Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
giordanolopes

[SQPL] Ajuda na escolha de falantes para as portas traseiras.

Recommended Posts

Quero substituir os alto falantes das portas traseiras por outro modelo com mais qualidade e que tenha potência igual ou superior a 100w RMS.

Sei que escolher um falante pela potência não é o melhor caminho num sistema SQPL, mas estou seguindo essa linha de raciocínio porque pretendendo ligar o falante da porta traseira-direita em paralelo com o kit frontal-direito (perdendo o fader), que já possui 100w RMS, fazendo com que essa ligação conjunto/lado seja de 200w RMS com impiedância de 2 ohms, que serão alimentados por uma punch 800a2, que fornecerá 2 canais de 400w em 2 ohms, propiciando um bom headroom para o conjunto (dobro da potência). Quero que o falante da porta de trás suporte a mesma potência que o falante da frente justamente para evitar o envio de potência em excesso, já que o seu posicionamento dificulta a percepção de eventual distorção.

Por enquanto, meu set está funcionando dessa forma:

CD Player Pioneer DEH-80PRS;

Kit duas vias Hertz ESK 165L (100w RMS) nas portas frontais (preparadas);

Midrange do kit duas vias Fosgate FNP 2614 (60w RMS) nas portas de trás (preparadas);

2 subwoofers questo de 10" (350w RMS 2+2 ohms);

1 Punch 800a2 (que vai passar a alimentar os falantes das 4 portas);

1 Punch 800a4 (que vai passar a alimentar os 2 subwoofers, com bobinas em série, cada sub em uma bridge);

Fios speakers shok classic;

3 cabos RCA Shok Reference;

Fios de alimentação RE Áudio;

Bateria original de 45ah no cofre (com reforço do big 3) + 2 auxiliares Moura de 60ah no porta malas.

Com base no meu relato, qual alto falante vocês sugerem utilizar nas portas traseiras sem que prejudique o palco sonoro? Midbass, Midrange, Fullrange ou Coaxial?

Obs. Pretendo investir uns R$ 400,00.

Edit: Corrigi o modelo dos cabos RCA.

Editado por giordanolopes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo sua intenção massss

Acho que isso que vc ta querendo fazer foge bastante do conceito de SQ!

E o seu palco vai ficar ruim

Em fim. Então nesse caso...

Coloque o coaxial da Serie ESK mesmo

Mas eu colocaria ligado direto no player, ou se for amplificar, coloque amplificação independente (Só palpite ok)

Quanto a algo que atrapalhe menos o palco

Eu iria num Fullrange NAR serie 2 (Se prefere polipropileno), ou serie 3 (Se prefere Kevlar)

FAZ um negócio

Me vende esse FOSGATE AEWWWWWW hauahuahaua

Tô zuano hehhe

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Jones. Foge do conceito de SQ.

Meu caso, por exemplo, tenho 2 monstrinhos no PM mas não houve necessidade de colocar coaxiais atrás. Meu kit é forte o suficiente para gerar um palco bonito, centralizado (mesmo sem colunas customizadas) e o pessoal que anda no banco de trás escuta numa boa.

MAS, se mesmo assim deseja um par de coaxiais, pegue o ECX 130 (acho que é esse modelo) pois é o mesmo da linha ESK.

Edit: ah sim, também colocaria ligado direto no player.... sem amplificar. Esse 80PRS controlaria tranquilamente.

Editado por Kired

Compartilhar este post

Link para o post

A explicação do que pretende fazer já mostra que vai fazer errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho consciência que num sistema SQ não se deve utilizar falantes nas portas traseiras, mas fiz essa opção porque gosto de escutar som do lado de fora do veículo nos fins de semana (bem esporádicos e mesmo assim, bem próximo ao carro), então eles trariam um bom "reforço" no sistema para essas ocasiões.

Não quero parecer ríspido, mas gostaria de não entrar nesse mérito para evitar críticas a respeito dessa minha opção e desvirtuar o tópico.

Mas de qualquer forma, adianto que não pretendo andar com um mini system no carro, nem colocar um sistema trio, nem vou animar nenhuma festa (risos).

Fato é que já investi na preparação das portas traseiras e gostaria de utilizar falantes nelas mesmo assim.

