Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Robson_Lira

Usar o cross passivo em paralelo com DSP, há algum problema?

Recommended Posts

Bom dia,

Amigos!!!

 

Estou numa duvida simples, porem um tanto confusa, vou tentar explanar para vocês!

 

Seguinte, tenho no meu set um kit 2 vias Hertz MLK2 ligado em bi-amp em dois Mcintosh MC 431, sendo um só para os TW e outro só para os MB, ambos em bridge. No set possuo um Alpine H800.

 

Até ontem estava fazendo assim no H800:

 

 

Canal TW R+L = Full - fase em 180º (cortado pelo cross do kit)

Canal MB R+L = HPF 50hz ~ - 18dB - fase em 0º

Canal SUB R+L = HPF 20hz ~ LPF 50hz - 36dB - fase em 180º

 

 

 

Comecei a notar uma certa rispidez no TW direito em musicas com muitas notas de piano e uma certa falta de clareza nos vocais, dai resolvi alterar para os cortes 100% no H800, porem mantive os cortes passivos e o resultado foi satisfatorio, segue

 

Canal TW R+L = HPF 5khz ~ LPF 25khz - 24dB - fase em 180º (o cross do kit está junto, HPF em 3,2khz, acho que em 6dB)

Canal MB R+L = HPF 50hz ~ 5khz - 18dB - fase em 0º

Canal SUB R+L = HPF 20hz ~ LPF 50hz - 36dB - fase em 180º

 

 

Minha duvida é, há algum problema em usar os dois tipo de cortes juntos? Passivo e ativo?

 

O resultado foi bom, porem se puder optar por um ou outro, quais os ganhos, perdas e possíveis destaques para as características de cada um?

 

 

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Amigos!!!

 

Estou numa duvida simples, porem um tanto confusa, vou tentar explanar para vocês!

 

Seguinte, tenho no meu set um kit 2 vias Hertz MLK2 ligado em bi-amp em dois Mcintosh MC 431, sendo um só para os TW e outro só para os MB, ambos em bridge. No set possuo um Alpine H800.

 

Até ontem estava fazendo assim no H800:

 

 

Canal TW R+L = Full - fase em 180º (cortado pelo cross do kit)

Canal MB R+L = HPF 50hz ~ - 18dB - fase em 0º

Canal SUB R+L = HPF 20hz ~ LPF 50hz - 36dB - fase em 180º

 

 

 

Comecei a notar uma certa rispidez no TW direito em musicas com muitas notas de piano e uma certa falta de clareza nos vocais, dai resolvi alterar para os cortes 100% no H800, porem mantive os cortes passivos e o resultado foi satisfatorio, segue

 

Canal TW R+L = HPF 5khz ~ LPF 25khz - 24dB - fase em 180º (o cross do kit está junto, HPF em 3,2khz, acho que em 6dB)

Canal MB R+L = HPF 50hz ~ 5khz - 18dB - fase em 0º

Canal SUB R+L = HPF 20hz ~ LPF 50hz - 36dB - fase em 180º

 

 

Minha duvida é, há algum problema em usar os dois tipo de cortes juntos? Passivo e ativo?

 

O resultado foi bom, porem se puder optar por um ou outro, quais os ganhos, perdas e possíveis destaques para as características de cada um?

 

 

 

:legal:

Dá pra fazer esse mix sim.

 

Com a vantagem de adicionar certo "calor" com os corte passivos (ui),

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá pra fazer esse mix sim.

 

Com a vantagem de adicionar certo "calor" com os corte passivos (ui),

Então, foi o que notei.

