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LIMITER: vamos debater o assunto? Pra q serve? Como age?

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Limiter específico não!

 

Eles colocam limiter em produtos dele, mas é na vibe "dcx2496"... apenas limita! (não dá opções)

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Me... parece... que... esse... só... funciona... com... programas... pré... determinados... :vts

 

Agonia desse cara falando... :vts :vts :vts

 

Tem que ver no manual qual valor desse "over easy" corresponde a cada ratio/attack/release.

 

Só complementando o que disse anteriormente: Se seu processador permite trabalhar com múltiplos pontos (thresholds), você pode operar comprimindo E limitando. Joga um valor médio, um ratio 2:1, e a partir daí você já trabalha com uma compressão boa nos graves. Não é das melhores, afinal um compressor de verdade opera de forma mais linear, não "gateado". Aí você joga um segundo valor em 0dB pra proteger os falantes, e aí um 4:1 já te garante a saúde dos falantes em caso de joselitagem.

 

Não sei quais processadores aceitam vários pontos porque não tenho costume de trabalhar com eles em PA, só em DAW.

 

Kleber e amigos, esse processador não é o de maior conceituação, por isso tem um preço intermediário, mas pelo que eu pude pesquisar ele tem muito mais recursos do que o DCX, sem falar que o Behringer não tem muita aceitação no quesito durabilidade, mas como o dBX reduziu bastante o custo passa a ser uma boa pedida visto que esse processador não era vendidos por menos de 2K reais.

 

Andei pegando alguns configurações sobre ele (obtido do Manual). Desculpe se o texto ficou muito grande, mas eu achei que o trecho apesar de falar de um modelo específico ajuda a esclarecer alguns e tirar dúvidas como é o comportamento do processador em questão.

 

Fonte: http://www.dbxaudio....a391c402916.pdf

 

 

LIMITADOR

Limiter On/Off

Liga e desliga o módulo do Limitador.

 

OverEasy (O) Off to 10

Há dez níveis de OverEasy® que podem ser usados para os limitadores. O ponto em que o limitador começa a limitar é a "articulação". A limitação de "articulação dura" é quando o limitador começa a reduzir o nível de sinal abruptamente conforme ultrapassa o limite. OverEasy® (articulação suave,

como é chamada algumas vezes) é quando o volume do som é limitado gradualmente. A limitação OverEasy® começa a limitar antes de o nível de sinal atingir o limite e atinge limitação total depois que o nível ficou acima do limite. Essa limitação de OverEasy®, por sua natureza, parece mais regular e mais natural e será usada para a maioria das aplicações. Quando ela é a limitação suave (parece natural ou leve) que estava sendo buscada, o limitador oferece VariKnee™. O VariKnee™ oferece dez níveis de limitação OverEasy® para serem escolhidos (1 sendo quase uma articulação dura e 10 sendo a articulação mais suave (mais gradual)). Isso permite a você escolher a articulação exata que é necessária para o efeito dinâmico que está sendo procurado. Se não estiver seguro sobre o ajuste desse parâmetro, uma definição em 4 é um ótimo local para começar.

 

Threshold (T) -40 to +20dBu

O limite é o nível de sinal em que a unidade começa a limitar o sinal. Se o nível for ajustado para -10 dBu, qualquer sinal maior do que -10 dBu é limitado enquanto qualquer sinal que tenha um nível menor do que -10 dBu é deixado no mesmo nível de sinal. Limitação leve é quando apenas as partes

com volume mais alto do sinal ultrapassam o limite. Uma limitação muito pesada pode ser atingida com a definição de um limite baixo o suficiente que quase todo o conteúdo do sinal esteja acima do limite. Para a maioria dos sinais, a limitação mais natural é atingida quando a maior parte do

conteúdo do sinal permanece abaixo do limite e apenas os picos cruzam o limite.

 

Auto On/Off/

Quando o automático estiver ligado, o 260 ignorará os parâmetros manuais de ataque, hold e release e ajustará continuamente esses parâmetros automaticamente.

 

Attack .01 to 200 m Sec (per band or global)

É a velocidade em que o limitador do 260 começa a limitar o sinal uma vez que ele exceder o limite.

Ajuste o tempo de ataque para mais do que as faixas de freqüência inferior e diminua para faixas de freqüência mais altas.

 

Hold 0 to 500 m Sec (per band or global)

Hold é o tempo em que o limitador permanece em redução depois que o sinal caiu abaixo do limite.

Hold é útil quando você desejar que o limitador funcione por um período depois que ele for disparado. Tenha cuidado para não ajustar um tempo de hold muito longo porque ele não terá o release no momento.

 

Release 360 to 5 dB / Sec (per band or global)

Exatamente como o tempo de release no compressor, o tempo de release no limitador controla a rapidez com que o limitador libera-se da redução de ganho depois que o sinal cair abaixo do limite.

Ajuste os tempos de release para mais do que as faixas de freqüência inferior e diminua para faixas de freqüência mais altas.

