Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Compare o SPL teórico de dois falantes

Recommended Posts

1 falante com 1w = 100dB

2 falantes com 1w = 103dB

1 falante com 2w = 103dB

2 falantes com 2w = 106dB

Ou seja, dobrou a área de cone +3dB, dobrou a potência +3dB, basicamente é isso, mas há outras variáveis que são incalculáveis, como ganho cabine....

O que o cjainf falou é o correto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que é mais uma questão de interpretação.

uma coisa é você aplicar 100w num conjunto de falantes, outra é você aplicar 100w por alto falante do conjunto.

eu interpretei o campo "Potência aplicada na impedância do falante (ou conjunto de falantes)" como sendo a potencia do conjunto e não de cada falante.

nesse caso, seria 100w no conjunto, 50w cada falante (mesma potencia) e o resultado +3db.

e na verdade ela calcula os 100w como sendo a potência aplicada em cada falante do conjunto, o resultado com 2 falantes é calculado com o dobro de potencia, resultando em +3db.

sendo assim está correto e realmente não leva em consideração o acoplamento.

yb6k.jpg

Entendi seu ponto de vista. A informação no campo de potência causa duplo sentido, irei corrigir.

Compartilhar este post

Link para o post

1 falante com 1w = 100dB

1 falante com 2w = 103dB

Ou seja, dobrou a área de cone +3dB, dobrou a potência +3dB, basicamente é isso, mas há outras variáveis que são incalculáveis, como ganho cabine....

1 falante com 1w = 100dB

2 falantes com 0,5w CADA = 100dB

1 falante com 2w = 103dB

2 falantes com 1w cada = 103dB

Compartilhar este post

Link para o post
1 falante com 1w = 100dB

1 falante com 2w = 103dB

Certo , considerando 2 falantes com 1 watt cada e 2 falantes com 2 watts cada

Compartilhar este post

Link para o post

1 falante com 1w = 100dB

2 falantes com 0,5w CADA = 100dB

1 falante com 2w = 103dB

2 falantes com 1w cada = 103dB

Certo também

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o detalhe que esta confuso na conversa. Somente sobrar área de cone e manter a mesma potência não irá aumentar 3dB, já que a potência será 50% em cada falante.

A palavra CADA que muda 100%. 1W e 1W em cada muda por completo.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o detalhe que esta confuso na conversa. Somente sobrar área de cone e manter a mesma potência não irá aumentar 3dB, já que a potência será 50% em cada falante.

A palavra CADA que muda 100%. 1W e 1W em cada muda por completo.

em baixas frequências, se você tiver acoplamento dos falantes, vc tem +3db só com área de cone, sem aumento de potência.

mas como o moti já disse, isso é pra outro tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

em baixas frequências, se você tiver acoplamento dos falantes, vc tem +3db só com área de cone, sem aumento de potência.

Negativo, tu terá maior área de cone, porém se a potência for reduzida a metade para cada falante, cada um irá excursionar a metade, fazendo com que tu tenha o mesmo SPL final. Se tu dobrar a área de cone porém continuar alimentando eles unitariamente com a mesma potência, sim, ai terá +3dB.

É como eu e o lucas falamos:

1 falante com 1w = 100dB

2 falantes com 0,5w CADA= 100dB

2 falantes com 1w CADA= 103dB

1 falante com 2w = 103dB

2 falantes com 2w CADA = 106dB

Tu não irá conseguir maior SPL pelo simples fato de ter mais um falante com meia potência. Se fosse assim:

1 310 com 400w = 90dB (estou chutando)

2 310 com 400w (200w pra cada) = 93dB

Olha que mágica, a mesma potência gera +3dB.

4 310 com 400W (100w pra cada) = 96dB

Olha, criei uma fórmula mágica em que economizamos rios de energia, amplificadores e temos muito mais SPL com a mesma energia, enquanto o correto seria:

2 310 com 800w (400w pra cada) = 93dB

4 310 com 1600w (400w pra cada) = 96dB

Assim como

1 310 com 800W = 93dB (lógico que o falante não irá aguentar)

1 310 com 1600W = 96dB (lógico que o falante não irá aguentar)

Compartilhar este post

Link para o post

Negativo, tu terá maior área de cone, porém se a potência for reduzida a metade para cada falante, cada um irá excursionar a metade, fazendo com que tu tenha o mesmo SPL final. Se tu dobrar a área de cone porém continuar alimentando eles unitariamente com a mesma potência, sim, ai terá +3dB.

só que a excursão do cone não é linear.

É como eu e o lucas falamos:

1 falante com 1w = 100dB

2 falantes com 0,5w CADA= 100dB

2 falantes com 1w CADA= 103dB

1 falante com 2w = 103dB

2 falantes com 2w CADA = 106dB

não, o lucas não disse isso.

1 falante com 1w = 100dB

1 falante com 2w = 103dB

Tu não irá conseguir maior SPL pelo simples fato de ter mais um falante com meia potência. Se fosse assim:

2 310 com 400w (200w pra cada) = 93dB

Olha que mágica, a mesma potência gera +3dB.

