Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Diego Camilo

Qual o melhor medio grave na pratica

Recommended Posts

8000 watts num par de falantes de 18 ainda é pouco? Sinceramente, temos que rever alguns conceitos. 8000 watts é potência para alimentar 10 subwoofers de 18.

Isso considerando um StudioR Z7 da vida né?

Pq um amp automotivo de 8kw, na prática, se compara a um StudioR z3 facin!

Sempre digo e repito... tragam qualquer amp 5kw até 8kw pra comparar com meus 3kw 220v que a gente vê o que rola na prática ;)

médio e ti tocado por modulo AB tem muita diferença ?

alguem sabe de algum amp AB pra tocar 2 etd 7200 e 2 medios de 300 rms ?

Santa preguiça.. só ler a página anterior! Por essas e outras que venho cada vez menos aqui! :banghead Galera pega o bonde andando e já soca pergunta sem ler o tópico!

ca*****

2x18'' tocando com 5 etd e acompanhado facil

meu amigo foi de dar inveja do teu grave agora :vts

Serio o pessoal do PA usa 2x18'' e pra medio 1 de 12'' e 1 driver e ainda titanium e acompanha de boa :vts

Mas tem que ver uma coisa! Caixa de PA toca flat de 40hz até 250hz facin! Se vacilar, algumas pegam de 35hz acima, ou até 30hz, no caso de 8 w-horns... FLAT até 200hz!

Já essas automotivas, só começam forte nos 60hz e olhe lá! Aí é fichinha! Fora que neguin bota 10db de pico na resposta.. 10db = praticamente 10x mais SPL! Não me surpreenda 2 x 18' em caixa automotiva tocar mais que 4 x 18' em PA!

O lance é que PA tem a obrigação de tocar bem TODOS os estilos! Se tu pega uma caixa dessa automotiva, e bota prum PA num evento de Hip Hop pesado, o falante abre o bico facin!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc dizendo q ela tem mto menos volume ne?! Ela ocupa a maioria da caçamba da pickup, so de profundidade ela tem 65cm.

Quanto a processamento, quem disse q nao tem?! Vc sabia que a ts18 eh uma variacao da t18?! E que a t18 eh muito usada em PA?!

Quanto a gráficos, ali são simulações, existe margem de erro (e mto grande).

Eu nao tenho gráfico, mas tb nao to aqui pra ficar provando nada pra ngm. Eu gastei mto dinheiro com o meu som (inclusive com a mudanca de caixa de dutada pra ts18) e estou muito satisfeito com ele. Se vc quiser acreditar é algo que cabe a sua pessoa, não a mim.

Sei muitas teorias também, mas pra vc considerar todas as variáveis mesmo, só no ouvido e pessoalmente.

com certeza ela tem menos volume q uma w-horn, mal cabe 2 em uma picape quanto mais 4.

o processamento deve ta ajudando em uns 30 % o ganho, e eu sabia que ela era uma "variação" das t18, mas ai que ta a questão.As t18 não podem ser alteradas em nada senão perde as propriedades de reflexão de grave.

a t18 e uma corneta de graves com medidas fixas:

PQAAAOOiJ9_D4qOfytOvVTPoRUbwMB-eN_E_Fy9E_O0vRFMYdrOCgEkJUcHiNWWMpaiJnsg5xRGrnxQ_itPVV6O72kwAm1T1UNq0-Xabl5kYacnFO_TQYgieh3Hh.jpg

posso ta enganado mas as ts18 são dutadas com fase invertida, sintonia alta e litregem generosa (no seu caso):medidas2ts15.jpg

não to criticando a caixa, mas duvido muito que ela toque mais q uma w horn :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o q o Bloom afirmou:

Não dá pra comparar nada de som automotivo com som profissional !!!! São finalidades diferentes!!!!!!!

Sobre a questão dos médios-graves depois de vários testes (10pw3, e310h, e312lc, e510lc, esx310, esx410), nesses últimos 02 anos atualmente estou com o esx125 da snake!!!!!

Acho que cheguei onde queria no que se refere a corte de frequencia e timbre, além de spl.