Estava bastante tendencioso em utilizar o coaxial da mesma linha do kit frontal, mas ele possui apenas 70w RMS e tenho receio dele receber "sobrepotência" nessa minha ligação/gambiarra, sobretudo quando estiver com volume moderado/alto.

De fato, se eu ligasse os falantes traseiros diretamente no player eu teria como atenuar o volume ou até mesmo desligá-los no dia-a-dia, mas acontece que o sistema já foi finalizado e refazer essa ligação não seria interessante nesse momento.

Não quero que vcs pensem que sou mal agradecido (longe disso), mas ao contrário, agradeço imensamente a ajuda que venho recebendo no fórum e sobretudo de vocês, que deram valiosas dicas ao meu sistema.

Sou novo no SQ e ainda estou na fase de experimentar.

Forte abraço.

Enviado de meu GT-I9070 usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso eu usaria o Fosgate de 4 canais

Sendo um pra cada componente

E deixaria o de 2 canais para os Subs (Da pra tocar um Sub em cada canal tranquilo com esse Fosgate, embora concordo que teria sido mais interessante 2 Questo 4+4 cada um com os terminais em paralelo)

E o Sitema todo trabalharia a 4 Ohms, com folga (Ao invés de deixar tudo trabalhando no TALO), baixos níveis de distorção (sim 4 ohms vai distorcer menos que 2 Ohms) e controle sobre todos os componentes (Inclusive Fader)

Acho que assim seria SQ

Do outro jeito que vc quer fazer será SPL

Tipo

Vc tem um ótimo player

2 AMPS fod@ pra caraleo

Bom Kit, bons subs

Em fim

Tudo pra ter um SQ legal

E tb

Tem tudo pra ter um SPL legal

É escolha sua

Sobre os 70W do coaxial

Relaxa!!! Pode colocar que vai dar

Ou vc realmente pretende ouvir TUDO NO TALO???

Lembre-se que em 2 Ohms, são 200W por canal

Num vai dividir 100 pra cada um

mas os 2 Juntos vão tocar 200W (é diferente saca?)

O fato é o seguinte:

Esses Fosgates sao forte pra BOST@

E dessa forma que vc ta pensando em usar

Vai acabar mandando distorção pros falantes, danificando-os

Olha olha heim!!!!

hehehe

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Então vamos ao seguinte ponto...

Se mesmo assim quer usar o tratamento que fez, e gosta de ouvir fora do carro e etc... procure da linha HSK.

É o modelo HCX. Eles possuem 100rms ( http://www.r2audio.com/audio-e-video-automotivo/coaxiais-triaxiais/hertz-hcx165.html ) certamente vão suprir sua necessidade.

Foge do valor estipulado, mas rendem mto bem!

Dentro desse valor de 400,00 não sei se consegue coisa boa do tipo Hertz, Helix, etc.... ai cai mais para Audiophonic, JBL e por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah

e desculpa

Eu falei que o 2 canais da 200W por canal a 2 ohms

ne não

São 400W por canal a 2 Ohms

Ligando em paralelo dessa forma que quer fazer os 2 falantes estariam tocando como se fosse um canal de 400W a 2 ohms

Eu

acho que a chance de danificar é grande, ainda mais se vc não tiver a manha de regular direitinho pra ouvir sem distorção

Compartilhar este post

Link para o post
Nesse caso eu usaria o Fosgate de 4 canais

Sendo um pra cada componente

E deixaria o de 2 canais para os Subs (Da pra tocar um Sub em cada canal tranquilo com esse Fosgate, embora concordo que teria sido mais interessante 2 Questo 4+4 cada um com os terminais em paralelo)

E o Sitema todo trabalharia a 4 Ohms, com folga (Ao invés de deixar tudo trabalhando no TALO), baixos níveis de distorção (sim 4 ohms vai distorcer menos que 2 Ohms) e controle sobre todos os componentes (Inclusive Fader)

Acho que assim seria SQ

Do outro jeito que vc quer fazer será SPL

Tipo

Vc tem um ótimo player

2 AMPS fod@ pra caraleo

Bom Kit, bons subs

Em fim

Tudo pra ter um SQ legal

E tb

Tem tudo pra ter um SPL legal

É escolha sua

Sobre os 70W do coaxial

Relaxa!!! Pode colocar que vai dar

Ou vc realmente pretende ouvir TUDO NO TALO???

