Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LHL

Pensando em Novo Projeto com Scanspeak 2 Way Ativo

Recommended Posts

Mal finalizei um novo projeto que estou planejando para o carro da família, que normalmente uso uma ou duas vezes por semana, já estou pensando no próximo, desta vez um upgrade para o meu carro de uso do dia a dia.

Desta vez a ideia é trocar primeiro não mais um Kit pronto, que atualmente uso um Focal KRX2,para usar então os Tweeters e Midwoofers da reconhecida marca dinamarquesa ScanSpeak, que atua no segmento de vender componentes (falantes) em separado.

Assim como, quero partir também para uma configuração ativa, sem uso de crossovers do Kit 2 vias.

São duas coisas que nunca havia testado, mas que sempre havia pensado e me interessado em fazer, tanto que a escolha do atual amplificador um Audioson LRx 5.1K, já foi comprado pensando nesta possível possibilidade, que agora começa a ganhar corpo...

Mas sem antes de ouvir a opinião e os comentários de quem já usou e testou os Scanspeaks, e que também os usa usando uma configuração ativa com cortes pelo amplificador ou processador, que no meu caso será o Alpine H701. Mantendo por enquanto o Sub JL Audio 10W6.

O que acham da ideia? Devo ter algum ganho em relação ao que tenho hoje? Qual modelo de tweeter ou midwoofer devo comprar? Alguma outra marca que devo olhar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O carro é um Hyundai Vera Cruz, com portas da frente já tratadas.

Complementando o player é (por enquanto) um Alpline W505 ligado ao um Ipod lotado, que normalmente é a fonte de audio mais usada no dia a dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem 231.526 modelos de scan-speak. Quais você pretende usar?

Compartilhar este post

Link para o post

já ouvi alguns carros com scanspeak e gostei de todos... meu novo set será scan tbm... midwoofer revelator e tweeter illuminator acho uma boa combinação..

Compartilhar este post

Link para o post

15W em pezinhos + 7000 na coluna.

Enviado de meu XT910 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

fod@ é o plate dos 7000, se é pra chutar o balde no tamanho eu ia de 3 vias

Compartilhar este post

Link para o post
fod@ é o plate dos 7000, se é pra chutar o balde no tamanho eu ia de 3 vias

O plate é pequeno pro que esse Tweeter toca. Esqueça 3 vias...

Compartilhar este post

Link para o post

já ouvi um set assim ... coisa fina... pode esquecer 3 vias...

Compartilhar este post

Link para o post

O que já ouvi, Mids 18w + Tw Illuminator e Tw Discovery, aliás, uso, Os 18w + Tw Illuminator + Focal Utopia, e já estou planejando remover o utopia e inserir no lugar um Midrange Illuminator.

De todas as formas que ja ouvi, ficou bom, tudo que eu já ouvi de SS foram muito bons, muito melhor que muita marca famosa....

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto pretende investir?

Eu usava o tw Illuminator e só tirei p/passar p/o Focal Utopia (tb-872).

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação aos diversos comentários acima, aos quais agradeço a opinião, queria dizer de que para começar um projeto de 3 vias esta fora dos meus planos, simplesmente pela dificuldade e principalmente não ser o meu estilo algo muito chamativo ou fora do original.

Neste sentido, a ideia era mesmo um Tw da linha Illuminator, mas como comentado acima, alguns tem um "plate" bem grande, o que significa também que não são fáceis de adaptar no painel ou portas. Vi no entanto de que existem sim alguns mais simples, e menores, talvez mais apropriados para a limitação de espaço do som automotivo.

O valor ainda não fixei por enquanto, mas já vi que existem diversos modelos das linhas Revelator e Illuminator, seja de mid ou tw, e que mesmo dentro de cada linha os preços variam bem, e que infelizmente não vai sair barato, provavelmente mais do que um bom Kit conhecido. Pelas contas gastaria por baixo entre USD 720 e USD 1150, sem os cross (que acho por enquanto que não vou usar) e logicamente incluir ainda também os famigerados impostos.

