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Mais um carro à água!

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Aí vai ficar ainda mais barato andar de elétrico.

Só não entendo até agora porque precisaria recarregar as baterias, já que seria muito fácil manter as baterias carregadas com um alternador apropriado como se faz hoje!

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Só não entendo até agora porque precisaria recarregar as baterias, já que seria muito fácil manter as baterias carregadas com um alternador apropriado como se faz hoje!

 

pera ai, você quer que um carro elétrico recarregue suas próprias baterias? sendo que esse alternador é tocado pelo próprio motor elétrico?

 

olha, na melhor das hipóteses, caso estivesse a -273,15ºc, ele seria capaz de tudo que gasta, gerar simultaneamente, ficando no empate. porém não pode nem andar, seria como ligar um motor ideal a um alternador ideal, e ficarem funcionando sozinhos.

Editado por Rafael_Brasil_123

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pera ai, você quer que um carro elétrico recarregue suas próprias baterias? sendo que esse alternador é tocado pelo próprio motor elétrico?

 

olha, na melhor das hipóteses, caso estivesse a -273,15ºc, ele seria capaz de tudo que gasta, gerar simultaneamente, ficando no empate. porém não pode nem andar, seria como ligar um motor ideal a um alternador ideal, e ficarem funcionando sozinhos.

Não é bem isso, estou sugerindo um acoplamento no sistema da roda, e pela inércia(como um dínamo) iria carregar as baterias, pelo menos em parte...talvez um sistema de 2 vias, enquanto carrega 1, o outro funciona...etc...

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Algo que não entendo (não é minha praia).

 

Qto se consome de energia (em Amperes), para fazer o sistema de hidrogênio funcionar? (Vamos colocar um carro 1.6 de 100cv por exemplo), se eu colocasse um alternador (a parte), de 130a eu não conseguiria suprir o sistema? Mesmo que para isso eu perdesse 10cv (estou chutando a perda)?

 

Esse negócio de não conseguir produzir mais energia que se consome não é uma máxima, eis que o turbo usa energia do próprio motor para produzir mais energia (blower TB).

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Não é bem isso, estou sugerindo um acoplamento no sistema da roda, e pela inércia(como um dínamo) iria carregar as baterias, pelo menos em parte...talvez um sistema de 2 vias, enquanto carrega 1, o outro funciona...etc...

 

também não compensa, é melhor aproveitar o embalo do carro do que ligar um alternador para aproveitar a inércia, carregar as baterias e depois utilizar no motor de novo. olha só o tanto de perda.

 

única coisa que consigo pensar em reaproveitar, é a energia da frenagem, igual o kers de F1, ai sim, porque você quer parar, é uma energia que vira calor apenas. vai ajudar o sistema, mas o custo, hoje, deve ser alto.

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Algo que não entendo (não é minha praia).

 

Qto se consome de energia (em Amperes), para fazer o sistema de hidrogênio funcionar? (Vamos colocar um carro 1.6 de 100cv por exemplo), se eu colocasse um alternador (a parte), de 130a eu não conseguiria suprir o sistema? Mesmo que para isso eu perdesse 10cv (estou chutando a perda)?

 

Esse negócio de não conseguir produzir mais energia que se consome não é uma máxima, eis que o turbo usa energia do próprio motor para produzir mais energia (blower TB).

 

calma lá, o turbo ou blower, não usa o motor para gerar mais energia do nada, você tem um motor com ~30% de rendimento, logo elevar para 50...60% (exagerando) é uma coisa, ninguém gerou energia, apenas foi melhor aproveitada aquela energia da fonte, que é a gasolina, através de uma melhor queima desse combustível, por conter mais O2 na mistura.

 

vamos ao exemplo do alternador, vou usar watts para ficar mais claro, se você gasta 1200w (100A*12v) para gerar combustível para alimentar um motor 1.6, para ter esses 1200w você vai gastar bem mais que os 1200w, deu para entender?

 

para gerar 1200w, você ligando um alternador de 100A e 12v, vai precisar ligar um motor de bem mais que 1200w para tocar esse alternador. por isso que se ligar aquele alternador de 100A no próprio motor 1.6 é impossível, porque ele recebe 1200w mas gasta muito mais que isso para gerar os próprios 1200w.

 

 

é um pensamento bem enredado mesmo uhasuhasuhas.

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Algo que não entendo (não é minha praia).

 

Qto se consome de energia (em Amperes), para fazer o sistema de hidrogênio funcionar? (Vamos colocar um carro 1.6 de 100cv por exemplo), se eu colocasse um alternador (a parte), de 130a eu não conseguiria suprir o sistema? Mesmo que para isso eu perdesse 10cv (estou chutando a perda)?

