Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
dmac

Diferenças Hertz 165XL

Recommended Posts

Pessoal, eu decidi fazer este breve review, se é assim que posso dizer, para esclarecer algumas duvidas sobre o kit que eu possuo.

(moderação, se eu estiver fazendo besteira me comuniquem)

Eu não sou dos usuários mais participativos mas, sempre que procurei informações sobre meu kit no campo de busca, encontrei muitos achismos e pouca coisa concreta.

Vamos la, a sonoridade do kit é tipica da Hertz, Mid presente, forte e tweeter um pouco "cornetado" ou berrão mas muito mais equilibrado que os kits de entrada da marca, voz muito presente, acentuado (minha opinião). Ótimo para quem gosta de ouvir bem alto.

Muita gente conhece o HSK 165 e não o HSK 165XL, vamos as diferenças.

Muda o Mid, o cross e o tweeter ou seja, tudo. Vou incluir o Audison AV K6 na comparação, que é do mesmo grupo e costuma ter Mid presente mas tweeters um pouco mais musicais que os Hertz, segundo relatos.

Tweeter : HSK 165XL: tem o tweeter HT 28, sensibilidade 93db, responde de 1.2khz a 22khz, 180w de pico, feito de tetolon, tamanho de 28mm

Audison AV K6: tem o tweeter AV 1.1, sensibilidade 92db, responde de 1.2khz a 22khz, 180w de pico, feito de tetolon, tamanho de 28mm

HSK 165 : tem o tweeter HT 25, sensibilidade 92db, responde de 1.6khz a 22khz, 120w de pico, feito de tetolon, tamanha 25 mm

Cross: HSK 165XL : Corta em 2.5khz 12 db, tem opção de atenuar -2db/0/+2db, não tem bi-amp

Audison AV K6: Corta em 2.0khz 12db, tem opção de atenuar -2db/0/+2db,não tem bi-amp

HSK 165 : Corta em 3.2khz 12db, tem opção interna de atenuar -2db/0/+2db , não tem bi amp.

Mid: HSK 165XL : Responde de 40 hz a 6khz, sensibilidade 93,5db, 125w rms

Audison AV K6: Responde de 50hz a 7khz, sensibilidade 91db, 100w rms

HSK 165 : Responde de 40hz a 6khz, sensibilidade 92db, 100w rms

Minha intenção foi apenas de criar um tópico com esse breve review e especificações para ajudar quem procurar algo sobre ele. Porque quando eu procurei eu li gente falando que só mudava o mid, ou que o cross aceitava bi-amp, entre outros pontos.

Pelas especificações parece mais com o audison AV K6 que o HSK 165, deve estar no meio do caminho entre eles.

Alguém que já ouviu os kits citados poder der uma opinião para enriquecer o tópico e o fórum?

Valeu.

Editado por dmac

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma correção

O cross do HSK 165 possua as mesmas atenuações para o Tw (-2 / 0 / +2), assim como os outros, fica por dentro do cross, basta tirar a tampa do mesmo.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive um HSK 165 e já ouvi os outros dois, tirando o fato do XL ser um pouco mais bruto entre os três, achei eles, NMHO, idênticos em tudo, sem tirar nem por.

Agora, usar o HSK em modo ativo, é outra historia, o TW fica mais manso, o mid se destaca mais... enfim, o kit muda completamente, alias, nem sei pq o povo reclama tanto dos TW dessa linha, até que me agradam bastante.

É um kit que compraria novamente sem medo de errar.

Compartilhar este post

Link para o post

legal a iniciativa

vai outra correção: nenhum dos cross tem corte passa alta em 40 ou 50Hz, aí é a região que o fabricante indica como início da faixa de resposta dos mids, mas não quer dizer que haja um crossover pra isso

Compartilhar este post

Link para o post

.... Agora, usar o HSK em modo ativo, é outra historia, ...

:+1

O meu usava desta forma e sempre me agradou.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz as alterações sugeridas, obrigado pela contribuição.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive um HSK 165 e já ouvi os outros dois, tirando o fato do XL ser um pouco mais bruto entre os três, achei eles, NMHO, idênticos em tudo, sem tirar nem por.

Agora, usar o HSK em modo ativo, é outra historia, o TW fica mais manso, o mid se destaca mais... enfim, o kit muda completamente, alias, nem sei pq o povo reclama tanto dos TW dessa linha, até que me agradam bastante.

A vantagem do bi-amp é poder regular ganho e corte individualmente.

O meu kit está passivo, já pensei em alterar o cross, já que tão cedo não penso em fazer bi-amp.

Vocês tem algumas dicas pra regular esses kits? Cortes, ganhos e atenuações?

