Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Biano Santos

Soundigital Hi fi

Recommended Posts

vou perguntar DE NOVO...

O pessoal do SQ tá testando o SD1600 2ohms. Aí veio uma dúvida, até na hora que tinha tentado comprar na ofertasom esse amp.

Qual opção teria maior vantagem, visando qualidade, pra 1 Questo 12" 350w bobina dupla 4 ohms(portanto, 2 ou 8 ohms), meu caso, obviamente:

1 - SD1600 1 Ohm tocando o Questo a 2ohms, enviando 800wrms;

2 - SD1600 2 Ohms tocando o Questo a 8ohms, enviando 400wrms;

3 - SD3000 1 Ohm tocando o Questo a 8ohms, enviando 375wrms;

4 - SD3000 2 Ohms tocando o Questo a 8ohms, enviando 750wrms;

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou perguntar DE NOVO...

O pessoal do SQ tá testando o SD1600 2ohms. Aí veio uma dúvida, até na hora que tinha tentado comprar na ofertasom esse amp.

Qual opção teria maior vantagem, visando qualidade, pra 1 Questo 12" 350w bobina dupla 4 ohms(portanto, 2 ou 8 ohms), meu caso, obviamente:

1 - SD1600 1 Ohm tocando o Questo a 2ohms, enviando 800wrms;

2 - SD1600 2 Ohms tocando o Questo a 8ohms, enviando 400wrms;

3 - SD3000 1 Ohm tocando o Questo a 8ohms, enviando 375wrms;

4 - SD3000 2 Ohms tocando o Questo a 8ohms, enviando 750wrms;

Segundo o Juliano, o 1600 é mais musical que o 3000. Então eu ficaria com o 1600 1ohm enviando os 800 pro sub.

Compartilhar este post

Link para o post

num carro pequeno, de mala aberta pro habitáculo, que a intensão não é SPL, será que a opção 2 seria melhor?

não teria headroom, mas teria muito mais FA

sem contar que se não tiver bateria, não vai ter headroom...

Compartilhar este post

Link para o post

num carro pequeno, de mala aberta pro habitáculo, que a intensão não é SPL, será que a opção 2 seria melhor?

não teria headroom, mas teria muito mais FA

sem contar que se não tiver bateria, não vai ter headroom...

foi o que eu tinha pensado. Fiquei na dúvida quanto headroom x FA...

por isso falei do sd3000 2 ohms a 8 ohms. Teria headroom e FA. mas não é tão musical quanto o SD1600.

?

Compartilhar este post

Link para o post

o 3000 é bem musical sim.. as diferenças são que o 3k tem seu THD maior e não tem corte lowpass 24db.

como o 1600 tem seu THD de 1000 na impedância.. eu ficaria com a opção de 1600 1ohm tocando em 2ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Cristiano,

Ele quer mais qualidade...

me ajuda a entender, pois realmente não manjo disso

1 - SD1600 trabalhando no DOBRO da impedância, mas com headroom (se tiver bateria pra alimentar)

2 - SD1600 trabalhando a QUATRO VEZES da impedância, mas sem headroom

3 e 4 em vou comentar pois realmente o amp é inferior

pra mim FA maiorseria melhor que ter headroom no caso de um carro com mala aberta pro habitáculo e não querer um sub tocando bruto

se inverteria no caso de um carro com mala fechada ou querer ter um sub tocado mais presente no set

ou não???

EDIT

ainda tem a opção de comprar o o SD1600 2ohms e ligar o sub em 2ohms, maneirando bem no ganho

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post

Link para o post

me ajuda a entender, pois realmente não manjo disso

1 - SD1600 trabalhando no DOBRO da impedância, mas com headroom (se tiver bateria pra alimentar)

2 - SD1600 trabalhando a QUATRO VEZES da impedância, mas sem headroom

3 e 4 em vou comentar pois realmente o amp é inferior

pra mim FA maiorseria melhor que ter headroom no caso de um carro com mala aberta pro habitáculo e não querer um sub tocando bruto

se inverteria no caso de um carro com mala fechada ou querer ter um sub tocado mais presente no set

ou não???

