Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RiQuati

sugestão de kit 2 vias 5" BBB DIY ativo

Recommended Posts

Então amigos... carro novo vindo, um monte de som de armário e desta vez o 2 vias não 'entra'!!! :) Tou com 2 kits 2 vias (focal polyglass 6"+Hat L3se para usar ativo, e um GM Epic 6") guardados e o carro novo que está vindo tem espaço para 5" !!!

Como os 2 heads possíveis (Alpine cda7998 e original+Mosconi 4to6D) são ativos, nem tou me preocupando muito com os crossovers passivos do kit... pode ser kit montado (pensei em mid Dayton 5" + aquele tweeter Seas pequeno com tela), pode ser kit pronto (pensei no Focal PS130 sem usar o cross original, aproveitando só os drivers), pode ser híbrido entre marcas... é coisa pra daqui 2/3 meses, quando me recapitalizar. A idéia é usar os espaços originais (mid 5" na porta e tw no painel) para não bagunçar muito logo de cara, guardando o conjunto Focal+Hat pro futuro segundo carro (aí sim, mexer à vontade em forro, painel, etc). Se for pra bagunçar, nem penso 2x e já monto com o conjunto, que tá me matando de curiosidade - mas isso inclui cortar o plástico do forro de porta, abrir pra 6", moldar colunas, etc...

Alguém tem uma sugestão BBB para kit 5" ativo decente? Cheguei a pensar até em montar um híbrido de Morel (tw) e Focal (um parzinho de mids 5"), ou algo assim. Trazer de fora tbem pode rolar, desde que não seja nada extra-hiper-caro.... lembro que tinha uns mids Dayton que o pessoal do DIYMA usava e recomendava, série RS snme. E uns tweeters SEAS com tela, pequenos, que o pessoal daqui usava e curtia; como vai ser tudo ativo, e provavelmente amplificado pelo PPI PC450 (60w, na medida), acho que dá pra encarar estes drivers avulsos sem medo. Dei uma olhada nos classificados atuais (vai que topo com uma oportunidade em 5"), e inclusive estou cogitando colocar o Epic à venda por lá para capitalizar. Outro dia o Guto vendeu uns mids Morel que, se eu soubesse que ia mesmo pegar o Fluence, tinha arrematado. Agora já era...rs...

abs, e qqer sugestão/dica é bem vinda!! :legal:

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah as propostas divergem bastante, de carro quase original a ter dois carros, um exclusivo

Eu abria a porta pra um mid de 6" e colocava os L3se em colunas nesse carro mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Faz um anúncio de troca do teu kit e vê o que aparece. ;) Às vezes, alguns users tem algumas coisas guardadas e ñ anunciadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo Alves, fiz o anúncio de venda do Epic - não vale a pena manter 2 kits na mesma medida, achei mais viável vender o Epic e guardar o frank (Focal+l3se).

Bocotte, é uma alternativa legal... lembro que são várias linhas, vou pesquisar e ver qual é a mais indicada pra uso automotivo (e dentro do orçamento).

Cristiano, que dá vontade, dá. Mas quero ver atrás do forro o espaço, e se ele interfere em mais alguma coisa. As colunas são susse, já até achei usadas na net...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to querendo comprar m L3se... De repente da jogo...rsrsrsr

vixi Guto... o par de l3se tá na categoria 'invendáveis'... hehe... foi comprado na sorte (o GuilhermeFKN estava vendendo, e eu indo exatamente para Curitiba passar férias), agora já consegui as telinhas originais, o midbass (focal polyglass 6") para tocar junto, as telas originais pro midbass. Este vou ficar devendo pra tí. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Buaaaaaaaaaa....

Bom, ja chorei, enxuguei as lagrimas. Agora vou tentar ajudar....hehehe

Pq não um HAT imagine???? Excelente mit pelo preço

Tem um vendendo no ml por 750,00 dilmas

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Tou pensando bem na HAT mesmo, Guto... tem Imagine, Unity, Clarus, todos 5". A vantagem é que se resolver montar o l3, posso guardar o tweeter pro segundo set, combinado com o focal, já que ambos serão ativos mesmo.

