Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
André Lima

Definição : OItavas

Recommended Posts

Lendo sobre crossovers, surgiu-me uma dúvida com relaão as oitavas tão referidas nesse asunto?

Tendo -se o conceito:

Oitava - A oitava relaciona-se com a freqüência da seguinte forma: dobrando-se a freqüência tem-se uma oitava acima da referência, dividindo-se a freqüência por dois tem-se uma oitava abaixo. Por exemplo, uma freqüência de 400 Hz está em uma oitava abaixo de outra de 800 Hz, e uma oitava acima de uma de 200 Hz.

Essa definição seria apenas um dogma da eletrônica p facilitar cáculos ou teria alguma relação com nível de energia das ondas em determinadas frequências? Existe alhuma explicação p essa "grandeza" além da própria definição?

Agradeço a todos,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, esse nome oitava vem da musica. Na musica pelo menos ocidental, temos 7 notas, e a cada grupo de 7 notas (que com seus acidentes formam 12 semitons), vc tem uma repeticao do grupo de notas, que sao do, re, mi, fa, sol, la, si. A 8a nota depois de o inicio de uma serie dessas tem exatamente o dobro da frequencia (por exemplo, quando vc toca um do uma oitava acima de um outro do, vc tem o dobro da frequencia deste do).

Como eh uma relacao logaritmica, ela eh bastante conveniente para calculo com decibeis, taxas de atenuacao em circuitos com malhas RLC, e assim por ai...

Compartilhar este post

Link para o post
Essa definição seria apenas um dogma da eletrônica p facilitar cáculos ou teria alguma relação com nível de energia das ondas em determinadas frequências? Existe alhuma explicação p essa "grandeza" além da própria definição?

Oitava vem de oito. Sete são as notas musicais. dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Uma nota acima da escala (a oitava nota) é outro dó (e será mais agudo que o outro). Supondo que o 1º dó é 50 Hz, uma oitava acima (ou seja, quando iniciar outra escala), será novamente um dó, e será 100 Hz. Como vc vê, está sim, relacionado à grandeza, e tem uma razão de ser.

Parece simples, mas eu que já toquei em banda de colégio demorei pra burro pra tirar esta curiosidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Lendo sobre crossovers, surgiu-me uma dúvida com relaão as oitavas tão referidas nesse asunto?

Tendo -se o conceito:

Oitava - A oitava relaciona-se com a freqüência da seguinte forma: dobrando-se a freqüência tem-se uma oitava acima da referência, dividindo-se a freqüência por dois tem-se uma oitava abaixo. Por exemplo, uma freqüência de 400 Hz está em uma oitava abaixo de outra de 800 Hz, e uma oitava acima de uma de 200 Hz.

Agradeço a todos,

acho que está procurando pelo em ovo.... mas

bem o sistema musical proposto por Sâo Tomaz de Aquino na idade média era de 7 notas. Essas notas se repetem a cada 7 notas porem com o dobro da frequência.

Ou seja

A, B, C, D, E, F, G segunda oitava A, B, C, D, E, F, G Terceira oitava A, B, C, D, E, F, G e assim por diante

Desta forma se o A (Vulgo lá) possui 440 Hz de frequência fundamental, o Próximo A uma oitava acima terá 880 Hz e uma oitava abaixo 220 Hz..

POr isso o nome de oitava...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço enormemente a vcs todos. Como naum tenho conhecimento música isso me intrigou bastante, Mas já suas repostas já foram bastante elucidativas.

Qdo se fala de crossover, ao aumentarmos os db na relação db/ oitava (EX: 12db/oitava), estamos nos referindo a uma atenuação de respectiva intensidade ( Ex: 12 Db) em uma faixa ou banda uma oitava acima ou abaixo ou em banda , dependendo do tipo de corte da frequÊncia estípulada? E qto maior a intensidade de corte ( 6, 12, 24,.. Db/oitava ) menos intenso é o sinal referente a uma oitava ( acima ou abaixo), é isso mesmo?

