Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Morkan

Dúvida SPL iniciante

Recommended Posts

Pessoal, bom dia.

 

Adquirir um sonzinho para meu carro e acabei me interessando pelo assunto do tal SPL.

 

Gostaria que alguem me explicasse como eu posso reconhecer se um sub é bom pra SPL ou não. Vejo muitos comentários que o sub da Questo possui um SPL bom, mas olhando suas especificações eu não conseguir ver o porque disso.

 

Vou citar meu exemplo:

 

Atualmente eu possuo um Bomber Upgrade 350rms 4ohms. Ele possui a seguinte especificação:

 

- SPL 87,7 dB

 

Já o sub da Questo de 350rms 4ohms possui as seguinte especificação:

 

- SPL: 87,8 dB

 

De acordo com os dados acima, um leigo como eu poderia afirmar que ambos possuem praticamente a mesma qualidade de SPL, porém não é o que eu vejo aqui no fórum.

 

Agora vem a pergunta que eu quero saber. Existem outras características que podem definir que um determinado sub tem um SPL melhor que o outro sem ser somente por esses dados acima? Se possível me explique detalhadamente (até mesmo usando os exemplos acima).

 

Obrigado a quem puder ajudar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia.

 

Adquirir um sonzinho para meu carro e acabei me interessando pelo assunto do tal SPL.

 

Gostaria que alguem me explicasse como eu posso reconhecer se um sub é bom pra SPL ou não. Vejo muitos comentários que o sub da Questo possui um SPL bom, mas olhando suas especificações eu não conseguir ver o porque disso.

 

Vou citar meu exemplo:

 

Atualmente eu possuo um Bomber Upgrade 350rms 4ohms. Ele possui a seguinte especificação:

 

- SPL 87,7 dB

 

Já o sub da Questo de 350rms 4ohms possui as seguinte especificação:

 

- SPL: 87,8 dB

 

De acordo com os dados acima, um leigo como eu poderia afirmar que ambos possuem praticamente a mesma qualidade de SPL, porém não é o que eu vejo aqui no fórum.

 

Agora vem a pergunta que eu quero saber. Existem outras características que podem definir que um determinado sub tem um SPL melhor que o outro sem ser somente por esses dados acima? Se possível me explique detalhadamente (até mesmo usando os exemplos acima).

 

Obrigado a quem puder ajudar!

 

Cara tbm nao sou nenhum expert, vou usar o Questo de 12", pelo o que eu vi os subs da questo descem mais do que o 310 e o UXP (famosos aqui aonde moro) dando assim mais sub grave.

 

Outra coisa que eu percebi é que ele é mais forte do que aparenta, por isso nao se deixe enganar com os 350 rms

 

O FS do bomber é de 28hz já o do questo é de 24hz...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara tbm não sou nenhum expert, vou usar o Questo de 12", pelo o que eu vi os subs da questo descem mais do que o 310 e o UXP (famosos aqui aonde moro) dando assim mais sub grave.

 

Outra coisa que eu percebi é que ele é mais forte do que aparenta, por isso não se deixe enganar com os 350 rms

 

O FS do bomber é de 28hz já o do questo é de 24hz...

Então essa diferença entre 28hz e 24hz é tão grande assim?

 

Mais alguém poderia tentar me explicar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião voce já tem um ótimo sub para um sonzinho interno, só faria a troca caso ja tenha enjoado e queira mesmo mudar. Considero o questo superior, mas não estaria mudando TAAANTO o som assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia.

 

Adquirir um sonzinho para meu carro e acabei me interessando pelo assunto do tal SPL.

 

Gostaria que alguem me explicasse como eu posso reconhecer se um sub é bom pra SPL ou não. Vejo muitos comentários que o sub da Questo possui um SPL bom, mas olhando suas especificações eu não conseguir ver o porque disso.

 

Vou citar meu exemplo:

 

Atualmente eu possuo um Bomber Upgrade 350rms 4ohms. Ele possui a seguinte especificação:

 

- SPL 87,7 dB

 

Já o sub da Questo de 350rms 4ohms possui as seguinte especificação:

 

- SPL: 87,8 dB

 

De acordo com os dados acima, um leigo como eu poderia afirmar que ambos possuem praticamente a mesma qualidade de SPL, porém não é o que eu vejo aqui no fórum.

 

Agora vem a pergunta que eu quero saber. Existem outras características que podem definir que um determinado sub tem um SPL melhor que o outro sem ser somente por esses dados acima? Se possível me explique detalhadamente (até mesmo usando os exemplos acima).

 

Obrigado a quem puder ajudar!

Existem outros fatores para determinar a qualidade do subwoofer...

Basicamente, SPL é a sensibilidade, a grosso modo um Sub com Maior SPL e mesma pontencia de um com menos, vai bater mais do que tem menos SPL.

Pra ter noção a cada 6db vc dobra a sensação audivel...

 

Mas vamos ao ponto, o FS depende muito do tipo de musica que vc gosta: O melhor custo beneficio é 35, mas o que ajuda determinar isso é a caixa do Sub.

Já tive um sub da questo de 10" e o grave interno batia mais que 2 cara preto...

Outra vantagem da Questo é o suporte via telefone, vc diz o que vc escuta e eles sugerem a litragem e duto da caixa correta.

Se trocar de sub, ´já fica preparado pra tocar de caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...