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tou pensando bem na HAT mesmo, Guto... tem Imagine, Unity, Clarus, todos 5". A vantagem é que se resolver montar o l3, posso guardar o tweeter pro segundo set, combinado com o focal, já que ambos serão ativos mesmo.

abs,

Ricardo.

Se já tem o L3, eu tb iria de HAT.

Compartilhar este post

Link para o post

Desci agora pro carro com os L3Se e telinhas... senhores, a casinha alí é show. Tem um espaço pra tweeter com tela removível, que ventila diretamente pro painel. Fica perto (colada) da coluna A, e abaixo do nível de visão (painel baixo, há uma 'tampa' plástica subindo do painel até o para-brisas), de forma que não atrapalha em nada uma 'casinha' pro L3se alí. Se não quiser usar este espaço, tem os quadradinhos dos retrovisores, igual ao que o Joel SS fez no Corsa dele, show também - os do Fluence são enormes, se ventilarem para a porta, rola de boa. Caraca, foi só me livrar as janelinhas modernosas que encontrei espaço útil pros falantes...rs...

Compartilhar este post

Link para o post

....HAT Unity 5" chegando no set... :) :)

Aguardando comentários. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Bocotte, é uma alternativa legal... lembro que são várias linhas, vou pesquisar e ver qual é a mais indicada pra uso automotivo (e dentro do orçamento).

São meus falantes preferidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Bocotte, eu tinha pensado seriamente em importar os SS (correndo o risco da taxação, mas ainda assim valeria a pena).... aí apareceu um Unity bom de preço e bem novinho, abracei. Como vem com o tw do Clarus, que dizem ser bom, de repente rola um reforço no top end do l3se via cross passivo simples no tweeter (apenas uns caps bons, 6db/oitava). Penso tbem se não compensa usar o Unity apenas, de forma ativa, e guardar o L3se pra um projeto futuro (vai sobrar o mid polyglass 6" tbem, 'fecha' o kit certinho).

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Ricardo, bela escolha. Já ouvi esse kit num evento da Sigma e toca muito bem. Estou aqui com um Clarus que usa o mesmo tw e muda um pouco o crossover e o mid, mas acho que esse vou usar num futuro projeto residencial.

Estou de olho tb no seu tópico do projeto. Não dei pitaco ainda pq não conheço o carro pessoalmente. Estou aqui torcendo para que dessa vez saia esse som.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Gariba!!!

Cara, desta vez tem de funcionar - o som original é horrível...kkkk.... num tem nem como ouvir direito. Tou pensando em usar o mid do Unity, o l3se e um sub JL pequeno, guardando tw e cross do kit para caixinhas residenciais. Desta vez o carro colabora, tou com algum tempo, só tá faltando $tempo$ - a troca de carro saiu + cara do que eu planejava, mas tá bom demais; é questão de tempo pra resolver só.

No mês que vem vou começar a abrir forros, medir, etc... não sei se vc. ainda está lidando com isso, mas se estiver vou te incomodar com uns baffles pro mid e full...hehe...

abração,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bocotte, eu tinha pensado seriamente em importar os SS (correndo o risco da taxação, mas ainda assim valeria a pena).... aí apareceu um Unity bom de preço e bem novinho, abracei. Como vem com o tw do Clarus, que dizem ser bom, de repente rola um reforço no top end do l3se via cross passivo simples no tweeter (apenas uns caps bons, 6db/oitava). Penso tbem se não compensa usar o Unity apenas, de forma ativa, e guardar o L3se pra um projeto futuro (vai sobrar o mid polyglass 6" tbem, 'fecha' o kit certinho).

abs,

Ricardo.

Curti!

Tem tudo pra ficar TOP!