Lembre-se que em 2 Ohms, são 200W por canal

Num vai dividir 100 pra cada um

mas os 2 Juntos vão tocar 200W (é diferente saca?)

O fato é o seguinte:

Esses Fosgates sao forte pra BOST@

E dessa forma que vc ta pensando em usar

Vai acabar mandando distorção pros falantes, danificando-os

Olha olha heim!!!!

hehehe

abs

Vejo que, como eu, você também gosta dos Old School.. Acho eles muito bons (tanto que tenho mais dois RF 4.6x guardados), mas sempre fico em dúvida se os amplificadores atuais não possuiriam mais qualidade/punch que esses meus amps. Sempre me pergunto em qual patamar eles estariam hoje se ainda fossem fabricados com a mesma qualidade. Se equiparariam à qual marca? Mas isso seria assunto para um tópico completo.. Rss

Atualmente, meu sistema está tocando exatamente como vc falou (800a4 para os falantes das 4 portas, mandando 4x100w em 4 ohms e a 800a2 para os subs, mandando 2x200w em 4 ohms), porém, não estou gostando dos graves, pois acho que estão tocando embolados, sem aquele grave encorpado.

Conversando com Renan, da questo áudio, elenquei os motivos que poderiam estar fazendo o grave embolar (Câmara única para os subs, joelho no duto ao invés de curva e baixa potência aplicada) e acreditamos que a terceira hipótese seja a mais provável, razão pela qual pensei em aumentar a potência aplicada nos subwoofers para resolver esse problema.

Já em relação à informação que o amplificador trabalhando em 4 ohms mandaria menos distorção do que o mesmo amplificador trabalhando com impiedância mais baixa (2 ohms, por exemplo), essa regra também se aplica no meu caso, onde na pretensa ligação de 2 ohms ele passará a trabalhar a 50% ou 60% do volume/potência que poderia gerar (o que faria, em tese, ele trabalhar com folga/headroom)?

Por exemplo, meus amplificadores, atualmente, estão fornecendo apenas 400w em 4 ohms (cada), porém, para gerar essa potência ele necessita receber do player 100% do volume e também trabalhar "no limite" dessa configuração para chegar a esse "patamar" de potência (mesmo não sendo a impedância mínima do amplificador), quando que na ligação de 2 ohms ele poderá atingir essa mesma potência (400w) com apenas 50% do "volume" de trabalho, fazendo com que trabalhe com folga. Nesse caso específico, os amplificadores trabalhando em 4 ohms "no limite" mandará menos distorção do que trabalhando em 2 ohms "com folga"?

Levando em consideração que tenho dificuldade de me desfazer dos meus Old School, bem como o fato de que muitos usuários afirmam cabalmente que os hertz esk necessitam de muita potência para tocarem bem, atrelado ao fato de que um sistema com bom headroom trabalharia mais "folgado" e, por fim, que gosto de escutar som com as portas abertas de maneira eventual (o que justificaria a utilização de falantes nas portas de trás, que de qualquer forma já estão "prontas" para recebê-los) que me fizeram optar por fazer essa ligação/gambiarra.

Sei que a questão de som automotivo é muito peculiar e os gostos são muito particulares, mas será que estou tão equivocado ao tentar buscar um sistema SQPL com essa minha configuração?

Como já falei, estou aqui para aprender e todas as opiniões são muito válidas..

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q vc tá indo pelo caminho mais difícil, ou que pelo menos dará o pior resultado.

Minhas dicas:

1ª - Troca os subs por um sub mais forte (uns 600w e 4ohms) ou por 2 subs de uns 300-350w e 2ohms (p/fechar em 4ohms), usa o bridge do 800a2 p/ele(s), enfia uma dutada nesse set e deixa cada canal do 800a4 p/cada porta. Fica muito melhor do que o que vc tá querendo fazer e vai tocar absurdamente.

2ª - Vai precisar de bateria p/alimentar essas crianças.

