Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
André Lima

[tuto] Reparo de Falantes

Recommended Posts

Pessoal, tendo visto alguns post a respeito de como se reparar um dano causado a um falante, vou tentar colocar aqui o fruto de algumas pesquisas feitas a internet sobre o assunto. Algumas fontes infelizmente, naum poderei determinar ao exato, pois muitas perdir nas anotações.

 

Vamos lá.

 

 

Reparo de Falantes

 

 

Impedindo Os Danos:

 

 

Tendo observados as inúmeras dúvidas decorrentes a esse assunto, percebemos q o maior vilão dos falantes são a chave de fenda ou a broca que deslizam quando a pressão é aplicada à cabeça do parafuso no ato de fixação do mesmo. Existem inúmeras práticas q podem ajudar a impedir ou diminuir a possibilidade q isto venha a acontecer tentaremos especificar algumas. Não utilize uma chaves de fenda, brocas, ou parafusos com cabeça gastas. Geralmente eu utilizo parafusos tipo estrela q possuem maior qtde de pontos de contato q dificultam o delizamento. Uma ferramenta apropriada naum terá ' folga ' quando introduzida na cabeça do parafuso. Dê preferências a Chaves com protetores deslizantes q impedem q a ferramenta escorregue danificando o cone ou supensão. Esse tipo de ferramenta permite q em deslizando sobre o parafuso, o protetor possibilita um melhor manuseio conferindo uma maior proximidade entra a mão do operador e o ponto de contato da chave com a cabeça do parafuso.

 

chave.jpg

 

 

 

Tendo em vista q os danos são feitos geralmente ao tentar começar o parafuso na madeira, esta ferramenta pequena impedirá quase 100% dos acidentes

 

 

Após os dano Ter Ocorrido:

 

Caso já tenha ocorrido o dano, o falante pode ser reparado com quase nenhuma mudança no desempenho, na maioria das vezes. Todos tem um adesivo da escolha. MAs " O ideal seria usar os mesmos adesivos empregados pelos fabricantes. Na falta, para esses falantes, use Araldite lento para colar a bobina ao cone e a' aranha (centragem). Para colar o cone e aranha a' carcaca, use cola de contato (cola de sapateiro) de BOA qualidade (Brascola), seguindo a' risca as instrucoes na embalagem", segundo palavras do prof Edu Silva . ES2 Audio. Pode ser aplicado em uma camada muito fina e nas bordas mais flexíveis.

As seguintes imagens são do antes e depois da aplicação do reparo.

 

 

speakertornbefore.jpg

Antes

 

speakertornafter.jpg

Depois

 

 

Para aplicar o adesivo, eu uso um cotonete de algodão q foi retirado o algodão . Você pode usar qualquer coisa que permita que você adicione o adesivo no local a ser reparado. Você deve aplicar o adesivo a ambos os lados da borda danificada . Geralmente, revestindo o aplicador e simplesmente o introduzindo no rasgo assegurará a aplicação apropriada do adesivo. Depois que o adesivo é aplicado, realinhe a espuma a onde você a quer. Você necessita trabalhar razoavelmente rápido porque o adesivo começará a se fixar ao redor de minuto ou mais. Aguarde pelo menos 2 das horas antes de iniciar os testes de funcionamento. Eu nunca tive uma falha após ser reparado dessa maneira.

 

 

Tweeters e Drives:

 

A maioria desses equipamentos da categoria profissional, possuem reparos produzidos pelos próprios fabricantes e são a base de encaixes e parafusos além de virem acompanhados de instruções tornando assim bem mais fácil a instalação e reparo desse tipo de falante.

 

obs: Por favor acrescentem informações para enrriquecimento do Post. Espero q todos se disponibilizem. na medida do possível, na produção de novos tutoriais.

 

 

Agradeço a todos,

 

André Lima

 

Baseado nas Fontes: Audio List --> FAQs

Basic Car Audio Electronics

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

André, na seção de Downloads da Selenium (tinha, não sei se tem ainda), um uma pequeno aplicativo chamado catálogo (só rodava em W95 e W98) e além da descrição dos produtos existia também as dicas para troca dos reparos dos drivers.

