Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Pb_las

Compensado vs. MDF

Recommended Posts

A minha MTL-2 naum treme como muitos aki do forum jah sabem, porém, não é nem de compensado e nem de mdf... :rolleyes: Aliás, nem sei que madeiora é aquela...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

aquilo deve ser JAQUEIRA.... (acho que é isso) ou SEDRO.... (acho q é assim) :vts:P

Compartilhar este post

Link para o post

Qual sub você vai utilizar? Quantos serão? Às vezes o compensado pode servir. Mas só se for fraco o sub. Uns 150, 200 rms.

Compartilhar este post

Link para o post

Um dia desses um marcineiro colega meu, disse que você pode conseguir Mdf baratinho. Quando ocorre o transporte de chapas de madeira por rodovia, algumas empresas colocam mdf mais grosso (20mm, 18mm) em cima, como primeira chapa. Acontece que esta chapa acaba amassando em algumas partes por causa da corda que é usada para segurá-la. Como é muito peso, acaba acontecendo estes "amassados" mesmo. Estas chapas muitas vezes são jogadas fora, porque não da para fazer um armário com mdf amassado. Outras vezes vendem a chapa por um preço irrisório eme falou em 20 ou 30 reais chapa de 20mm.

Para se fazer uma caixa acústica não tem problema porque é só não utilizar a parte amassada. Alguém já ouviu falar sobre isso? O cara é marcineiro a 20 anos. Não tinha o porque ele mentir sobre isto.

Compartilhar este post

Link para o post
Qual sub você vai utilizar? Quantos serão? Às vezes o compensado pode servir. Mas só se for fraco o sub. Uns 150, 200 rms.

A caixa sera feita para um E2K BD4 que sera amplificado por aproximadamente em um primeiro momento por 450rms.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom meu pai contruiu caixas que ja tem mais de 20 anos de idade com Woofer pre-historicos da Novik de 15 e usa compensado Naval de 20mm. Olha, as caixas estão intactas e não tem nenhuma camada solta do compensado e tocam perfeitamente. Os woofers ja passaram ate por reparos por intenso uso e as caixas continuam firmes e fortes. Desde que pinte o compensado ele num vai estragar.

E essa historia de que se prega com prego no compensado descola as camadas ou quebra é normal se o cara pregar com pregão inclinadao. Prega no MDF da mesma maneira que vc ve ele racha no meio tbm.

Prefiro usar caixa com 2 chapas de 20mm de compensado uma emcima da outra, sai mais barato e creio que 40mm de compensado sai bem mais barato do que 18mm de MDF.

Compartilhar este post

Link para o post
A caixa sera feita para um E2K BD4 que sera amplificado por aproximadamente em um primeiro momento por 450rms.

2k tem que ser Mdf mesmo! É muito forte o sub. Vê se você consegue mdf daquele jeito que falei. Sai muito mais em conta.

Compartilhar este post

Link para o post

Aonde eu acho essas chapas de mdf com 20mm que vcs falam? O maximo que já vi foi de 18mm e tava 125 reais! Ou vcs usam 2 chapas coladas uma na outra?

Valew!

Compartilhar este post

Link para o post

Compensado de 18 mm custa em média (Bsb) R$ 75,00. Não ouvi falar em compensado de 20 mm. :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
Compensado de 18 mm custa em média (Bsb) R$ 75,00. Não ouvi falar em compensado de 20 mm. :unsure:

Isso porque ele falou MDF de 20 e não compensado.

Sobre colar uma na outra também pode ser feito, mas não esqueça de colocar cola e usar parafusos para unir as duas chapas. O parafuso não pode ultrapassar a última camada de madeira.

Compartilhar este post

Link para o post
Isso porque ele falou MDF de 20 e não compensado.

Sobre colar uma na outra também pode ser feito, mas não esqueça de colocar cola e usar parafusos para unir as duas chapas. O parafuso não pode ultrapassar a última camada de madeira.

Aqui no Rio temos comp. de 20mm facilmente...e o preço mais em conta que cotei foi R$86,00 para o de 20mm (chapa com 2,20x1,60).

Compartilhar este post

Link para o post

Gente.... li to o artigo e vi que tem muita confusão por aqui... parece que tão confundindo os tipo de madeira.

Segue abaixo uma explanação do que é o quê. Tirem suas conclusões a partir daí.

MDF:

Aplicações:

especialmente desenvolvido para uso interior, excelente para corte, usinagem, pintura, adequado para as indústrias de transformação como construção civil, indústria moveleira, brinquedos, displays, comunicação visual, artes plásticas e diversos.

Benefícios:

não apresenta as imperfeições típicas das madeiras naturais (furos de inseto, veios) possuindo uma superfície suave, praticamente sem imperfeições, com boa resistência de arranque de parafuso e flexão no módulo de ruptura, além de grande estabilidade dimensional com excelente resultado quando usinado, pintado, entalhado, torneado, reduzindo mão-de-obra e custos.

Capacidades:

standard densidade 750Kg - para usinagem profunda e leve densidade 650Kg para usinagem profunda exige o retrabalho

Características:

chapa de fibras de madeiras selecionadas de pinus, aglutinadas com resina sintética termofixa, que se consolidam sob ação conjunta de calor e pressão resultando numa chapa maciça, com superfícies lisas.

