Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
.Marquinhos.

duvida no grave e sintonia de caixa sds 2.7 ou panzer

Recommended Posts

Ola galera to aqui pra pedir uma ajuda de vcs no momento to com um 6500 da soundigital 2 ohms e 2 sds 2.7 de 18 4 ohms cada numa caixa dutada trapezoidal com duto régua na parte superior. As medidas da caixa são as seguintes : comprimento 96 cm

altura 54 cm

BMaior 59 cm

Bmenor 44 cm

o duto é tipo régua e são dois: comprimento 45 cm

largura 5 cm

profundidade: 27 cm

O mdf é de 18mm .

Agora vem a duvida qual a sintonia dessa caixa q ta tocando os sds 2.7k de 18? o grave ta forte, ta dando bastante subgrave mas acho q em questão de ataque num ta tão boa, fora que quando aumento pelo headroom mesmo clipando de leve o alto-falante parece perder o controle e excursionar demais, com a parte da voz desligada ele ate faz um barulho estranho com o clip piscando. O carro é um golf e a caixa ta no limite do porta malas. to com medo de queimar os alto-falantes e por isso cheguei a pensar em trocá-los pelos panzer 2500 de 18 tb, aproveitando a caixa de cima, seria possível, ficaria em que sintonia com os panzer?? alguém poderia simular? e alguém que já ouviu os panzer poderia falar como é o grave dele em relação aos sds, pois gosto do grave dos sds mas eles não estão dando conta no meu set, o grave ta bem equilibrado e gosto do grave se destacando. Pela falta de espaço as opções seriam o panzer ou tornado 5000 sendo que pelo que pesquisei to tendendo pros eros, pelo grave e subgrave que escuto com os meus sds.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conselho básico que é subgrave para trio é complicado devido o cuidado todo tem que ter, além de gerar menor db, tem menos deslocamento aberto e passa do xmax do falante. Lembre que Grave é mais forte que Subgrave, é apenas bonito de ouvi só isso.

Com relação ao Panzer ele é muito bom o ruim é a sua fragilidade talvez mais frágil hoje da eros e o mais resistente é o target 3.0, agora ele tem vantagem por ter maior bobina e consegui controlar a perda do rendimento com passa do tempo dos falantes de muitos rms, o resto todos tem esse problema que é prazo de validade para o rms e isso aumentar ainda devido a caixa utilizada como dutada, para esses falantes de muitos rms não são muitos bons, os melhores são as caixas de alto rendimento e com irmã exposto para fora para refrigerar, controlar melhor o xmax ajudando esses falantes. Tem que analisar que o seu problema é a caixa que está passando o xmax e o clip é devido a falta de pico que a bateria tem não é só amperagem e sim o pico.

Panzer ele tem xmax muito baixo é quase que exclusivo para grave igual o target que por sua vez é mais resistente, já o SDS 2.7 ele é sub trio e tem maior xmax, imagine agora essa sua caixa com panzer.

O segredo também é o corte utilizado, lembrando que você pode ter subgrave mais sendo limitado em 50hz para frente ou até 45hz se usar corte de 48db na via do grave isso com processador, o normal é o corte ser de 50hz a 160hz é o resto assume médios de 12 que pega de 160hz a 1000hz.

Evite cancelamento de onda, nada de cornetas colocadas horizontalmente, para evitar isso mesmo horizontalmente é usar uma certa distância como 35cm uma para outra e corte inicial em 1khz, quanto menor corte utilizado maior o seu deslocamento horizontal assim chocando em outra corneta e acarretando o cancelamento de onda, por isso, muitos sons as cornetas são colocadas na vertical uma abaixo do outro tendo melhor aproveitamento em db e cobertura.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Luis vlw pelas dicas assim ia até ligar pra eros a respeito dessa caixa mas estão de férias coletivas e só voltam dia 5 , ai olhei pelo manual e a caixa recomendada pros panzer é de 116 lts, sintonizada em 50hz, o cara que fez minha caixa disse q ela tem 110 lts e a sintonia tava em 50 hz pra os sds e pelo volume acho q tocaria as panzer, num sei quanto a sintonia como mudaria trocando o alto falante, e já tive experiência com caixa de alto rendimento e não gostei, usei manifold e num toca legal todos os ritmos, tem que ficar procurando o cd que toque bem, já na dutada toca de tudo, fora a limitação que é a mala do golf sem mecher nos bancos. Outra opção tb seria os tornado 5000, queria saber qual dos dois ficaria melhor no meu som, num precisa ser subgrave puro, mas num queria grave seco demais q só tenha ataque, gosto do grave do sds queria algo como o sds só que um pouco mais forte pois uso 2 9950 da over e mais 2 efd 4160 que viro na direção de algum gaiato, e 4 médios, 2 esx 310 e 2 esx 410, ai acaba que os sds acompanham bem equilibrado e pensei q se os panzer tocassem como os sds só q mais forte me atenderia ou talvez os tornado 5000

