Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
saskuat

Set 5.1 DIY, Baubos, LT Questo, Fonte CFTV

Recommended Posts

cara estou pesquisando sobre a posição exata dos subwoofer que nem sempre é fácil será que num sistema DIY fazer 4 caixas de subwoofer com falantes e potencias menores espalhadas nos 4 cantos possa ter uma melhor performance e um som mais uniforme ??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra ajustar os cortes usa o crossover do foobar primeiro,rodando ruido branco e um app de medição qualquer pra celular

Se for direto pro passivo na tentativa e erro vai perder muito tempo

Opa, chegou os falantes. Mais tarde posto fotos.

Qual app devo instalar no cel pra testar a faixa de frequência dos falantes?

Meu S.O é windows phone.

Compartilhar este post

Link para o post

Segue img dos falantes que chegaram.

Infelizmente dois dos tw menores não funcionam, vou entrar em contato com a loja.

M5kv6Tx.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola! Depois fala do que achou dos tweeters gradiente!

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola! Depois fala do que achou dos tweeters gradiente!

Assim que testar digo o que achei.

Procurei na store do WP e achei alguns app, segue link

http://www.windowsph...7d-cfc909b1147f

http://www.windowsph...53-9be2e44a418c

http://www.windowsph...87-a48116552d8f

Vou tester o do primeiro link por ser gratuito, caso não seja satisfatório tento comprar algum desses outros

Uma duvida, para medir a resposta do falante é só rodar um arquivo com 20-20k hz e analisar pelo app?

Editado por saskuat

Compartilhar este post

Link para o post

Não consegue nenhum disposituvo Android não? Tem várias opções, claro que os microfones não necessariamente sejam fiéis, eu uso um Dayton Audio iMM6 e um programa específico

Compartilhar este post

Link para o post

Não consegue nenhum disposituvo Android não? Tem várias opções, claro que os microfones não necessariamente sejam fiéis, eu uso um Dayton Audio iMM6 e um programa específico

Não tenho nenhum com android.

O Smart Audio Analysis FREE não faz o gráfico, mostra apenas em tempo real a resposta de frequencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nenhum "salva" gráficos

Pode me ajudar como faço então pra fazer esse teste.

para medir a resposta do falante é só rodar um arquivo com 20-20k hz e analisar pelo app?

ai pra selecionar os cortes vou e escolho a partir de onde ele deixar de ter resposta plana?

Compartilhar este post

Link para o post

Mede em tempo real e da print nos gráficos, oras euaheuhae

Você coloca pra tocar pink noise (ruído rosa) parece um chiado de rádio, esse é o ruído que reproduz de 20hz a 20khz (aprox.)

Os gráficos vai te ajudar pra selecionar os cortes, por exemplo, em qual frequência o mid começa a tocar (HPF), em qual faixa de frequência os fulls começa a morrer (LPF), e se o tweeter consegue responder a partir de onde o full morre (HPF), etc. Tudo isso para ter perfeita transição e não ficar com buracos ou picos.

A resposta plana, você obtem também, ajustando com um equalizador de várias bandas. Caso não tenha disponível um EQ de múltiplas bandas, e um alto falante possui um pico alto, pode construir filtros com resistores e capacitores e indutores (RLC) pra amenizar. Nos artigos do autosom se não me engano tem sobre.

Eu particularmente prefiro usar o ouvido mesmo pra fazer o acerto. Porque o um gráfico plano nem sempre soa legal no ouvido, além do gosto.

O gráfico ajuda bastante quando por exemplo, o teu sistema está com um pico em alguma região, uma sibilância, um vale, e não consegue identificar qual faixa de frequência é, o gráfico ajuda a identificar.

Compartilhar este post

Link para o post

Só não inventa de colocar ruido rosa nos tweeter sem ter algum HP envolvido

E acho que o mesmo deve ser feito com os midranges menores

Compartilhar este post

Link para o post

Mede em tempo real e da print nos gráficos, oras euaheuhae

Você coloca pra tocar pink noise (ruído rosa) parece um chiado de rádio, esse é o ruído que reproduz de 20hz a 20khz (aprox.)

Os gráficos vai te ajudar pra selecionar os cortes, por exemplo, em qual frequência o mid começa a tocar (HPF), em qual faixa de frequência os fulls começa a morrer (LPF), e se o tweeter consegue responder a partir de onde o full morre (HPF), etc. Tudo isso para ter perfeita transição e não ficar com buracos ou picos.

A resposta plana, você obtem também, ajustando com um equalizador de várias bandas. Caso não tenha disponível um EQ de múltiplas bandas, e um alto falante possui um pico alto, pode construir filtros com resistores e capacitores e indutores (RLC) pra amenizar. Nos artigos do autosom se não me engano tem sobre.

Eu particularmente prefiro usar o ouvido mesmo pra fazer o acerto. Porque o um gráfico plano nem sempre soa legal no ouvido, além do gosto.

O gráfico ajuda bastante quando por exemplo, o teu sistema está com um pico em alguma região, uma sibilância, um vale, e não consegue identificar qual faixa de frequência é, o gráfico ajuda a identificar.

Só não inventa de colocar ruido rosa nos tweeter sem ter algum HP envolvido

E acho que o mesmo deve ser feito com os midranges menores

Obrigado pelo ajuda de voces, fiz um teste aqui com a caixa do system que estou usando, ruido rosa e tirei um print usando o aplicativo Smart Audio Analysis FREE

Pelo que andei pesquisando o mic dos celulares são bem precários e tendem a não representar tão bem as baixas e altas frequências.

Pra usar testar o pink noise com o tw e com o fullrange, recomendam corte a partir de quantos hz?

