Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RiQuati

Questo 10" DVC em caixa selada visando qualidade

Recommended Posts

Srs.,

estou escolhendo meu próximo sub... e um dos candidatos fortes e 'possíveis' é justamente este, questo 10" 350w dvc 2+2. Tenho condições de alimentar duas crianças destas, espaço para duas (26 litros cada né??) em selada... sei que a dutada rende mais, mas dificilmente consegui um subgrave bacana com elas - e olhe que experimentei muito e tive muitas nos últimos 15 anos. Aí vem minha pergunta:

Alguém já ouviu os Questo 10" 350w (ou mesmo o 250w svc) em selada?? Não me preocupo com pressão (se precisar, serão 2), mas com precisão tonal, velocidade, musicalidade. O corte será alto (60 a 80hz), e o carro um sedan com a mala lacrada (sem furos de falantes, sem descanso de braço, nada)...

Agradeço qqer info relevante sobre... :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo, como é q vc já decidiu a faixa de corte? Está esperando o pior do kit?

Compartilhar este post

Link para o post

...nops Alves, esperando o melhor e ajudando com manta, fixação de primeira e tudo...rs...

Só acho difícil um 5" (mesmo um bom, como este) descer a 40hz rendendo o suficiente, por exemplo. Aí (suposição supositória minha) pensei em cortar o sub próximo a 60hz, algo assim. Mas é algo a ser descoberto na prática msm.

Pensei na selada pelas inúmeras dores de cabeça que tive com dutadas e delay em sedan. Nas 3 vezes que passei por isso, depois de brigar um bocado com dutos, etc... montei uma selada e me surpreendi. Desta vez pensei em pular a etapa um e ir logo numa (ou duas, de repente) seladas de qualidade... :)

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post

cara uso um questo em uma caixa de +- 26 litros com cobertor de mendigo cara o grave é redondo e rende bem dos 32 hz pra cima.... e ta bem plano tambem

Compartilhar este post

Link para o post

RiQuati, no Questo, a caixa dutada rende muito bem nos subgraves também. Como o teu foco não é pressão sonora, porém o teu porta malas é completamente lacradado como tu diz, sem nem espaço pra falantes, a caixa selada pode vir a ser um problema.

Pense no seguinte: Tu está dentro do carro um hatch por exemplo, o som é fenomenal, agora saia do carro e feche os vidros e portas, o som desaparece por completo. É a mesma coisa de ter um porta malas 100% selado, e isso pode ser um "problema"

Se quer muito ir de selada, não consegue fazer pelo menos 2 cortes no tampão, nem que fique encarpetado?

Veja este review do luciano com o 10" na selada no corsa sedan (porém sem os falantes traseiros)

https://www.facebook.com/QuestoAudio/posts/741297975888801?stream_ref=10

Compartilhar este post

Link para o post

Que carro , o meu é um Prisma e tenho o mesmo problema do grave na mala

Sent from my RM-846_lta_brazil_216 using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

...nops Alves, esperando o melhor e ajudando com manta, fixação de primeira e tudo...rs...

Só acho difícil um 5" (mesmo um bom, como este) descer a 40hz rendendo o suficiente, por exemplo. Aí (suposição supositória minha) pensei em cortar o sub próximo a 60hz, algo assim. Mas é algo a ser descoberto na prática msm.

Pensei na selada pelas inúmeras dores de cabeça que tive com dutadas e delay em sedan. Nas 3 vezes que passei por isso, depois de brigar um bocado com dutos, etc... montei uma selada e me surpreendi. Desta vez pensei em pular a etapa um e ir logo numa (ou duas, de repente) seladas de qualidade... :)

Saquei. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Que carro , o meu é um Prisma e tenho o mesmo problema do grave na mala

Sent from my RM-846_lta_brazil_216 using Tapatalk

O carro dele é um Fluence.

Compartilhar este post

Link para o post

o de 10" em selada não ouvi ainda, mas o de 12" eu usei no meu carro na caixa de 39L (acho que é isso, sei que é a maior recomendada no manual) e gostei MUITO do resultado, grave macio, mas com muita precisão

no caso testei o 12" 4+4 em 8ohms, pois é a caixa que uso em casa, acho que o de 10" vai perder um pouco de extensão, mas vai ser melhor pra esse corte mais elevado que tu que tu talvez precise

EDIT

ah, um detalhe, minha caixa dutada pro de 10" tem um atraso que não é nem um pouco agradável

se for partir pra dutada, faça uma menor que de 44L, algo próximo a 35L já minimiza bem esse ponto negativo, claro que não vai descer tanto...