 

Como eu não tenho acesso ao site da Selenium, eu não sei se esse arquivo ainda existe e se pode ser aberto em W2k e WXP.

 

Vou ver se consigo copiar do meu compudator lá de casa que é Windows 95 ainda.

 

Meu drive de disquete está com defeito, mas se dé para copiar eu copio, mas acho que tem que ter autorização do pessoal da Selenium.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmm muito bom, parabens!

Otima iniciativa. :legal::rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quando o caso é na cordoalha??

 

As 2 bazookas ferraram a cordoalha!!!! Nao to conseguindo soldar, rompeu bem na ponta que liga no centro do sub!!! :(

 

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E quando o caso é na cordoalha??

 

As 2 bazookas ferraram a cordoalha!!!! Nao to conseguindo soldar, rompeu bem na ponta que liga no centro do sub!!! :(

 

 

abraços

Goham, naum conheço o termo cordoalha, mas vai novas sugestões;

 

 

"Centralizador x Carcaça - Sapateiro

Centralizador x Bobina - Araldite

Cone x Bobina - Araldite

Cone x Carcaça - Sapateiro

Bordas x Carcaça e Cone -Sapateiro

Protetor de Cone x Cone - Sapateiro"

Rafael Maroni

 

Espero q tenha judado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E quando o caso é na cordoalha??

 

As 2 bazookas ferraram a cordoalha!!!! Nao to conseguindo soldar, rompeu bem na ponta que liga no centro do sub!!! :(

 

 

abraços

É Gohan, soldar cordoalha é soda! Tava soldando a minha antes de ontem. Deu um trabalho!!!! Parece que solda de jeito nenhum!!!! Mas depois de muito tempo e muita solda gasta consegui. Ficou horrível de feio. Ainda não teste, mas acho que deu certo. :vts

 

André Valeu novamente!

 

Na borda do meu falante utilizei silicone . Deu certo. Com silicone preto acho que ficaria mais bonito. É claro que tem o fato do silicone poder descolar a bobina ou algo assim, mas como foi muito pouco e na borda, acho muito difícil danificar algo. O nome do produto que você disse para a borda é E2S audio? Onde encontro isto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E quando o caso é na cordoalha??

 

As 2 bazookas ferraram a cordoalha!!!! Nao to conseguindo soldar, rompeu bem na ponta que liga no centro do sub!!! :(

 

 

abraços

É Gohan, soldar cordoalha é soda! Tava soldando a minha antes de ontem. Deu um trabalho!!!! Parece que solda de jeito nenhum!!!! Mas depois de muito tempo e muita solda gasta consegui. Ficou horrível de feio. Ainda não teste, mas acho que deu certo. :vts

 

André Valeu novamente!

 

Na borda do meu falante utilizei silicone . Deu certo. Com silicone preto acho que ficaria mais bonito. É claro que tem o fato do silicone poder descolar a bobina ou algo assim, mas como foi muito pouco e na borda, acho muito difícil danificar algo. O nome do produto que você disse para a borda é E2S audio? Onde encontro isto?

o pessoal usava na solda da cordoalha com os terminas da bobina a chamada "Black Max", da Loctite, uma espécie de cola preta. ma s naum sei se se encontra ainda..

 

Para maiores informações recomeno o link:

 

http://planeta.terra.com.br/educacao/audio...q_serv_fala.htm

 

abraços,

andré

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens pelo tutorial Andre Lima :legal:

Todos deveriam tentar reparar um alto falante nem que seja por curiosidade é bem legal.

Eu acabei de desmontar um par de coaxial da selenium antigo que eu tinha jogado aqui em casa e montei ele todo de novo com tudo novo para ser usado com midbass enquanto não arrumo grana para comprar um kit.

Ficou bem baratiho:

2 bobinas 1.20

2 centragens 1.10

2 cones com suspensão 6.00

1 metro de cordoalha 0.50

2 terminais 0.80

 

Ver um falante que vc montou funcionando e dando um grave legal NÃO TEM PREÇO :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aew galego! show!

