Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
SparxxD

SQ Básico - Pioneer 6080, Hertz ESK 165, JL 10WXv2, DAT PR4160

Recommended Posts

A diferença entre selada e dutada é bem considerável! Segundo o manual que achei online, as dimensões são:

Selada (compact) = 12,46 L

Selada (standard) = 18,41 L

Dutada (compact) = 32,28 L

Dutada (standard) = 39,93 L

Qual a diferença entre Compact e Standard??

Galera, vcs conhecem alguém que faça aros de madeira (bafle) para midbass e também caixas em fibra lateral???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa Compact gera mais spl enquanto a Standard mais subgrave.

Sub de 8" da RE em dutada não vale a pena, se olhar no manual é praticamente o mesmo volume para o sub de 10", nesse caso iria de 10".

Sobre os baffles acho que ai perto tem o user gariba -> http://autoforum.com.br/topic/181956-vendo-aos-diyers-de-plantao-baffle-em-mdf-para-pezinhospe/

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa Compact gera mais spl enquanto a Standard mais subgrave.

Sub de 8" da RE em dutada não vale a pena, se olhar no manual é praticamente o mesmo volume para o sub de 10", nesse caso iria de 10".

Sobre os baffles acho que ai perto tem o user gariba -> http://autoforum.com...ara-pezinhospe/

Entendi. E para SQ, qual seria a melhor?

Vou fazer em selada mesmo, agora resta decidir exatamente qual sub vou pegar, RE ou Questo (uns dizem que o Questo é melhor pra SQ...) e qual volume utilizar.

Ao calcular o volume interno, devo subtrair o volume que o sub ocuparia, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Pra SQ, geralmente, sub de 10" atende em todos os tipos de músicas, fica mais dinâmico.

Pois sub de 8" perde SPL, sub de 12" já é pesado demais... e por aí vai....

Compartilhar este post

Link para o post

É o que o Kired falou, eu vou fazer uma experiência com sub 8" pois escuto em volume muito baixo e quero complementar os graves.

RE são mais pesados e descem mais que Questo, quem comparou afirma ser um pouco menos musical que os Questo.

O volume da caixa tem que seguir o manual, a Questo informa o volume bruto e não precisa por nem tirar nada, já a RE não sei.

EDIT: Para SQ a caixa melhor é a mais plana, no caso a maior.

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

Pra SQ, geralmente, sub de 10" atende em todos os tipos de músicas, fica mais dinâmico.

Pois sub de 8" perde SPL, sub de 12" já é pesado demais... e por aí vai....

Entendi. Mas como eu não ligo muito para SPL, qual dos dois ficaria mais musical, 8 ou 10?? O de 8" é tão dinâmico quanto o de 10" (apenas perde em SPL), ou perde em outros "quesitos" também?

Sei que não dá pra comparar muito, mas tenho por parâmetro um sub de 6" do meu 2.1 do computador, e acho ele fantástico. Toca todo tipo de música, é muito rápido e tem um grave legal... Por isso estou inclinado a usar sub de 8". Mas como as caixas mudam poucos litros de 8" para 10", não me importo em pegar o maior, se necessário.

É o que o Kired falou, eu vou fazer uma experiência com sub 8" pois escuto em volume muito baixo e quero complementar os graves.

RE são mais pesados e descem mais que Questo, quem comparou afirma ser um pouco menos musical que os Questo.

O volume da caixa tem que seguir o manual, a Questo informa o volume bruto e não precisa por nem tirar nada, já a RE não sei.

EDIT: Para SQ a caixa melhor é a mais plana, no caso a maior.

É mais ou menos o que quero fazer, complementar os graves pra não deixar o som parecendo rádio a pilha... Não curto muito SPL, passar no centro da cidade tremendo tudo kkkkkk

Entendi. Valeu!

Ainda estou em dúvida entre RE e Questo kkkkkkk li vários tópicos, e as opiniões são totalmente divididas! Gostaria de saber, na prática, o que muda de um para outro, e qual toca mais "bonito"...

Compartilhar este post

Link para o post

Nem todos.

Eu vou usar um REX 10s4 em selada. 28 litros. E ele é bem rápido. 175rms apenas, desce até 24hz.

Toca mais que Questo de 10"...

Qualidade na tonalidade do grave beeem superior ao Questo.

Entendi. Mas como eu não ligo muito para SPL, qual dos dois ficaria mais musical, 8 ou 10?? O de 8" é tão dinâmico quanto o de 10" (apenas perde em SPL), ou perde em outros "quesitos" também?