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post

Link para o post

Yuri, bom saber... pretendo usar justamente a caixa de 26 litros. Não faço questão dum SPL absurdo, mas queria precisão e musicalidade, creio que seja o 'grave redondo'...hehe....

Silvinho, lí o link e gostei - a idéia é esta mesmo. Tive selada em sedans assim (civic 98, com os espaços dos falantes traseiros abertos. idem no Santana e no Verona), mas o Fluence é todo fechado e 'lata', não tem muito onde cortar. Há um ressalto de 8" para um sub que existe no exterior (Bose), mas daí a cortar a lata... eu tou evitando partir pra isso. Se cortasse, acho que iria de Questo 8" alí mesmo, dando um jeito na caixa pra baixo do tampão.

Cristiano, se o de 12 funcionou bem, teoricamente o 10" com o mesmo conjunto magnético e arquitetura do falante deve ir na mesma levada, acho. Se for o caso a gente usa dois...hehe... casa certinho, 2x340w rms a 4 ohms no amp. Eu tive várias dutadas em sedan e, honestamente, não queria mais não. Para 8" ainda rola e o atraso (com caixa boa e falante bom) fica controlado; os de 10" que tive (UXP, E2k, Roxinho) todos sofreram com atrasos e as caixas acabaram virando seladas, com melhora considerável na resposta à custa de menos 'booom'. Como o que eu costumo ouvir (rock, jazz, mpb) não precisa deste grave todo, precisão, rapidez e musicalidade contam mais que o ganho de 3db da dutada. Posso me surpreender um dia, claro, mas até agora, dentro dos meus limitados conhecimentos, não aconteceu ainda.

abs, e obrigado a todos pela ajuda!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando o tópico. To buscando dicas para caixa selada para 2 subs IDQ 10v3d2.

No seu caso, RiQuati, vai usar qual revestimento interno na sua caixa???

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos, a principio cobertor de mendigo (feltro betumado tipo manta, coisa de meio cm, fino msm), ou manta simples (incrível, mas ajuda!!!), ou ambos. Mas não vou exagerar muito não, será algo de uma camada só... já fiz revestimentos pesados e perdi um bom SPL com eles, e sem revestimento tbem (pouco mais de vibração). Uma camadinha de manta simples e um pouco de cobertor (o feltro betumado, vende por metro em casas de tapeçaria) ajuda e não causa tta perda, ao menos na minha experiência.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas no caso do feltro betumado, vai solto dentro da caixa, envolto do sub ou colado na parede traseira da caixa???

Compartilhar este post

Link para o post
no meu caso o que eu fiz foi lacrar a caixa revestida com manta asfaltica e depois revesti ela inteira com feltro betumado de 1cm

Como ficou o rendimento do grave? Qual sub vc utiliza?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas no caso do feltro betumado, vai solto dentro da caixa, envolto do sub ou colado na parede traseira da caixa???

Nada solto! É colado na caixa mesmo. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Nada solto! É colado na caixa mesmo. :legal:

Se utilizar a manta biplast, da STP, será que o rendimento eh o mesmo do feltro betumado, ou o feltro eh melhor pra esta aplicação msm??

Compartilhar este post

Link para o post

entao estou usando um questo de 10" de 250Wrms o rendimento esta muito bom!!!!

Mas instala o feltro. É bem barato. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas instala o feltro. É bem barato. ;)

No caso o feltro eh colado em todo interior da caixa ou somente na parede traseira dela?

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma coisa, não apliquem nada de metal (tipo manta asfáltica) atrás do subwoofer, isso irá refletir as ondas magnéticas e pode "frear" o cone do sub.

Mas claro metal + feltro por cima fica tudo bem.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso o feltro eh colado em todo interior da caixa ou somente na parede traseira dela?

Se puder, nela toda.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, na minha humilde opinião, apesar de já ter ouvido algumas pessoas falarem que os Questos são melhores em dutada, eu te digo que o meu de 10 350 2+2 na selada de 26L rende muito bem, não embola, é rápido e ainda desce na medida. Claro que meu carro é Hatch, mesmo assim ainda cheguei a testar a dutada de reforço do manual. Não gostei! Não desceu nada e ainda perdi em musicalidade. Voltei pra selada!

Eu se fosse vc abriria um buraco ali onde fica o apoiador de braços para os passageiros de trás. Acho que tem um projeto aqui no forum que é assim. Ficou muito bom e discreto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...