Com relação a ondulatória e a teoria musical, ainda terei q estudar um pouco mais, principalmente o q diz repeito a o q caracteriza uma nota músical ( freq ou qtde de harmônicos componente, tipo o q diferencia uma nota dó 50 hz ou em 100hz e o q fazem estas mesmas notas serem consideradas dó). Mas isso fica p posteriori.

Agradeço novamente,

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

O fato de uma oitava ser o dobro da frequencia eh uma agradavel coincidencia da natureza com uma proporcao matematica mais intuitiva para os calculos..... Pois na epoca que isso foi inventado, acho que nem Hertz tinha existido (nao lembro de que epoca era ele, mas acho que jah existia eletricidade).

Soh pra complementar, Fourier provou que um sinal qualquer pode ser composto de infinitas harmonicas (senoides puras, espacadas de 1 oitava). Mas como no padrao do cd temos uma amostragem de 22.1kHz com corte em torno de 80dB/8a em 20kHz, na pratica temos harmonicas de até 20kHz gravados num cd. Nao temos harmonicas maiores pois Nyquist provou que pra reconstruir um sinal de digital para analógico, nós temos que ter pelo menos 2 amostras em 1 periodo do sinal, do contrario temos rebatimento (ou seja, um espelhamento no espectro, que implica que um sinal de 30kHz seja reproduzido a aproximadamente 14kHz e assim vai. Eh a mesma razao pela qual uma roda parece ficar parada ou girar ao contrario quando filmada por uma camera).

Ah, na gravacao de um cd, pra fazer esse passa baixas de 80dB/8a, em vez de fazer um filtro cabuloso, o que se faz eh gravar o original com uma taxa de amostragem muito maior (por exemplo 192kHz), com um filtro com uma taxa muito mais realizavel e que introduz menos rotacao de fase, depois descarta-se amostras montando um sinal de 44.1kHz que eh gravado no cd (ou na frequencia que seja, dependendo da midia a ser usada, mas o formato cd de audio impoe 44.1kHz).

E mais outra. Agora que foi falado de Fourier e as harmonicas que compoe um sinal (que sao oitavas subsequentes), podemos apresentar o conceito de distorcao por intermodulacao e distorcao harmonica.

Distorcao harmonica eh a relacao entre a potencia das harmonicas em relacao a uma entrada com uma frequencia fundamental pura (fundamental eh a 1a oitava do sinal, que nos amplificadores comerciais geralmente eh medido a 1kHz). Todas as harmonicas desse sinal puro de 1kHz na saida desse amplificador (ou seja, 2kHz, 4kHz, 8kHz e assim vai) sao distorcao harmonica, que eh medido em porcentagem, e que nosso ouvido eh razoavelmente tolerante !

Distorcao por intermodulacao. Eh quando temos na saida uma componente que nao eh harmonica do sinal de entrada, medido em porcentagem em relacao a fundamental. Como exemplo, para uma entrada com uma frequencia pura fundamental de 1kHz (valor soh citado pra exemplo), se na saida temos uma componente de 1.2kHz essa componente eh distorcao por intermodulacao. Esta componente nao eh harmonica do sinal de entrada, e eh gerada pelas nao-linearidades dos transistores e outros dispositivos usados que nao sao lineares (transistor eh aproximadamente linear em alguns limites, que eh a faixa aproveitada nos amplificadores de audio). Nosso ouvido eh MUITO mais sensivel a esse tipo de distorcao do que a distorcao harmonica. A distorcao harmonica geralmente causa uma variacao pequena timbre do sinal de entrada, enquanto a distorcao por intermodulacao geralmente ferra tudo...

Denso esse topico, mas tem muita coisa aqui que o pessoal vai pensar por uns bons meses, e depois vai poder questionar muitos "conceitos" disseminados por ai.

Editado por Mogar

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, esse nome oitava vem da musica. Na musica pelo menos ocidental, temos 7 notas, e a cada grupo de 7 notas (que com seus acidentes formam 12 semitons), vc tem uma repeticao do grupo de notas, que sao do, re, mi, fa, sol, la, si. A 8a nota depois de o inicio de uma serie dessas tem exatamente o dobro da frequencia (por exemplo, quando vc toca um do uma oitava acima de um outro do, vc tem o dobro da frequencia deste do).

