Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Acronaudio

Review Modulo Dat Exclusive EX4

Recommended Posts

Olá Galera,

Trata-se de um modulo recente no mercado, e que muita gente quer saber ou ter uma ideia do desempenho dele, por isso estamos postando este tópico, que é subjetivo, pra galera ler tirar as conclusões. O modulo trata-se do fabricante DAT, modelo Exclusive EX4, que um amigo comprou e nos emprestou pra teste.

Testes e impressões iniciais:

Ligamos o modulo e todos os testes foram feitos na bancada, com um player pioneer 880prs a princípio em flat e depois alguns testes simulatórios foram feitos ajustando o equalizador. Caixas pro stereo foram bookshelf da Sony (HI-FI), e na bridge um sub jl audio de 10' em caixa dutada, fonte usina de 90A, cabeamento speakers da Absolute Acoustics, dois pares de RCA de 1,5m da audioquest (king cobra) emprestado.

O amplificador em teste e o player foram alimentados pela mesma fonte no teste, pra simular o desempenho no carro, mas saliento que o player ligado a outra fonte oferece mais qualidade de som e dinâmica.

Avaliações externas, testes, audições e resultados:

A princípio nos chamou atenção o acabamento, muito bom e carcaça com razoável massa dissipadora de calor. Parafusos de boa qualidade, excelentes conectores, crossover bem completo com ajustes precisos.

A potência é bem alta, e comparando com os tradicionais Power One, bbuster 3600 GL, B52 ZL4240, que são os mais fortes classe AB de 4 canais na faixa de 400 a 800 reais, ele se saiu muito bem. Não vou colocar números de potência em Watts, por ser relativo, e ainda os padrões de medida de potência que temos por uso aqui no BR são diferentes dos oficiais, são relativos, complicados e polêmicos. Acho que um comparativo é mais claro, válido, esclarecedor e descomplicado.

Além do mais o review é sobre a qualidade sonora do aparelho. (já sabemos tratar-se de um modulo de boa potência)

Colocamos sob teste, liga e desliga sem barulhos nem estalos, tem boa reação contra curto na saída.

Ouvimos diversas músicas, de diversos estilos, por algumas horas durante 2 dias, já que não temos tempo pra testes mais prolongados.

No quesito que mais importa, que é desempenho e qualidade de som, no aspecto 'geralzão', ele se saiu muito bem: comparando com amplificadores mais tops e conceituados, mas nada acima de 2 mil reais, eu colocaria nota 7.

Vivo e aberto, de transientes rápidos, tem bastante vivacidade e aparenta um excelente slew rate. Reproduz bem os harmônicos das músicas, tornando a sonoridade quente e intensa, gostosa de ouvir. O palco devido a isso parece ser ligeiramente estreito, mas eu diria que o som deste amplificador é gostosa de ouvir.

Agudos tem boa qualidade e um certo grau de refinamento, sobem bastante, abertos, da pra fazer ''bonitinho'' com bons tweeters (e bons ajustes).

Achei o timbre dos agudos diferente, são agudos 'fininhos', eu diria. O favorece instrumentos de sopro, mas que deixa sons de metais, sinos tubulares, um pouco magros. Mas isso vai depender também do tweeter, cabos e da própria HU. Tem quem diga que até a bateria e alimentação influi no timbre. O amplificador é novo, com o tempo de uso talvez os metais apareçam mais cristalinos, mas nada que desabone o amp.

Os médios são encorpados, bom timbre, limpo, aprovado. São bem melhores que os módulos mais baratos, mas falta um pouco mais de pureza e cristalinidade, mas seria um pouco injusto reclamar ''pelo que custa''.

Graves são bons, descem muito bem, tem peso e controle de cone maior que os módulos classe AB de alta potência tradicionais da mesma faixa de custo do mercado. Falta um pouco de velocidade e articulação nos graves, mas nada muito considerável.

A distorção por IM também é baixa em alto volume, e os graves são presentes em baixo volume, surpreendentemente contrastando com o excelente controle de cone que ele tem.

