Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ferrerinha

acoplando drive ti e fe para dispensar o twiter

Recommended Posts

To montando um mini trio, 2 tornado 2200 em um 3k7, dois 12mg400 em um hd1600, e 4 drivers, sendo duas d405, e duas a devidir ainda.

Enviado de meu MB526 usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

To montando um mini trio, 2 tornado 2200 em um 3k7, dois 12mg400 em um hd1600, e 4 drivers, sendo duas d405, e duas a devidir ainda.

mas é justamente o que estamos discutindo aqui.

p q tantos drivers? seu som vai ficar muito desequilibrado, tem certeza que é isso que vc quer?

além do mais 04 drivers se estiverem próximos haverá cancelamento e vc estará jogando dinheiro fora

eu continuaria utilizando apenas 02 drivers (o que já é muito pro seu sistema), e para eles cornetas maiores como a ec7200 por exemplo.

mas isso são só conselhos afinal o som é seu e vc faz o que bem entender...

Compartilhar este post

Link para o post

p q tantos drivers? seu som vai ficar muito desequilibrado, tem certeza que é isso que vc quer?

além do mais 04 drivers se estiverem próximos haverá cancelamento e vc estará jogando dinheiro fora

eu continuaria utilizando apenas 02 drivers (o que já é muito pro seu sistema), e para eles cornetas maiores como a ec7200 por exemplo.

Eu já to na dúvida agora já que não vai ficar muito bem com 4 driver seria melhor eu trocar meus sds por o sds 2.4 e por um ice3500 teria mais spl no grave para acompanhar as d405 mas to com o pé atrás pois há boatos que o sds 2.4 não foi aprovado e aí galera o que vcs acham, To na dúvida agora

Sent from my C1604 using AutoSom Som Automotivo mobile app

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já to na dúvida agora já que não vai ficar muito bem com 4 driver seria melhor eu trocar meus sds por o sds 2.4 e por um ice3500 teria mais spl no grave para acompanhar as d405 mas to com o pé atrás pois há boatos que o sds 2.4 não foi aprovado e aí galera o que vcs acham, To na dúvida agora

Sent from my C1604 using AutoSom Som Automotivo mobile app

meu amigo infelizmente som automotivo não existe "milagre".

o que vc tem que analisar é seu espaço disponível, alto falante pra tocar em caixa pequena são poucos que se saem bem;

colocar um driver próximo a outro ocasiona cancelamento;

etc, etc

se quer uma opinião, como vejo que o espaço disponível atualmente não é dos maiores, eu iria de sds 2.7 (pois toca bem em cxs com até 90 litros).

e duas cornetas ec7200 que vc montaria quando fosse abrir a mala (conforme já citei anteriormente).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao tenho tanto espaco pra.pega cones grandes, e iria usar 4 drivers apenas para nao usar ST.

mais vai gerar cancelamento meu amigo.

mais se mesmo assim quer testar, porque não coloca tudo TI?

lembre-se o papel da voz encorpada deve ser reproduzido por alto-falantes médio-graves ...

eu utilizei no meu primeiro set 02 d405 e dois ST hinor trinyum, quando na época era incomum aqui no estado a utilização de mg's.

mas depois que comecei a utilizar (no inicio foram as 10pw3 selenium), abandonei os drivers fenólicos e nunca mais senti falta rsrs

em sons profissionais dificilmente vc verá tweeters atualmente

Compartilhar este post

Link para o post

lembre-se o papel da voz encorpada deve ser reproduzido por alto-falantes médio-graves ...

eu utilizei no meu primeiro set 02 d405 e dois ST hinor trinyum, quando na época era incomum aqui no estado a utilização de mg's.

mas depois que comecei a utilizar (no inicio foram as 10pw3 selenium), abandonei os drivers fenólicos e nunca mais senti falta rsrs

Te entendo, mas uso meus 12mg400 dos 100 aos 800hz, e as TI, tocam bem de 2k pra cima, e pra nao fica um furo nessa faixa irei usar duas d405. Hj a tarde irei testar os mg com o HD1600, farei um video e irei testar com corte em 800 e 1.2k e 1.5k e ve como ele se comporta, dependendo do resultado uso tudo TI.

Compartilhar este post

Link para o post

olá amigo, vejo q vc fala muito em cancelamento mas se esquece q quanto mais alto o corte menor é o cancelamento, pra gerar esse cancelamento todo q vc fala tem q ser com corte bem baixo e mesmo assim o cancelamento é pouco q nem precisa se preocupar, alem do mais em mala de carro não tem milagre é um driver colado no outro, coloca 2 driver ti no meio e os fenolicos na ponta, de ti gosto mais do over 7652 pq desce mais tendo um timbre melhor, ou então bota logo tudo 9950.