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post
Acho q vc tá indo pelo caminho mais difícil, ou que pelo menos dará o pior resultado.

Minhas dicas:

1ª - Troca os subs por um sub mais forte (uns 600w e 4ohms) ou por 2 subs de uns 300-350w e 2ohms (p/fechar em 4ohms), usa o bridge do 800a2 p/ele(s), enfia uma dutada nesse set e deixa cada canal do 800a4 p/cada porta. Fica muito melhor do que o que vc tá querendo fazer e vai tocar absurdamente.

2ª - Vai precisar de bateria p/alimentar essas crianças.

No futuro, penso em trocar os amplificadores e não os falantes desse sistema, pois eles são novos e respondem razoavelmente bem para SQPL.

Essas punch's serão utilizadas em outro projeto (mais voltado para spl) que pretendo instalar num 4x4 que tem aqui em casa.

Cogito a possibilidade de adquirir um amplificador mono, classe D, para os subwoofers do sistema atual, justamente pela deficiência de bateria (tenho apenas 165ah hoje).

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem idéia de amp? Vc está com 2 questo não é? Acho que o JBL GTO 7001 vai tocar bonito.

Sent from my Sony Xperia ZQ using Tapatalk.

Compartilhar este post

Link para o post
Tem idéia de amp? Vc está com 2 questo não é? Acho que o JBL GTO 7001 vai tocar bonito.

Antes de comprar os questo haviam sugerido algum Sound Magus, mas confesso que ainda não decidi, pois a prioridade no momento é a compra dos alto-falantes das portas traseiras.. As punch's ainda vão tocar por mais algum tempo.. Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Mano

Esses Classe D mono não vão chegar nem no chinelo do Punch 800a2, ja to avisando!

Sobre bateria

Ta doido?

165A é corrente pra caraleo!!!

Ou vc quis dizer 65Ah?

Compartilhar este post

Link para o post
Mano

Esses Classe D mono não vão chegar nem no chinelo do Punch 800a2, ja to avisando!

Sobre bateria

Ta doido?

165A é corrente pra caraleo!!!

Ou vc quis dizer 65Ah?

Será que nenhum amplificador Classe D chega perto da qualidade/precisão da punch?

Como disse, tenho 165ah mesmo (uma original de 45ah no cofre + duas auxiliares de 60ah, carregadas por um alternador de 90ah), mas acredito ser pouco devido aos inúmeros comentários sobre o alto consumo das punch's, ainda mais se eu ligá-las da forma que mencionei no início do tópico (800a2 para as portas e a 800a4 para os subs, ambas fornecendo os 800w, mesmo que não os exija sempre).

Compartilhar este post

Link para o post

Quer um classe D top? Hertz HDP 1.

Compartilhar este post

Link para o post

É

Acho que o HDP1 deve dar uma pressão! Realmente é um ótimo classe D

Mas ainda acho que vai ser meio dificil bater o punch hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ainda acho que vai ser meio dificil bater o punch hehe

Ok..... então o que acha de JBL GTO 14001 ?

[¨]

Editado por Kired

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo que, como eu, você também gosta dos Old School.. Acho eles muito bons (tanto que tenho mais dois RF 4.6x guardados), mas sempre fico em dúvida se os amplificadores atuais não possuiriam mais qualidade/punch que esses meus amps. Sempre me pergunto em qual patamar eles estariam hoje se ainda fossem fabricados com a mesma qualidade. Se equiparariam à qual marca? Mas isso seria assunto para um tópico completo.. Rss

Atualmente, meu sistema está tocando exatamente como vc falou (800a4 para os falantes das 4 portas, mandando 4x100w em 4 ohms e a 800a2 para os subs, mandando 2x200w em 4 ohms), porém, não estou gostando dos graves, pois acho que estão tocando embolados, sem aquele grave encorpado.

Conversando com Renan, da questo áudio, elenquei os motivos que poderiam estar fazendo o grave embolar (Câmara única para os subs, joelho no duto ao invés de curva e baixa potência aplicada) e acreditamos que a terceira hipótese seja a mais provável, razão pela qual pensei em aumentar a potência aplicada nos subwoofers para resolver esse problema.

