Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
fns22

4 UPgrade de 10" de 4 ohm no trio

Recommended Posts

Pessoal um amigo meu, ( novato em materia de som automotivo) esta querendo montar um trio no carro dele( omega) ele viu no mercadolivre o upgrede de 10" por R$129,00.

A ideai dele é colocar 4 upgrades numa caixa dutada e ligalos num 1200d, com 4 cornetas e 2 st.

Ele perguntou a minha opiniao e achei melhor confirmar a opiniao de voces antes de responder ...

Sera que fica bom?? qual seria o tamanho da caixa para cada sub?é melhor o upgrade de 12"???

Perguntei e ele porque de nao utilizar os street da selenium e ele me falou que o instalar recomendou o upgrede por poder ser colocado numa caixa menor e que por ser de 10" teria um grave de ateque...

Qual a opiniao de voces amigos??????

:)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem amigo, se ele quer apenas trio, manda ele pegar um woofer q é muito melhor... além de ser o correto....

se ele quer um grave de mala fechada tb pode pegar o upgrade sim mas os de 12 saum melhores pra fora pela maior sesibilida de.... 92dB nos 2x4 e 1x2 ohms...

Compartilhar este post

Link para o post
bem amigo, se ele quer apenas trio, manda ele pegar um woofer q é muito melhor... além de ser o correto....

se ele quer um grave de mala fechada tb pode pegar o upgrade sim mas os de 12 saum melhores pra fora pela maior sesibilida de.... 92dB nos 2x4 e 1x2 ohms...

hum..

tem diferença do tamanho da caixa para o up de 12" e o de 10"???

ele quer um grave pra dentro tambem

Compartilhar este post

Link para o post

acabei de propor que ele coloque 2 BP de 15" 4x4 no 1200d

afinal de contas a area de cone seria praticamente a mesma... e talvez fique melhor o resultado(heheheheheh) nunca ouvi 2 bP de 15" tocando em trio....

espero sugestoes e criticas

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
acabei de propor que ele coloque 2 BP de 15" 4x4 no 1200d

afinal de contas a area de cone seria praticamente a mesma... e talvez fique melhor o resultado(heheheheheh) nunca ouvi 2 bP de 15" tocando em trio....

é isso q eu queria saber! vc sabe qt vai dar essa litragem deles?

Compartilhar este post

Link para o post
acabei de propor  que ele coloque 2 BP de 15" 4x4 no 1200d

afinal de contas a  area de cone seria praticamente a mesma... e talvez fique melhor o resultado(heheheheheh) nunca ouvi 2 bP de 15" tocando em trio....

vou chutar...

pra cada BP de 15" uns 50 ou 60 litros e pra cada Upgrade deve ser uns 40 ou 50 litros...

hehehe

eu acho ........

tinha pensado em sugerir pra ele colocar logo 2 WPU de 12" ou 15", mas nunca ouvi os wpu e nao sei se ele da aquelas pancadas no peito como os sub custuma dar.... é meu amigo falou que quer um t rio com os graves bem fortes e que as pessoas possam sentir no peito ....

:huh:

Compartilhar este post

Link para o post
acabei de propor  que ele coloque 2 BP de 15" 4x4 no 1200d

afinal de contas a  area de cone seria praticamente a mesma... e talvez fique melhor o resultado(heheheheheh) nunca ouvi 2 bP de 15" tocando em trio....

vou chutar...

pra cada BP de 15" uns 50 ou 60 litros e pra cada Upgrade deve ser uns 40 ou 50 litros...

hehehe

eu acho ........

tinha pensado em sugerir pra ele colocar logo 2 WPU de 12" ou 15", mas nunca ouvi os wpu e nao sei se ele da aquelas pancadas no peito como os sub custuma dar.... é meu amigo falou que quer um t rio com os graves bem fortes e que as pessoas possam sentir no peito ....