Compartilhar este post

Link para o post

se for usar d405 + etd, faz o corte assim d405 de 500 a 6k e a etd de 1200 a 15k, se cortar o driver ti alto vai ficar estridente e nao vai ficar legal e se corta o d405 alto vai perder a voz encorpada..

Compartilhar este post

Link para o post

A 9950 custa 600R$, muito caro pra mim, as 7653 eu nunca ouvi, mas me falaram q a 3850 dti da over desce mais q ela.

Compartilhar este post

Link para o post

olá amigo, vejo q vc fala muito em cancelamento mas se esquece q quanto mais alto o corte menor é o cancelamento, pra gerar esse cancelamento todo q vc fala tem q ser com corte bem baixo e mesmo assim o cancelamento é pouco q nem precisa se preocupar, alem do mais em mala de carro não tem milagre é um driver colado no outro, coloca 2 driver ti no meio e os fenolicos na ponta, de ti gosto mais do over 7652 pq desce mais tendo um timbre melhor, ou então bota logo tudo 9950.

Será?

Então por que em sons profissionais e trios-elétricos não se usa uma corneta ao lado da outra e sim uma sobre a outra com angulos de dispersão?

Acredito que não se deva usar uma corneta com no mínimo 01 metro de distancia lateral de outra pois ocorre sim cancelamento e na pratica vc verá 04 drivers tocando menos que dois em cornetas apropriadas e distantes uma da outra

Compartilhar este post

Link para o post

Te entendo, mas uso meus 12mg400 dos 100 aos 800hz, e as TI, tocam bem de 2k pra cima, e pra nao fica um furo nessa faixa irei usar duas d405. Hj a tarde irei testar os mg com o HD1600, farei um video e irei testar com corte em 800 e 1.2k e 1.5k e ve como ele se comporta, dependendo do resultado uso tudo TI.

pode subir o corte dos 12mg400 pra 1,5KHz tranquilo que les irão dar conta...

se o cross tiver corte na via high no passa-alta 24db/oitava pode começar as ETD7200 em 1.2KHz que ela aguenta.

Compartilhar este post

Link para o post

E um cros booster bc60x, vo compra duas etd, se eu gosta compro mais duas, senao pego duas 405. E qual a melhor, etd, 7653 ou 3850 ?

Compartilhar este post

Link para o post

Há controvérsias, hehe. Já testei d405 em hl1450 e ec7200, lado a lado. O q concluí: spl igual; com a ec7200 o som do driver tem maior alcance; a ec7200 tem um ganho bem maior abaixo de 1200 Hz (frquencia q talvez não se usa na corneta). Se vc ver a marmota que é de corneta no som da belina....quando monto as 6 d405 o spl não triplica em relação a 2. Não adianta entupir o som de corneta, pois sem arranjo certo pode ser frustrante.

Compartilhar este post

Link para o post

Será?

Então por que em sons profissionais e trios-elétricos não se usa uma corneta ao lado da outra e sim uma sobre a outra com angulos de dispersão?

Acredito que não se deva usar uma corneta com no mínimo 01 metro de distancia lateral de outra pois ocorre sim cancelamento e na pratica vc verá 04 drivers tocando menos que dois em cornetas apropriadas e distantes uma da outra

nao falei q nao tem cancelamento mas em carro o som é uma coisa e em trio ou profissional já é outra, vc ta misturando as coisas,os trios tem espaço por isso q eles usam na vertical, se tem espaço pq nao usar na vertical, mas em carro não dá, e não é só por causa do cancelamento na vertical o som abrange uma maior área doq na horizontal, agora vc falar q 4 drivers tocam menos q 2 não entendi da onde vc tirou isso. nunca q 2 drivers terá mais spl q 4 pode por na posiçao q vc quiser e na corneta tambem.

Compartilhar este post

Link para o post

o ideal seria vc mesmo ouvi-las e decidir a que mais te agrada...

Qual seria a finalidade de seu som e quais os restantes dos equipamentos?

A etd7200 apesar de ser um pouco metalizada, em um SPL fortíssimo e é a que mais me agrada entre estas.

Agora pra qualidade (tocar plano) o driver TI que tive e mais me agradou foi o snake sd375.

Diego, que legal que você tem uma boa referência auditiva. Essa experiência é grande valia.