Ouvindo a música da pra perceber uma boa transiência e constância na amplificação, um dado bem interessante.

Em um segundo teste que fiz aqui na bancada, este nível mais purista, com um CD Player residencial Cambridge 840 que emprestei de um amigo, e um pré DIY que a gente mesmo fez, o modulo mostrou um pouco de carência de macro dinâmica, o que estreita um pouco o palco, e os graves faltou um pouco ataque, faltou um pouco mais de arejamento nas altas, os médios ficaram bons, com pouca sombra, ele mostrou boa musicalidade. Evidente que este teste é mais rígido e mostrou mais defeitos do que qualidades no amplificador.

Ele se saiu melhor no primeiro teste, com o pioneer 880prs.

No geral, analisando os dois testes, tem bom equilíbrio tonal, com uma ligeira enfase nos médio graves, comparado a outros módulos que uso pra testes.

A distorção harmônica é baixa, da pra notar que ele tem um certo grau de qualidade ligeiramente acima da média popular do mercado.

Conclusões:

Na minha opinião é um modulo que tem boa tecnologia, ótimo pra montar um SQ ''Entry Level'' ou um bom SQPL de boa potência. Com componentes intermediários, e da pra fazer uma moral bacana!

Se você não quer montar um SQ Afudê, mas quer um som bom e que faça até bonito, como um bom SQ ou SQPL, esse é o modulo, já pra sets mais refinados não é o melhor modulo, mas nada impede de poder ser usado também.

Não achei o custo benefício dele fantástico, porém achei um bom custo benefício, daria nota 8,5 de 10: depois destes testes que fizemos, chegamos a conclusão que é um modulo bem construído, robusto e de bom desempenho sonoro.

Assim que puder tiro fotos ou um vídeo do amp editando este post, tive que emprestar a câmera pra uma festa.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

UE? Então pede pra trancarem o tópico!

Esqueci de complementar: posts de polêmica, algazarra. Se assim se suceder peço pra trancar mesmo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci de complementar: posts de polêmica, algazarra. Se assim se suceder peço pra trancar mesmo :legal:

Infelizmente, sempre tem um pra tirar o foco do tópico.

Parabéns pela iniciativa Acronaudio.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai tá certo!

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela iniciativa Acronaudio.

Opa muito obrigado, se precisar de mais alguma informação acerca do produto testado estamos a disposição,

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Legal isso aqui no fórum... embora seja algo subjetivo, acho sempre legal conferir a análise da galera.

Parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa obrigado Bosco, cmpicolo, guilhermebb, alex 84, mateus, jfjuan, etc.

Acho que ter em mãos um produto e não fazer um review é uma atitude egoísta.

Em breve vou fazer reviews de modulos antigos, que tenho guardados.

A maioria das vezes, ou grande parte das vezes, as pessoas compram equipamentos de som de longe, pela internet, e ler um review bem completo de um deles ajuda bastante na escolha :legal:

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que disse do SD e agora do DAT, para um sq mais sério é muito melhor ir de SD, não?

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Acronaudio pela iniciativa de postar novamente um review para nós, achei que depois dos últimos acontecimentos envolvendo vc, que o SR° nunca mais postaria algo deste tipo novamente.

Pelo que disse do SD e agora do DAT, para um sq mais sério é muito melhor ir de SD, não?

Acho que consigo entender os reviews do Acronaudio, ele analisa o CxB do amp pela sua faixa de $$$. Assim, o SD custa uns R$300,00 e oferece algo muito bom pelo que cobra. Já o DAT por ser um valor mais elevado já muda um pouco a exigencia que é feita para o amp, em suas faixas de preço o Sd se saiu melhor que o DAT derrepente, mas não que o SD seja melhor que o DAT.

Se não for isso me corrija Acronaudio.

Editado por fabricioM

Compartilhar este post

Link para o post

Me explique só o que e medio sem sombra, não entendi bem a definição, desculpa ser um pouco leigo em SQ, Acronaudio está se tornando referencia em teste de amplificadores, parabéns pela credibilidade e imparcialidade nos testes!