:P

um dia meu woofer 6x9 ficou mudo

testei no multimetro... nada...

pensei logo em ter queimado a bobina... abri o bicho todinho!!!

tentei nao rasgar a suspensao mas ja era...

enfim...

testei a bobina no multimetro... TAVA VIVA!!!

puts!

intao deve ter sido cordoalha...

deixei largado aqui...

um dia... com excesso de nada pra fazer...

e com excesso de preguica de ir na cidade comprar os componentes pra repor...

resolvi montar tudo aqui!!! mesmo com uma porrada rasgada!

usei tudo com o que tinha aqui... cola branca e solda!!! kkkk

nao levei muito tempo pra soldar a cordoalha... ja manjo bem em solda

enfim.. colei tudo com cola branca... bobina na centragem, no cone, a suspensao na carcaca.. etc! :P

ah! fiz uma cordoalha nova! :P

na hora do vamo ver do multimetro! limpoeza! voltou!!!

agora o som... pff... assim que liguei ficou horrivel!

mas eu puxei o cone... muiiiiito pra cima!!! esticando mesmo! pra subir a bobina! daih o som reviveu!

nao ficou igual ao outro 6x9 mas... ja ta ajudando...

depois eu desmonto tudo e mando um tecnico deixar nos trinks! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem galera meu bomber ONE tava parado aqui emcasa pois tinha ido pra tera dos subs de bobinas juntas...... entaum resolvi desmontar pra ver o q era.. os fios da bobina soltaram da cordoalha...

 

 

bem já separei cone cordoalha e carcaça(q está com o resto devidamente fixo)

amanha vou soldar a bobina nas cordoalhas e remontar o falante....

 

1 q cola eu uso pra colar a cordoalha no cone??

2 qual cola pra colar o cone na bobina???

3 pra colar o cone na bobina eutenho q tirar a calota??? se naum como faço??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem galera meu bomber ONE tava parado aqui emcasa pois tinha ido pra tera dos subs de bobinas juntas...... entaum resolvi desmontar pra ver o q era.. os fios da bobina soltaram da cordoalha...

 

 

bem já separei cone cordoalha e carcaça(q está com o resto devidamente fixo)

amanha vou soldar a bobina nas cordoalhas e remontar o falante....

 

1 q cola eu uso pra colar a cordoalha no cone??

2 qual cola pra colar o cone na bobina???

3 pra colar o cone na bobina eutenho q tirar a calota??? se naum como faço??

1- Eu uso araldite 10 minutos

2- Araldite 10 minutos

3- Eu acho que vc tem que tirar a calota mesmo para que o serviço fique bem feito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3- Eu acho que vc tem que tirar a calota mesmo para que o serviço fique bem feito.

 

Tenq tira sim se ñ, ñ tem como centra ele no lugar com filme, pode se de raioX é so corta umas tira de 1cm largura +-. :legal:

Editado por JHBauer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
que o anjo da guarda dos AFs protejaum o meu

 

porque o depois tah pior que o antes huaihauhauiahuhu

:ol

:lol: :lol: :lol:

ta mal msm o depois...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para parafusar meus falantes utilizo somente parafusos do tipo estriado pois a chave fica mais encaixada no parafuso e não tem como a chave escorregar só se o cara que estiver parafusando esta bebado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta ai meu site que eh tutorial msm

http://maxtony.vila.bol.com.br

 

Tem varias respostas pra vcs

 

obs. Ja to processando uma loja por direitos autorais, naum imitem eles.

 

ate mais entaum

 

:)

 

esquici de dizer o artigo da autosom é meu

Editado por Enlightman

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ta ai meu site que eh tutorial msm

http://maxtony.vila.bol.com.br

 

Tem varias respostas pra vcs

 

obs. Ja to processando uma loja por direitos autorais, naum imitem eles.

 

ate mais entaum

 

:)

 

esquici de dizer o artigo da autosom é meu

Excelente artigo.

 

Parabéns cara!!!1

 

Valeu pela ajuda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...