Dicas:

não recomenda-se tingidores a base de água (devido a manchas) e nem a utilização de pregos, a não ser os estriados e apenas em chapas com bitolas acima de 15mm, utilizar parafusos especiais (linha MITTOFIX).

Compensado :

Aplicações:

pode formar a superfície de pisos, desde que não esteja em contato direto com o solo; produção da estrutura de móveis, divisórias, painéis, peças de artesanato e brinquedos, todos destinados a ambientes internos e livres de umidade

Características:

chapa composta de lâminas torneadas de madeiras tropicais, sobrepostas em sentido alternado, sempre em número ímpar, fixadas com cola do tipo uréia-formol, à qual se adiciona imunizante, prensadas e lixadas. Apresenta uma das faces com lâmina de tonalidade homogênea e outra com pequenas variações de coloração. Sua imunização e prensagem a quente asseguram que o produto é livre de infestação na origem

Dicas:

pode ser pintada ou revestida com tecido, carpete, laminados decorativos e folhas de madeira natural. O revestimento deve sempre ser feito em ambas as faces com o mesmo material, evitando assim o empenamento do produto. As chapas devem ser empilhadas na posição horizontal, sobre base nivelada e sem contato com o solo ou parede; o local de armazenagem deve ser isento de calor e umidade

Aglomerado:

Aplicações:

produção de móveis para escritórios e residências (cozinhas e dormitórios), racks e caixas para aparelhos de TV e som

Benefícios:

pode ser revestido com fórmica, folhas de papel acabadas ou semi-acabadas, filme vinílico e lâminas de madeira; pode também receber acabamento com pintura ou laqueação

Capacidades:

a calibragem produz chapas com padrão e espessura uniformes

Características:

chapa formada por partículas de madeira, prensadas a alta temperatura com resinas sintéticas e aditivos especiais

Dicas:

fixação com parafuso de rosca soberba ou auto-atarraxante de cabeça chata

Fonte: Site da Léo Madeiras www.leomadeiras.com.br

Espero ter ajudado.

Abraços,

Salvador

Compartilhar este post

Link para o post

ahhh..

nao use pregos em nenhuma hipotese, use parafusos proprios p/ madeira

Compartilhar este post

Link para o post

Se seu caso fosse só madeira diria pra usar Virola RR (é feito como o mdf, mas usa como cola uma resina especial), caso não tenha, vai de MDF.

Minha caixa é com Virola, é muito boa.

Compartilhar este post

Link para o post
ahhh..

nao use pregos em nenhuma hipotese, use parafusos proprios p/ madeira

Papilon,

fica difícil não usar pregos.... a minha eu "prendi" com os pregos + cola e travei c/ parafusos.... assim:

1 prego p/ 2 parafusos.... pq s/ pergo num dá pra prender..... quer dizer, demora MUITO mais.... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
MDF com certeza!!!!!

:vts

alguem ja fez caixa com aqueles aglomerados de amerio?!tipo é porque fizz uma aki para meus sub de 8 polegadas achei ate no lixo kakakak e cortei as partes ruins pus verniz pronto ta preso ate hoje...!

Ele eh bom?veda bem?é mais leve que compensado?

Compartilhar este post

Link para o post

a ultima caixa q fiz compreium mdf de 2,85 x 2, paguei 100 reais!

Usei só parafusos 170 pra ser preciso!

Eu e um camrad afizemos, fazia os furos com uma broca fina a cada 2 cm e depois coloquei um bit canhao philps na furadeira e parafuseii tudo assim ficou muito bom!

Compartilhar este post

Link para o post

Minha opiniao: mdf e cara, pesada(dificil manejo) e quando vc quiser vender a caixa, ira vender pelo preço de uma caixa de compensado...... MAS, eu disse MAS, se vc sabe que ta fazendo, tem um sub e amp bons, curte um som com qualidade e quer tirar proveito total do seu sistema.... mdf com certeza.....

Ou seja, se e seu 1° som, se vc nao tem muito conhecimento sobre som automotivo e com certeza ira mudar seu sistema mais tarde, pode ir de compensado(pelo menos 20 mm e travar/reforçar ela por dentro).

Compartilhar este post

Link para o post

Uso MDF 15mm pra sub de 15'' aplicando 1200wrms e não preciso mais que isso não... a caixa está mto bem travada.

Compartilhar este post

Link para o post
Compensado de 20mm

:+1

Faz de compensado. Fiz a minha em MDF e estou arrependido. A vantagem do MDF é facilidade ao trabalhar, somente isso.

1) O som fica exatamente igual. Minha caixa antiga de compensado tocava mais que a nova de MDF em SPL.

2) A caixa em MDF fica um chumbo - A traseira do meu carro ta no chao, é impossível mover a caixa de 100L sozinho.

3) Nao vale a diferenca de preço. Gastei 150,00 com chapas de mdf pra montar o porta-malas. Teria feito com 70,00 de compensado.

Pretendo refazer o porta-malas, pois vou mexer no volume da caixa e passar os modulos para o assoalho - Vou fazer tudo de compensado

[]s

Editado por jvfonseca

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...