Como eh uma relacao logaritmica, ela eh bastante conveniente para calculo com decibeis, taxas de atenuacao em circuitos com malhas RLC, e assim por ai...

O sistema semitonal foi proposto no final do seculo XV e popularizado por JS Bach com o lançamento dos estudos para cravo (cravo bem temperado) no inicio do século XVI... desde então temos os semitons chamados tambem de acidentes.

Entretanto a musica oriental já utilizava o sistema quartitonal desde do seculo 4 AC, mesmo que intuitivamente.

Depois de um pouco de historia...

Bem quando falamos que a atenuação é de 12 dB oitava num crossover, entendemos que teremos 12 dB de atenuação na oitava inferio à frequência de cortem, no caso de um high pass ou na oitava superior no caso de um filtro low pass.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

O sistema semitonal foi proposto no final do seculo XV e popularizado por JS Bach com o lançamento dos estudos para cravo (cravo bem temperado) no inicio do século XVI... desde então temos os semitons chamados tambem de acidentes.

Entretanto a musica oriental já utilizava o sistema quartitonal desde do seculo 4 AC, mesmo que intuitivamente.

Depois de um pouco de historia...

Bem quando falamos que a atenuação é de 12 dB oitava num crossover, entendemos que teremos 12 dB de atenuação na oitava inferio à frequência de cortem, no caso de um high pass ou na oitava superior no caso de um filtro low pass.

[]

Sandro

Deixa eu ver se entendi.

Um 24 db "corta" melhor que um de 8 db, ou seja o som some muito mais.

Compartilhar este post

Link para o post
O fato de uma oitava ser o dobro da frequencia eh uma agradavel coincidencia da natureza com uma proporcao matematica mais intuitiva para os calculos..... Pois na epoca que isso foi inventado, acho que nem Hertz tinha existido (nao lembro de que epoca era ele, mas acho que jah existia eletricidade).

1412... realmente hertz nasceu BEM depois :lol:

Realmente o sistema foi todo intuido... na epoca do "ressourgimento" (Renacença) começaram a ser firmados os primeiros modelos matemáticos... não por coincidencia que no periodo barroco é que a escala semitonal ganhou força...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
O sistema semitonal foi proposto no final do seculo XV e popularizado por JS Bach com o lançamento dos estudos para cravo (cravo bem temperado) no inicio do século XVI

Ih, nem me fale nesse dai.... Pra eu pegar meu diploma de instrumento piano em conservatorio passei varias e varias horas (dias, meses, anos ) brigando com Bach..... ahaeuhaeuhaeuaehu.... E meu cravo bem temperado tinha soh um pouquinho de sal, e ficou cru ainda... aehuaehuaehauehuahaeu..... Soh nao me cobre muito historia da musica, sempre fui mal de historia... da musica, no colegio, em tudo.. aheuaehu... Por isso que fui pra engenharia......

Editado por Mogar

Compartilhar este post

Link para o post

Ih, nem me fale nesse dai.... Pra eu pegar meu diploma de instrumento piano em conservatorio passei varias e varias horas (dias, meses, anos ) brigando com Bach..... ahaeuhaeuhaeuaehu.... E meu cravo bem temperado tinha soh um pouquinho de sal, e ficou cru ainda... aehuaehuaehauehuahaeu..... Soh nao me cobre muito historia da musica, sempre fui mal de historia... da musica, no colegio, em tudo.. aheuaehu... Por isso que fui pra engenharia......

Um dia alguem vai notar que o teclado do piano é BEM mais pesado que o do cravo... tocar essa montueira de nota num teclado opesado não é bolinho....

4 ano né ? Lembra das invenções a 4 notas.. quase desisti...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando das aulas de fisica...

ALém de tudo isso que já foi dito...

Quando vc tem a frequencia fundamental dum instrumento (digamos o A da quinta corda solta da guitarra), ao tocar ela, vc vai ter a corda vibrando livre....