EDIT

ainda tem a opção de comprar o o SD1600 2ohms e ligar o sub em 2ohms, maneirando bem no ganho

As vezes trabalhar com impedância muito alta em relação ao AMP pode matar o punch do amplificador. Prefiro mil vezes ter headrom para os picos do que ter FA nas nuvens. O FA deste amp já é BEM mas BEM mais alto que a maioria do mercado, então já estará bem atendido. E outra, já vai ser o dobro de FA na opção 1.

Headroom não significa SPL em si, é bom ter o headroom pois a dinâmica fica muito boa, e com o FA já elevado, é ótimo, sem falar que o amplificador trabalha bem folgado assim. O Questo já tem ótimo controle de cone, e com uma boa folga na potência já ta ótimo.

De nada adianta tu ter um FA de 10.000 que isso vai pouco importar em relação a ter 1.000 ou 2.000. Já começa a ficar um efeito placebo parece. Igual protetor solar, fator 15 pra 30 muda, mas de 30 pra 100 muda muito menos. Quanto mais alto for, menos é percebido.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o FA do 1600 esta la pela casa dos 4000 e esta tão alto que utilizar em impedancia mais alta para tem um damping maior não compensa, acima disso só se usar um cabo 35mm na saida do amplificador para manter esse damping até o sub, mesmo assim não veria vantagem nisso. Eu pegaria um 1600 de 1 ohm ligando em 2 ohms no seu sub para ter o possibilidade de um upgrade depois com mais outro sub igual a esse. O 1600 tem LP 24dB bem preciso e qualidade melhor que a do 3000.

Compartilhar este post

Link para o post
Realmente o FA do 1600 esta la pela casa dos 4000 e esta tão alto que utilizar em impedancia mais alta para tem um damping maior não compensa, acima disso só se usar um cabo 35mm na saida do amplificador para manter esse damping até o sub, mesmo assim não veria vantagem nisso. Eu pegaria um 1600 de 1 ohm ligando em 2 ohms no seu sub para ter o possibilidade de um upgrade depois com mais outro sub igual a esse. O 1600 tem LP 24dB bem preciso e qualidade melhor que a do 3000.

opa, boas infos...

bem na verdade, eu não tenho interesse de fazer um upgrade adicionando outro sub. Penso muitas vezes em passar o de 12 pra frente e trazer um de 10" na selada, por isso que to indo pra selada do 12.

No caso para sub na selada, o ideal é ter mais potência pra tocar bem? Lembro de ter lido algo nesta linha sobre o assunto, mas não me recordo direito....

Obrigado Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post

com selada terá menos spl q em dutada, por isso é preciso o aumento de potencia, na selada terá mais qualidade, mas depende do volume e do sub tambem.

Compartilhar este post

Link para o post

opa, boas infos...

bem na verdade, eu não tenho interesse de fazer um upgrade adicionando outro sub. Penso muitas vezes em passar o de 12 pra frente e trazer um de 10" na selada, por isso que to indo pra selada do 12.

No caso para sub na selada, o ideal é ter mais potência pra tocar bem? Lembro de ter lido algo nesta linha sobre o assunto, mas não me recordo direito....

Obrigado Juliano.

To montando 2 JL 10W7, uma na selada e outro na dutada usando o 1600, na selada ficou muito bom, bem plano, mas claro, perde SPL, hoje fica pronta a caixa da dutada e vou testar, no teu caso se quer um de 10" para espaço a selada é otima porque fica muito pequena, mas realmente tem que usar um sub com potencia mais alta, na selada não tem o controle do duto e o sub acaba excurionando muito mais. O problema é esse, sair de um 12" na dutada para um 10" em selada, tu vai sentir uma diferença enorme no SPL, mas se a intenção for mais qualidade e ter mais espaço é otimo. Para meu gosto um de 10" com potencia boa na selada ja da um SPL bem legal para se ouvir, mais que isso começa os up-grades no medio agudo porque o grave cobre, o carro ja começa a precisar de tratamento por causa da vibração, etc. SPL forte é legal no começo, depois perde a graça e um 10" é mais que suficiente para um som bem agradavel.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha vez. 2 jl 10w6v2. 600rms cada. 4+4ohms cada. Então ligo em 4 ou 1 ohms. 1200rms dos w6 sei que aguenta mais. Pensei na 1600 1 ohms subs em 1tbm. Não ficaria no limite. Esquentaria bem etc...