 

Eu estava achando o mid bass um pouco amarrado, não subia, mesmo deixando ele aberto no PXA de 50hz pra cima, que no cross do kit deveria cortar lá na casa dos 3,2khz em lpf, porem ao testá-lo acima desse valor no PXA, pimba! o bicho subiu que foi uma magavilha (ui)

 

Dai me surgiu esta duvida, será que estava cortando certo mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela lógica, o cross do kit não faria muita diferença, já que o corte passivo (3,2khz) está bem abaixo do ativo (5khz em 24dB) e quem atua primeiro é o PXA, então o cross passivo só esta recebendo audio "acima" de 5khz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela lógica, o cross do kit não faria muita diferença, já que o corte passivo (3,2khz) está bem abaixo do ativo (5khz em 24dB) e quem atua primeiro é o PXA, então o cross passivo só esta recebendo audio "acima" de 5khz.

mas e o LPF do mid? se subir demais no PXA o cross do kit não dá uma amarrada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tentou desfazer a bridge nos TW?

 

Continua o bi-amp, porém usa um canal em cada tw em vez da bridge...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tentou desfazer a bridge nos TW?

 

Continua o bi-amp, porém usa um canal em cada tw em vez da bridge...

Já, não gostei, perdeu muito em detalhamento e extensão, os McIntosh já tem a fama de ser "apagado", os bridges foram a solução e pode ter certeza, ficaram bons demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas e o LPF do mid? se subir demais no PXA o cross do kit não dá uma amarrada?

 

Sim, a minha duvida é se você não criou um buraco entre o LPF do mid e o HPF do TW.

 

Pelos cortes do PXA, o TW vai tocar acima de 5khz e o MB teria que subir até lá (porém tem o cross passivo no meio do caminho com LPF do mid em 3.2khz).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, a minha duvida é se você não criou um buraco entre o LPF do mid e o HPF do TW.

 

Pelos cortes do PXA, o TW vai tocar acima de 5khz e o MB teria que subir até lá (porém tem o cross passivo no meio do caminho com LPF do mid em 3.2khz).

então, preciso ver esta questão, pois se o cross não fizer um full neste drive, com certeza tem algum corte ali, barrando meu mid, porem ao alterar no PXA, o mid sobe bem, eu não tenho um ouvido tão treinado ainda para saber se tem buraco, o jeito seria um rta. Editado por Robson_Lira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu muito já misturei ativos e passivos. Hoje a minha preferencia é passivo aftermarket, depois ativo, depois passivo original.

 

Tens certeza q o problema é o ponto de corte/slope do corte e não a potencia do amp, ou o cross q vc está utilizando? já tentaste usar os mesmos pontos de corte originais só q pelo cross ativo? Já tentaste mudar o Slope usando o ponto de corte original? O rispido q vc pode estar ouvindo pode ser de qualquer componente do sistema q pode estar dando um ganho em determinada frequência que está passando pro tweeter, ou coloração q o indutor ou que o capacitor do hp do cross original possa estar gerando no tw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu muito já misturei ativos e passivos. Hoje a minha preferencia é passivo aftermarket, depois ativo, depois passivo original.

 

Tens certeza q o problema é o ponto de corte/slope do corte e não a potencia do amp, ou o cross q vc está utilizando? já tentaste usar os mesmos pontos de corte originais só q pelo cross ativo? Já tentaste mudar o Slope usando o ponto de corte original? O rispido q vc pode estar ouvindo pode ser de qualquer componente do sistema q pode estar dando um ganho em determinada frequência que está passando pro tweeter, ou coloração q o indutor ou que o capacitor do hp do cross original possa estar gerando no tw.

Leo, tenho sim... Numa faixa do CD do EMMA 2012, tem uma badalada de violão, que com esta faixa do corte, ela faz um ruido terrivel, depois que mudei, o ruido sumiu. Ainda não testei somente com os cortes no PXA, pode ser que mude muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, a minha duvida é se você não criou um buraco entre o LPF do mid e o HPF do TW.