 

Esse negócio de não conseguir produzir mais energia que se consome não é uma máxima, eis que o turbo usa energia do próprio motor para produzir mais energia (blower TB).

 

O rendimento dos melhores geradores de hidrogênio é menor que 30%. Na prática, você gasta mais energia pra quebrar a ligação entre H e O (que é uma ligação forte) do que você obtém na queima. Os melhores motores à combustão não atingem nem 30% de rendimento. Daí você injeta energia pra ter 30% de 30%. Um motor elétrico moderno supera os 90% de eficiência.

 

Não é à toa que o hidrogênio é inviável como combustível. A produção atual se destina à indústria química. Você até produz hidrogênio a partir da reação de ácidos, mas isto é bem perigoso, poluente e não gera apenas hidrogênio. A outra solução é nuclear que... bem... não deve ter muitas aplicações seguras... :vts

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O rendimento dos melhores geradores de hidrogênio é menor que 30%. Na prática, você gasta mais energia pra quebrar a ligação entre H e O (que é uma ligação forte) do que você obtém na queima. Os melhores motores à combustão não atingem nem 30% de rendimento. Daí você injeta energia pra ter 30% de 30%. Um motor elétrico moderno supera os 90% de eficiência.

 

Não é à toa que o hidrogênio é inviável como combustível. A produção atual se destina à indústria química. Você até produz hidrogênio a partir da reação de ácidos, mas isto é bem perigoso, poluente e não gera apenas hidrogênio. A outra solução é nuclear que... bem... não deve ter muitas aplicações seguras... :vts

 

que se for partir para produção nuclear, continua sendo melhor gerar energia para alimentar um carro elétrico.

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que se for partir para produção nuclear, continua sendo melhor gerar energia para alimentar um carro elétrico.

 

Neste caso, não necessariamente, já que a geração nuclear não é direta. Você usa energia nuclear para aquecer a água cujo vapor irá girar as turbinas. Logo, não dá pra dizer diretamente o que será mais eficiente, muito embora um motor elétrico seja sempre mais eficiente que um à combustão.

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Neste caso, não necessariamente, já que a geração nuclear não é direta. Você usa energia nuclear para aquecer a água cujo vapor irá girar as turbinas. Logo, não dá pra dizer diretamente o que será mais eficiente, muito embora um motor elétrico seja sempre mais eficiente que um à combustão.

 

sim eu sei.

 

pô, pesquisando agora, tem motor a hidrogênio chegando na faixa dos 40% já, tu tinha falado que era pior do que gasolina hehe. ai talvez compense mesmo.

 

porque uma usina termo elétrica moderna gira em torno dos 20~25% snme. mas um motor elétrico fica na faixa dos 95%.

 

 

só que como vai ser essa usina nuclear para "quebrar" o hidrogênio? se usar energia elétrica adianta nada.

Editado por Rafael_Brasil_123

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Nada que um capacitor de fluxo não resolva

 

17280905.jpg?w=620

 

"Bastéce saporr@ com lixo!"

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Nada que um capacitor de fluxo não resolva

 

"Bastéce saporr@ com lixo!"

 

falando sério, já existe mesmo usina termo elétrica movida a lixo.

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sim eu sei.

 

pô, pesquisando agora, tem motor a hidrogênio chegando na faixa dos 40% já, tu tinha falado que era pior do que gasolina hehe. ai talvez compense mesmo.

 

porque uma usina termo elétrica moderna gira em torno dos 20~25% snme. mas um motor elétrico fica na faixa dos 95%.

 

 

só que como vai ser essa usina nuclear para "quebrar" o hidrogênio? se usar energia elétrica adianta nada.

 

Uma termo com motor à explosão, né?

 

Com motor à reação (turbina) eu acho que é BEM superior.

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Uma termo com motor à explosão, né?

 

Com motor à reação (turbina) eu acho que é BEM superior.

 

não, turbina a vapor, tem rendimento menor que um motor a combustão mesmo.

 

é só achar um exemplo real, precisamos apenas das temperaturas, n=1-(T2/T1). n será o rendimento máximo, em condições ideais (Ciclo de Carnot).

 

edit: minto, tem diversas outras perdas, o rendimento do processo em si chega a ficar na faixa dos 50%, porém tem consumo na bomba de retorno, vapor perdido, condensador...

 

mas lembro com certeza que perde para um motor diesel, ou me ensinaram errado rsrs.

Editado por Rafael_Brasil_123

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Descobri a malandragem:

 

É utilizada uma bateria auxiliar, que não é ligada aos sistemas elétricos do carro, para realizar a extração do hidrogênio.

Ou seja, uma fonte externa de energia, e tem que carregar na tomada, o que por definição o torna um carro ELETRICO e não movido a água ou a hidrogênio.