Compartilhar este post

Link para o post

Eita ansiedade... doido para ver o kit 'ao vivo'. Andei pensando na amplificação dele, os amps são certeza já - Mosconi One 120.4 e Arc Mini 2 canais. Só não descobri ainda 'quem com quem', exceto o midbass, que vai no Mosconi. O Arc teoricamente é menos potente (75w vs 120w), e promete ser mais refinado, pensei em tocar os tweeters ou o L3se com ele, deixando a bridge do Mosconi pro sub (provavelmente um 8" ou 10", maior que o 6w3v3, e mais pesado - pensei bem, sedan, grande, tenho minhas dúvidas se perceberia o 6w3v3 no porta-malas, e dentro do carro não rola).

De qqer forma, o dilema do kit tá resolvido; creio que em alguns dias chegue para mim. Falta só analisar se será 2 vias (mid, tw), 2 vias (mid, full) ou 3 vias (mid, full, tw). Como terei 3 vias ativas pelo menos (processador), tá de boa... o 7998 infelizmente saiu do projeto, a frente não teria espaço pra se movimentar e esbarraria no câmbio na posição 'P'.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Ricardo, bela escolha. Já ouvi esse kit num evento da Sigma e toca muito bem. Estou aqui com um Clarus que usa o mesmo tw e muda um pouco o crossover e o mid, mas acho que esse vou usar num futuro projeto residencial.

Estou de olho tb no seu tópico do projeto. Não dei pitaco ainda pq não conheço o carro pessoalmente. Estou aqui torcendo para que dessa vez saia esse som.

Abraço.

Falaê, Gariba e pessoal.

Comprei um Imagine 6" usado e gostei bastante. Como disse o Guto, excelente kit pelo preço, me surpreendeu.

Então, estou bem interessado em comentários e comparações entre o HAT Unity e o Clarus, estou me decidindo também entre um dos dois (no meu caso, 6" mesmo).

Como o pessoal deve saber, o HAT Unity combina o mid do Imagine com o tweeter e cross do Clarus. Ou seja, teoricamente a única diferença entre Clarus e Unity seria o mid driver. Ainda assim, o Clarus é cerca de 50% mais caro que o Unity.

Então, pergunta simples aos que ouviram tanto Clarus quanto Unity: a diferença de qualidade é significativa pra justificar o preço do Clarus?

Abraço a todos.

Valeu, abraço a todos!

Editado por Roger_mr

Compartilhar este post

Link para o post

Roger, o cross do Unity é parecido visualmente e tem os mesmos cortes snme, mas o do Clarus tem alguns diferenciais, especialmente nos conectores (e snme faz biamp, que o Unity não faz). O do Unity já é bem-construído, cap de filme, bobina air core, etc... gosto da filosofia deles (cross simples e bem-feito, falantes com resposta linear dentro da faixa pretendida, ausência de correção via crossover, etc).

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Falaê, Ricardo, bem observado.

De fato o cross não parece ser exatamente o mesmo nas linhas HAT Clarus e Unity, mas pelas palavras do fabricante, realmente o cross do Unity é em grande parte baseado na linha Clarus.

Pelo que vi por aí, como vantagens sobre o mid do Unity, o mid do Clarus teria um xmax um pouco maior (7mm vs 6mm), cone com área um pouco maior, maior potência e um fs um tanto menor (50Hz contra 75Hz do Unity).

Mais do que diferenças técnicas, continuo bem interessado em impressões de quem já ouviu. O Unity me parece ter um custo-benefício muito interessante mesmo.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, agora que vi. O mid do Clarus é bem cavalinho, embora não demonstre isso na aparência. Quanto ao cross, não sei se há diferenças internas, mas parece usar a mesma carcaça, porém, no kit Clarus, os terminais são de pressão e tem a opção atenuar ou dar ganho no tw. Ambos não aceitam biamplificação. Os tws, segundo o importador, são os mesmos, embora tenham siglas diferentes. Desconheço a informação de que os mids do Unity sejam os mesmos do kit Imagine. Visualmente são diferentes (do kit Imagine possui phase plug e do Unity possui calota).

Quanto aos valores, eu estou com o Clarus e na minha opinião vale oq toca.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...