Estou neste momento estudando e avaliando as opções de modelos que existem, com ajuda de vocês com mais dicas e informações.

Resta saber se isto vai valer a pena a troca? Qual seria o melhor modelo que me recomendam?

Estive olhando para tw o modelo: Scanspeak R30040, já que gosto do on-axis, seja provavelmente um menor do modelo: 6020-00 (por USD 141 cada), mais fáceis de instalar sem grandes e chamativas adaptações, ou então um maior do modelo: 6620-00 (USD 247 cada).

Já para o Mid estava olhando o modelo: Illuminator 18wu no modelo 4741T (por USD 320 cada), ou então o Revalator 18W no modlelo 8531G-00 (por USD 218 cada).

Uma dúvida que tenho é que os modelos normalmente tem com cone de papel e de alumínio. O que sugerem?

Compartilhar este post

Link para o post

Pro carro o mid tem que ser o Revelator, de preferência o 15W em pezinhos, receita já manjada de sucesso. Eu fugiria dos iluminator. Estou com os 18WU, acho difícil usar eles no carro sem uma "cirurgia" muito invasiva.

E pra tweeter, EU nao usuária nada menos que o 7000. Se dinheiro não for problema, parte pros beryllium. O plate grande, como eu disse, dá pra conviver quando se leva em conta a sonoridade desses equipos.

Enviado do meu iphodase

Compartilhar este post

Link para o post

Pro carro o mid tem que ser o Revelator, de preferência o 15W em pezinhos, receita já manjada de sucesso. Eu fugiria dos iluminator. Estou com os 18WU, acho difícil usar eles no carro sem uma "cirurgia" muito invasiva.

E pra tweeter, EU nao usuária nada menos que o 7000. Se dinheiro não for problema, parte pros beryllium. O plate grande, como eu disse, dá pra conviver quando se leva em conta a sonoridade desses equipos.

Obrigado pelos comentários. Serão levados em consideração e ajudam na decisão e definição.

Dinheiro é sempre um problema e uma limitação, por isto gosto sempre de usar o bom senso, e escolher algo que tenha um bom custo pelo beneficio que oferece. sem abrir mão da qualidade diferenciada.

Ai lhe deixo a pergunta subjetiva sobre os Tw de:

1) Será que o TW de Beryllium, que custa na faixa de USD 500 cada, traz tanto benefício marginal se comparado a outro da mesma linha do Illuminator de outro material?

Minha experiência diz que chega em um certo nível, aonde os gastos são exponenciais, mas os ganhos marginais. Não seria este um dos casos?

Outras dúvidas que tenho em relação aos mids são:

1) Por que o Revelator e fugir do Illuminator nesta receita comum? Apenas por que todos fazem isto? Ou seria pelo tamanho?

2) O que chama da invasiva? Seria pelo seu tamanho ou profundidade?

3) Como estão instalados no seu carro?

4) Não dá para instalar na porta?

5) Os 18 não daria uma resposta mais baixa?

No mais sobre o projeto, a ideia é mesmo não ter nada invasivo no estilos dos "inhos" (pezinhos, peitinhos, e outros inhos). Mais perto do original e discreto melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Os Mids Revelator são muito bons, tenho os 18w e garanto que tocam muito.

Se vc está se referindo aos mids illuminator, já viu a profundidade deles? Quase que se torna meio.impossível de se instalar nas portas se não fizer doorpods ou pezinhos.

Se não se importa, qual será o restante do Set?

Enviado do meu Sony Xperia Z1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelos comentários. Serão levados em consideração e ajudam na decisão e definição.

Dinheiro é sempre um problema e uma limitação, por isto gosto sempre de usar o bom senso, e escolher algo que tenha um bom custo pelo beneficio que oferece. sem abrir mão da qualidade diferenciada.

Ai lhe deixo a pergunta subjetiva sobre os Tw de:

1) Será que o TW de Beryllium, que custa na faixa de USD 500 cada, traz tanto benefício marginal se comparado a outro da mesma linha do Illuminator de outro material?