Editado por .Marquinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Luis vlw pelas dicas assim ia até ligar pra eros a respeito dessa caixa mas estão de férias coletivas e só voltam dia 5 , ai olhei pelo manual e a caixa recomendada pros panzer é de 116 lts, sintonizada em 50hz, o cara que fez minha caixa disse q ela tem 110 lts e a sintonia tava em 50 hz pra os sds e pelo volume acho q tocaria as panzer, num sei quanto a sintonia como mudaria trocando o alto falante, e já tive experiência com caixa de alto rendimento e não gostei, usei manifold e num toca legal todos os ritmos, tem que ficar procurando o cd que toque bem, já na dutada toca de tudo, fora a limitação que é a mala do golf sem mecher nos bancos. Outra opção tb seria os tornado 5000, queria saber qual dos dois ficaria melhor no meu som, num precisa ser subgrave puro, mas num queria grave seco demais q só tenha ataque, gosto do grave do sds queria algo como o sds só que um pouco mais forte pois uso 2 9950 da over e mais 2 efd 4160 que viro na direção de algum gaiato, e 4 médios, 2 esx 310 e 2 esx 410, ai acaba que os sds acompanham bem equilibrado e pensei q se os panzer tocassem como os sds só q mais forte me atenderia ou talvez os tornado 5000

Está certo amigo e talvez a dutada seja melhor para você, agora sobre mais forte é engraçado dizer, o tornado 5000 quando estiver frio ele toca mais forte que o sds só que o eros rende bem melhor aberto devido as suas características e bem melhor como trio.

Tem que analisar o que você deseja e lembre subgrave não toca mais forte que o grave, se quer realmente subgrave trio de verdade só com 18SW1P, 18SW3P, OVERSOUND SUB 800, SNAKE 2180, agora os automotivos são sempre mais resistentes e para mim nessa linha tem tornado 2200 que é boa partida.

O único problema do jfa crossover é que na linha nova só tem uma via com 24db e escalas eu acho ruim diferente do taramps e banda px1 que esse último tem cortes em todas as vias até em 48db e com isso pode chegar em 45hz inicial até 160hz numa boa protegendo o equipamento.

Compartilhar este post

Link para o post

certo luiz , agora em relação ao timbre, qual vc acha melhor o tornado 5000 ou o panzer? e se o sds leva o tornado 5000 depois de esquentar o caminho seria os panzer mesmo...num troco o crossover pois uso o dvd pioneer e com o x5 não perco as regulagens de sub do aparelho as vezes desligo o grave ou corto o lp em 80 hz para ouvir dentro do carro...não faço questão de trio subgrave pra mim o ideal seria um misto um pouco de subgrave mas com grave de ataque tb, só tenho receio de trocar e ficar aquele grave feio, pancada seca, so aquele tuummm, ai prefiro ate deixar como esta o som

Compartilhar este post

Link para o post
fora que quando aumento pelo headroom mesmo clipando de leve o alto-falante parece perder o controle e excursionar demais, com a parte da voz desligada ele ate faz um barulho estranho com o clip piscando.

Não entendi muito bem essa parte. Vc não está aumentando o ganho do amplificador?