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

O meu kit está passivo, já pensei em alterar o cross, já que tão cedo não penso em fazer bi-amp.

Abraco

acho que pra começar tem que manter o corte original, no máximo identificar se prefere atenuado ou sem atenuação, e replicar isso num cross melhorado, com bons componentes, e o mais importante, BEM DIMENSIONADOS

não adianta vir com cabo 3mm do amp até o cross e do cross até o mid se o indutor e as pernas do capacitor usado no cross são de 1mm

Compartilhar este post

Link para o post

Abraco

acho que pra começar tem que manter o corte original, no máximo identificar se prefere atenuado ou sem atenuação, e replicar isso num cross melhorado, com bons componentes, e o mais importante, BEM DIMENSIONADOS

não adianta vir com cabo 3mm do amp até o cross e do cross até o mid se o indutor e as pernas do capacitor usado no cross são de 1mm

Se houver a possibilidade de uma HU ou DSP com 3way ou 4way, acho valido os cortes ativos, partindo dos cortes originais, um ajuste aqui e outro ali, a melhora é bem significativa.

Compartilhar este post

Link para o post

Opinião de quem tem os dois... O Woofer do XL, realmente é bem diferente. Tanto é que estou fazendo um up no estéreo e trocando tudo por XL, além do TW ser mais presente, sem ser agressivo (há quem não goste). Ele dá um timbre mais grave, parece ter mais peso, mais SPL, mas ainda não sei como ele se comportará ativo, pois os cortes do 2vias são bem diferentes dos 3 vias, onde eu posso cortar mais baixo o mid...

Advinha quem gostou de ouvir isso?

Pq vc não falou isso lá no tópico, hein, traidor?????

:vts

legal a iniciativa

vai outra correção: nenhum dos cross tem corte passa alta em 40 ou 50Hz, aí é a região que o fabricante indica como início da faixa de resposta dos mids, mas não quer dizer que haja um crossover pra isso

Exato!

:) :) :) :) :)

Tomara que me agrade tbm!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Se houver a possibilidade de uma HU ou DSP com 3way ou 4way, acho valido os cortes ativos, partindo dos cortes originais, um ajuste aqui e outro ali, a melhora é bem significativa.

sem dúvidas, mas no passivo ficar testando cortes é furada, teria que ir pro ativo e voltar pro passivo, e ainda há margem pra erro se não tiver uma mão boa, só que isso toma um tempo e não é todo mundo que tem como fazer

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma sugestão ao dono do tópico... Já que é um review, se houver condição, e já que possui os kits, poderia fazer uma definição dos mesmos, talvez compará-los com outros que já possuiu, relacionar o seu custo ao que ele lhe proporcionou, qualidade do TW, precisão, enfim, tudo que possa enriquecer. Opiniões são pessoais, porém válidas e auxiliam a todos. Quando eu resolvi comorá-los foi após ouvi-los, pq, realmente, há poucas informações sobre ele aqui no forum, por isso, parabéns a vc!

Compartilhar este post

Link para o post

Opinião de quem tem os dois... O Woofer do XL, realmente é bem diferente. Tanto é que estou fazendo um up no estéreo e trocando tudo por XL, além do TW ser mais presente, sem ser agressivo (há quem não goste). Ele dá um timbre mais grave, parece ter mais peso, mais SPL, mas ainda não sei como ele se comportará ativo, pois os cortes do 2vias são bem diferentes dos 3 vias, onde eu posso cortar mais baixo o mid...

Advinha quem gostou de ouvir isso?

Pq vc não falou isso lá no tópico, hein, traidor?????

Exato!

:) :) :) :) :)

Tomara que me agrade tbm!!!!!!

Márréclaro que falei, eu fui um dos que bateu na tecla dos cortes ativos via H800, o Laercio que chegou dando bicuda com os capacitores mother fucka dele!

Flaubert, teu set tem tudo pra ficar otimo! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Márréclaro que falei, eu fui um dos que bateu na tecla dos cortes ativos via H800, o Laercio que chegou dando bicuda com os capacitores mother fucka dele!

Flaubert, teu set tem tudo pra ficar otimo! :legal:

Lembro não, não vou mentir, rsrs!

Compartilhar este post

Link para o post

Na boa...

Se tratando de um kit mediano, Eu acho o mid dele o melhor, o TW também é bom, mas tem que saber lidar com a criança, o ponto fraco do kit é o cross... esse caga com o kit inteiro.

Muita gente vendeu o kit e depois se arrependeu, tanto que o XL HOJE é difícil pra ca**** de achar.

Muita gente afobada ouve pouco e logo dá o veredicto... esse é o problema dos três kits em questão.

Compartilhar este post

Link para o post

Na boa...

