Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Juliano1990

Projeto Parati GL 91 1.8 Turbo, aceito sugestoes

Recommended Posts

eai, galera sou novo aqui no forum, tenho uma Parati GL 1.8 1991 retificada, que no momento está com 9500km e que venho restaurando fazem 4 anos já,

e agora depois de ter completado a parte estética interior e exterior estou planejando preparar o motor, uma preparação pra uso na cidade e pra longo prazo, e pelo que pesquisei com preparadores e em forums acho que melhor maneira pra mim é a Turbina e com a configuração a seguir, porém quero ver algumas opinioes diferentes sobre o meu projeto e tbm tenho algumas duvidas que vou citar após a configuração da preparação *(aceito sugestoes):

 

-quase tudo forjado: pistoes e pinos, bielas, parafusos/prisioneiros do cabeçote e mancais

- turbina .50

-1,0 bar + de pressao, ainda na duvida

-comando de válvulas 49G, ainda na duvida

-carburador 2E ou 3E

-embreagem "elástica" / de ceramica

 

duvida 1: quero saber qual é a diferença de um 1,0 pra com 1,2 bar de pressao, dá muita diferença de um pro outro? OBS: eu sei que vai ser mais gastador de 4,5 a 6/litro porém quero saber sobre essa diferença que citei, estou disposto a gastar, nao disse que quero economizar!!!!!!!!!! (faz 7km/litro original na cidade, normal sem usar ponto morto)

 

duvida 2: tbm gostaria de saber qual pressao vcs utilizariam com tudo forjado MENOS cambio e virabrequim, como citei denovo ainda),

e COM cambio e virabrequim forjados, pra quanto aumentariama pressao?

 

duvida 3: qual a diferença de funçao/desempenho e de preço dos Carburadores 2E e 3E?

 

duvida 4: o óleo do motor vai continuar o mesmo do motor original após turbinado?

 

duvida 5: a manutenção de um turbinado forjado de 200cv é muito diferente pra um de 250cv? (nao estou falando de consumo de combustivel)

 

duvida 6: o que se faz para quebrar um motor, pisar demais/aumentar demais o giro?

 

duvida 7: reforço de carroceria (barra) a partir de quantos cv/pressao usar?

 

duvida 8: "volante aliviado", em que ajuda, ajuda muito e se vale a pena fazer, ou é pra aspirado? e quanto custaria?

 

duvida 9: tenho aros 15", ajudaria colocar aros 16" na traseira pra uma aderencia do carro maior? (obs: a tração é dianteira, e nao quero por maior do que 15" na frente pois quase pega mesmo sem estar rebaixado)

 

duvida 10: taxa de compressao do motor, em que influencia? é mais um fator no risco de quebra ou algum outro problema? quanto usar de taxa com a configuração que citei e 1,2bar por exemplo?

 

duvida 11: fazendo a manutenção 100% correta e sem fazer besteira, pisotear muito no carro, quanto vcs acham que roda um turbinado forjado, 50, 60, 70, 80, 90 mil km??

 

agradeço qualquer opiniao!!

Editado por Juliano1990

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ouvi falar que esse motor 1.8 AP com comando 280 e 3E fica bem nervoso. Sobre o turbo, acredito que o consumo fica em torno de 5km/L na pressão de 1kg. Se for forjar é melhor colocar acima de 1kg

 

Enviado do meu humilde smartphone

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Joao Marcos> oq vc quer dizer com "é melhor acima de 1kg?" se colocar menos tem algum problema? vlw

 

 

sosomrio> vo procurar, vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera, vcs sabem me dizer esses preços +-??

 

pistoes forjados R$?

bielas forjadas R$?

parafusos do cabeçote forjados R$?

mancais forjados R$?

cambio forjado R$? (e o que exatamente de peças se colocam forjadas no cambio)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procure um bom preparador.

 

Vai gastar entre 10-15k com ele forjado e 5-6k sem forja.

 

Carburador ? Esqueça , estamos em 2014, fueltech-Pandoo ou injeção Mi com remap nele.

 

90mil km num motor turbo forjado ? Kkkkk

 

 

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de tapatalk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque se vai forjar é pra colocar acima de 1kg. Sem forjar ele aguenta até 1kg de pressão. Forjar e andar com pressão baixa não tem graça, já que pode colocar uma pressão maior. Acho que não vai valer a pena turbinar. Melhor trocar o comando de válvulas, coloca o 49G que deixa ele mais esperto, ou coloca um comando mais nervoso que este (274, 276, 280, 284°) coloca um coletor 4x1, e uma injeção eletrônica dos APs mais "modernos", ou compra uma FuellTech. Turbo com 90mil km ? é bem difícil chegar até la, você vai sempre ter que ir dar uma visita pro mecânico, talvez até casar com ele kkk

Um kit forjado motor deve sair em torno de 3mil, no cambio não sei te dizer.

Editado por Joao Marcos11

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

topico atualizado com novas duvidas!!

