânicos e híbridos chegam a uma relação de 2:1, isso porque todo o sistema de frenagem dissipa a energia em um banco de resistência com refrigeração forçada. Detalhe que o freio a disco somente atua a velocidades inferiores a 5km/h durante a frenagem, então até no para e anda seria viável a utilização, desde que as baterias suportem este desgaste.

Um caminhão descendo a serra carregado já praticamente subiria sem gastar energia... já deve dar uma puta economia!

Compartilhar este post

Link para o post

Se você ver que gastam cerca de 30 amperes a 12v para gerar coisa de 1 litro de hidrogênio.. Não sei se é tão vantagem assim..

1 litro a 0 bar... comprimido não dá bosta nenhuma... hehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Um caminhão descendo a serra carregado já praticamente subiria sem gastar energia... já deve dar uma puta economia!

Mas neste sistema hybrido que trabalhei não existia banco de armazenamento de energia. Só a diferença de eficiência entre o sistema de trem de força mecânico e elétrico. Imagine se fosse viável neste caso armazenar está energia.

Outra vantagem é que o motor trabalha na faixa de consumo ótimo, não havendo muita influência operacional, tendo uma vida cerca de 40% maior que quando o mesmo motor recebe aplicação mecânica.

Pra ter uma ideia da diferença, um caminhão mecânico com capacidade de 90 toneladas curtas consome 65 litros horas, já um com capacidade de 150 toneladas curtas consome 120 litros hora. O caminhão híbrido, ainda com tecnologia ultrapassada (rodas de corrente contínua) com capacidade de 190 toneladas consome 75 litros hora, e tem um custo de manutenção menor e mais simples que o mecânico.

Compartilhar este post

Link para o post

1 litro a 0 bar... comprimido não dá bosta nenhuma... hehehehehe

Parece que não comprimem, não é seguro comprimir, oque produz é direto queimado, então..

Compartilhar este post

Link para o post

Mas neste sistema hybrido que trabalhei não existia banco de armazenamento de energia. Só a diferença de eficiência entre o sistema de trem de força mecânico e elétrico. Imagine se fosse viável neste caso armazenar está energia.

Outra vantagem é que o motor trabalha na faixa de consumo ótimo, não havendo muita influência operacional, tendo uma vida cerca de 40% maior que quando o mesmo motor recebe aplicação mecânica.

Pra ter uma ideia da diferença, um caminhão mecânico com capacidade de 90 toneladas curtas consome 65 litros horas, já um com capacidade de 150 toneladas curtas consome 120 litros hora. O caminhão híbrido, ainda com tecnologia ultrapassada (rodas de corrente contínua) com capacidade de 190 toneladas consome 75 litros hora, e tem um custo de manutenção menor e mais simples que o mecânico.

Esse híbrido seria igual a uma locomotiva, né? Motor gera energia pros elétricos tracionarem?

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que não comprimem, não é seguro comprimir, oque produz é direto queimado, então..

Seguro é, ele é vendido comprimido. O problema é que em caso de vazamento...

Sem falar também que o cilindro tem que ser BEM fodinha, porque hidrogênio é tão pequeno que muito material é totalmente permeável a ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...