Sei que não dá pra comparar muito, mas tenho por parâmetro um sub de 6" do meu 2.1 do computador, e acho ele fantástico. Toca todo tipo de música, é muito rápido e tem um grave legal... Por isso estou inclinado a usar sub de 8". Mas como as caixas mudam poucos litros de 8" para 10", não me importo em pegar o maior, se necessário.

É mais ou menos o que quero fazer, complementar os graves pra não deixar o som parecendo rádio a pilha... Não curto muito SPL, passar no centro da cidade tremendo tudo kkkkkk

Entendi. Valeu!

Ainda estou em dúvida entre RE e Questo kkkkkkk li vários tópicos, e as opiniões são totalmente divididas! Gostaria de saber, na prática, o que muda de um para outro, e qual toca mais "bonito"...

Nesse caso, vá de RE 8". Tão dinâmico quanto um de 10", mais rápido lógico, e é o ideal para quem quer apenas "complementar o grave".

Eu escolhi o de 10" pois gosto de uma pegada a mais de SPL, mesmo assim, sem exageros.....

Apesar de que sou meio suspeito pra falar né, tinha 2 w6 numa dutada de 90L [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Nem todos.

Eu vou usar um REX 10s4 em selada. 28 litros. E ele é bem rápido. 175rms apenas, desce até 24hz.

Toca mais que Questo de 10"...

Qualidade na tonalidade do grave beeem superior ao Questo.

Nesse caso, vá de RE 8". Tão dinâmico quanto um de 10", mais rápido lógico, e é o ideal para quem quer apenas "complementar o grave".

Eu escolhi o de 10" pois gosto de uma pegada a mais de SPL, mesmo assim, sem exageros.....

Apesar de que sou meio suspeito pra falar né, tinha 2 w6 numa dutada de 90L [^]

Já acho a caixa do 10" muito grande! Na verdade, o de 8" já pede bastante para o seu tamanho, mas ainda dá pra encarar.

Hahahaha aí complica! Um amigo meu (cassiouru aqui do fórum) tinha um JL W3v2 10" em Dutada. O sub tocava muito! Mas acabava ficando meio "descontrolado" e com qualidade duvidosa. Já ouvi o mesmo sub em selada e aí ficou bem melhor.

No caso do amplificador, ainda estou naquele dilema: Classe D ou A/B??? Já que vou utilizar apenas a bateria 60Ah do carro...

Um colega de outro fórum me disse pra pegar um amplificador mais forte (de maior potencia) que meus equipamentos, pois vou ter que utilizar o ganho em apenas 60%... essa informação procede? Em caso positivo, vou esquecer o Audiophonic HP4000...

Acabei pesquisando outros Classe D mais fortes. Vi da Arc Audio, Hertz e MBQuart, mas me assustei com os valores (entre 1200 e 1400), enquanto os A/B de mesmo nível custam entre 750 e 900...

Editado por SparxxD

Compartilhar este post

Link para o post

Já acho a caixa do 10" muito grande! Na verdade, o de 8" já pede bastante para o seu tamanho, mas ainda dá pra encarar.

Hahahaha aí complica! Um amigo meu (cassiouru aqui do fórum) tinha um JL W3v2 10" em Dutada. O sub tocava muito! Mas acabava ficando meio "descontrolado" e com qualidade duvidosa. Já ouvi o mesmo sub em selada e aí ficou bem melhor.

No caso do amplificador, ainda estou naquele dilema: Classe D ou A/B??? Já que vou utilizar apenas a bateria 60Ah do carro...

Um colega de outro fórum me disse pra pegar um amplificador mais forte (de maior potencia) que meus equipamentos, pois vou ter que utilizar o ganho em apenas 60%... essa informação procede? Em caso positivo, vou esquecer o Audiophonic HP4000...

Acabei pesquisando outros Classe D mais fortes. Vi da Arc Audio, Hertz e MBQuart, mas me assustei com os valores (entre 1200 e 1400), enquanto os A/B de mesmo nível custam entre 750 e 900...

Já que você usa quase todo porta malas e escuta muito som com carro desligado como descrito, eu ainda acho que o questo 8' em caixa dutada 14~~17L vai te atender muito bem! E amp se não for usar bateria auxiliar e escutar constant com carro desligado, classe D sim. Isso de usar 60% etc... vai de acorto com quantos V é tua saida RCA do player. Quanto maior for menos ganho no amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Já que você usa quase todo porta malas e escuta muito som com carro desligado como descrito, eu ainda acho que o questo 8' em caixa dutada 14~~17L vai te atender muito bem! E amp se não for usar bateria auxiliar e escutar constant com carro desligado, classe D sim. Isso de usar 60% etc... vai de acorto com quantos V é tua saida RCA do player. Quanto maior for menos ganho no amp.