 

artsompb> pelas minhas contas vou gastar menos de 10k pq nao vou forjar cambio nem virabrequim, mas em relação a quanto vai andar, se tu acha que 90000 é muito, entao quanto? fazendo a manutenção 100% correta? (e sem pisotear toda hora e fazer besteira)

essas injeções sao tranquilas de por? ou dá muita adaptação (encomodo)? o preço ja ouvi falar que é em torno de 1300,00 ou pouco mais, correto?

vlw!!

 

joao marcos> to ligado, to melhorando minhas ideias, vai ser no minimo 1,0 bar mesmo, mas vo turbinar sim cara, só trocar comando, coletor 4x1 e outras coisinhas aspirado nao muda muita coisa nos hp e gasta tbm, e se for pra turbinar entao vo forjar, mas o comando 49G com a turbina é oq o pessoal tem me dito mesmo, acho que é isso q vou por, vlw!!

Editado por Juliano1990

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

10k em que ? Peças basicas?

 

Aprenda que uma fueltech ft300 custa 1300$ mais sem $3000 no bolso você não coloca ela no carro.

 

Um motor forjado sai 4k a parte de baixo vira-biela-pistão parafusos e prisioneiro forjados , adicione 2k de peças e retrabalho do cabeçote.

 

Cambio no mínimo um blocante 80% simples de porca +3ª e 4ª forjada.

Vai 1500$

 

Turbina vai uns 1500$ numa garret 50-63 linha R ou Gt.

 

Kit turbo + escape uns 1800$ num lugar bom.

 

Coloque ai mais uns 2k de miudezas e uns 2-3k de MO.

 

 

Vai muita grana , porem vai ter um carro de 350-400+cv na roda o que demanda mais uns 5k entre freios redimencionados , suspensão e pneus.

 

 

 

Eu faria algo bem mais básico , motor 1.9 "vira1.8 pistão 2.0" original , nada forjado.

 

Comandinho para turbo e um retrabalho básico de cabeçote.

 

Kit turbo pulsativo básico com turbina 50-50.

 

Injeção dos AP Mi remapeada e com bicos maiores.

 

 

Com 0,8-1kg vai ter seus 200 cavalos , manutenção simples , e vai gastar 5-6k , se o uso for esporádico e bem cuidado um motor desse pode sim chegar nos 90Kkm.

 

 

 

 

 

 

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de tapatalk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

10k em que ? Peças basicas?

 

Aprenda que uma fueltech ft300 custa 1300$ mais sem $3000 no bolso você não coloca ela no carro.

 

Um motor forjado sai 4k a parte de baixo vira-biela-pistão parafusos e prisioneiro forjados , adicione 2k de peças e retrabalho do cabeçote.

 

Cambio no mínimo um blocante 80% simples de porca +3ª e 4ª forjada.

Vai 1500$

 

Turbina vai uns 1500$ numa garret 50-63 linha R ou Gt.

 

Kit turbo + escape uns 1800$ num lugar bom.

 

Coloque ai mais uns 2k de miudezas e uns 2-3k de MO.

 

 

Vai muita grana , porem vai ter um carro de 350-400+cv na roda o que demanda mais uns 5k entre freios redimencionados , suspensão e pneus.

 

 

 

Eu faria algo bem mais básico , motor 1.9 "vira1.8 pistão 2.0" original , nada forjado.

 

Comandinho para turbo e um retrabalho básico de cabeçote.

 

Kit turbo pulsativo básico com turbina 50-50.

 

Injeção dos AP Mi remapeada e com bicos maiores.

 

 

Com 0,8-1kg vai ter seus 200 cavalos , manutenção simples , e vai gastar 5-6k , se o uso for esporádico e bem cuidado um motor desse pode sim chegar nos 90Kkm.

 

 

 

 

 

 

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de tapatalk.

 

nao vou mexer no cabeçote, só vou por pistoes do 2.0, nao vou forjar cambio nem virabrequim pq nao vale a pena pra mim, isso é coisa pra pista ou pra quem quer + de 350cv creio eu, e meu projeto é ali pelos 220-270cv, vou por uma embreagem de fibra pra turbo, pistoes (82mm), pinos, bielas, mancais e prisioneiros tudo forjado (isso tudo fica em torno de 2,5k, meu mecanico consegue isso com desconto pra CNPJ, inclusive a injeção fueltech), comando ZBA pra turbo, to ligado que vo gasta uns 4000,00 na injeção, turbina vai ser uma .50, e no kit turbo e escapamento aqui onde moro nao chega a 1800,00, desse jeito fica nos 10k sim ou um pouco mais, o que sobe muito o preço é forjar virabrequim e cambio, mas pra mim nao é útil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então mete bala , fico acompanhando aqui o projeto.

 

 

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de tapatalk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então mete bala , fico acompanhando aqui o projeto.

 

 

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de tapatalk.

 

blza vlw pelas dicas, o gasto vai ser entre 10 e 14 mil mesmo, contabilizei certinho numa tabela dai o cara ve com mais clareza, grana vai mesmo kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resultados?? Ta pronta? Conseguiu legalizar aqui no RS? Acho que vou pro um supercharger no meu 1.6! Os policia olham e deixam passar rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...