4 310 com 400W (100w pra cada) = 96dB

Olha, criei uma fórmula mágica em que economizamos rios de energia, amplificadores e temos muito mais SPL com a mesma energia, enquanto o correto seria:

2 310 com 800w (400w pra cada) = 93dB

4 310 com 1600w (400w pra cada) = 96dB

Assim como

1 310 com 800W = 93dB (lógico que o falante não irá aguentar)

1 310 com 1600W = 96dB (lógico que o falante não irá aguentar)

mas é exatamente isso que acontece com o acoplamento, se não fosse assim teriamos PA´s usando um único falante com milhões de watts ou milhares de falantes com 1 watt apenas.

como nem um nem outro são possíveis, usa-se o equilíbrio entre eles, potência e quantidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo , considerando 2 falantes com 1 watt cada e 2 falantes com 2 watts cada

Não Moti, estou tentando dizer, com a mesma potência.

Exemplo.

1 sub de 500w com amp de 500w = 100dB

2 subs de 500w com amp de 500w = 103dB

Isso que estou tentando dizer.

O dobro da área de cone = o dobro de SPL, isso é o acoplamento.

Se dobrar a potência e a área de cone, teremos +6dB.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente.

Não só em baixas frequências (20~40hz), mas em outras também.

E ainda tem o fator da compressão térmica, 2 falantes com a mesma potência aplicada que 1 falante só, irá sofrer menos compressão térmica, a bobina irá esquentar menos, a RE vai subir menos, consequentemente irá tocar igual por mais tempo, quando somente 1 falante, sem a devida dissipação (difícil ter sub com boa dissipação no nosso mercado), já esquentou, a RE foi pras alturas e teve uma notória perca de rendimento....

Como eu disse antes, são muitas variáveis, mas SEMPRE, 2 conjuntos motores tocarão mais que 1 nas mesmas condições, mesmo amplificador, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

E ainda tem o fator da compressão térmica, 2 falantes com a mesma potência aplicada que 1 falante só, irá sofrer menos compressão térmica, a bobina irá esquentar menos, a RE vai subir menos, consequentemente irá tocar igual por mais tempo, quando somente 1 falante, sem a devida dissipação (difícil ter sub com boa dissipação no nosso mercado), já esquentou, a RE foi pras alturas e teve uma notória perca de rendimento....

O Questo mantém exatamente a mesma resposta de 1 a 350W, ou seja, acima de 350W que estes parâmetros começam a mudar, até ai o calor da bobina não afeta pois ela é projetada para 250°C se não me engano. Diferente de outros falantes que quando atingem a potência declarada já alterou e muito a resposta por aquecimento. Isso se dá pela baixa eficiência também.

Compartilhar este post

Link para o post

O acoplamento ocorre somente abaixo de determinada frequência desde que os falantes estejam distantes a menos de um quarto de onda. Diante desta restrição não podemos generalizar. Mas como ja informado irei complementar com outro artigo e outros fatores que também aumentam o SPL.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato.

A calculadora se torna meio que "inútil", pois quando há o uso de 2 subwoofers, sempre temos o acoplamento, a não ser que estejam tocando frequências diferentes... 1x18" tocando 15~30hz, 1x12" tocando 30~50hz... (exemplo)

Mas eu só queria provar mesmo, que na TEORIA, o ganho quando se dobra a área de cone é 3dB, e quando dobramos a potência é 6dB.

Ou seja: (NA TEORIA)

1 sub 500w com amp 500w = 100dB

2 subs 500w com amp 500w = 103dB

2 subs 500w com amp 1000w = 106dB

Como o Cjainf citou o manual dos ETELJ:

"No caso de caixas de graves, se estas estiverem empilhadas juntas, serão consideradas acopladas. No entanto, se estiverem distantes (em cada lado do palco) estarão desacopladas. Duas caixas acopladas, cada uma recebendo a mesma potência, contribuirão com um acréscimo de 6 dB no SPL: 3 dB pelo acoplamento e mais 3 dB pela duplicação da potência aplicada ao conjunto.

http://www.etelj.com.../manual_spl.pdf"

Compartilhar este post

Link para o post

Pra um leigo entender, precisa começar de um princípio e depois vai agregando mais conhecimento. Por isso que penso em complementar o artigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Concorco com o Rossi, dobrando a área de cone, tende sim a gerar mais db's mesmo mantendo a mesma potência, agora tem que ver como será o acoplamento.

Compartilhar este post

Link para o post

O assunto é bem interessante e rende bastante discussão, eu concordo que dobrando a área de cone já se tem mais spl, mesmo não dobrando a potencia, e como o motti falou são muitas variáveis, mas eu já fiz o teste, um sub de 200 com 400w aplicados tocando menos que 2 subs 200 com os mesmos 400w aplicados, então o correto seria tocar igual mas não foi o que aconteceu, assunto é bem complexo,kkkkkkkkkkkkk

Aguardando mais artigos sobre o assunto!!!

Eu sou adepto que mais área de cone = mais spl

Compartilhar este post

Link para o post

140307045739475967.png

Em vermelho um sub com 500w RMS aplicados, em amarelo dois subs (mesmo modelo, caixa e sintonia) com os mesmos 500w RMS aplicados (250w RMS em cada sub).

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em vermelho um sub com 500w RMS aplicados, em amarelo dois subs (mesmo modelo, caixa e sintonia) com os mesmos 500w RMS aplicados (250w RMS em cada sub).

6db de diferença?

Compartilhar este post

Link para o post

Não, 3dB de diferença. 6dB só aplicando 1000w nos 2 subs.

ops.. achei que a linha vermelha estava no 115.. falha minha.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...