 

Pelos cortes do PXA, o TW vai tocar acima de 5khz e o MB teria que subir até lá (porém tem o cross passivo no meio do caminho com LPF do mid em 3.2khz).

pelo que eu entendi, ele só usava o cross do kit nos tweeters

ANTES

Canal TW R+L = Full - fase em 180º (cortado pelo cross do kit)

Canal MB R+L = HPF 50hz ~ - 18dB - fase em 0º

Canal SUB R+L = HPF 20hz ~ LPF 50hz - 36dB - fase em 180º

 

DEPOIS

Canal TW R+L = HPF 5khz ~ LPF 25khz - 24dB - fase em 180º (o cross do kit está junto, HPF em 3,2khz, acho que em 6dB)

Canal MB R+L = HPF 50hz ~ 5khz - 18dB - fase em 0º

Canal SUB R+L = HPF 20hz ~ LPF 50hz - 36dB - fase em 180º

se é como eu entendi, o simples fato de ter adicionado um corte LP nos mids já faz o amplificador trabalhar numa banda passante, não tudo acima de 50Hz, "economizando" ele e os mids, o que ajuda a limpar o som, ainda mais se os mids tiverem um cone break up ao estilo dos Scanspeak, que antes a resposta morrer tem um puta pico, que aí a sujeira que ele percebe vem daí

outra coisa é que o corte hp em 5K nos tweeteres (ativo) somado ao corte em 3.2k (passivo), faz o corte ser 5a ordem até 5K e ser 4a ordem dali até 3.2K, que limpa mais o som dos tweeters (pouca coisa, mas as vezes pode ser bem perceptível, principalmente nos domos metálicos e em cortes baixos)

 

Lira, confirma aí se o manual do teu kit é esse (composto pelo mid ML1600, tweeter ML280 e cross MLCX2 TW), pois se for os cortes e slopes que tu citou são outros

http://www.hertzaudiovideo.com/wp-content/uploads/2014/06/HZ_Mille_Owners_manual.pdf

se for esses componentes mesmo, o corte é LP e HP em 2.5K 3a ordem

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo que eu entendi, ele só usava o cross do kit nos tweeters

 

 

Eu também achei que fosse isso inicialmente, mas depois que o Lira perguntou sobre o LPF do mid, eu assumi que ele estava usando o cross passivo no TW e MB em bi-amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo que eu entendi, ele só usava o cross do kit nos tweeters

 

se é como eu entendi, o simples fato de ter adicionado um corte LP nos mids já faz o amplificador trabalhar numa banda passante, não tudo acima de 50Hz, "economizando" ele e os mids, o que ajuda a limpar o som, ainda mais se os mids tiverem um cone break up ao estilo dos Scanspeak, que antes a resposta morrer tem um puta pico, que aí a sujeira que ele percebe vem daí

outra coisa é que o corte hp em 5K nos tweeteres (ativo) somado ao corte em 3.2k (passivo), faz o corte ser 5a ordem até 5K e ser 4a ordem dali até 3.2K, que limpa mais o som dos tweeters (pouca coisa, mas as vezes pode ser bem perceptível, principalmente nos domos metálicos e em cortes baixos)

 

Lira, confirma aí se o manual do teu kit é esse (composto pelo mid ML1600, tweeter ML280 e cross MLCX2 TW), pois se for os cortes e slopes que tu citou são outros

http://www.hertzaudi...ners_manual.pdf

se for esses componentes mesmo, o corte é LP e HP em 2.5K 3a ordem

Cristiano, o meus é este modelo aqui

 

http://winauto.ua/manuals/en/Manual-Crossover-Hertz-MLCX-3-1.pdf

 

 

è um antes desse que vc postou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos lá:

 

lendo o manual do kit temos as seguintes informações:

tw Hertz ML280:

FS1100hz

 

OBS1: com essa FS ele é obrigado a tocar bem a partir de 2,2khz 12db. Se testares no ativo e ele não tocar bem com este corte, seu tweeter pode estar avariado. Ou a cola cedeu, ou o ferrofluido secou, ou alguma queda que deslocou alguma coisa.

