Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Rick-MCZ

[Apresentação] Novo membro Rick-MCZ

Recommended Posts

Postado em (editado)

Olá a todos! Me chamo Henrique, tenho 28 anos e moro na cidade de Maceió-AL. Sou Técnico em eletrônica formado pela antiga escola técnica federal e hoje trabalho com infra estrutura de TV a cabo. Tenho como principal hobby a música. Sou apaixonado por instrumentos de sopro. Atualmente sou saxofonista de um grupo local mas já toquei outros instrumentos como trompete e trombone. Talvez por causa disso eu tenha um ouvido muito afiado. Pra mim um bom sistema de som deve tocar com qualidade toda a faixa de frequência sem excessos e nem faltas.

Achei este fórum enquanto pesquisava um AMP no mercado livre. Assim que cheguei aqui, percebi que finalmente tinha encontrado o que eu queria: muita informação! :rolleyes:

Sempre fui muito pé atras no que diz respeito a confiar nas palavras de vendedores. Portanto, pra mim nada melhor do que colher uma informação diretamente de quem entende e gosta do assunto.

Meu objetivo aqui é primeiramente melhorar meu conhecimento no mundo do áudio automotivo e quando já tiver mais alguma experiência, poder ajudar com minhas opiniões aos demais colegas.

E vamos ao trabalho... rsrs

Estou tentando montar um projeto para o meu primeiro carro, um new civic 08. Esse projeto é dividido basicamente em dois: um som interno e outro externo (mala aberta) Aqui vão as premissas:

1-Objetivo do Som: Máximo de qualidade com o máximo de SPL porém ocupando o mínimo de espaço possível.

2-Espaço disponível: toda a mala do NC. Porém pretendo utilizar no máximo a metade dela, pois preciso levar instrumentos.

3-Grana inicial: R$ 3,5k no máximo

Resumo: estou querendo montar um sistema compacto (que não ocupe muito espaço) mas que fale o mais alto que puder levando em conta também a qualidade sonora, todas as frequências tocando direitinho, sem sobrar nem faltar.

No que estou pensando:

Player: Pioneer DEH-80prs cerca de R$ 1300 no ML

Quero esse player não pela marca, mas sim pelos recursos que ele proporciona: EQ de 15 bandas, crossover individual por canal, 24 bits D/AC e muitas outras coisas interessantes. Acho que independente do resto vou ter esse player de qualquer jeito ... :)

Falantes internos: Kit Duas vias Hertz ESK 165.5 cerca de R$ 630 no ML

Esse eu escolhi por "instinto" digamos assim.. rsrs Não conheço essa marca e nunca ouvi opiniões sobre esse kit. Só imagino que deva ser bom - posso estar totalmente enganado :)

Amp: Alpine PDX F4 cerca de R$ 1300 no ML

Esse também foi "por instinto" igual ao anterior

A parte do som da mala ainda não cheguei a pensar. Mas eu queria uma caixa que comportasse o Sub e talvez mais dois falantes de 10'' trabalhando na região de mid bass e também os drivers TI pra tocar do MID pra cima. Sinceramente não faço a mínima ideia se essa configuração seria boa, é apenas um esboço.

Então é isso meus caros, quem puder me ajudar eu ficarei muito agradecido.

Saudações a todos,

Aécio Henrique.

Editado por Rick-MCZ
Postado em

Seja muito bem vindo! Rick Martin ( aproveitando a deixa do Pad )....

Como o Dione falou, vc ta buscando 2 coisas ao mesmo que estão em lados opostos.

Já começou bem com o 80prs e Alpine PDX. Mas drivers ? quer fazer trio ou quer fazer sq ? Mala aberta é trio, mala fechada é SQ ou SQPL.

Tem uma boa grana disponível e dá pra fazer mta coisa legal. Mas primeiro de tudo é q vc tem que definir o que realmente quer. :legal:

Postado em

Esse som para fora é para ser ligado ocasionalmente em um churrasco, e etc.. Ou você pensa em deixá-lo ligado sempre, mesmo com a mala fechada?

Postado em (editado)

ja tive algo parecido!!

um SQPL para o dia a dia.. e trio pras bagunças de fds com amigos... me serviu muito bem viu!! no meu caso era assim..

Player - Kenwood Excelon KDC- X993

SQ - amp soundstream e kit NAR de Kevlar em portas tratadas.

Grave dois protech Excursion com caixa sintonizada pra som misto! com um xplosound 6200D (entrou provisório mais tocava tao bem que ficou definitivo! rs)

Trio - dois 8pw3 de 8 + duas cornetas + Super TW tudo hinor!!

o trio era desligado totalmente no uso dia a dia!! por plugs..

pra ligar o trio eu soltava os plugs do kit.. ligava os drivers.. e ligava o bridged pros woofers...

mudava toda equalização e cortes que ja tinha gravadas no player para cada situação!!

cara tocava muito nos dois sentidos!!

unica coisa que me limitava era os subs de 12 que nao eram taoo rapidos pra um SQ e logico a potencia que tinha que ficar no -6 a regulagem de sub pra ouvir SQ, mais nao atrapalhava tanto assim nao.. de resto tinha TA, portas tratadas, mid bass descendo ate 60hz facil... enfim muita gente do SQ ouviu e gostou muito!! e mta gente do trio tb gostou!! fazia um misto bem legal.. cumprindo bem as duas partes!! com um show a parte que os subs davam naquela caixa!