Utilizo 01 unidade, cortando de 140Hz a 1500Hz em caixa com 12 litros e sintonia em 90Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o q o Bloom afirmou:

Não dá pra comparar nada de som automotivo com som profissional !!!! São finalidades diferentes!!!!!!!

Sobre a questão dos médios-graves depois de vários testes (10pw3, e310h, e312lc, e510lc, esx310, esx410), nesses últimos 02 anos atualmente estou com o esx125 da snake!!!!!

Acho que cheguei onde queria no que se refere a corte de frequência e timbre, além de spl.

Utilizo 01 unidade, cortando de 140Hz a 1500Hz em caixa com 12 litros e sintonia em 90Hz.

ah alguma diferença visível no timbre,spl, do esx 310 e o esx125 ? ou a diferença e só que o 125 desce mais ?

o que ta tocando seus esx125 ?

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer médio de 10" em relação ao 12": precisa de corte inferior mais alto, mas o superior dá mais folga ao driver.

Qualquer médio de 12" e relação ao 10": Exige mais dos drivers, mas pode ser cortado mais baixo, dando folga ao sub.

E ainda falando do 12" em relação ao 10", geralmente o 12" tem mais SPL, por ter mais área de cone.

Tendo tudo isso em mente, já sabe que o 10" só compensa se não tiver espaço!

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer médio de 10" em relação ao 12": precisa de corte inferior mais alto, mas o superior dá mais folga ao driver.

Qualquer médio de 12" e relação ao 10": Exige mais dos drivers, mas pode ser cortado mais baixo, dando folga ao sub.

E ainda falando do 12" em relação ao 10", geralmente o 12" tem mais SPL, por ter mais área de cone.

Tendo tudo isso em mente, já sabe que o 10" só compensa se não tiver espaço!

O de 12 tem mais spl em determinadas frequências, mas perdendo pro de 10 em algumas regiões. As frequências mais altas são formadas na área central do cone, e a tendencia de um cone maior é 'cancelar' certas frequências.

Compartilhar este post

Link para o post

ele esqueceu de falar q medio de 12 tem mais força nas frequecias mais baixas e medio de 10 nas mais altas.

Compartilhar este post

Link para o post

ele esqueceu de falar q medio de 12 tem mais força nas frequecias mais baixas e medio de 10 nas mais altas.

Exato.

Compartilhar este post

Link para o post

um caixa dutada toca na teoria o dobro de uma selada com o mesmo af e mesma potencia aplicada.No caso das cornetadas para Medio essa regra continua ?

no caso uma cornetada dutada toca o dobro de uma cornetada selada ?

Compartilhar este post

Link para o post

um caixa dutada toca na teoria o dobro de uma selada com o mesmo af e mesma potencia aplicada.No caso das cornetadas para Medio essa regra continua ?

no caso uma cornetada dutada toca o dobro de uma cornetada selada ?

Se você usar cornetas vai dar na mesma, tanto faz dutada como fechada, pois as cornetas todas são fechadas por trás.

Já se você usar médio grave, que tem abertura atrás, aí sim, uma dutada vai render mais que uma fechada.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

no caso essa :

caixadutadamediograveer.jpg

toria o dobro dessa :

medidas-externas.jpg

em caixa "idênticas" com sistemas idênticos qual tocaria mais ?

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas sobre a caixa dos médios, queria saber a diferença da cornetada dutada para a cornetada selada,em questão de SPL, comtrole de cone, timbre, qual delas e mais picuda, etc

Ambas para MG de 12"

E também o que difere uma corneta de 30cm para uma de 60 (exemplo) no resultado final

Compartilhar este post

Link para o post

Diferença da dutada pra selada? Basicamente a ventilação da bobina!

E quanto maior a corneta, maior seu reforço nas baixas!

Compartilhar este post

Link para o post

Intao a dutata e melhor com a única desvantagem do tamanho. Mas e o controle de cone ? Ele não fica mais solto na ditada ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não... vc pode simular a resposta.. e deixar o cone mais solto ou mais "preso"!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou citar os pontos bons e ruins da selada e da dutada:

Caixa selada (BOM):

Ela tem uma melhor resposta a graves de ataque (aqueles graves rápidos, muito comum em musicas de Rock), a qualidade de seu som é superior, podemos ouvir músicas com graves rápidos, com o volume alto e ela auxiliará seu alto-falante a reproduzir o som com perfeição, sem “embolar” ou embaralhar a música.

