Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  

Recommended Posts

Já faz tempo q estou pesquisando e caçando bons equipos aqui no Fórum e agora, começo o projeto DIY do 1o som no meu Celta 2pt.

Comprado:
- Hu Sony MEX BT4007u
- Kit Helix E52C
- Amp Helix B Two (Stereo)
- Sub 10" Hertz ES250 + Caixa Selada 18mm de 25 L
- Bateria 60A​

Futuras compras:
- Tratamento Portas (Manta Asfáltica)
- Amp SD250 (Sub)
- Cabos Rca - 4ch (Technoise ou Knu)
- Conectores e Speakers

Agora vem a ajuda dos amigos...

1- Manual do Sub pede 22,7L selada. Peguei as medidas internas da caixa e joguei na calculadora aqui do Fórum e deu 27L! Vish...Ai peguei as medidas externas e deu os 25L...Ai n to entendendo mais nada...rs! Vamos supor q tem os 25L. Se forrar c/ feltro + a bunda do Sub (montagem 119mm) ficaria o ideal?

2- Cabos.
Speaker: Ganhei uns 4mt de 1,5 Santo Angelo. Posso aproveita los p/ ligar o Kit? Não achei no manual qual cabo adequado. Acredito q essa metragem dará certinho pra ligar lá do PM...Pois seguindo a tabela de cabos​ nos Artigos, diz q:
-​40/60 RMS @4Ohms>4A de Corrente> Cabo de 1,3mm
​-140/160 RMS @4Ohms> 6A de Corrente> Cabo de 2,0mm​
​O kit diz ​50 Watts RMS/​150 Watts MAX...Qual info uso?!​ rs!

Positivo: Ganhei tbm uns 5mt de 16mm. Seguindo a instalação desse tópico q encontrei (Link), ficaria adequado pra ligar os 2 Amps? (a imagem abaixo peguei desse tópico e ta bem parecido c/ minha dúvida)

DBTWO_RF4600x.png

O manual do B Two (encontrado na net pois q veio na caixa n informa) pede no mínimo 12mm e o SD pede 10mm. A idéia seria 16mm até o PM daí no distribuidor 1 via 16mm (B Two) outra via 12mm (SD). Ta legal assim?

3- Tenho Porta Fuse lá na bateria. Cada Amp usa 30A. Coloco um Fuse de 60A certo? E no Bloco Distribuidor, precisa ser c/ Fuse ou pode ser um simples mesmo de 2 vias?

Quem puder ajudar/opinar/criticar/sugerir, agradeço!

Editado por Power07

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que 16mm, dá para ligar os dois módulos sim, mas o correto seria aumentar isso ai pra uns 21mm ou até 30mm, mas se vc busca qualidade pq usar o módulo SD250, a hélice dele é barulhenta pra caramba, mete um módulo mono importado, tipo KICKER, FOSGATE, MTX, JBL, CLARION, KENWOOD, existe outras marcas, agora 25 litros internos temos então: 37 cm largura, 35 cm altura, 33 cm profundidade para caixa trapezoidal selada, pode fazer um pouco maior por causa do volume do falante. agora se for 2 módulo 60A de bateria é pouco, bom uns 90 em diante. mas vc tá indo o caminho certo meta a cara e faz esse projeto ai, cabo os kun....é melhor, eu uso os terminais dessa marca, é bom.

Porta fusivel:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547430122-porta-fusivel-rockford-fosgate-rffagu-promoco-_JM

Cabo rca: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-553189113-cabo-rca-blindado-som-automotivo-kicker-zi46-subwoofer-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546362449-cabo-rca-2-canais-mtx-street-wires-zn7-5m-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556169533-cabo-rca-knukonceptz-krystal-4chs-top-de-linha-_JM

terminal bateria: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549839004-par-terminal-de-bateria-knukonceptz-para-cabos-ate-21mm-_JM

Manta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-548339217-manta-acustica-automotiva-technoise-_JM

Cabo força: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547763044-kit-cabo-de-alimentaco-21mm-c-porta-fusivel-c-voltimetro-_JM

é isso ai dá umas estudada, pesquisa mais. mas esses ai o que vc colocar vai ficar bom.

Editado por everton santos

Compartilhar este post

Link para o post

A medida da caixa é interna, siga o manual que é garantia de um bom resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, a caixa (trapeizoidal) já está na mão. O fabricante diz q ela tem 25,5. Se forrar c/ feltro + 119mm do sub chego na litragem do manual (23L)? Outra ideia?

Estou pensando na SD250 pois não vou mudar de bateria (consome pouco) e pq tá barato (160$)...

Obrigado pelas dicas everton! brcamilo, teu projeto tá mto interessante! Obrigado por acompanhar! Obrigado Gustavo mas, de quais medidas?! rs!

Aguardando novos pitacos!

Editado por Power07

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, se não quer gastar muito, e consumir pouca bateria, vai de sd250 mesmo, mas se quiser aumentar a qualidade do som futuramente, ai vc faz um up grade do módulo para um mais forte. Pode instalar vai ficar bom sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado everton. Como disse, 1º som...aprendendo. Quem sabe tomo gosto e os Ups aparecem. [¨]

Aguardando opiniões!

Compartilhar este post

Link para o post

De início SD para o sub é uma boa. Baixo consumo e acredito que irá te atender bem. Depois se tiver sentindo falta no grave, UP!

Compartilhar este post

Link para o post

Então brcamilo, acredito q esse SD atenderia de início já q é meu 1º som...Mas cogito a ideia de vender o B Two e comprar um bom Amp 4ch.

