Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Dudu Lima

O bridge do SD250.2D por acaso trabalha com fase invertida?

Recommended Posts

Postado em

Vai fazer 3 anos que estou com um SD250.2D e agora que estou com os ouvidos um pouco mais "treinados", eu percebi que o meu subwoofer fica meio apagado ligado no bridge do SD250.2D. O subwoofer é o Mohawk MS-1244, ligado em série (8 ohms). As polaridades do sub estão corretas, tanto é que quando o sub estava ligado em um amplificador mos-fet (Aikon Black Hawk HA4.120) de 4 canais com o bridge em 8 ohms para o sub e este amplificador mandando menos potência (cerca de 120Wrms), os graves do sub estavam mais presentes. Com o SD250.2D para os graves ficarem mais presentes, eu ligo a inversão de polaridades do cd-player, melhora, mas os graves ficam um pouco duros. No outro amplificador funcionava de boa!

Alguém já percebeu isso? <_<

Postado em (editado)

que tem a ver a fase invertida rsrs

O que tem a ver a fase invertida? Ligando o sub em bridge positivo do sub no positivo do bridge e negativo do sub no negativo do bridge, o sub tá meio apagado dando a impressão de cancelamento de fases, o sub excursiona, mas não tem tanta pressão (os graves estão meio apagados tipo parecendo "fraco".), mas isso é quando estou ouvindo "músicas" > um pouco de Metallica, A-HA, Simple Minds, Dire Straits, U2... Quando coloco uns Test-Bass, tudo fica normal! Meu subwoofer suporta 160Wrms e segundo peguei informações com a Soundigital, o SD250.2D em bridge a 8ohms envia 200Wrms. Para um subwoofer de 160Wrms, 200Wrms tá muito bom! E o ganho do SD tá na metade, estou até com medo heheh, pois estou usando uma caixa selada de 75,66L (grandinha - Qtc = 0,753).

E como eu falei, no amplificador Aikon Black Hawk HA 4.120 que manda cerca de 240Wrms em bridge a 4ohms e mais ou menos 120Wrms a 8ohms tava tocando o sub com mais vivacidade! :legal:

Editado por Dudu Lima
Postado em

Outro amp outra coisa

quanto a fase o falante o sub vai fazer o mesmo trabalho se colocar invertido, eu pelo menos nunca vi diferença...

se tiver 2 e 1 deles tiver invertido dai gera cancelamento....

Postado em

Outro amp outra coisa

quanto a fase o falante o sub vai fazer o mesmo trabalho se colocar invertido, eu pelo menos nunca vi diferença...

se tiver 2 e 1 deles tiver invertido dai gera cancelamento....

Só estou usando um subwoofer apenas heheh. É só no SD que parece que os graves toca parecendo que tá havendo cancelamento de fase quando vou ouvir outros estilos de músicas!

Postado em

Nunca heheheh. Então, estou relatando isso pois talvez seja porque seja característica do próprio amplicador de tocar macio (fator damping alto)! Uma coisa que eu percebi é que o subwoofer desce mais. Mas eu acho meio estranho até mesmo quando esse meu sub estava em outra caixa selada menor com Qtc próximo de 1,1, os graves não tinha tanta força!

Postado em

Pode ser as bobinas do sub que talvez tenham sido montadas nos bornes com polaridade diferente dá que está anotada nos mesmo, ligue o sub numa pilha e veja se o cone se move pra fora com o + da bobina no + da pilha.

Postado em

Pode ser as bobinas do sub que talvez tenham sido montadas nos bornes com polaridade diferente dá que está anotada nos mesmo, ligue o sub numa pilha e veja se o cone se move pra fora com o + da bobina no + da pilha.

Inverta os fios que vão ao módulo e veja se melhora.

Aff, eu nem tava pensando nesse teste simples heheheh [^]:vts

Mas vou recorrer a esse teste!

:legal:

Postado em

Teste perigoso de queimar sub e amplificador, suba o volume lentamente, caso o sub toque apenas frequencias altas e o grave diminuir em relação ao que estava antes não tente forçar porque as bobinas estarão em contra fase e serão como um curto para o amplificador.

Postado em (editado)

Caso resolvido pessoal. Fiz o teste de sonoridade ligando o sub no Sd 250 e depois ligando no outro amplificador (Aikon HA-4.120). Antes como o sub estava no brigde do Aikon e com caixa pequena, eu tinha me esquecido que o Bass Boost do amplificador estava ligado! Por isso que com o Sd250 os graves pareciam que estavam fracos ou com cancelamento de fase...

O sub ligado agora no brigde do Aikon e com o bass boost desligado, o sub tocou na mesma intensidade do Sd250 "fraco"! :(

Como agora estou usando caixa selada grande, o sub tá tocando mais "baixo" (menos SPL). Mas ganhei definição nos subgraves!

Caso resolvido, podem trancar o tópico! Obrigado.

Editado por Dudu Lima

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...