Se vc aumenta ou diminui o comprimento da corda, muda a frequencia....

A 12ª casa duma guitarra (A) possui o segundo harmonico, segunda oitava, ou o dobro da frequincia, como quiserem chamar. Ao ser tocada na décima-segunda casa, a corda vibrante duma guitarra tem metade do comprimento do A solto, o dobro da frequencia, mas continua sendo A. Apenas está uma oitava acima.

A 24ª casa de algumas guitarras (nem todas tem) possui o terceiro harmonico, terceira oitava, ou o QUADRUPLO (2 x 2) da frequincia, como quiserem chamar. Ao ser tocada na vigésima-quarta casa, a corda vibrante duma guitarra tem um quarto do comprimento do A solto, quatro vezes a frequencia, mas ainda é A, Apenas está duas oitava acima.

Acho que confundi mais do que explanei.. hehehe

Editado por nacho

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ver se entendi.

Um 24 db "corta" melhor que um de 8 db, ou seja o som some muito mais.

1000 vezes mais na verdade... :vts

Editado por nacho

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca tive a oportunidade de tocar em um cravo...... O mais perto que cheguei disso eh tocar com som de cravo no teclado que tem aqui em casa... aehuaehuaehuea

Mas nao tem graca tocar em teclado. Mesmo os com "nota com peso de piano", estao longe de um piano. Alias o meu estah merecendo um trato, mas a falta de tempo ( $$ ) nao me permite.... Piano este que eh heranca de minha avo, que comprou esse piano quando pequena, e ele estah inteirinho original (precisando de martelos novos e um realinhamento geral da mecanica, mas o som dele eh mto bom).

Uma das experiencias mais fantasticas que tive em termos de musica, audio ou tudo isso junto, foi tocar num piano Steinway & Sons de cauda inteira ! O piano vale mais que o apartamento onde moro, mais os carros aqui de casa, isso se tiver mal conservado e precisando de reforma :lol: . Um bichinho desses custa 150.000 dolares na matriz (fora os impostos e frete). Foi no teatro do hospital Santa Catarina (que recebeu este piano como doacao de sei lah quem), numa apresentacao que teve ateh transmissao para os quartos do hospital na tv. Pena que nao aproveitei tanto assim, o nervosismo da apresentacao (apresentacao de fim de ano da escola de musica do zimbo trio) nao me deixou relaxar....

Geralmente quando vc toca num piano diferente vc leva um tempinho ateh se acostumar com a mecanica. Nesse piano, esse tempo de adaptacao nao existe. Tanto a mecanica quanto o som emitido sao maravilhosos. Eh por isso que os grandes pianistas nao tocam em qualquer piano que vc dah pra eles tocarem, e sao capazes de cancelar uma apresentacao se o piano nao estiver com mecanica perfeita e afinado.

Compartilhar este post

Link para o post

eitcha topico didático!!!

pra nao dizer q nao disse nada, esse lá de 450hz q o sandro falou, é bem próximo do tom do telefone (com variaçao de linha p/ linha) o tooooooo....

nossa perto da didatica de vcs me sinto um lixo hahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Ia falar algo, mas como cheguei tarde nao restou nada... acho q ou o pessoal esta culto demais ou eu q soh sirvo pra falar de mulher e cerveja mesmo... (cerveja menos q mulher, diga-se de passagem).

Acho q soh me resta recomendar o topico ao Hot....

MARCELOOOOO!!! :D

Compartilhar este post

Link para o post

registrando frustração

eu queria aprender a tocar piano só pra passar o dia inteiro tocando Clocks do Coldplay

aliás daqui a pouco dá pra formar uma banda, Mogar no piano, eu e rammingpiston guitarras, o "finado" Ri7 disse ter tocado em banda mas eu não sei qual instrumento... autosom.net jam session in concert ;) ;)

Compartilhar este post

Link para o post
registrando frustração

eu queria aprender a tocar piano só pra passar o dia inteiro tocando Clocks do Coldplay

aliás daqui a pouco dá pra formar uma banda, Mogar no piano, eu e rammingpiston guitarras, o "finado" Ri7 disse ter tocado em banda mas eu não sei qual instrumento... autosom.net jam session in concert ;) ;)

Me inclua dentro !!!