 

Peakstop+™ On/Off and 1-6

Esse parâmetro ativa ou desativa a limitação PeakStop+. PeakStop+ envolve um processo de dois estágios de limitação dinâmica. O primeiro estágio do PeakStop+ é o Instantaneous Transient Clamp™ que fixa o sinal com uma função de fixação de logaritmo flexível. Essa função de logaritmo garante que o sinal não excederá o nível definido pelo controle PeakStop+™ OVERSHOOT em mais do que a quantidade excedida e que não apresentará artefatos dissonantes.

 

O segundo estágio é um limitador de programa exclusivo com Intelligent Predictive Limiting™. A função é monitorar o sinal de entrada e prever de modo inteligente o valor de redução de ganho necessário para manter o sinal de saída abaixo do teto definido pelo Instantaneous Transient Clamp™. Observe que, como o PeakStop+™ é um limitador seguro contra falhas, ele deve vir depois do controle OUTPUT GAIN.

 

Overshoot 1-6

Esse parâmetro define o valor de excesso do Instantaneous Transient Clamp™ quando o PeakStop+ está ativo.

Editado por fcoelhogomes

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Grande Fernando, sempre buscando as teorias exatas para compartilhar conosco, eu já tive pesquisando preços dos processadores e onde fui eles me ofereceram o dbx por este motivo, ser superior ao behringer, por ter muito mais funções e com um preço bem acessível, snme era em torno de 1800 dilmas, porém, meu set e meu bolso não me proporcionam ainda esses brinquedinhos ! Hahaha

 

 

Direto da maça mordida com tapatauki

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Grande Fernando, sempre buscando as teorias exatas para compartilhar conosco, eu já tive pesquisando preços dos processadores e onde fui eles me ofereceram o dbx por este motivo, ser superior ao behringer, por ter muito mais funções e com um preço bem acessível, snme era em torno de 1800 dilmas, porém, meu set e meu bolso não me proporcionam ainda esses brinquedinhos ! Hahaha

 

 

Direto da maça mordida com tapatauki

 

Giovani, tento ajudar de alguma forma, afinal fórum é para isso, para compartilharmos conhecimentos. Eu por exemplo boio legal nesses assuntos (é novidade), então estou aqui como qq outro. Só coloquei para ser discutido mesmo e para ilustrar as discussões, porque já havia visto todos os vídeos e recentemente o manual do processador tem uam versão em português, pois antigamente só tinha a versão em inglês ou espanhol e eu me viro, porque sou da área de informática e mal ou bem, temos de saber alguma coisas, mas não não domino. Pois bem, o modelo 110V está em torno de 1400 psdb',s rs rs em algumas lojas da Sta Efigênia. Como minha cidade é 220V eu tenho de comprar mais caro. A marca diz que o 110V é montado no Brasil (Zona Franca) e o 220V é importado.

 

Sei que tem a possibilidade de usar transformador, mas é outro "trambolho" que tenho de lembrar e se esquecer ou fim sem som ou é pau.

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Bloom teria como vc explicar como se usa corretamente o dinamic eq do dcx?to perdido só nesse quesito,agradeço a ajuda!

 

postado do meu sony

 

 

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Giovani, tento ajudar de alguma forma, afinal fórum é para isso, para compartilharmos conhecimentos. Eu por exemplo boio legal nesses assuntos (é novidade), então estou aqui como qq outro. Só coloquei para ser discutido mesmo e para ilustrar as discussões, porque já havia visto todos os vídeos e recentemente o manual do processador tem uam versão em português, pois antigamente só tinha a versão em inglês ou espanhol e eu me viro, porque sou da área de informática e mal ou bem, temos de saber alguma coisas, mas não não domino. Pois bem, o modelo 110V está em torno de 1400 psdb',s rs rs em algumas lojas da Sta Efigênia. Como minha cidade é 220V eu tenho de comprar mais caro. A marca diz que o 110V é montado no Brasil (Zona Franca) e o 220V é importado.

 

Sei que tem a possibilidade de usar transformador, mas é outro "trambolho" que tenho de lembrar e se esquecer ou fim sem som ou é pau.

Muito bom os textos man. Aprendi mto valeu mesmo.

E quanto a inversor para usar nos 12v? Qual vc acredita ser o melhor custo beneficio?

Abracos.

Editado por Armando

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O texto foi transcrito no manual. Eu fiz foi colocá-lo aqui para outras pessoas conheçam melhor o processador e também na tentativa de extrair alguma explicação além do que o fabricante cita.

 

Quanto ao inversor, se seu sistema é 12V e você quer usá-lo, não tem o que fazer, tem de usar mesmo.

 

Agora no meu caso, o meu sistema é 220v e caso algum dia vá usar sistema automotivo, tenho de providenciar um inversor.

 

Com essa estória de apreensão de som por aí, me desanimei em montar algo no carro, a não ser um som pequeno.

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O texto foi transcrito no manual. Eu fiz foi colocá-lo aqui para outras pessoas conheçam melhor o processador e também na tentativa de extrair alguma explicação além do que o fabricante cita.