Se tratando de um kit mediano, Eu acho o mid dele o melhor, o TW também é bom, mas tem que saber lidar com a criança, o ponto fraco do kit é o cross... esse caga com o kit inteiro.

Muita gente vendeu o kit e depois se arrependeu, tanto que o XL HOJE é difícil pra ca**** de achar.

Muita gente afobada ouve pouco e logo dá o veredicto... esse é o problema dos três kits em questão.

Eu estou ansioso para vê-lo ativo, mas uma coisa que preciso dividir aqui é justamente essa questão... Dia a pós dia, o kit muda completamente de comportamento.... Eu escutava isso, mas não acreditava. Quando liguei a primeira vez, achei anasalado, full metálico, tweeter até discreto para ser metálico e Woofer pouquíssimo presente... À medida que fui ouvindo, semana após semana, o full perdeu o tom anasalado (lembrando que o meu HSK é o 3 vias, porém com os mesmos Woofer e TW do HSK165, e tbm tenho o XL), o tweeter ganhou vida e presença e o Woofer apareceu e começou a apresentar SPL maravilhoso. Hoje, atenuaria um pouco mid e full, coisas que farei quando o deixar ativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou ansioso para vê-lo ativo, mas uma coisa que preciso dividir aqui é justamente essa questão... Dia a pós dia, o kit muda completamente de comportamento.... Eu escutava isso, mas não acreditava. Quando liguei a primeira vez, achei anasalado, full metálico, tweeter até discreto para ser metálico e Woofer pouquíssimo presente... À medida que fui ouvindo, semana após semana, o full perdeu o tom anasalado (lembrando que o meu HSK é o 3 vias, porém com os mesmos Woofer e TW do HSK165, e tbm tenho o XL), o tweeter ganhou vida e presença e o Woofer apareceu e começou a apresentar SPL maravilhoso. Hoje, atenuaria um pouco mid e full, coisas que farei quando o deixar ativo.

Isso são coisas que com um cross passivo bem deficiente, dificilmente você consegue ajustar, eu tenho o primo rico da linha Hertz que é o MLK 2, o cross é fantástico, até alinhamento de tempo e ajuste de fase para cada item ele tem, neste caso usarei ele em by-wire (com o corte ativo) para testar o comportamento e by-pass (corte passivo) para testar as diferenças, se houver ganhos de naturalidade e afins, vale a pena, se não, deixo tudo ativo mesmo e a vida segue. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Kit que muda da agua pro vinho em atico é o Morel Tempo. PQP que cross lazarento pra matar o kit!

Compartilhar este post

Link para o post

Kit que muda da agua pro vinho em atico é o Morel Tempo. PQP que cross lazarento pra matar o kit!

Verdade! Bem lembrado Boccotte, já vi gente usando este kit com cross do Dotech

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive Hsk e o Esk.

pra mim os Hertz valem a pena somente a partir do Hsk pra cima, o Esk e o Dsk são péssimos.

Não sei se o pessoal vai concordar, mas foi oq senti.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, nunca tinha parado para pensar o quanto o cross pode influenciar no kit.

Agora eu penso que esse deve ser o próximo gargalo a ser eliminado no meu set.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho o HSK165 e o Focal v30... acho o tweeter do hsk beem melhor que o do focal... não acho berrao como dizem

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho o HSK165 e o Focal v30... acho o tweeter do hsk beem melhor que o do focal... não acho berrao como dizem

Alguns consideram ele berrão, eu só acho ele um pouco incorreto, em pronuncias de consoantes como F, S e etc... ele dá uma escorregada, mas isso dá pra ajustar nos cortes e no EQ, fazendo isso, é só alegrias.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao corte passivo x ativo, só vale lembrar que o resultado "mais analógico" aponta pro cross passivo no corte do tw.

Em determinados sets que buscam o melhor resultado a qqr preço, o dono não quer abrir mão do cross passivo por conta disso.

Fato é que não é nada difícil melhorar o som num cross stock.

E mesmo a nível reference, por exemplo, o cross mxs 2.0 do morel supremo que tive, usava capacitores mundorf (ok) mas mkp, que é uma linha de entrada e como não podia ser diferente, toca compativelmente.

O problema começa é que bons capacitores normalmente são grandes, vide abaixo o mundorf supreme 4,7 uF de mesma capacitância do cap original do cross do kit Mbquart PVF. Aliás, achei que deu melhor casamento com o tw morel picollo este cross contra o mxs 2.0, ambos stock.

DSCF3178.jpg

Mesmo trazendo perceptível melhora no som, traz junto outros fatores (gambiarra, espaço, estética). Enfim, cada cabeça uma sentença...

DSCF3180.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...