 

SEGUINDO:

medida do mid: 6,56"

medida do tweeter: 1,15"

distancia minima de montagem: 3cm

OBS2: por estas medidas temos um ponto de corte de 2,5khz, ou seu múltiplo. poderia entrar em cálculos mais complexos mas de momento ter esse valor como ponto de corte base é interessante. mais tarde posso até tentar explicar o pq.

 

SEGUINDO:

no manual que o cristiano apresentou consta a seguinte informação sobre o divisor:

corte HP/LP 18db 2,5khz pro cross do kit woofer/tweeter

corte HP/LP 18db 4khz pro kit q utiliza o midrange de 4" e o mesmo tweeter.

 

 

Avaliação final:

tendo estes dados em mãos pode-se verificar q há algum problema ou no crossover ou no tweeter, ou algum cabo q esteja indo para o tweeter pelo que vc relata. o Slope alto não quer dizer que o corte esteja correto, devendo ser usado como um limitador de excesso de potência ou de headroom, como preferir chamar. O ponto de corte correto tem q ter a habilidade de tocar bem tanto em 6db, como em 12db, como em 24db, e o slope deve ser escolhido de acordo com a potencia a ser aplicada ao alto falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos lá:

 

lendo o manual do kit temos as seguintes informações:

tw Hertz ML280:

FS1100hz

 

OBS1: com essa FS ele é obrigado a tocar bem a partir de 2,2khz 12db. Se testares no ativo e ele não tocar bem com este corte, seu tweeter pode estar avariado. Ou a cola cedeu, ou o ferrofluido secou, ou alguma queda que deslocou alguma coisa.

 

SEGUINDO:

medida do mid: 6,56"

medida do tweeter: 1,15"

distancia minima de montagem: 3cm

OBS2: por estas medidas temos um ponto de corte de 2,5khz, ou seu múltiplo. poderia entrar em cálculos mais complexos mas de momento ter esse valor como ponto de corte base é interessante. mais tarde posso até tentar explicar o pq.

 

SEGUINDO:

no manual que o cristiano apresentou consta a seguinte informação sobre o divisor:

corte HP/LP 18db 2,5khz pro cross do kit woofer/tweeter

corte HP/LP 18db 4khz pro kit q utiliza o midrange de 4" e o mesmo tweeter.

 

 

Avaliação final:

tendo estes dados em mãos pode-se verificar q há algum problema ou no crossover ou no tweeter, ou algum cabo q esteja indo para o tweeter pelo que vc relata. o Slope alto não quer dizer que o corte esteja correto, devendo ser usado como um limitador de excesso de potência ou de headroom, como preferir chamar. O ponto de corte correto tem q ter a habilidade de tocar bem tanto em 6db, como em 12db, como em 24db, e o slope deve ser escolhido de acordo com a potencia a ser aplicada ao alto falante.

 

Léo, entendi em partes sua explicação, vou tentar upar um vídeo para vcs entenderem sobre este ruido, pode ser cisma minha, mas não acho normal. o que mais está me intrigando é, ter ajustado o mid e ele ter respondido de forma satisfatória.

 

Leo, o cross do meu kit não é este que o Cris postou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Léo, entendi em partes sua explicação, vou tentar upar um vídeo para vcs entenderem sobre este ruido, pode ser cisma minha, mas não acho normal. o que mais está me intrigando é, ter ajustado o mid e ele ter respondido de forma satisfatória.

 

Leo, o cross do meu kit não é este que o Cris postou.

 