Caixa selada (RUIM):

normalmente 3db á menos que uma dutada bem projetada, se for tocar com o volume sempre perto do limite por muitas horas gera muito calor e consequentemente irá queimar a bobina por superaquecimento pois a camara é selada e não há troca do ar com o meio ambiente.

______________________________________________________________________________________________

Caixa DUTADA (BOM):

Alcança um volume de som muito maior com a mesma potencia aplicada em relação a selada, nas músicas com batidas suaves e longas como em músicas de funk ou músicas clássicas elas são perfeitas, o som será reproduzido com perfeição e com 3db(3db dobro do som) a mais! Troca ar com o meio externo assim uma ajuda significativa no resfriamento.

Caixa DUTADA (RUIM):

Ela perde feio na qualidade e definição, se comparada com a concorrente selada, ela não conseguirá reproduzir os graves rápidos que a outra reproduz com excelência, ela simplesmente vai embolar todo o som, uma batida sobre a outra e vai ficar terrível caso não seja bem projetada.

Compartilhar este post

Link para o post

Testei 4 falantes gtx600 na caixa cornetada selada e o som é perfeito como disse ai acima, batidas rápidas e precisas, a voz sai extremamente limpa, porém o spl é bem menor que na dutada, estou mudando para cornetada dutada não somente pelo SPL mas pelo fator de resfriamento, pois quando eu uso o som é para tocar em festa por muitas horas seguidas e no limite do falante.

Deixei o som tocando no limite sem clipar por quase 10 horas seguidas e com tempo foi esquentando até quando olhei queimou 2 falantes, detalhe a madeira da caixa é de 20mm e coloquei a mão estava bem quente imagine a temperatura do ar na câmara. Foi o que ocasionou a queima, não tem outra explicação pois usei cortes certos e estava longe de clipar no módulo. Não foi calor por distorção foi calor pelo tempo e com muito volume. Vou de olho fechado na dutada, com projeto é claro. Espero ter ajudado em algo.

Compartilhar este post

Link para o post

Essas propriedades eu conheço, queria saber se elas se aplicavam a corneta da tmb

Obrigado aos 2

Esta regra se aplica nos 2 casos. certeza!

Se vc quer mais qualidade vai cornetada selada, mas fique ciente do calor acumulado na câmara sem troca do ar com o meio, e gerado pelo tempo de uso mesmo.

Eu vou de cornetada dutada e depois te falo algo, teoria sem pratica não é nada.

Editado por Acioli

Compartilhar este post

Link para o post

Quando dizer q a selada tem melhor timbre, no caso da durada com um médio top não vai chegar a ficar ruim vai ?

Pretendia usar ate AMP AB pros médios para ter mais definiçao, no caso da ditada ela não sacrificaria o investimento nao ne ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não vai ficar ruim não, as cornetadas dutadas quando bem projetadas são melhores para o nosso uso.

Nem precisa de Módulo AB para o médio, seria um gasto de energia totalmente inviável.

Com certeza é o melhor investimento a cornetada dutada.

Compartilhar este post

Link para o post

E q o bbusta 3600 gl e muito em conta (320 mirres) e ele da 400rms (reais) por bridge, e ouvi dizer q ele não chupa muita bateria, tem tmb esse novo SD evo mas deve custar o olho da cara como o sd1000ab, se for pra comprar um desce AB caros melhor ir de forsgate logo

Compartilhar este post

Link para o post

Essas propriedades eu conheço, queria saber se elas se aplicavam a corneta da tmb

Obrigado aos 2

Para a corneta, algumas de graves combinação de parâmetros favorece mais do que qualquer outro.

Para falar a verdade, uma combinação determina a melhor escolha de projeto. Não tem tanta relação com potência nominal, como muitos pensam e buscam, cada vez com zilhões de watts e o fabricante quer é vender.

Veja que potência não é tudo, pois a mais famosa corneta é W-Horn que usou falante de 15" (JBL k151) e 150w de Nominal; Espantoso não?

https://www.jblpro.com/pub/obsolete/k_series.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...