Pela descrição vc corre o risco de danificar o seus falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

é isso não aumento o ganho não, aumentando o volume normalmente a impressão que dá é que por estar usando um 6500 pra 2 sds 2.7 na impedância correta, o alto-falante força um pouco com a caixa com 110 lts pra cada sendo que o rpz que fez disse q tava a sintonia em 50 hz, num sei se ta ultrapassando o xmax,mas perdeu muito ataque e ta dando um bom subgrave tremendo o carro todo, antes usava uma caixa dutada menor acredito que com uns 90 a 95 lts sintonizada em 57 hz e tava muito ruim o grave so batia com bastante potencia aplicada, usava um sd 3000 e não rendia nada ai troquei pelo sd 6500, o que melhorou o rendimento, mas tava muito seco, só tinha ataque não descia quase nada, ai refiz a caixa queria ela maior e sintonizada nums 53 hz por ai ou 52,5 mas o rpz que fez e o cara da eros indicaram deixar em 50 hz a sintonia, ai agora ta assim fora que gosto do grave se destacando em relação a voz, e por mais que regule o melhor q consegui foi deixar equilibrado, por isso pensei em colocar a panzer nessa caixa pq ela esta com bom volume e a panzer já tem mais aquele grave de ataque e nessa caixa em 50hz ela de um pouco de subgrave como a sds e chegue no grave que quero, misto um pouco de subgrave pra não ficar seco demais, mas com aquele grave de ataque tb se destacando em relação a voz, entende??

Compartilhar este post

Link para o post

fora que me deixaria um pouco mais tranquilo pois no momento com o headroom q utilizo se deixar o controle do som com alguém ou deixar o som tocando e entrar outro cd com mais grave corro o risco de queimar os sds, já com os panzer teria uma potencia mais próxima do modulo e ai podia deixar da aquela clipada de leve e abusar mais um pouco do volume acredito eu.

Aqui tb virou moda os tornado 5000 por isso pensei nos panzer pra ficar diferente e mais forte talvez, pois se os sds chegam perto do 5000 acredito que os panzer consigam levar os tornado né isso?

Editado por .Marquinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

O que faz queimar é o clip e não potência, até pq podemos diminui o ganho do módulo e sempre uso o ganho em 80% para não força. No trio o gosto entra em ação sobre o equilíbrio e etc, que você falou está correto do seu ponto de vista o grave sobressair das outras vias, mas quando alinhamos no RTA mostra o quanto isso é errado, correto de verdade é as vias iguais em desempenho, pois as altas é muito importante, muitos donos de som até mesmo para festas em P.A ele usar o grave para acoberta as falhas nas altas.

Atak e subgrave nem sempre anda junto, ou é uma coisa ou outra, até pq atak está voltado ao grave o correto é fazer o meu termo, agora se for para JBL para a linha sub trio deles como o tornado vou logo avisando que não tem muito atak e nunca ficará satisfeito com pouco atak que essa linha pode proporcionar comparado o Eros que a sua linha mesmo os SUB Trio tem mais atak que da JBL e melhor aberto. Tenho um amigo da sua região e ele conversou muito comigo e até aprender que subgrave tem limitações e sobre atak que hoje ele montou tornado de 18 de 2200 pois para a sua região é o que querem e melhor escolha, o som do tornado é mais sub que o Eros SDS, mas lembre isso não quer dizer mais forte, atak e melhor aberto.

Mesmo ambos cortados em 50hz a 160hz e usando caixa da mesma sintonia o som do tornado será mais sub que qualquer eros devido as suas características.

Esse meu amigo ele ainda vai melhorar os médios devido a falta de grana para investir, mas para o seu gosto e da sua região para mim é melhor opção e o bom do tornado que uma caixa de 90 litros para ele terá ainda um som sub e agradável com maior db.

O som do meu amigo https://www.facebook...100003920104282

Só controlar o ganho do seu módulo coloque na faixa de 80% e faça uma caixa um pouco menor para ter atak e um pouco de sub, agora o tornado 2200 é mais indicado para o som sub que deseja para trio.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

oi Luis olha num sei não, já vi tornado de 18 e sinceramente só gostei de 1 set com ele com uma caixa muito grande de uma Ipanema que foi colocada numa montana na base da marretada, antes ele tentou usar uma caixa de um golf e não ficou legal não e o modulo era um 5k2 stetsom. Assim pra trocar os sds prefiria um af mais forte e gosto do som dos sds tem um amigo que tem 2 sds numa caixa parecida com a minha e sintonia em 52,5 hz, e ficou muito bom, a questão é q a voz dele são 2 405, 2 médios de 10 da eros e 2 tweeters trinium o som ta massa com o grave sobressaindo e com ataque, só que o problema é que minha voz são 4 médios snake de 10, 2 9950 e 2 4160 soltas que direciono quando vem algum gaiato,ai acaba que meu grave não sobressai, preciso aumentar bem o som e as vezes deixar da uma clipada pra o grave acompanhar bem, ai as sds num tão guentando o ca**** e sintonizadas em 50hz principalmente ai por isso pensei nos panzer...