Valeu pela ajuda!

Então, não escuto taaaanto assim com o carro desligado (na média, 1 vez por mês em épocas normais e 1 vez por semana no verão). Mas meu carro fica a semana toda parado, pois moro perto do trabalho, mercado, farmácia, etc... kkkkk ai não sei se, com o carro e som desligados, o amp também rouba um pouco de carga...

Minha RCA é 4v.

Isso quer dizer que, se for esses 60% de ganho, só vou ter 60% da potência em RMS do amplificador? É isso, ou não tem nada haver?

Compartilhar este post

Link para o post

Se costuma falar em players com maior tensão de saída pois será necessário usar menor ganho no amplificador, com isso evita-se a possibilidade de amplificar ruídos.

Não me preocuparia muito com essa parte e ganho e tensão do RCA, se tudo estiver montado certinho com boa alimentação e aterramento vai ficar livre de ruídos.

Sobre afirmar valores como 60% é complicado, vai depender do casamento do conjunto.

Compartilhar este post

Link para o post

O que vc chama de mesmo nível ?

Por exemplo, amps classe D para SQ como o Arc Audio ou o Hertz HDP estão a anos luz de qualidade desse Audiophonic citado.... nem tem comparação.

Agora, quer um custo/benefício excelente ? DAT Ex4 ou até mesmo um Ex5. Vai tocar mto bem eu set. Classe A/B.

A bateria vc só terá que se preocupar caso escute com o carro desligado, e outra, como vc não terá um alto consumo na partes de graves, nem vale a pena mexer com bateria...

Compartilhar este post

Link para o post

Se costuma falar em players com maior tensão de saída pois será necessário usar menor ganho no amplificador, com isso evita-se a possibilidade de amplificar ruídos.

Não me preocuparia muito com essa parte e ganho e tensão do RCA, se tudo estiver montado certinho com boa alimentação e aterramento vai ficar livre de ruídos.

Sobre afirmar valores como 60% é complicado, vai depender do casamento do conjunto.

Certo. Nem vou me esquentar com isso então :P

O que vc chama de mesmo nível ?

Por exemplo, amps classe D para SQ como o Arc Audio ou o Hertz HDP estão a anos luz de qualidade desse Audiophonic citado.... nem tem comparação.

Agora, quer um custo/benefício excelente ? DAT Ex4 ou até mesmo um Ex5. Vai tocar mto bem eu set. Classe A/B.

A bateria vc só terá que se preocupar caso escute com o carro desligado, e outra, como vc não terá um alto consumo na partes de graves, nem vale a pena mexer com bateria...

Sim sim, claro! "mesmo nível" quero dizer: Hertz HCP 4, Focal Solid 4, MB Quart OA600.4 e ONX4.80, Ground Zero GZIA 4115HPX, e até o próprio DAT Ex4 que vc citou (alguns melhores, outros piores, mas em questão de preço são bem parecidos).

Certo. A questão é que escuto com o carro desligado... as vezes por 2 horas, as vezes por 30 minutos... não quero ficar me preocupando ou me privando de ouvir música com o carro desligado (mesmo que seja em volume moderado). Por isso minha grande preocupação com o consumo do amplificador, já que nunca tive som com amplificador no carro.

O DAT, por ter bem mais potencia que os outros (mais que o dobro) não vai acabar consumindo bem mais?? Acho que seria um exagero para o meu sistema, visto que não tenho interesse em fazer upgrades futuros pra subs mais fortes... Aí poderia tranquilamente ficar com o DAT PR4160 que custa metade do preço, não?? Será que meu sistema passaria "fome"?

Desculpem a indecisão galera, mas costumo pensar até demais antes de investir em uma coisa de "grande porte" que depois, caso eu não goste, vai dar trabalho pra trocar... kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Arc digital ainda é um sonho, queria escutar um XDI para ver se realmente vale o alto preço cobrado.

Quanto ao consumo do módulo não é bem assim, simplificando, ele vai consumir o que tu usar, se usar 100W de um módulo de 1000W o consumo vai ser sobre os 100W.

Compartilhar este post

Link para o post

Arc digital ainda é um sonho, queria escutar um XDI para ver se realmente vale o alto preço cobrado.