Meus Drivers são os SD 375 e agora eu gostaria de encontrar alguém que também ouviu o 9950, além desse SD 375 e fazer um comparativo.

O 9950, é tido como um Top nacional e além dele o 4400Ti, mas esse é extremamente caro. Não dá para sair comprando um bicho desses só para testes, rs rs.

Quanto ao cancelamento que está mais comentado nesse tópico, ele será ou menor dependendo não só pela quantidade driver na mesma linha e mesmo 02 pode acontecer, mas em função da curta distância (largura = carros) e o modelo da corneta (evitar cornetas com grande de dispersão horizontal). Uma boa dica aí, seria usar o flange em Y, para mais de um Driver numa mesma corneta.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

o Fernando já testei o y e uma do lado da outra, e uma do lado da outra tem mais spl q o y, pra mim esse y é engana besta pq com ele sim o cancelamento é maior, e sobre os drivers da snake o q mais gostei é aquele q parece um botijao q nao me lembro o nome agora, essa over pra mim é o melhor driver q ta tendo agora, ela desce e sobe forte tem muito spl e um timbre otimo, mas tambem tem q ver o modulo q usa pq da diferença tambem

Compartilhar este post

Link para o post

Quanta coisa aqui hehehe.

Quanto mais alto o corte dos drivers menor o cancelamento ?

Errado , pois quanto mais alta a frequência maior a dificuldade de acoplamento "pelo espaço entre os centros acústicos" resultando num maior cancelamento.

Teste e veja na pratica, junte dois St bem no centro do som e depois os afaste o máximo que puder , quanto mais alto a frequência reproduzida maior vai ser a diferença entre uma posição e outra.

Over 3580 ou 7653 , bem se a 7653 já é bastante flat e não sobe tanto "morre nos16k" imagine uma que suba menos ainda , acaba perdendo a principal vantagem dos drivers de titanium.

Para usar com drivers fenolicos eu usaria um driver que suba muito e tenha fama de ser até um pouco estridente , snake Sd3100, Etd7200 e companhia LTDA.

Mais porque não usar tweeter ? Se seus drivers já acompanham seu set não vejo sentido em usar titanium , pode usar um Bom pat de St400 que vai ter um ótimo resultado.

Após milhares de testes com drivers nos mais variados expansores me convenci que a Hl1450 é perfeita para um som dentro da mala.

De que adianta ter drivers jogando forte a 30-40-50 metros se teu grave não acompanha nem até os 15metros ???

Agora em reboques ou P.A é bem diferente , espaço , finalidade e acerto , escutei por esses dias um reboque que tocava muito pouco para os equipamentos que tinha ,isso falando em grave e médio-grave pois no médio agudo tava impressionante o nivel de spl , dispersão e o principal a qualidade , usava acho que 16xEtd7200 em guias de onda JLM tipo NEXO, nossa como era gostoso aquele som , um som que mesmo tocando por varias horas em volume abusivo não cansava os ouvidos.

Quem quiser ver o dito cujo reboque procure no youtube ou google por Paredão do tomate de soledade-PB , coisa fina , todo Eros, amplificadores StudioR linhaZ e X, gerador Top e uma dodge ram2500 de aro24" pra puxar , porem o dono parou no tempo das caixas bass reflex e paga caro por isso , leva "taca" de som com 20-30% do investimento do dele.

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de Tapatalk.

Compartilhar este post

Link para o post

Artsompb, nao e pelo simples fato de nao usar ST, no meu antigo set eu tinha duas 405trio, com cerca de 100w nelas, o som tava top, com qualidade e talz. Dae chego um "amigo" q tem dois batstaka 3k6 de 15, 8 d250x e dois st, tem um ice 3500 e um expert 1200. O som e muito ruim, usa dutada, o grave e seco, estilo pancadao e nao tem forca, e as cornetas chegam a doer no ouvido. Meu set tinha muita qualidade, e o som ia longe, mas quem tava perto escutava os dois um do lado do outro e dizia, o cara ta te abafando com dois de 15. Dae o cara investi baita grana em som pra chega um pamonheiro e toca mais alto.Dae ou era coloca 4 405 e 4 St, q eu precisaria comprar mais um modulo, ou a solucao mais simples, comprar duas 405 e duas etd. Mg 100-800hz, 405 800-4,5k , etd 2k-full. E o set iria ficar bom na minha ideia. Mas me sugeriram 4 etd 1200-full e os dois mg 100-1,5k. Qual tua opiniao ?

