Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
saskuat

Set 5.1 DIY, Baubos, LT Questo, Fonte CFTV

Recommended Posts

Minha dica quando se trara em fazer um sistema multi canais é usar todas as vias com drivers iguais, mesmo que use configurações diferentes de montagem

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha dica quando se trara em fazer um sistema multi canais é usar todas as vias com drivers iguais, mesmo que use configurações diferentes de montagem

:+1

Também prefiro assim, ou no mínimo utilizar os mesmo falantes porém de tamanhos diferentes ex: Mids Nar Kevlar 6,5" para as frontais laterais e mids Nar Kevlar de 4" para a central e traseiras. Mas seria melhor tudo igual mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ressuscitando o tpc

Vou retirar pc, tv do quarto e colocar na sala da casa que acabei de mudar.

A sala é pequena 2x4, então acho q um sistema 5.1 ficaria desproporcional.

Reparei meu questo e o mid do kit precision power.

O questo esta tocando legal, mas os midbass ficaram horriveis.

Testei eles com um tw piezo e nao gostei de nada.

Mid com voz abafada, sem peso... tw super estridente... As caixas que peguei do system da minha mãe estao tocando muito mais.

Como ja tenho as caixas baubo cover gostaria de ajuda/indicação de qual kit 2 vias ou qual midbass + tw eu coloco nelas.(o kit do Renato por hora nao da).

Comprei pc novo (quase 5k) e estou pra fechar uma tela de 47-48 (LG 47LB7050 ou Samsung 48H6400)

Tenho o cross do kit precision power, caso de pra usar ja economizo tbm.

O corte o tw dele é 4k hz snme

Ate 200 reais.

Pensei no kit 2 vias da TEAC (190 reais no ML)

ou

https://www.sotudo.com.br/produto_detalhes/p/T1RnNU13PT0=/6,5+pol.+/+05+Ohms

+

https://www.sotudo.com.br/produto_detalhes/p/Tmpnek1nPT0=/Tweeter+2,75+pol

Sugestões

Segue img de como esta (no quarto) e como quero deixar (na sala).

bh6XskZ.jpg

3Nx7XXL.jpg

xXUDieK.jpg

ThxmvQv.jpg

zFq59D2.jpg

Editado por saskuat

Compartilhar este post

Link para o post

Postando atualização

Fiz uma compra na eletro-parts

Aproveitei e realizei logo a compra para um sistema 5.1.

4 midbass gradiente 6,5" - 2 para frontais e 2 para central

10582_1.jpg

7 mid's gradiente 2,75" - 2 para frontais, 1 para central e 2 para cada surround

10569_1.jpg

5 tweeter eastech 1" - 2 p/ frontais, 1 p/ central e 2 p/ surround

4783_1.jpg

3 tweeter gradiente 2,75" (vou testar ele no lugar do midrange na frontal e central, mas acredito que esses vão substituir os tw do meu kit 2 vias).

6832_1.jpg

Comprei alguns capacitores para fazer os testes de cortes(2,7; 3,3; 3,9; 4,7; 5,1; 5,6; 7,1 uF), o restante dos itens devo comprar na EAM - Eletro Acústica Mass quando os falantes chegarem.

Espero que possam me ajudar nos cortes e para fazer o cross.

Cross 1 ordem, corte em 8.000 e 1.000 hz fica bom?

Tambem fiz um tpc no htforum, segue link[/font]

http://www.htforum.c...8-em-lt.249532/

Editado por saskuat

Compartilhar este post

Link para o post

Pra ajustar os cortes usa o crossover do foobar primeiro,rodando ruido branco e um app de medição qualquer pra celular

Se for direto pro passivo na tentativa e erro vai perder muito tempo

Compartilhar este post

Link para o post

Pra ajustar os cortes usa o crossover do foobar primeiro,rodando ruido branco e um app de medição qualquer pra celular

Se for direto pro passivo na tentativa e erro vai perder muito tempo

Obrigado pela dica Cristiano, vou fazer isso então.

O jeito é esperar chegar os falantes e testar.

Fiz 2 esquemas para frontal e central, qual delas fica melhor?

1 ou 2 na frontal?

3 ou 4 na central?

