Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ubruno

Kit Duas Vias Helix B62C Distorcendo

Recommended Posts

Olá meus caros amigos,

Até ontem o meu kit duas vias Helix B62C Dark Blue funcionava perfeitamente junto com o kit duas vias original do VW Polo e a HU Pioneer DEH-6450 sem o acompanhamento de um amplificador.

Ontem instalei o amplificador Audiophonic 5.1 P junto com o subwoofer Clarion WG2510 de 10" e agora tudo está ligado ao amplificador. A qualidade do som ficou no geral muito boa, porém o kit duas vias da Helix está apresentando uma pequena distorção nos agudos, isso mesmo com volume baixo. Troquei a ordem dos cabos RCA para testar se não poderia ser algum problema na entrada do amplificador mas não tive sucesso, a pequena distorção continua...

Estou tentando levantar idéias do que pode ser a origem do problema, o que vocês acham que poderia causar essa pequena distorção?

- Estou usando o RCA stinger serie 4000 de 6 canais e cabos streetwires de 1,25mm e 3,5mm para kits e subwoofer respectivamente, porém vi que o instalador ligou os cabos que saem do amp no chicote do carro que ja era usado anteriormente.

- Polaridade incorreta dos cabos poderia causar pequenas distorções?

Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Everton, obrigado pela resposta,

Eu já alterei o ganho no módulo assim com HPF e LPF e continua a mesma coisa, o que seria essas "regulagens e cortes" que voce se refere?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Troquei a ordem dos cabos RCA para testar se não poderia ser algum problema na entrada do amplificador mas não tive sucesso, a pequena distorção continua...

Estou tentando levantar idéias do que pode ser a origem do problema, o que vocês acham que poderia causar essa pequena distorção?

Pelo seu relato sugiro ser o módulo com algum componente com mau contato interno, ferrando o sinal antes da etapa de saída ou até gerando problema de polarização na saída; a forma de comprovar isto é: ou consegue outro módulo (e a distorção desapareceria), ou consegue duas caixinhas, ligando direto para testar o estéreo e desligando o kit, e a leve distorção continuaria...

O hu é meio difícil ser; por descargo de consciência, se tiver multímetro poderia confirmar o aterramento estar presente no rca (desconecte os rca do módulo) e confirme -12V na parte da conexão externa do plug do rca em todos ch.

Se conseguir um videozinho tocando, pode ajudar.

Mas como disse o colega, antes de mais nada confirme a ligação correta dos cabos speaker nas entradas e saídas do cross passivo do kit.

- Estou usando o RCA stinger serie 4000 de 6 canais e cabos streetwires de 1,25mm e 3,5mm para kits e subwoofer respectivamente, porém vi que o instalador ligou os cabos que saem do amp no chicote do carro que ja era usado anteriormente.

O esperado na instalação, até pq vc forneceu cabos para um desempenho SQ, o mais correto seria não ligar no chicote do carro, que em tese seria um cabo de qualidade inferior...

- Polaridade incorreta dos cabos poderia causar pequenas distorções?

Falando de cabos speaker: não, iria causar inversão de fase.

Se a pergunta foi em relação a cabo de energia: se invertidos os cabos, o módulo nem ligaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Também começaria testando o amplificador, pois foi depois da instalação dele que seus problemas começaram.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi pessoal, obrigado pelas respostas!

Então, deixei a regulagem do HU no flat, e diminuí o ganho também no amplificador, mas o resultado é o mesmo. Já tentei várias outras combinações de regulagens como abaixar todos os agudos na HU e deixar o HPF no mínimo no amp mas mesmo assim consigo ouvir a leve distorção. O problema é bem ligeiro e só é perceptível em músicas não tão barulhentas nas quais podemos distinguir os agudos e momentos de silêncio, como um solo de violão por exemplo.

O que seriam cortes? Sou leigo no assunto

Eu vou arrumar as ferramentas para verificar a polaridade e também testar o amp em outra caixinha de som pra ver se o problema continua,

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

@ViniMishima, sim o kit tem crossover. Não duvido nada que tenham invertido as polaridades, como eu verifico isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o módulo, fui eu quem vendi para o Bruno e posso atestar que não tem nenhum problema. Inclusive, meu primeiro set com este módulo foi com um kit 2x igual e não tive este problema.

Editado por Feramar

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...