mas os alto falantes são os mesmos.... logo o q eu te passei sobre o tweeter deve ser confirmado, até por um descargo de consciência teu. Pq esse ruido q pode estar ouvindo pode ser de um cap ruim, coisa q já me aconteceu. E sempre vem a questão do corte mais alto vs corte mais baixo. Tem quem goste de cortar o tweeter o mais alto possivel, e tem quem goste de cortar o tweeter o mais baixo possivel, e tem quem goste de cortar numa frequencia intermediária. eu pessoalmente prefiro cortar numa frequencia intermediária, pra mim soa mais correto, mas ai é de cada um e do acerto fino q cada um faz. Um abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas os alto falantes são os mesmos.... logo o q eu te passei sobre o tweeter deve ser confirmado, até por um descargo de consciência teu. Pq esse ruido q pode estar ouvindo pode ser de um cap ruim, coisa q já me aconteceu. E sempre vem a questão do corte mais alto vs corte mais baixo. Tem quem goste de cortar o tweeter o mais alto possivel, e tem quem goste de cortar o tweeter o mais baixo possivel, e tem quem goste de cortar numa frequencia intermediária. eu pessoalmente prefiro cortar numa frequencia intermediária, pra mim soa mais correto, mas ai é de cada um e do acerto fino q cada um faz. Um abração

O TW da linha do meu é diferente, o meu é a linha Signature, ouvi os dois e não se compara, desde a construção até a sonoridade

 

http://winauto.ua/manuals/en/Manual-Crossover-Hertz-MLCX-3-1.pdf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah sim, agora olhando esse manual novamente, tem 2 versões do ML280, uma com camara pequena e uma com camara grande, o seu deve ser o de camara grande, pois muda a FS, q baixa de 1100 pra 930 e muda o QTS, q baixa de 1,21 pra 0,4 no de câmara grande. Essa diferença no QTS é gritante, e não dá pra comparar os 2 tweeters devido a essa mudança de QTS. Quanto menor o QTS, mais musical e mais correto ele é.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah sim, agora olhando esse manual novamente, tem 2 versões do ML280, uma com camara pequena e uma com camara grande, o seu deve ser o de camara grande, pois muda a FS, q baixa de 1100 pra 930 e muda o QTS, q baixa de 1,21 pra 0,4 no de câmara grande. Essa diferença no QTS é gritante, e não dá pra comparar os 2 tweeters devido a essa mudança de QTS. Quanto menor o QTS, mais musical e mais correto ele é.

Leo, na verdade eles são um só, vem as duas camaras e vc escolhe qual usar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já, não gostei, perdeu muito em detalhamento e extensão, os McIntosh já tem a fama de ser "apagado", os bridges foram a solução e pode ter certeza, ficaram bons demais.

 

Você usou os amplificadores sem usar brigde, mas com os 2 crossover ou foi somente um deles? Se foi somente um deles, qual foi? O passivo ou o ativo?

 

Quais são as respectivas potências dos amplificadores e potências nominais dos falantes.

 

Qual a atenuação em cada uma das vias do passivo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você usou os amplificadores sem usar brigde, mas com os 2 crossover ou foi somente um deles? Se foi somente um deles, qual foi? O passivo ou o ativo?

 

Quais são as respectivas potências dos amplificadores e potências nominais dos falantes.

 

Qual a atenuação em cada uma das vias do passivo?

Sim usei sem bridge, com os dois cross, ativo e passivo.

 

As potencias dos McIntosh são 4X100 a 4ohms / 2X200 no bridge a 4ohms

a potencia do kit é tweeter 180w a 1,8khz / 12db/8º e o woofer 250 no pico e 125 nominal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão é muito simples. Com o tempo que já se perdeu nesse bla, bla, bla já deveria ter tirado esse crossovers passivos fora e acertado esse som com a ferramenta mais básica de todas: ouvido. É só sentar e fazer... kkkk

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso, inclusive acho que o tanto mid quanto tweeter deveriam tocar full, tirar o processador e o cross passivo mesmo, pra não ter interderencia nenhuma de algo que possa sujar o som, aí sobe o volume bem alto pra ver se continua o ruído

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A questão é muito simples. Com o tempo que já se perdeu nesse bla, bla, bla já deveria ter tirado esse crossovers passivos fora e acertado esse som com a ferramenta mais básica de todas: ouvido. É só sentar e fazer... kkkk
thiagão, mas eu vou fazer isso, na verdade vou testar os dois o que ficar melhor eu deixo, mas até o momento, do jeito que deixei, melhorou bastante. :legal:

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...