Minha experiência diz que chega em um certo nível, aonde os gastos são exponenciais, mas os ganhos marginais. Não seria este um dos casos?

Outras dúvidas que tenho em relação aos mids são:

1) Por que o Revelator e fugir do Illuminator nesta receita comum? Apenas por que todos fazem isto? Ou seria pelo tamanho?

2) O que chama da invasiva? Seria pelo seu tamanho ou profundidade?

3) Como estão instalados no seu carro?

4) Não dá para instalar na porta?

5) Os 18 não daria uma resposta mais baixa?

No mais sobre o projeto, a ideia é mesmo não ter nada invasivo no estilos dos "inhos" (pezinhos, peitinhos, e outros inhos). Mais perto do original e discreto melhor.

Os Scan que eu tenho não vão para o carro. Estou montando um projeto residencial, e um dos fatores é o tamanho dos drivers (e do meu carro, que não comporta alterações sem interferir na ergonomia).

Vamos às respostas:

Os ganhos usando os beryllium podem ser chamados de marginais, porém são Tweeters que superam focal be, dynaudio esotar, 7000. são incríveis. E custam caríssimo.

Os revelator tocam quase como os iluminator, só que com tamanho de falante normal. Os iluminator são ridículos de grandes, e pedem mais de 30L pra tocar tudo o que tem pra oferecer.

Acho que em uma Vera Cruz, tem espaço pra fazer um pequeno box pros 15W sem perder ergonomia.

Compartilhar este post

Link para o post

Seria bom o offtime aparecer aqui, ele tem experiência com SS no carro

Compartilhar este post

Link para o post

P/usar no carro, eu iria no Discovery, q é mais normal.

Compartilhar este post

Link para o post

um amigo meu tem um discovery novo na caixa, ele ia usar mas acabou se separando da muié e agora ta com outras prioridades... se quiser eu vejo com ele se quer vender

Compartilhar este post

Link para o post

Com a economia q se faz pegando um mid discovery, ajuda para pegar um tw melhor do q pensava pegar, ou dá pra começar a pensar num xover passivo.

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

um amigo meu tem um discovery novo na caixa, ele ia usar mas acabou se separando da muié e agora ta com outras prioridades... se quiser eu vejo com ele se quer vender

Obrigado, mas ainda não é a hora de começar a comprar, a não se que seja realmente uma boa oportunidade, para deixar esperando.

Pois ainda tenho que finalizar o carro da minha esposa, antes que eu tenha o mesmo fim que o seu amigo...

Compartilhar este post

Link para o post

Com a economia q se faz pegando um mid discovery, ajuda para pegar um tw melhor do q pensava pegar, ou dá pra começar a pensar num xover passivo.

Será que vale a pena cair no Mid para pegar um tw melhor?

Mas tocou um ponto interessante, que é o uso de cross passivo, pois a ideia desta vez era explorar, e conhecer um pouco mais, um pouco este mundo dos cortes ativos, seja no amplificador ou HU+Processador.

Dei uma olhada na Madisound, e inclusive eles vendem Kits montados com Scanspeak para som automotivo prontos, com algumas opções de cross passivos, cujo preço pelo que vi varia bastante dependendo dos capacitores usados [sA, ESA (+USD 60), MR (+USD 622)].

Sobre o Tw melhor, isto implica necessariamente, em um de tamanho bem maior, que significa por sua vez, sair bem da originalidade, e ter que fazer uma coluna maior ou uma peça grande sobre o painel para coloca-lo, algo que inicialmente estava tentando evitar, mas que não descarto, se o ganho valer realmente a pena.

Por isto que resolvi abrir este tópico, e ver o que o pessoal tem a dizer, antes de resolver...

Compartilhar este post

Link para o post

SIm a idéia inicial era mesmo o primeiro, mas estou bem aberto a pensar em outras opções..Como devo ir de on-axis, vou de modelos que começam com R e não com os D.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...