Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
lightium

Virei minha caixa para cima e tive um ganho substancial nos graves.

Recommended Posts

Olá Galera...

Meu carro é um Vectra B, segundo modelo do Vectra e tem o tampão de metal. Hoje resolvi virar a caixa pra cima pra ver como fica o som e para minha surpresa, tive um ganho enorme nos graves. O.O O mais incrível, é que pra fora agora está tocando muito melhor.

Por quê?

O tampão é totalmente selado e feito de metal, será que minha caixa não está se comportando agora como uma espécie de band-pass?

Sério, vou usar a caixa só desse jeito daqui pra frente, não tem porque usar com os subs virados para frente, a diferença é muito grande, tanto pra fora, quanto pra dentro.

Grande abraço galera.

Editado por lightium

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves e será que assim vai tocar alguma coisa pra fora?

Galera, quais as vantagens de se usar a caixa virada para cima em um carro sedã?

Tem alguma desvantagem?

Agora me sobrou todo o espaço da frente da caixa, ali posso fazer outra caixa e colocar 4 6x9, ou alguns mids de 6" e alguns tweeters e ter um sonzinho que toca pra fora, já que no momento não tenho nada na mala além dos subs. :D

Nunca pensei em usar desse jeito porque achava que não iria tocar nada para fora, mas agora percebi que toca melhor ainda. Qual a lógica disso? O.O

Grande abraço.

Editado por lightium

Compartilhar este post

Link para o post

Já rolou um tópico (acho q do Moti) falando sobre posicionamento da caixa no porta-malas. Cada posição tem uma "irradiação" diferente e acaba mudando o resultado mesmo.

Outra coisa q gosto desse posicionamento é q a tampa do porta-malas vibra menos. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

E mudou mesmo hein, bota mudança nisso sô. O problema é que agora meus subs não ficam aparecendo e eu gosto tanto do design deles hauihauihaiuhaiuah.

Agora posso colocar uns 4 mids de 6" ali na parte da frente e quem olhar de longe, vai pensar que só os mids tão tocando. hauihaiuahiua Quem sabe até uns dois woofers de 10", sei lá, algo do tipo. :D

Edit.

Mais um detalhe, minha caixa é trapezoidal, então os subs e os dutos ficam meio que virados para dentro mesmo

Editado por lightium

Compartilhar este post

Link para o post

Depende de cada carro a posição melhor....

Sedan, normalmente pra cima ou pra dentro, hatch pra cima....

Pra trás na maioria das vezes fica mais fraco, pq vibra mais o porta malas, gerando alguns cancelamentos....

Compartilhar este post

Link para o post

Depende de cada carro a posição melhor....

Sedan, normalmente pra cima ou pra dentro, hatch pra cima....

Pra trás na maioria das vezes fica mais fraco, pq vibra mais o porta malas, gerando alguns cancelamentos....

Como você citou, varia bastante de carro pra carro.

No Agile eu tenho alguns db's de perda com o sub virado pra cima, e um ganho bem grande com o sub virado pra mala.

E ao mesmo tempo que está virado pra mala, não tenho vibrações, acredito que seja pelo peso dela.

E quando está virado para cima, tenho impressão que as portas traseiras vibram mais.

Compartilhar este post

Link para o post

O complicado é que com a caixa virada para cima o som ficou muito feinho :( e eu abro o porta malas de vez em nunca, quando não tem ninguém com um som melhor, mas logo logo já chega alguém com um trio e eu fico feliz de poder desligar o meu som. ahuiahauihaui

Compartilhar este post

Link para o post

Passa as especificações do som... o que vc tem...

quando a isso de o som ficar feio, vc tem como fazer vários acabamentos para melhorar isso, só tem que ter criatividade de maquinário para isso, ou pagar para alguém fazer.

att.

Compartilhar este post

Link para o post

Passa as especificações do som... o que vc tem...

quando a isso de o som ficar feio, vc tem como fazer vários acabamentos para melhorar isso, só tem que ter criatividade de maquinário para isso, ou pagar para alguém fazer.

att.

Não precisa de vááários acabamentos ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu era du béis sempre testava posicionamento de caixa... meu carro na época era um gol quadrado, eu sempre dei preferência do sub virado para cima, o DD3512 deslocava um ar bacana, sentia mais o subgrave, em contrapartida perdia um pouco do spl quando virado para placa.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante esses detalhes do posicionamento do sub, então eu com um sub de 8" provavelmente teria melhor resultado em um hatch com ele virado para os bancos do que para a porta da mala?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu consegui melhor posição do sub no SQ com ele virado pra cima...

Melhor transição MB x sub, foi assim:

4db10679706bee0fb99864bcbe3d7721.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...