Compartilhar este post

Link para o post

pq aqui em ssa tao usando 3 cornetas de trio pra 2 uxp ai se não tiver uma voz forte vou ter q baixar mala na maioria dos lugares onde vou ou viajo ai por isso to pensando nesses graves potentes pra não ter que diminuir a voz e pela falta de espaço já que o carro e um golf e não posso nem quero mexer no banco de tras

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo amigo, como falei para seu gosto tornado seria mais sub e eros seria melhor para trio, que vejo é que o db de uma caixa dutada é muito baixo e fraco comparado as de alto rendimento, mas tem um que é a TS18 e fica muito bom para acompanhar o seu set na hora do racha, quanto maio a dutada menor é db e mais dificil acompanhar as tuas altas, agora a TS18 tem um bom sub e se tiver um banda processador px1 pode colocar em 45hz a 160hz em 48db nessa via e terá mais subgrave e mesma força e db que 50hz a 160hz em 24db, além de proteger mais essa via.

O maior problema de uma dutada para trio é o baixo db dela e cobertura e por isso aqui não se ver mais, aonde moro mais de 90% são caixas de alto rendimento e desses posso dizer que 60% são processados e etc. Dutada é a melhor caixa para quem procura subgrave com pouco espaço além de ser musical e subi muito, agora a quantidade de altas é bem reduzida para ela devido o baixo db.

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei é pq aqui em ssa não sei quem mexe com essas caixas, montei esse som com wendell e ele faz essa ts 18 só que ele me disse q no golf não caberia mantendo o banco de tras ai ele disse que daria manifold só que já tive e não gostava do grave pq só tocava bem algumas musicas por isso desisti dessas caixas, ele tb chegou a fazer uma ts 15 reduzida pra um palio só que ficou ruim e um celta com o mesmo em af em dutada tocava bem melhor e mais forte, por isso deixei a dutada por medo de perder meus af em caixas como essas mal projetadas ou adaptadas entende?

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade.

Então continue com a dutada e com seu sds 2.7, agora se quer realmente o panzer só ter cuidado pois ele não é tão durável comparados os outros, com isso, invista no processador banda para usar 48db na via do grave para proteção e força mais nessa via, aqui usamos em todas as vias 48db além dessa proteção pode descer mais o corte, mas acho que 50hz está bom para o panzer devido xmax que não é igual o sds.

Aqui usamos mais Euclides e suas variações de tamanho e sintonia, pois é a coisa mais certa e melhor rendimento no racha devido o seu grande atk e db.

Boa sorte amigo

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Luiz Rafael e vem cá seu eu te desse as medidas limites do porta-malas do carro vc poderia me passar um projeto dessa Euclides ou até ts 18 que desse no golf sem mexer nos bancos? a mala tem 96 de cm, a altura é limitada em 54 cm pela caixa dos médios e agudos e na parte de cima da pra tirar uns 45cm e em baixo até 60 cm. Quanto ao corte vou ver se invisto nesse banda , meu medo é só quanto o ruído que esse cross dava com módulos soundigital pois meus módulos são todos sd.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe o modelo e é pago, mas a menor ele tem muito atak e pico, talvez não goste do som e talvez da TS18.

Tem a menor 1801 aqui no autoforum http://autoforum.com...ornado-18-5000/

Com relação ao Banda PX1 eles corrigiram esse ruído nos novos modelos, procure esses novos e não o do estoque velho PX1 nas lojas. Tenha cuidados básicos para não dar problemas de ruídos no mp3 ou dvd como não ligar o carro quando o mp3 já estiver ligado e etc.

Use sempre fonte digital e sempre que for possível.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Se quer uma menor ainda procure o Diógenes Alves da Stigma Som só da uma busca que encontra ele, faz um projeto mais especifico que caiba sem mexer no banco, não é tão caro e ele faz todo projeto até dos médios, ele tem uma caixa própria que é DG18 e faz tanto TS18 como Euclides reduzida.

Fale com ele e diga qual é a sintonia que deseja ou mais próximo possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...