:huh:

noss, se eu fosse chutar chutaria o dobro disso

hahauAHIhA :vts

Compartilhar este post

Link para o post

hahauAHIhA :vts

o dobro??? ne muito muito nao????

imagina pra um BP de 15" uma caixa com 100 litros...

sera????

:ol

:pirou:

:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

hahauAHIhA  :vts

o dobro??? ne muito muito nao????

imagina pra um BP de 15" uma caixa com 100 litros...

sera????

:ol

:pirou:

:banghead

IUAHiuhA

nao sei cara

eu tenho a tabela na loja, só amanha

:vts

Compartilhar este post

Link para o post
hehehehe

falou

tava vendo no site da bomber:

BP 15pol. D4:

Vas: 210 litros

o q vem a ser isso?

o D2 tem 145 litros.. pq a diferença?

Compartilhar este post

Link para o post
hehehehe

falou

BP 15pol. D4:

o q vem a ser isso?

hum

boa pergunta

nao sei oq significa isto

help

Compartilhar este post

Link para o post

a caixa pro upgrade de 12 tá bom com 50 litros livres e pro BP de 15 uns 55...

4 upgrade de 12 vaum bater bem mais q dois BP de 15.....

se ele quer graves fortes pra fora vai de eros... tem q ver qual casa certinho com o 1200D...... WPU tb é muito bom mas acho mui caro...

Compartilhar este post

Link para o post
a caixa pro upgrade de 12 tá bom com 50 litros livres e pro BP de 15 uns 55...

4 upgrade de 12 vaum bater bem mais q dois BP de 15.....

se ele quer graves fortes pra fora vai de eros... tem q ver qual casa certinho com o 1200D...... WPU tb é muito bom mas acho mui caro...

e o eros, da um agrave pra dentro tambem??e pra fora como é o grave deles??é mais medio grave ou grave mesmo??da pra sentir no peito o grave ( aquela pancada)????

Editado por fns22

Compartilhar este post

Link para o post
hehehehe

falou

BP 15pol. D4:

o q vem a ser isso?

A causa provavel eh a diferença de peso na bobina, ou na altura do enrolamento!!!

Como o site da Bomber eh muito "pobre" de informações técnicas, eu naum pude verificar o X-max dos dois falantes, mas se naum me engano o D4 excursiona mais q o D2, se for real isso a diferença eh na altura da bobina e centragem (aranha) do falante q eh mais rigida no caso do D2, deixando o conjunto menos flexivel, isto tbm explicaria a menor Fs do D4 e a menor sensibilidade.

Resumindo o D2 - excursiona menos (se eu naum estiver enganda quanto ao x-max), ,as eh mais sensivel (tem maior SPL) e uma FS maior!!

o D4 - excursiona mais, mas tem menor SPL e uma FS mais baixa!!

Compartilhar este post

Link para o post
hehehehe

falou

BP 15pol. D4:

o q vem a ser isso?

A causa provavel eh a diferença de peso na bobina, ou na altura do enrolamento!!!

Como o site da Bomber eh muito "pobre" de informações técnicas, eu naum pude verificar o X-max dos dois falantes, mas se naum me engano o D4 excursiona mais q o D2, se for real isso a diferença eh na altura da bobina e centragem (aranha) do falante q eh mais rigida no caso do D2, deixando o conjunto menos flexivel, isto tbm explicaria a menor Fs do D4 e a menor sensibilidade.

Resumindo o D2 - excursiona menos (se eu naum estiver enganda quanto ao x-max), ,as eh mais sensivel (tem maior SPL) e uma FS maior!!

exatamente correto....

Compartilhar este post

Link para o post
hehehehe

falou

BP 15pol. D4:

o q vem a ser isso?

exatamente correto....

Mais e a litragem do BP D4 pro BP D2? muda?

Compartilhar este post

Link para o post
hehehehe

falou

BP 15pol. D4:

o q vem a ser isso?

exatamente correto....

Mais e a litragem do BP D4 pro BP D2? muda?

Deveria pelo menos neh, são dois falantes diferentes, ao meu ver teria q ser caixas diferentes, naum parei pra calcular nada, mas vejo uma boa diferença nos parametros dele!!!