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Posso tocar triângulo na banda...

Como voces podem ver, é um instrumento muito técnico...

Triangulo.jpg

Editado por nacho

Compartilhar este post

Link para o post

Para enrriquecer o post, adiciono comentários a reespeito desse assunto:

O conceito de "oitava" não veio da eletrônica ou áudio, mas é conhecido

desde Pitágoras:

http://www.joselaerciodoegito.com.br/site_...tagoras_bio.htm

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/s...a/pitagoras.htm

Ha poucos dias mandei vários links sobre teoria musical básica (em

protuguês), onde isso era muito bem explicado. Veja mais um:

http://greenfield.fortunecity.com/hawks/23...cadamusic\

a.htm

Ao contrário do que muita gente pensa, uma oitava não é apenas "8

notas". Em outras culturas, temos escalas musicais com mais ou menos

notas:

http://www.lulusabongi.com.br/musicaarabe.htm

http://www.acasamusical.hpg.ig.com.br/indiana.htm

http://www.music-center.com.br/escalas.htm

> Existe alhuma explicação p essa "grandeza" além da própria definição?

Chamamos oitava ao intervalo de frequência entre um evento vibratório e

outro com o dobro da sua frequência. Veja que não está limitado à música

ou sons, mas qualquer vibração.

Podemos dizer que um determinado elemento radioativo emite radiação numa

frequência uma oitava acima de outro. Ou que certas ondas cerebrais

estão uma oitava abaixo de outras. Ou mesmo que a luz de certa cor tem

frequência uma oitava acima ou abaixo de outra cor. Já conversamos

longamente sobre sons e cores aqui na lista, lembram? Está na FAQ.

http://audiolist.cjb.net/faq/faq_teoria_div.html#8

A oitava é o intervalo mais importante por ser, segundo Pitágoras, o

mais perfeito - a proporção 2:1, "redonda".

> ... ou teria alguma relação com nível de energia das ondas em

> determinadas frequências?

Olha, até que tem. Veja por exemplo, o ruído branco: ele tem em seu

espectro, uma densidade de energia (ou potência) constante a cada oitava

(ou a cada intervalo qualquer). O ruido rosa perde 3dB a cada oitava, e

justamente por isso tem amplitude contante ao longo do espectro, sendo o

preferido para análises em áudio.

Continuando a analogia com as cores, poderíamos "viajar" um pouco e

representar matematicamente a distribuição de energia nos diversos tipos

de ruido como:

vermelho: 1/(f^2) ou -6dB/8a

rosa: 1/f ou -3dB/8a

branco: 1 (uniforme)

azul: f/1 ou +3dB/8a

violeta: f^2 ou +6dB/8a

e por aí vai...

Voltando à música - mais especificamente à música ocidental tonal, essa

que conhecemos bem:

Entre as duas notas consecutivas de mesmo nome (La4 e La5, por exemplo),

há um intervalo de uma oitava (440Hz e 880Hz, respectivamente). Podemos

exprimir essa relação de frequências em decibéis:

20*log(880/440) = 20*log(2) = 6dB

Ao dividirmos este intervalo em 6 outros menores igualmente espaçados,

teremos 6 intervalos de 1dB cada um entre a frequência inicial e sua

oitava.

A relação entre duas destas frequências consecutivas é 1,122 (cada

frequência é 1,122 vezes maior que sua precedente) e a cada um destes

intervalos de frequência chamamos tom:

La4 - 440,00

1 tom

Si4 - 493,88

1 tom

Do#5 - 554,87

1 tom

Re#5 - 622,23

1 tom

Fa5 - 698,46

1 tom

Sol5 - 783,99

1 tom

La5 - 880,00

Entre o primeiro Lá e o último, temos uma oitava, ou 6 tons inteiros

(não confundir com notas).

Não sei se era isso que você queria saber...

--

abraços,

Edu Silva

ES2 Audio

Salvador-BA

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...