Ou uma 3000 2ohms. os subs em 4ohms. Assim recebendo teóricos 1600rms. Trabalhando com folga esquentando menos.

No meu caso o que o pessoal recomenda?

Compartilhar este post

Link para o post

Minha vez. 2 jl 10w6v2. 600rms cada. 4+4ohms cada. Então ligo em 4 ou 1 ohms. 1200rms dos w6 sei que aguenta mais. Pensei na 1600 1 ohms subs em 1tbm. Não ficaria no limite. Esquentaria bem etc...

Ou uma 3000 2ohms. os subs em 4ohms. Assim recebendo teóricos 1600rms. Trabalhando com folga esquentando menos.

No meu caso o que o pessoal recomenda?

Tem bateria suficiente para 3000W ? Se não eu iria de 1600 ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

mas a ideia dele, pelo jeito, era usar o 3k no dobro..

Compartilhar este post

Link para o post

Para este 3000 uns 280AH tá bom?

Samsung Galaxy Win.

Compartilhar este post

Link para o post

Para este 3000 uns 280AH tá bom?

Samsung Galaxy Win.

eh bem provavel..

eu tenho uma de 100ah AGM literalmente colada no amp.. e segura super bem (tocando no dobro).

Compartilhar este post

Link para o post

mas a ideia dele, pelo jeito, era usar o 3k no dobro..

Nesse caso não tem nenhuma vantagem sobre o 1600.

Compartilhar este post

Link para o post

Bateria eu tenho. 3x optima 55A. Não forço muito.

No caso ligaria a sd3000 em 4ohms - mandando 1600rms.

Ou a sd1600 a 1ohms no talo? Não é melhor ter uma folga?

E a musicalidade e controle nos dois casos? A sd1600 não ficaria no limite?

Compartilhar este post

Link para o post

pelo relato dos amps. EU usaria o 1600 com bateria de sobra.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem tem que se preocupar com o limite é o fabricante e não tu, hehe. Esses produtos novos então bem mais robustos que a linha antiga, se tirar a proteção de curto dele ele suporta tranquilamente metade da impedancia, isso foi testado.

Pode usar na impedancia minima tranquilamente, se o amp desligar por temperatura eu te troco por um 3000 sem custo.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem tem que se preocupar com o limite é o fabricante e não tu, hehe. Esses produtos novos então bem mais robustos que a linha antiga, se tirar a proteção de curto dele ele suporta tranquilamente metade da impedancia, isso foi testado.

Pode usar na impedancia minima tranquilamente, se o amp desligar por temperatura eu te troco por um 3000 sem custo.

Pergunta para fabricante. A eficiência seria igual nos dois casos?

Agora para todos, e quanto musicalidade, controle etc...?

Compartilhar este post

Link para o post

eh bem provavel..

eu tenho uma de 100ah AGM literalmente colada no amp.. e segura super bem (tocando no dobro).

Legal hein fera, se fosse qualquer outro amplificador e que fosse com outra pessoa, tu falaria que teria que ter no minimo 500 de bateria pra tentar ''segurar'' e ainda adivinhava até a potencia que o amplificador tava entregando

kkkkkk

Esses manjadores de pourra ninhuma ....

Compartilhar este post

Link para o post

Legal hein fera, se fosse qualquer outro amplificador e que fosse com outra pessoa, tu falaria que teria que ter no minimo 500 de bateria pra tentar ''segurar'' e ainda adivinhava até a potencia que o amplificador tava entregando

kkkkkk

Esses manjadores de pourra ninhuma ....

vou colocar meu voltímetro automotivo na saída pra ver a potencia total que sai, ta? pode deixar..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...