Ainda tenho dúvidas qto a instalação q postei a imagem, se esta correta pro meu set.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem pode me ajudar, por favor?

"O manual do B Two (encontrado na net pois q veio na caixa n informa) pede no mínimo 12mm e o SD pede 10mm. A idéia seria 16mm até o PM daí no distribuidor 1 via 16mm (B Two) outra via 12mm (SD). Ta legal assim? Tenho Porta Fuse lá na bateria. Cada Amp usa 30A. Coloco um Fuse de 60A, certo? E no Bloco Distribuidor, precisa ser c/ Fuse ou pode ser um simples mesmo de 2 vias?"

Seria mais ou menos assim...

DBTWO_RF4600x.png

Compartilhar este post

Link para o post
Alguem pode me ajudar, por favor?

"O manual do B Two (encontrado na net pois q veio na caixa n informa) pede no mínimo 12mm e o SD pede 10mm. A idéia seria 16mm até o PM daí no distribuidor 1 via 16mm (B Two) outra via 12mm (SD). Ta legal assim? Tenho Porta Fuse lá na bateria. Cada Amp usa 30A. Coloco um Fuse de 60A, certo? E no Bloco Distribuidor, precisa ser c/ Fuse ou pode ser um simples mesmo de 2 vias?"

Seria mais ou menos assim...

DBTWO_RF4600x.png

Use toda fiação igual, não precisa mudar. Ou pega 21mm do cofre até o distribuidor e 16 mm para os dois amplificadores, se couber. Eu uso um porta fusível no cofre e mais nada. Um segundo próximo dos amplis deixariam o sistema mais protegido. Se pode investir, um ponto a mais de proteção. Sobre qual fusível usar, não sei, mas tem artigos falando sobre isso. Da uma vasculhada que encontra.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado brcamilo!

Então, ganhei 5mt de cabo 16mm. Se for adequado 16mm pro B Two e 12mm pro SD, já economizo $$$ pois teria q comprar só de 12mm. Me confirmou tbm qto ao distribuidor pois vou deixar só um fuse na bateria então. Cabo 16mm aguenta até 68A. Como são 2 x de 30A (1 cada amp), fuse de 60A acredito, dê conta! Vlw!

Puderem ajudar nas outras dúvidas no 1º post, agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post

Se é SQ, vc nao vai forçar o sm entao na vai consumir a lena potencia, entao nao tem problema nenhum!!

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado brcamilo!

Então, ganhei 5mt de cabo 16mm. Se for adequado 16mm pro B Two e 12mm pro SD, já economizo $$$ pois teria q comprar só de 12mm.

Eu compraria de 21mm pra colocar do cofre até o distribuidor. Do distribuidor aos amplificadores usaria o que você ganhou de 16mm.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de mto pesquisar, acredito q adquiri bons itens!

HU Sony Bt4007

Kit Helix E52C

Amp Helix B Two

Speaker Santo Angelo 1,5mm

Sub Hertz ES250 10" (Selada 24Lt)

Amp MTX 500.1

Speaker Technoise 3,0mm

Rca Knu Krystal 2x 2Ch

Bateria 60Ah

Força Technoise 21mm até o distribuidor depois 16mm p/ cada Amp

Baffle de uns 45mm cada Mid (q tem 54mm ¬¬)

Rolo Seladin 3mm

De inicio, peq corte na lata...

DSC_0301.jpgDSC_0302.jpg

E bem devagar, instalo td...rs!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara precisa mesmo cortar a lata? E ocê escreveiu "manta asfáltica" lá em cima, é isso mesmo? Oo

Editado por alphazzz

Compartilhar este post

Link para o post

Cara precisa mesmo cortar a lata? E ocê escreveiu "manta asfáltica" lá em cima, é isso mesmo? Oo

Pra uma boa instalação é inevitável, no celta a furação que ja não é redonda ainda é desalinhada com o forro de porta.! é triste!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pra uma boa instalação é inevitável, no celta a furação que ja não é redonda ainda é desalinhada com o forro de porta.! é triste!!

Só pra ilustrar o q Rodrigo comentou:

DSC_0282.jpg

E ainda tem q dar um picote no forro...Isso pra um Mid de 5"..."triste".

Isso! Manta asfáltica p/ tratamento acústico nas portas.

Compartilhar este post

Link para o post

Projeto devagar mas um dia termino ...rs!

Rack, olhal nos negativos, Baffles e porta fusivel no positivo

DSC_0357.jpg

DSC_0368.jpg

Terminais crimpados + termoretratil no fio 3,0mm Technoise do Sub

DSC_0345.jpg

DSC_0350.jpg

Portas tratadas Seladin 3mm

DSC_0369.jpg

Baffles + Terminais no fio 1,5mm e Mid instalado

DSC_0371.jpg

DSC_0373.jpg

DSC_0374.jpg

Ainda tem que puxar o positivo, remote, rca, speaker...Mas treta mesmo é cortar a lata e mais umas coisas pra instalar esses Baffles...aff. Rs!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara esse Mid da linha E da Helix é bonito demais! Sem falar nesse db two. Acompanhando!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado amigos!

Em alguns dias acredito que termino a instalação...

:legal:

Hj, está na mesma situação?

Compartilhar este post

Link para o post

Pior q tá...rs! Só tenho o fds pra isso. E a dona encrenca já me capturou ...

Pra dizer q ñ fiz nada, colei os "tuíta" sobre o painel. Depois percebi q ele ñ informa qual o +/-

5636591002_3f4e5a74be_z.jpg

Acredito q listra vermelha o +...

Alguém ajuda?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...