Compartilhar este post

Link para o post

Quanta coisa aqui hehehe.

Quanto mais alto o corte dos drivers menor o cancelamento ?

Errado , pois quanto mais alta a frequência maior a dificuldade de acoplamento "pelo espaço entre os centros acústicos" resultando num maior cancelamento.

Teste e veja na pratica, junte dois St bem no centro do som e depois os afaste o máximo que puder , quanto mais alto a frequência reproduzida maior vai ser a diferença entre uma posição e outra.

Over 3580 ou 7653 , bem se a 7653 já é bastante flat e não sobe tanto "morre nos16k" imagine uma que suba menos ainda , acaba perdendo a principal vantagem dos drivers de titanium.

Para usar com drivers fenolicos eu usaria um driver que suba muito e tenha fama de ser até um pouco estridente , snake Sd3100, Etd7200 e companhia LTDA.

Mais porque não usar tweeter ? Se seus drivers já acompanham seu set não vejo sentido em usar titanium , pode usar um Bom pat de St400 que vai ter um ótimo resultado.

Após milhares de testes com drivers nos mais variados expansores me convenci que a Hl1450 é perfeita para um som dentro da mala.

De que adianta ter drivers jogando forte a 30-40-50 metros se teu grave não acompanha nem até os 15metros ???

Agora em reboques ou P.A é bem diferente , espaço , finalidade e acerto , escutei por esses dias um reboque que tocava muito pouco para os equipamentos que tinha ,isso falando em grave e médio-grave pois no médio agudo tava impressionante o nivel de spl , dispersão e o principal a qualidade , usava acho que 16xEtd7200 em guias de onda JLM tipo NEXO, nossa como era gostoso aquele som , um som que mesmo tocando por varias horas em volume abusivo não cansava os ouvidos.

Quem quiser ver o dito cujo reboque procure no youtube ou google por Paredão do tomate de soledade-PB , coisa fina , todo Eros, amplificadores StudioR linhaZ e X, gerador Top e uma dodge ram2500 de aro24" pra puxar , porem o dono parou no tempo das caixas bass reflex e paga caro por isso , leva "taca" de som com 20-30% do investimento do dele.

Está confundido acoplamento com cancelamento, lembre que acoplamento é ganho e cancelamento é perda então se não acoplar ele ainda renderá a sua unidade já cancelamento ele perderá ambas.

Com isso, o cancelamento se torna muito pior.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

o artur confundiu legal ali :vts , acho q ele esqueceu q quando maior o corte do driver menor é o cancelamento :legal:

, e claro q sei q quanto maior o corte mais dificil é acoplar mas não quer dizer q maior sera o cancelamento. a corneta q mais goto pra som de mala é a caneco de aluminio.

Compartilhar este post

Link para o post

Está confundido acoplamento com cancelamento, lembre que acoplamento é ganho e cancelamento é perda então se não acoplar ele ainda renderá a sua unidade já cancelamento ele perderá ambas.

Com isso, o cancelamento se torna muito pior.

Não eu não confundi , são opostos se não acopla, cancela. "Lembre é um carro e só tem 1m de largura"

Não tem essa de zero a zero , ou de "render a unidade" ou acopla ou cancela.

Não existe meio termo , sem em P.A que o espaço é muito maior a galera tem que trabalhar pesado em alinhamento de line e processamento, isso usando guias de onda em fly top e tudo mais , mesmo assim ainda tem muito cancelamento, imagina numa mala minúscula de um carro.

4drivers eram pra apresentar 6Db de ganho em relação a 1 driver "3db com 2 e 6db com 4", mais isso não acontece se tu tira 3db é muito.

Compartilhar este post

Link para o post
o artur confundiu legal ali :vts , acho q ele esqueceu q quando maior o corte do driver menor é o cancelamento :legal:

, e claro q sei q quanto maior o corte mais dificil é acoplar mas não quer dizer q maior sera o cancelamento. a corneta q mais goto pra som de mala é a caneco de aluminio.

Não esqueci porque isso está errado , quanto mais baixa a frequência maior é o comprimento de onde e é mais fácil o acoplamento , pra tu ter uma base o centro da bobina de um driver precisaria ter 3cm de distancia máximos de outro driver para haver acoplamento , como isso é fisicamente impossível quanto mais próximo maior o cancelamento.

Ou acopla ou cancela , você pode usar cornetas direcionais e jogar o ponto de cancelamento para mais longe, mais não tem como evitar o cancelamento em si.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...