Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RafaVarela

Projeto 1x18 casa/carro

Recommended Posts

Olá pessoal tudo bem?

Bom, apesar da idade,tenho uma bagagem bacana com spl,sqpl e trios mais simples, já na parte de trio/P.A mais complexos tenho muito a aprender ainda.

Venho lhes pedir ajuda com meu projeto pessoal, um trio no carro(kadett) com características de P.A e que sirva para usar fora do carro também

Tenho em mãos um selenium WPU1805 8ohms, que será o único subwoofer do sistema,as demais vias estão ainda a definir

Duvidas: Queria algo diferente do usual nesse projeto, pensei em usar algum tipo de corneta para o wpu, uma whorn talvez,mas não encontro o projeto da selenium dele ora usar de base,alguém teria de repente?

Pensei em T18 também,mas vê a duvida,uma sozinha teria um efeito bacana? Pois vejo sempre varias acopladas,nunca uma sozinha

Em ultimo caso partirei pra uma BP6, pois não queria cair na mesmice da bass reflex..

Bom, no mais,aceito sugestões para MG e drivers,queria manter monomarca,mas não é tão importante...

Desde já muito obrigado aos amigos foristas!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente sub usava um par a 340litros em dutada tremia tudo na volta subão com woofer.

Pra 1 unidade se couber uma Whorn seria interessante de que região vc é e que estilo de música escuta?

Compartilhar este post

Link para o post
Excelente sub usava um par a 340litros em dutada tremia tudo na volta subão com woofer.

Pra 1 unidade se couber uma Whorn seria interessante de que região vc é e que estilo de música escuta?

Opa! Sou de Caxias do sul RS, tenho uma mini loja aqui hehe

Eu queria algo que fizesse bonito no geral , mas meu foco principal é musica eletrônica (house,techno, algo entre deathmau5 e daft punk) e reggae(soja, bob Marley,nesse estilo), esporadicamente Black Music

Tenho disponível 1 metro de largura entre caixas de roda, penso ser possível uma whorn decente com essa largura

Compartilhar este post

Link para o post

Então esquece W-horn.. ela tem seus 120cm~130cm de um lado a outro! Esquece também T18!

Se quer algo pra casa ou local aberto, a W-Horn seria a saída, mas sem chances de usar no carro!

Compartilhar este post

Link para o post
Então esquece W-horn.. ela tem seus 120cm~130cm de um lado a outro! Esquece também T18!

Se quer algo pra casa ou local aberto, a W-Horn seria a saída, mas sem chances de usar no carro!

Bom se não ha como, paciência..

A BP6 seria uma opção?

Se tocar de 45 ate 90 100hz ta ótimo,acima disso cobriria com o MG

Compartilhar este post

Link para o post

BP6 é uma boa! E já tem projetos prontos pro falante em questão!

Compartilhar este post

Link para o post

Whorn e fora de cogitação, se Foce numa kombi ate dava mas num cadete jamais kkkk

T18 deitada talvez detada caiba, mas ela toca melhor com a corneta pra baixa, no chão se pocivel.

Bp6 seria intereçante, só q em ambiente aberto não ia joga longe o grave.

Já q e só um de 18 Vc podia fazer uma dutada generosa(200l).

Não tem médio grave melhor pra acompanhar seu wpu q seu irmão mais novo, o 1205, mas e outro elefante branco.

Eu iria de hpx2120 se não axace os wpu

Uma duvida, esse modelo (05) e o que te cone em fibra de carbono ?

Compartilhar este post

Link para o post

Whorn e fora de cogitação, se Foce numa kombi ate dava mas num cadete jamais kkkk

T18 deitada talvez detada caiba, mas ela toca melhor com a corneta pra baixa, no chão se pocivel.

Não tem médio grave melhor pra acompanhar seu wpu q seu irmão mais novo, o 1205, mas e outro elefante branco.

Não é o 07 que pode molhar, mas o 05 muito mais qualidade toca full até 2 khz kkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

olha, o meu pelo menos tem cone de celulose, e aparentemente nunca foi mexido...

O wpu 1205 sei quem tem um, pena ter desavenças com o cidadão...

Nas altas pensei em uma 220ti ou uma sd145 usando um guia de onda bomber( já tenho,muito bom inclusive) o que acha?

Obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
BP6 é uma boa! E já tem projetos prontos pro falante em questão!

Obrigado bloom, vou pesquisar sobre as bps do wpu, não me dou muito bem com o bassbox pra simular uma hehe

Compartilhar este post

Link para o post

seguindo aqui, to com essas idéias marotas também já faz um tempo, mas não deu tempo de montar ainda.

meu projeto é uma bp6 com esx155, corneta com esx310 e drive d220ti ou sd145 (ou até num par de 8pw3 em 2 caixas separadas).

um sd1600 evo + sd800.4, fonte jfa turbo 40 e uma bateria o menor possível.

se quiser uns projetos originais da selenium, me manda mp com um email que eu te envio.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é o 07 que pode molhar, mas o 05 muito mais qualidade toca full até 2 khz kkkkkkkk

Pelo q me falaram o 02=05>07>09

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei um pdf com 2 projetos de BP, uma de 4* e uma de 6* ordem,feito pela selenium

A BP4 tem menor volume,maior sens e responde a partir de 55hz

Já a BP6 é enorme, 94db de sens (96 na bp4) e responde a partir de 45hz!

Acho que vou de BP6 mesmo, pelo gráfico posso usar o mg a partir de 120hz, creio que o leque de opções abra um pouco

Veio a mente o OMEGA DRIVER mg600, que como lojista consigo com precinho beeem bacana,seria uma opção viável?

Ou devo partir logo pra algo mais parrudo ( hpx,wpu,gtx etc.) ?

Editado por RafaVarela

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Boa parte dos projetos antigos BP são para 18SW1P e poucos fazem referência a WPU.

Quanto aos médios, vai depender do espaço. Esse mais parrudos tem maior rendimento.

Compartilhar este post

Link para o post
Sim. Boa parte dos projetos antigos BP são para 18SW1P e poucos fazem referência a WPU.

Quanto aos médios, vai depender do espaço. Esse mais parrudos tem maior rendimento.

Poise,foi difícil mas achei um pdf específico para WPU, com 4 projetos:

Dutada par de 1805

BP4 um 1805

BP6 um 1805 e

BP6 2 1507

Com gráficos de resposta,distorção e etc

So não diz a sintonia das câmaras,mas vou calcular isso

Por hora creio que estou bem encaminhado, o driver creio que será uma D220TI mesmo com o guia de onda

Vale apena investir num médio parrudo assim? Pois posso por exemplo usar uma corneta em um médio mais modesto(claro com um timbre decente).

Não me importo muito com SPL,quero algo bem flat que me possibilita ajustes rápidos pelo EQ ,que tenha um timbre bacana,aquela sensação de estar numa boa boate(guardadas as devidas proporções claro)

Agradeço a ajuda de todos os amigos! Conforme for evoluindo postarei aqui!

Editado por RafaVarela

Compartilhar este post

Link para o post

solano usava qual amp nesse projeto?

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Poise,foi difícil mas achei um pdf específico para WPU, com 4 projetos:

Dutada par de 1805

BP4 um 1805

BP6 um 1805 e

BP6 2 1507

Com gráficos de resposta,distorção e etc

So não diz a sintonia das câmaras,mas vou calcular isso

Por hora creio que estou bem encaminhado, o driver creio que será uma D220TI mesmo com o guia de onda

Vale apena investir num médio parrudo assim? Pois posso por exemplo usar uma corneta em um médio mais modesto(claro com um timbre decente).

Não me importo muito com SPL,quero algo bem flat que me possibilita ajustes rápidos pelo EQ ,que tenha um timbre bacana,aquela sensação de estar numa boa boate(guardadas as devidas proporções claro)

Agradeço a ajuda de todos os amigos! Conforme for evoluindo postarei aqui!

Não existe uma receita de bolo. Médios bem parrudos tem um timbre bem diferente e em alguns estilos fazem boa diferença, agora médios com o objetivo de atuar na faixa que lhes é própria, esses de menor nominal cumprem sim o papel, mas não são todos.

O que vai definir, é o que espera do som, disponibilidade de corrente, espaço, etc.

O que tem ou pretende ter de amplificador?