 

Isso só vai para frente quando tiver uma geração de energia mais eficiente (muito mais).

 

Lipenur,

 

Um carro autônomo movido a hidrogênio por eletrólise não é possível neste universo, com as nossas leis da física. Simples assim, infelizmente.

Somente com uma fonte externa de energia, conforme descrevi acima.

Editado por euclidessp

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Eu acredito mais em sistemas híbridos com recuperação de energia nas frenagens utilizando motores a combustão de baixa potência e algo parecido com o start stop.

 

Em caminhões fora de estrada que trabalhei, o consumo entre caminhos mecânicos e híbridos chegam a uma relação de 2:1, isso porque todo o sistema de frenagem dissipa a energia em um banco de resistência com refrigeração forçada. Detalhe que o freio a disco somente atua a velocidades inferiores a 5km/h durante a frenagem, então até no para e anda seria viável a utilização, desde que as baterias suportem este desgaste.

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Nem sabia que uma simples eletrólise fazia isso. Será que é tao simples capturar o H2 ? E a estequiometria com o O2?

 

Será que compensa queimar esse H2 e transformá-lo em energia elétrica (termoelétrica)?

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Se você ver que gastam cerca de 30 amperes a 12v para gerar coisa de 1 litro de hidrogênio.. Não sei se é tão vantagem assim..

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Eu acredito mais em sistemas híbridos com recuperação de energia nas frenagens utilizando motores a combustão de baixa potência e algo parecido com o start stop.

 

Em caminhões fora de estrada que trabalhei, o consumo entre caminhos mecânicos e híbridos chegam a uma relação de 2:1, isso porque todo o sistema de frenagem dissipa a energia em um banco de resistência com refrigeração forçada. Detalhe que o freio a disco somente atua a velocidades inferiores a 5km/h durante a frenagem, então até no para e anda seria viável a utilização, desde que as baterias suportem este desgaste.

 

Um caminhão descendo a serra carregado já praticamente subiria sem gastar energia... já deve dar uma puta economia!

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Se você ver que gastam cerca de 30 amperes a 12v para gerar coisa de 1 litro de hidrogênio.. Não sei se é tão vantagem assim..

 

1 litro a 0 bar... comprimido não dá bosta nenhuma... hehehehehe

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Um caminhão descendo a serra carregado já praticamente subiria sem gastar energia... já deve dar uma puta economia!

Mas neste sistema hybrido que trabalhei não existia banco de armazenamento de energia. Só a diferença de eficiência entre o sistema de trem de força mecânico e elétrico. Imagine se fosse viável neste caso armazenar está energia.

 

Outra vantagem é que o motor trabalha na faixa de consumo ótimo, não havendo muita influência operacional, tendo uma vida cerca de 40% maior que quando o mesmo motor recebe aplicação mecânica.

 

Pra ter uma ideia da diferença, um caminhão mecânico com capacidade de 90 toneladas curtas consome 65 litros horas, já um com capacidade de 150 toneladas curtas consome 120 litros hora. O caminhão híbrido, ainda com tecnologia ultrapassada (rodas de corrente contínua) com capacidade de 190 toneladas consome 75 litros hora, e tem um custo de manutenção menor e mais simples que o mecânico.

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1 litro a 0 bar... comprimido não dá bosta nenhuma... hehehehehe

 

 

Parece que não comprimem, não é seguro comprimir, oque produz é direto queimado, então..

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Mas neste sistema hybrido que trabalhei não existia banco de armazenamento de energia. Só a diferença de eficiência entre o sistema de trem de força mecânico e elétrico. Imagine se fosse viável neste caso armazenar está energia.

 

Outra vantagem é que o motor trabalha na faixa de consumo ótimo, não havendo muita influência operacional, tendo uma vida cerca de 40% maior que quando o mesmo motor recebe aplicação mecânica.

 

Pra ter uma ideia da diferença, um caminhão mecânico com capacidade de 90 toneladas curtas consome 65 litros horas, já um com capacidade de 150 toneladas curtas consome 120 litros hora. O caminhão híbrido, ainda com tecnologia ultrapassada (rodas de corrente contínua) com capacidade de 190 toneladas consome 75 litros hora, e tem um custo de manutenção menor e mais simples que o mecânico.

 

Esse híbrido seria igual a uma locomotiva, né? Motor gera energia pros elétricos tracionarem?

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Parece que não comprimem, não é seguro comprimir, oque produz é direto queimado, então..

 

Seguro é, ele é vendido comprimido. O problema é que em caso de vazamento...

 

Sem falar também que o cilindro tem que ser BEM fodinha, porque hidrogênio é tão pequeno que muito material é totalmente permeável a ele.

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