Compartilhar este post

Link para o post
hehehehe

falou

BP 15pol. D4:

o q vem a ser isso?

O D2 excursiona menos por ter bobina mais curta logo tem vas menor...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

Perai, mais isso eh regra???? Ou soh vale pra esse falante especifico???

O Vas naum esta diretamente ligado a menor/maior rigidez da aranha e em função do peso do conjunto móvel?????

O Vas muda em função da Ressonância ou a Ressonância muda em função do Vas?????

Veja o caso do Street Bass, são 144 litros de Vas no de 12" e 463 litros no de 15", a unica diferença entre eles eh o diametro do cone, isto eh a maior massa movel do modelo de 15", mas pra meu espanto o de 15" tem uma FS maior q o de 12", e uma sensibilidade maior, Se os falantes de 15" tem uma ressonância mais alta, a centragem teoricamente eh mais rigida, gerando um Vas menor(se fossem do mesmo tamanho), mas ele acaba aumentando quase 4 vezes!!!!!

Saberia me explicar por que ocorre esse fato grande Guru :rever1: ????

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

O Vas naum esta diretamente ligado a menor/maior rigidez da aranha e em função do peso do conjunto móvel?????

Veja o caso do Street Bass, são 144 litros de Vas no de 12" e 463 litros no de 15", a unica diferença entre eles eh o diametro do cone, isto eh a maior massa movel do modelo de 15", mas pra meu espanto o de 15" tem uma FS maior q o de 12", e uma sensibilidade maior, Se os falantes de 15" tem uma ressonância mais alta, a centragem teoricamente eh mais rigida, gerando um Vas menor(se fossem do mesmo tamanho), mas ele acaba aumentando quase 4 vezes!!!!!

Opa...

Acho q os D4 sempre costumam tem xmax maior quando comparados com seus primos D2 (em modelos semelhantes).

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

:+1 querendo saber

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não tem muito o que inventar né?

Vamos ser práticos.

Se quer som forte para fora, vá de Woofer.

O 1200D não permite muitas combinações com falantes próprios para Trio, visto que os mesmos só possuem modelos de 8 ou 4 ohms, a não ser que sejam em número de 04 falantes, nesse caso eu inidcaria os 312L, em função de ser "compatível" com a potência do amplificador e pelo excelente rendimento apresentado (os meus são desses), com a vantagem de poder montar um sistema de 02 vias, ou seja, apenas complementando com drivers Ti (exemplo: D210Ti).

Não sei qual a diferença, mas se vai pegar (não sei se o colega comprou), é melhor gastar um pouco mais e pegar um Ice e aí abre mais o leque de opções.

Colocar 04 falantes no porta-malas num vectra até que dá, mas tem de ter cuidado na hora de arrumá-los de modo que não haja cancelmento.

1 - Se ele quer um grave forte para fora e para dentro, a proposta é Woofer. Eu indicaria esse SDS que está sendo discutido em outros tópicos. Já vi outros tópicos citando o 415L também. São só sugestões.

2 - Deixaria o mesmo atuando apenas na faixa de graves

3 - Adquiria outro falante "para atuar no meio campo", ou seja, atuando na faixa de médio-grave e médios, entre o grave e o driver (que poderia ser um Ti, dispensando os STW) ou Driver Fenólico + STW. Prefiro a opção de TI, que possibilita melhor qualidade.

Evidentemente poderia fazer o teste com o SDS passando voz, como uma primeira opção, mas acho que em função da sua gama de reposta (30~1000Hz), o driver tem que começar atuar bem mais baixo (por volta do 800Hz), para tentar diminuir os buraco gerado e isso é evidente que vai aparecer.

CUIDADO!!!

O fato do driver (seja qual for), atuar mais baixo, gira em função do tipo de corneta escolhida e na potência máxima admitida. Que ninguém esqueça disso, pois é muito negligenciado e o resultado prático é queimar o reparo.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...