Caso seja melhor usar 2 full na central, na surround será apenas 1 e não 2 como dito anteriormente (tenho apenas 7).

Disposi_o_Falantes.jpg

Editado por saskuat

Compartilhar este post

Link para o post

Conta aí o que achou desses componentes que você comprou! Também estou com um projeto parecido e queria saber como esses falantes genéricos se comportam

Compartilhar este post

Link para o post

2+4

Obg man

Conta aí o que achou desses componentes que você comprou! Também estou com um projeto parecido e queria saber como esses falantes genéricos se comportam

Amigo, ainda não chegou os falantes. Quando chegar dou um feed sobre eles.

Compartilhar este post

Link para o post

Só um detalhe, tem que ver bem onde vsi ser o ponto de corte da caixa central, entre MB e MR

Se a impedância total dos MB for metade dos MR, e se a sensibilidade unitaria de cada falante for igual, ao associar os MB ele vai receber mais potência e isso pode fazer a caixa soar "fanha" para cortes muito altos

Caso a sensibilidade final dos MB fique perto do MR, aí não tem problema, e o corte pode ser mais alto, gastando menos com componentes do crossover

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post

Link para o post

Só um detalhe, tem que ver bem onde vsi ser o ponto de corte da caixa central, entre MB e MR

Se a impedância total dos MB for metade dos MR, e se a sensibilidade unitaria de cada falante for igual, ao associar os MB ele vai receber mais potência e isso pode fazer a caixa soar "fanha" para cortes muito altos

Caso a sensibilidade final dos MB fique perto do MR, aí não tem problema, e o corte pode ser mais alto, gastando menos com componentes do crossover

Entendi, como os MD e MR são 8 ohms então vai acontecer o que vc disse acima.

Procurei os parâmetros deles mas encontrei apenas dos mid de 6"

fs = 52,49

qts =0,437

qes =0,493

vas = 11,87

spl = 87,31

le = 0,7545 mh

resposta de frequência 50hz á 1800 hz

Compartilhar este post

Link para o post

Só vai acontecer se a sensibilidade dos MB for maior ou igual a do MR, geralmente é menor

Testsr é a melhor solução

Compartilhar este post

Link para o post

Pra nao acontecer isso, então a sensibilidade do MR deve ser +- 90?

Compartilhar este post

Link para o post

A intenção é essa. O sistema vai ser basicamente para filmes/series.

Agora no inicio a amplificação disponivel vai ser SD400.4 + JBL 504ez.

504ez

Canal 1 e 2 nas frontais + bridge3-4 na central.

Sd400.4

Canais 1 e 2 na surround (2 mids em 16 ohms e tw 8 ohms) + Bridge3-4 pro Questo 8"

É o mais recomendavel?

Ai os ups futuros seriam plate DCLASS 500w + Questo 12" em caixa Horn e um plate 2 canais com TDA7492 ou TDA7294 p/ surround. Mas isso fica pra outro dia...

Compartilhar este post

Link para o post

Seeeeeee desse eu colocaria mais um amp mono no sistema, mantendo o outros só pra empurrar torres, central e traseiras em bi amp (traseiras não daria)

Compartilhar este post

Link para o post

cara to gostando deste papo !!! a muito tempo que venho querendo montar um destes porem no lugar montei um trio para usar nas festinhas aqui de casa, agora estou tentando encontra um ampli 5.1 com uma boa qualidade e preço para começar o meu projeto :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Pq mids em 16 ohms? Pq bridge em caixa frontal?
Seeeeeee desse eu colocaria mais um amp mono no sistema, mantendo o outros só pra empurrar torres, central e traseiras em bi amp (traseiras não daria)

Pq em 16 ohms a Sd400 vai mandar cerca de 50w por canal. Ja ligar os mids em 4 ohms acredito que ficaria muito forte, pois estariam recebendo 100w por canal. Assim não ficaria proporcional com a frontal, onde cada lado vai receber menos de 50w por canal.

Pensei na central em brigde pq em sistemas HT a via mais importante é a central, e por causa do casamento de impedância ela deve deve ficar melhor. Alem do que um canal ficaria sobrando na 504ez se usar apenas um na central. E utilizar apenas um canal para as duas surround eu iria perder a ambiência delas.