Compartilhar este post

Link para o post

Não existe uma receita de bolo. Médios bem parrudos tem um timbre bem diferente e em alguns estilos fazem boa diferença, agora médios com o objetivo de atuar na faixa que lhes é própria, esses de menor nominal cumprem sim o papel, mas não são todos.

O que vai definir, é o que espera do som, disponibilidade de corrente, espaço, etc.

O que tem ou pretende ter de amplificador?

Pro carro penso em um SD2000 ou 2500 para o grave, e um AB com boa potencia pro restante, um BB3600GL talvez, ou um sd1000 2ohms tocando no dobro da impedância pro médio e um AB apenas pro driver, um banda PX1+ um limiter(a definir) pra gerenciar tudo

Pra usar em casa usarei Amps profissionais,a definir pois não tenho conhecimento nessa área, uma mesinha bacana e so,talvez um processador(daria pra usar o mesmo px1 +limiter do carro com uma fontezinha 12v),mas de inicio o foco é o carro

A principio axo que montarei com um médio mais em conta,e de fácil revenda caso surja a necessidade de trocar

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei também na possibilidade de 4x8,na questão de espaço ficaria melhor,fino e largo

4 8pw7 ou 4 esx408, so não sei se cobririam bem desde os 120hz ate os 1k5 que costumo cortar as 220ti

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo q me falaram o 02=05>07>09

Só não confirmo a 02.

De fato a 05 é top demais e praticamente inqueimável!

Compartilhar este post

Link para o post

Só não confirmo a 02.

Que bom ler isso, acho que foi uma bela troca, 2 spyder trio de 8' + 2 drivers genericos pelo 1805 hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Só não confirmo a 02.

A como eu queria um par desses 05 pra tacar uns 1500 RMS e ver ticar mais q som com AMP de 8k kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usava uma 1205 num Stetsom 2k5 clipando nas batidas de boas! Tocou por anos e anos assim!

Compartilhar este post

Link para o post

Pro carro penso em um SD2000 ou 2500 para o grave, e um AB com boa potencia pro restante, um BB3600GL talvez, ou um sd1000 2ohms tocando no dobro da impedância pro médio e um AB apenas pro driver, um banda PX1+ um limiter(a definir) pra gerenciar tudo

Pra usar em casa usarei Amps profissionais,a definir pois não tenho conhecimento nessa área, uma mesinha bacana e so,talvez um processador(daria pra usar o mesmo px1 +limiter do carro com uma fontezinha 12v),mas de inicio o foco é o carro

A principio axo que montarei com um médio mais em conta,e de fácil revenda caso surja a necessidade de trocar

Não sei se daria certo, mas Vc poderia fazer tipo uma planar horn com a corneta removível, no carro Vc usa como dutada, e fora dele Vc acopla a corneta, e fora do carro Vc poderia usar o tamanho que quisece de corneta.

Se Foce para mim não misturaria automotivo com PA, Vc não vai tirar 100℅ de rendimento em nenhum dos 2,

Eu faria uma whorn pra esse wpu e compraria outro AF pra usar no carro.

Ou Vc poderia fazer 2 caixas e tirar o AF toda vez q for alternar, só q as melhores caixas de PA (t18,whorn) o AF não fica acecivel.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se daria certo, mas Vc poderia fazer tipo uma planar horn com a corneta removível, no carro Vc usa como dutada, e fora dele Vc acopla a corneta, e fora do carro Vc poderia usar o tamanho que quisece de corneta.

Se Foce para mim não misturaria automotivo com PA, Vc não vai tirar 100℅ de rendimento em nenhum dos 2,

Eu faria uma whorn pra esse wpu e compraria outro AF pra usar no carro.

Ou Vc poderia fazer 2 caixas e tirar o AF toda vez q for alternar, só q as melhores caixas de PA (t18,whorn) o AF não fica acecivel.

Planar horn? Essa não conheço, vou pesquisar!

Eu queria na verdade 2 sistemas distintos, mas com a economia atual fica difícil a curto prazo,por isso a decisão de algo misto.mesmo sabendo que terei perdas em algum ponto..

Vou executar a bandpass essa semana ou na próxima,dai vou saber se será suficiente pro meu uso

Obrigado pelas dicas!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...