 

Quanto ao inversor, se seu sistema é 12V e você quer usá-lo, não tem o que fazer, tem de usar mesmo.

 

Agora no meu caso, o meu sistema é 220v e caso algum dia vá usar sistema automotivo, tenho de providenciar um inversor.

 

Com essa estória de apreensão de som por aí, me desanimei em montar algo no carro, a não ser um som pequeno.

Meu brother, vc que eh mais interado no assunto, o dbx precisa mesmo de mesa de som? Queria colocar no meu carro o dbx, mas eh necessário mesmo a mesa ou so o player eh suficiente?

Abracos

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

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Creio que não há necessidade de mesa, até porque o processador tem a função de equalização e com a vantagem uma grande variedade de bandas e ainda de permitir gravar os ajustes de acordo com o seu gosto (set).

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Bom, to começando a brincar com o "Compressor" no Audio Mulch.

 

Comecei a ficar preocupado com meu cone "avoar", pois tem musicas q o grave vem fudendo sem dó e outras o grave vem mais baixo. (sim, baixo musicas MP3 das mais variadas CUalidades e volumes...)

Até poderia usar algum programa de normalização de volumes pros arquivos em mp3, mas como sempre tem um ou outro q chega com um pen drive na festa e pede pra tocar, aí nao tem como...

 

Ainda to apanhando na questão do Attack, Hold e Helease... Lerei mais sobre o assunto e vejo se chego a alguma relação de proporção entre um e outro :vts

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Não tem mto mistério não! Vai mexendo, experimentando, testando... que vc se familiariza facin!

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Bom, to começando a brincar com o "Compressor" no Audio Mulch.

 

Comecei a ficar preocupado com meu cone "avoar", pois tem musicas q o grave vem fudendo sem dó e outras o grave vem mais baixo. (sim, baixo musicas MP3 das mais variadas CUalidades e volumes...)

Até poderia usar algum programa de normalização de volumes pros arquivos em mp3, mas como sempre tem um ou outro q chega com um pen drive na festa e pede pra tocar, aí nao tem como...

 

Ainda to apanhando na questão do Attack, Hold e Helease... Lerei mais sobre o assunto e vejo se chego a alguma relação de proporção entre um e outro :vts

Mp3gain, mas como falou se for outro pen não adianta

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Qual a vantagem da utilização de compressor/limited em um set sem headhoom ?

Vou poder usar o corte mais baixo com mais "segurança" ?

Ou ele só começa ser compençativo a partir de 3db de headroom ?

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Sem headroom? Nenhuma! rsrs

 

Por ser sem headroom, vai tocar quase sempre clipando!

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O verdadeiro LIMITER:

 

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O cara trancou até o endereçamento da mesa de som, top! Espero que ele tenha colocado cola no potênciometro de ganho também.

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Upa pq mta genet não viu o topico e precisa! 

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Tava pensando nisso esses dias!!

 

O motivo é o seguinte: estou com 3 SUB800 em baixo da cama e vou me arriscar em uma manifold tripla, então minha dúvida era se posso usar algo do tipo banda 7k, ou SD8000 para os 3 com um limiter ajustado,

acredito que sim, mas dizem que ele é meio sensível a alta potênica, mas ja usei apenas um suponho que com cerca de 2,5 3k(SD5000@2Ohms) sem nada disso, clipando de leve(bem leve) e nem cheirou nem esquentou o cone ou imã, no caso seria um PX-2

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Sensivel a clipping, não a alta potência! Eu usaria um 8k sem medo! 

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Muito bom topico,

 

Sobre o attack, release, os valores automaticos podem ser calculados internamente sem que precise colocar manualmente

por isso alguns nao oferecem a opçao.

 

O limiter tera melhor proveito com headroom bem aplicado (é de se esperar um sistema bem dimensionado)

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O Crossover Banda Eletronic Experts PX-1 vêm com Limiter(Threshold, Attack e Release), alguém sabe se faz a função? Custa na faixa de R$300,00-350,00.

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Só ler o tópico, rapaz!

Expliquei tudo certinho! 

 

 

Muito bom topico,

 

Sobre o attack, release, os valores automaticos podem ser calculados internamente sem que precise colocar manualmente

por isso alguns nao oferecem a opçao.

 

O limiter tera melhor proveito com headroom bem aplicado (é de se esperar um sistema bem dimensionado)

 

 

 

Com um bom limiter, pode-se aplicar até 10db de headroom! *-*

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Sim, eu li blOom, o tópico está ótimo, mas minha dúvida seria a seguinte: dá pra confiar no limiter do PX-1? Pois como no tópico mesmo diz, a maioria dos limiters ou processadores de audio tem preço bem elevado, salvo os que você postou ali que são mais em conta mas mesmo assim mais caros que o PX-1, que custa na faixa de R$ 300,00 e é crossover, equalizador e possui limiter. Por isso fiquei em dúvida.

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