A intenção é sim usar um amp mono (plate DCLASS 500w) para o grave e um amp com TDA7492 ou 7294 para a surround.

Falando nisso achei eles no aliexpress por um bom preço.

http://pt.aliexpress.com/item/12VDC-TDA7492-amplifier-board-2-35W/32240503225.html

cara to gostando deste papo !!! a muito tempo que venho querendo montar um destes porem no lugar montei um trio para usar nas festinhas aqui de casa, agora estou tentando encontra um ampli 5.1 com uma boa qualidade e preço para começar o meu projeto :legal:

Diificil e encontrar algum amp 5.1 com bom preço. E para fazer um sistema 5.1 ele nao seria suficiente tambem. Se for pra usar amp automotivo para set 5.1 o mais interessante seria um 4 canais e outro 3 canais (exemplo JBL GTO 504ez + 3ez) só que ai o preço vai as alturas e acho um receiver MUITO melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

http://produto.merca...s-1000w-rms-_JM

o que me diz será que vira !!! o sistema não precisa ser high tec

Você quer um sistema de 6 vias ou um sistema com efeito 5.1 ?

São coisas distintas, com esse amplificador você não vai conseguir um efeito sonoro 5.1 e sim um sistema de 6 vias que vai reproduzir todos os sons de um filme sem distinção das caixas para percepção do efeito 5.1, que é perceber o som em diferentes lugares distintos, e com uma sensação de estar dentro do ambiente mostrado (como por exemplo, um helicóptero passando em um filme de ação, você vai conseguir escutar ele vindo de trás (caixas de trás) para a frente (caixas da frente) e assim com os olhos fechados poderá saber sua trajetória, sem ver o filme).

Para obter isso você vai ter que comprar uma fonte de áudio que processe o som em efeito 5.1. Por exemplo, um receiver:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638190199-receiver-yamaha-htr5540-51-_JM

Eu aconselharia antes de tudo comprar um home theater 5.1 já pronto de bom CxB. Só se o seu objetivo for realmente fazer algo DIY, ter o prazer de fazer você mesmo, mas tem que estar ciente que vai gastar bem mais.

Compartilhar este post

Link para o post

http://produto.merca...s-1000w-rms-_JM

o que me diz será que vira !!! o sistema não precisa ser high tec

Esse amp daria um sistema 3.1 (frontal e central + sub) ou 4.1 (frontal e surround e sub)

Você quer um sistema de 6 vias ou um sistema com efeito 5.1 ?

São coisas distintas, com esse amplificador você não vai conseguir um efeito sonoro 5.1 e sim um sistema de 6 vias que vai reproduzir todos os sons de um filme sem distinção das caixas para percepção do efeito 5.1, que é perceber o som em diferentes lugares distintos, e com uma sensação de estar dentro do ambiente mostrado (como por exemplo, um helicóptero passando em um filme de ação, você vai conseguir escutar ele vindo de trás (caixas de trás) para a frente (caixas da frente) e assim com os olhos fechados poderá saber sua trajetória, sem ver o filme).

Para obter isso você vai ter que comprar uma fonte de áudio que processe o som em efeito 5.1. Por exemplo, um receiver:

http://produto.merca...-htr5540-51-_JM

Eu aconselharia antes de tudo comprar um home theater 5.1 já pronto de bom CxB. Só se o seu objetivo for realmente fazer algo DIY, ter o prazer de fazer você mesmo, mas tem que estar ciente que vai gastar bem mais.

Concordo com o Viepper, a não ser que vc tenha entradas de audio dedicadas a cada canal não terá como vc obter um sistema 5.1 com apenas este amp que vc postou.

Melhor custo x beneficio seria um receiver usado para começar e caso goste da ideia, ir estudando mais e vendo o que melhor se encaixa no seu perfil.

Edit: acabei de ver no site dos correis e ate fds minha compra da eletro parts deve chegar.

Editado por saskuat

Compartilhar este post

Link para o post

Não é certo dizer isso sem ouvir, mas olhando a estrutura do falante da pra dizer que dificilmente chegará em 10khz...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...