Quanto ao consumo do módulo não é bem assim, simplificando, ele vai consumir o que tu usar, se usar 100W de um módulo de 1000W o consumo vai ser sobre os 100W.

Pois é, acho que a princípio vou de DAT PR4160 mesmo. Vou arriscar, caso fique sem bateria, paciência kkkk aquelas chavezinhas "gerais" que desligam o amplificador (provavelmente ligada no Remote), servem pra algo?? Ajudariam no caso do meu carro, que fica quase a semana inteira parado? Com o som desligado o amplificador ainda consome bateria?

Compartilhar este post

Link para o post

Existe sim o consumo em "stand by", não sei informar se uma semana inteira de carro parado possa descarregar a bateria.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, depois de um tempo sem atualizar estou retomando o projeto.

Vou fazer tratamento acústico eu mesmo. O instalador usa a manta Technoise, 70 reais a folha e vai umas 5, no mínimo!! Caro de mais. To pensando em usar da Seladin, já vi muita gente colocando e dizem que fica bom. Alguém aí tem?? Recomendam outra??

Compartilhar este post

Link para o post

Usei a Vedacit, única encontrada por aqui e valeu a pena.

Vou dar uma pesquisada nessa Vedacit! Consegui a Seladin direto com eles por R$ 195, frete incluso. 1m X 5m, dá pra forrar o carro todo :vts

Decidi o amp! Vou de DAT PR4160 mesmo. O sub ainda vou decidir entre RE 8" e Questo 8".

Estou na dúvida sobre os cabos.

1:

- Kit de Instalação Ground Zero GZPK 20X - 4 AWG (positivo + negativo + fusível 80A + 1 RCA dois canais com remote)

- Cabo Paralelo Shok Fw 16 AWG 99,99% de pureza (para o Kit 2 vias)

- Cabo Paralelo Knukonceptz 10awg (para o Sub)

- +1 RCA 2ch, a decidir. Preço médio de R$ 80

Total: R$ 370,00

2:

- Cabos technoise das linhas mais caras, nas mesmas medidas dos cabos acima.

- 2 RCA Series 800.

Tota: R$ 240,00

A pergunta é: Vale à pena pagar um pouco a mais pela opção "1", ou no meu set não fará muita diferença? O que me dizem?

Editado por SparxxD

Compartilhar este post

Link para o post

O amplificador foi uma boa escolha, atualmente acredito que esse modelo da DAT continua sendo um bom custo benefício. Sobre o sub, iria no RE, eu ainda quero testar ele no meu set. Bom cabos de boa qualidade nunca é demais, o que você tem que analisar é se vale a pena pegar um kit pronto ou comprar separado, uso o RCA Technoise TZ Series 800 por indicação da maioria do fórum, e é uma boa escolha, força e speaker fui nos Shok linha Classic, de 4 AWG e 12 AWG, preferi eles ao invés do Technoise. Acompanhando.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao sub eu to usando o Re rex de 10 em caixa selada 30L (25L a do manual) e to gostando mesmo! Nem parece que é só 175rms, tem uma baita pegada.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao sub eu to usando o Re rex de 10 em caixa selada 30L (25L a do manual) e to gostando mesmo! Nem parece que é só 175rms, tem uma baita pegada.

Gostou né hauhauhauhauhahahua..... te falei.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde pessoal.

Fiquei um tempo sem dar continuidade ao projeto por falta de tempo$$ hahahah

Acabei adquirindo um JL 10wx-v2 e um amplificador DAT PR4160 (ambos ainda não chegaram). Estou em dúvida na fiação!! Principalmente no que diz respeito ao tamanho (bitola) dos fios, então preciso da ajuda de vocês. Pensei o seguinte:

1- Cabo de energia 21mm² - qualquer marca

2- Fio remote 1.3mm² - Technoise

3- Cabos RCA Technoise série 800 - 2 unidades

4- Fio paralelo Technoise puro cobre DY 2 x 2,5mm² - Para o kit 2 vias

5- Fio paralelo Technoise puro cobre DY 2 x 4,0mm² - Para o subwoofer

6- Porta-fusível Technoise (coloco fusível de quantos Amperes?????)

O que acham? Não queria gastar tanto com fiação top, pois já vi inúmeros testes internacionais que utilizaram fio residencial X fios tops, e a diferença foi imperceptível se os fios são utilizados na bitola correta para o sistema...

E outra, preciso saber de quantos amperes será o fusível!

Aguardo a ajuda de vcs. Valeuuu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...