Editado por Rodrigo_KBLO
Postado em (editado)

Bem vindo Rick-Martin-Czech-Republic.

kkkk :vts se o Rick Martin original já é meio errado, imagina uma versão da republica tcheca.. :blink: Valeu pelas boas vindas! :legal: Editado por Rick-MCZ
Postado em

Seja muito bem vindo! Rick Martin ( aproveitando a deixa do Pad )....

Como o Dione falou, vc ta buscando 2 coisas ao mesmo que estão em lados opostos.

Já começou bem com o 80prs e Alpine PDX. Mas drivers ? quer fazer trio ou quer fazer sq ? Mala aberta é trio, mala fechada é SQ ou SQPL.

Tem uma boa grana disponível e dá pra fazer mta coisa legal. Mas primeiro de tudo é q vc tem que definir o que realmente quer. :legal:

Estou querendo um sistema flexível, que possa ser usado em ambas as situações. Vou dar mais detalhes abaixo..

Esse som para fora é para ser ligado ocasionalmente em um churrasco, e etc.. Ou você pensa em deixá-lo ligado sempre, mesmo com a mala fechada?

Tanto o som pra fora quando o som de dentro serão usados ocasionalmente, isso por que eu uso pouco o carro. De qualquer maneira, o uso interno seria mais frequente do que o uso pra fora. A intenção de ter um trio é estar "abastecido" quando uma zoeira acontecer de repente.. rsrs

ja tive algo parecido!!

um SQPL para o dia a dia.. e trio pras bagunças de fds com amigos... me serviu muito bem viu!! no meu caso era assim..

Player - Kenwood Excelon KDC- X993

SQ - amp soundstream e kit NAR de Kevlar em portas tratadas.

Grave dois protech Excursion com caixa sintonizada pra som misto! com um xplosound 6200D (entrou provisório mais tocava tao bem que ficou definitivo! rs)

Trio - dois 8pw3 de 8 + duas cornetas + Super TW tudo hinor!!

o trio era desligado totalmente no uso dia a dia!! por plugs..

pra ligar o trio eu soltava os plugs do kit.. ligava os drivers.. e ligava o bridged pros woofers...

mudava toda equalização e cortes que ja tinha gravadas no player para cada situação!!

cara tocava muito nos dois sentidos!!

unica coisa que me limitava era os subs de 12 que nao eram taoo rapidos pra um SQ e logico a potencia que tinha que ficar no -6 a regulagem de sub pra ouvir SQ, mais nao atrapalhava tanto assim nao.. de resto tinha TA, portas tratadas, mid bass descendo ate 60hz facil... enfim muita gente do SQ ouviu e gostou muito!! e mta gente do trio tb gostou!! fazia um misto bem legal.. cumprindo bem as duas partes!! com um show a parte que os subs davam naquela caixa!

Então KBLO, minha intenção é justamente essa! Ter um sistema flexível e com qualidade. Quando pensei no projeto do trio, pensei de tal forma que a caixa levasse tudo o que fosse preciso pra tocar bem com a mala aberta. Porém na hora que eu fechasse a mala, desconectaria alguns cabos/equipamentos e mudaria a regulagem do EQ/crossover fazendo ela operar apenas como SUB. Sei que isso não é muito comum, mas acredito que seja possível de fazer. Por ser iniciante nesse mundo (mas com um bom conceito de qualidade), eu ainda não muita noção das especificações de litragem e tipo de caixas. Sem falar que aqui em maceió é muito difícil, se não impossível, encontrar mão de obra que manje do assunto nesse nível :(

Postado em

Tanto o som pra fora quando o som de dentro serão usados ocasionalmente, isso por que eu uso pouco o carro. De qualquer maneira, o uso interno seria mais frequente do que o uso pra fora. A intenção de ter um trio é estar "abastecido" quando uma zoeira acontecer de repente.. rsrs

Cara, também sou de Mcz e sei do que você está falando. Você mesmo vai instalar ou vai mandar alguém. Eu vou instalar o meu na Hotparts, se puder, dê uma passada lá, o Vitor é muito gente boa, e o serviço é muito bom. Você aproveita e ouve o carro dele, é bom que você já vai vendo bem o que é um car audio, e vai descobrir a diferença de um som no carro para um som ao vivo, cuidado, você pode ficar decepcionado. :vts :vts

Abs

Postado em

Cara, também sou de Mcz e sei do que você está falando. Você mesmo vai instalar ou vai mandar alguém. Eu vou instalar o meu na Hotparts, se puder, dê uma passada lá, o Vitor é muito gente boa, e o serviço é muito bom. Você aproveita e ouve o carro dele, é bom que você já vai vendo bem o que é um car audio, e vai descobrir a diferença de um som no carro para um som ao vivo, cuidado, você pode ficar decepcionado. :vts :vts

Abs

Muito boa dica Alexi, já tinha ouvido falar nessa hotparts, com uma referencia agora fica melhor. Quando eu estiver com tempo vou passar lá pra conversa com ele. Valeu msm! :legal:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...