Já em relação à informação que o amplificador trabalhando em 4 ohms mandaria menos distorção do que o mesmo amplificador trabalhando com impiedância mais baixa (2 ohms, por exemplo), essa regra também se aplica no meu caso, onde na pretensa ligação de 2 ohms ele passará a trabalhar a 50% ou 60% do volume/potência que poderia gerar (o que faria, em tese, ele trabalhar com folga/headroom)?

Por exemplo, meus amplificadores, atualmente, estão fornecendo apenas 400w em 4 ohms (cada), porém, para gerar essa potência ele necessita receber do player 100% do volume e também trabalhar "no limite" dessa configuração para chegar a esse "patamar" de potência (mesmo não sendo a impedância mínima do amplificador), quando que na ligação de 2 ohms ele poderá atingir essa mesma potência (400w) com apenas 50% do "volume" de trabalho, fazendo com que trabalhe com folga. Nesse caso específico, os amplificadores trabalhando em 4 ohms "no limite" mandará menos distorção do que trabalhando em 2 ohms "com folga"?

Levando em consideração que tenho dificuldade de me desfazer dos meus Old School, bem como o fato de que muitos usuários afirmam cabalmente que os hertz esk necessitam de muita potência para tocarem bem, atrelado ao fato de que um sistema com bom headroom trabalharia mais "folgado" e, por fim, que gosto de escutar som com as portas abertas de maneira eventual (o que justificaria a utilização de falantes nas portas de trás, que de qualquer forma já estão "prontas" para recebê-los) que me fizeram optar por fazer essa ligação/gambiarra.

Sei que a questão de som automotivo é muito peculiar e os gostos são muito particulares, mas será que estou tão equivocado ao tentar buscar um sistema SQPL com essa minha configuração?

Como já falei, estou aqui para aprender e todas as opiniões são muito válidas..

Abraço.

Sobre esse meu comentário anterior, o que vocês têm a dizer? Será que estou viajando na maionese ou existe algum fundamento válido nele? Rss.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok..... então o que acha de JBL GTO 14001 ?

[¨]

O JBL é mais forte

Mas a qualidade desses Punch antigos é de otro mundo veio!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre esse meu comentário anterior, o que vocês têm a dizer? Será que estou viajando na maionese ou existe algum fundamento válido nele? Rss.

Abraço.

Olha, não sou o maior conhecedor de eletrônica, mas dou meus pitacos rsrsrs.

Falta de potencia com certeza não interfere no "embolo" que está o grave.

Trabalhando com 4ohms no limite ou em 2ohms com 50% de folga, eletronicamente para o Amp é a mesma coisa, ele vai e trabalhar no mesmo patamar.

Quando se trabalha com menor impedância o amplificador trabalha com maior distorção, isso é de todos os tipos de amplificadores, então quanto maior a impedância de trabalho, menor será a distorção gerada pelo mesmo, Nesse caso. 200x4ohms possui menos distorção que 400x2ohms.

Consequentemente quanto maior a Impedância de trabalho maior será o "Damping Factor" que ajuda a controlar o movimento do cone. Então o falante trabalha mais comportado.

Se mudar a configuração e passar a usar em os módulos em 2 Ohms, sem mais nenhuma alteração, é provável, que o "embolo" piore.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, não sou o maior conhecedor de eletrônica, mas dou meus pitacos rsrsrs.

Falta de potencia com certeza não interfere no "embolo" que está o grave.

Trabalhando com 4ohms no limite ou em 2ohms com 50% de folga, eletronicamente para o Amp é a mesma coisa, ele vai e trabalhar no mesmo patamar.

Quando se trabalha com menor impedância o amplificador trabalha com maior distorção, isso é de todos os tipos de amplificadores, então quanto maior a impedância de trabalho, menor será a distorção gerada pelo mesmo, Nesse caso. 200x4ohms possui menos distorção que 400x2ohms.

Consequentemente quanto maior a Impedância de trabalho maior será o "Damping Factor" que ajuda a controlar o movimento do cone. Então o falante trabalha mais comportado.

Se mudar a configuração e passar a usar em os módulos em 2 Ohms, sem mais nenhuma alteração, é provável, que o "embolo" piore.

Obrigado, agora consegui entender melhor.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...