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Acronaudio pela iniciativa de postar novamente um review para nós, achei que depois dos últimos acontecimentos envolvendo vc, que o SR° nunca mais postaria algo deste tipo novamente.

Acho que consigo entender os reviews do Acronaudio, ele analisa o CxB do amp pela sua faixa de $$$. Assim, o SD custa uns R$300,00 e oferece algo muito bom pelo que cobra. Já o DAT por ser um valor mais elevado já muda um pouco a exigencia que é feita para o amp, em suas faixas de preço o Sd se saiu melhor que o DAT derrepente, mas não que o SD seja melhor que o DAT.

Não, naquele teste do SD ele disse que o SD tocava melhor que muitos amplificadores que custavam muito mais caro, inclusive, que tocava melhor que alguns importados renomados.

A conclusão lógica, ao ler os dois relatos que para SQ é melhor o SD da linha nova do que o DAT.

Bem, deixamos o colega se manifestar então. Passe para o pessoal o que você achou do novo SD em comparação com o DAT, se não for abusar da sua boa vontade Acronaudio...

Compartilhar este post

Link para o post

Independente das polemicos etc, parabens pelo review muito bacana.

Eu tenho um 800/4 e sou satisfeito pelo que ele mesmo oferece.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, naquele teste do SD ele disse que o SD tocava melhor que muitos amplificadores que custavam muito mais caro, inclusive, que tocava melhor que alguns importados renomados.

A conclusão lógica, ao ler os dois relatos que para SQ é melhor o SD da linha nova do que o DAT.

Bem, deixamos o colega se manifestar então. Passe para o pessoal o que você achou do novo SD em comparação com o DAT, se não for abusar da sua boa vontade Acronaudio...

Permita-me discordar do SRº, mas ele disse que em um ponto até se equiparava com um amp x, mas nunca disse que era parecido em um todo, e que pelo preço ele teria um CxB melhor que alguns amps importados ou mais caros, pelo menos isso que eu entendi.

Mas deixamos a palavra para o Acronaudio,

Compartilhar este post

Link para o post

Ufa, enfim um cara que conseguiu entender :rever1: :rever1: :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Me explique só o que e medio sem sombra, não entendi bem a definição, desculpa ser um pouco leigo em SQ, Acronaudio está se tornando referencia em teste de amplificadores, parabéns pela credibilidade e imparcialidade nos testes!

Sombra é um ruído de fundo quase inaudível que aparece junto com uma nota de médios, como a voz humana ou um piano, comum com o uso de operacionais de baixa qualidade, resistores de carvão, layout mal elaborado, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Não te preocupa que desde o começo eu já entendi...

Vamos fazer diferente então...

Para um bom SQ o senhor recomendaria um SD 800.4 Evolution ou um DAT EX4?

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não te preocupa que desde o começo eu já entendi...

Vamos fazer diferente então...

Para um bom SQ o senhor recomendaria um SD 800.4 Evolution ou um DAT EX4?

Ah, senhor não né? :vts

Depende do projeto que você tiver em mente, de todo o conjunto.

Dependendo, o DAT fica melhor, dependendo do que você pretende gastar, o Evolution fica melhor. O primeiro é mais potente, e por aí vai..

Compartilhar este post

Link para o post

ótimo relato...

alias quem já leu review de imprensa especializada já tá acostumado com esse tipo de comparação dentro do que existe de qualidade naquela faixa de preço...

Compartilhar este post

Link para o post

ótimo relato...

alias quem já leu review de imprensa especializada já tá acostumado com esse tipo de comparação dentro do que existe de qualidade naquela faixa de preço...

Exatamente,

todas as exigências requeridas em um determinado teste de um produto, eu procuro embasar no custo e comparar com produtos da mesma faixa de preço, com determinada margem de tolerância pra mais ou pra menos.

Pois tudo tem seu custo e valor comercial, e ninguém da nada de graça pra ninguém, tudo tem que ser suado, e comprado.

Se um dia, por exemplo, nós adquirirmos ou tivermos em mãos um amplificador de custo mais elevado, pode saber que a resenha vai ser bem mais exigente.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...