Essa semana irei fazer os testes com eles.

Segue o print, é isso mesmo?

CIqYCN1.png

As caixas do print são essas de cima da mesa.

bh6XskZ.jpg

Editado por saskuat

Compartilhar este post

Link para o post

Com ruído rosa a curva fica descendente mesmo

Com ruido branco um sistema ideal gera uma reta horizontal

Vai fazer o cross via foobar pra tirar as curvas? Tw em 2,5k e full em 300, ambos 12dB

Compartilhar este post

Link para o post

Com ruído rosa a curva fica descendente mesmo

Com ruido branco um sistema ideal gera uma reta horizontal

Vai fazer o cross via foobar pra tirar as curvas? Tw em 2,5k e full em 300, ambos 12dB

Pra fazer os cortes via foobar é só colocar pink noise (ou white noise?) pra rodar nele e ir no equalizer e diminuir os db nas frequências que quero?

Pra testar o tw deixo tudo em -12dB até o 2,5k hz?

Ou coloco tudo em +12dB a partir dos 2,5k?

desculpem minha ignorância, nunca fiz esses testes

edit: baixei uma pasta que tem os ruidos marron, rosa e branco em flac.

Editado por saskuat

Compartilhar este post

Link para o post

Andei meio sem tempo ultimamente, comecei as fazer algumas medições hoje.

Uma duvida, qual opinião de vcs quanto a colocar a LT do Sub embaixo do sofa? Não estou conseguindo um bom lugar para coloca-lo e pensei nessa possibilidade.

A largura da minha sala é apenas 1,6m na frente e 2m de largura atrás. Comprimento de 3,8m.

A caixa central acho q vou fixar ela por baixo da mesa (linha vermelha).

L5fpuQd.jpg

Editado por saskuat

Compartilhar este post

Link para o post

ACHO que tu deveria começar a pensar em subir essa caixa central

Sub em baixo da mesa

Compartilhar este post

Link para o post

Sub em baixo da mesa

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Sub em baixo da mesa

Ok, caixa central em cima da mesa.

O problema do sub embaixo da mesa é que não encaixa.

Segue imagens de como ele pode ficar.

O problema de fazer como na 1º imagem é a altura que as caixas frontais iriam ficar.

Na 2º é que as caixas frontais teriam que ficar um pouco adiantadas, uns 30cm em relação a central.

Tem a 3º opção, colocando ela no canto da parede. Ja utilizei essa caixa assim quando morava na casa da minha mãe e meu quarto era pequeno.

1º Opção

UTtcpz7.jpg

2º Opção

TTLgQIE.jpg

3º Opção

yJjVhUy.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Dando aqueeela ressuscitada no topico.

Volteei hand26  

Depois de mudar de cidade novamente, agora estou voltando com meu projeto.

Comprei algumas maquininhas que me ajudarão a fazer meus futuros trabalhos

Tico-tico, Furadeira, Parafusadeira e o melhor... uma tupia de coluna :vts

Essa semana consegui fazer a parte de cima onde ira o medio e o agudo e alguns acabamentos da "baubo"

Amanha tem mais...

WP_20160322_22_25_10_Pro_LI.jpg?14586967

Compartilhar este post

Link para o post

Segue imagens do que ja havia feito.

*Caixa onde ira ficar o medio e o tw e o cross. Fiz com MDF de 10 e 15 que ja tinha.
Hoje irei terminar a parte de ligação e instalar os falantes nas caixas, faltará apenas o cross 3 vias que estou estudando os cortes ainda e peço ajuda dos mais entendidos tbm.

Depois de pronto farei acabamento com massa e depois vou colocar formica ou laminado que ja tenho dos dois.

WP_20160110_004.jpg?1458756427

WP_20160110_006.jpg?1458756435

WP_20160110_005.jpg?1458756433
Editado por saskuat

Compartilhar este post

Link para o post

Man....a fonte sera ligada direto nos equipos? Ou numa bateria? Da ruido?

Ja me disseram pra usar fonte linear...

Compartilhar este post

Link para o post

Man....a fonte sera ligada direto nos equipos? Ou numa bateria? Da ruido?

Ja me disseram pra usar fonte linear...

Mano, a minha de 30a ja ta ligada tem dois anos no 504ez e nunca deu ruido. Ligo ela direto no amp, sem bateria.

Essa linha da JBL tem a vantagem de (se quiser) não precisar ligar o remote, pois ela tem um sensor que quando recebe audio liga automaticamente o modulo.

ps, vou ver se até fim do mes compro os baffle contigo... to arroxado agora...  :banghead

Editado por saskuat

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje instalei os drivers na caixa superior, fiz acabamento com silicone para nao sair ar.

Tava olhando aqui e tenho os seguintes capacitores

2x  712j  1600v 2x  512j  1600v 2x  472j  1600v 2x  392j  1600v 2x  332j  1600v 2x  272j  1600v 2x  5n6/3/1/1k6   

To meio perdido sobre os cortes...

:pirou:

WP_20160323_19_45_20_Pro.jpg?1458778668

WP_20160323_19_45_07_Pro_LI.jpg?14587786

WP_20160323_20_14_43_Pro_LI.jpg?14587786

WP_20160323_20_14_34_Pro_LI.jpg?14587786

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola teu projeto, inspirado no teu fiz o meu, porém com books.

Uso fonte 50ah e não dá ruídos, uso um gz 2.350g para o questo em LT e um soundstream reference para o kit mb quart old school.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

tbm uso uma 30A, e não tenho nada d ruídos...

legal as caixas...se tivesse espaço faria assim tb...

já tem ideia de cortes p os falates??

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...