Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
acz

Duvida: Quem limita a qualidade de um player?

Recommended Posts

Não exatamente "simples". Sem um bom DAC, a qualidade de áudio fica dependente da onboard, que é bem marromenos.

Com DAC a coisa muda bastante de figura.

Sim, mas não foi esse teste que você fez e disse que ficou melhor que muito player que temos por aí?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre achei bem simples. No universo "digital" é o software que vai dizer se vai rodar mp3, flac, 14/44, 24/192, etc. Claro, existe uma necessidade de processamento para arquivos 24/192 por exemplo com mais de 100Mb de tamanho em muitos casos. Já vi computador travando, como acontece com um vídeo, tentando rodar alguns arquivos assim. Mas de qq forma, é até bem tranquilo essa parte do processamento do arquivo, ou seja, fazer rodar. Mas depois que roda não tem muita diferença de qualidade de um netbook pra um computador top mac.

O difícil mesmo é transformar essa informação de bits digitais para um sinal de áudio analógico. Aí que o bixo pega, é justamente ai que o DAC entra. O DAC sim precisa ter a capacidade de pegar um sinal 24/192 e processar essa informação em um sinal analógico. Um iphone não temhardware pra fazer isso, um computador também não. Ou seja, o sinal analogico na saída vai ter a qualidade do DAC, normalmente na faixa de 14/44, talvez 24/48.

Além das especificações um DAC possui outros componentes que interferem na qualidade de áudio, como o clock, a fonte, a parte analógica depois da conversão, a interface de entrada USB.

Enfim, mesmo que o software rode 24/192, que o DAC tenha capacidade de hardware pra usar toda essa informação e convertê-la em um sinal analógico de alta qualidade, ainda tem muito mais coisa no meio pra afetar a qualidade do que vai sair do outro lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas não foi esse teste que você fez e disse que ficou melhor que muito player que temos por aí?

Sim, ficou no nível dos players medianos... mas pra ficar BOM mesmo, só investindo em DACs.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, ficou no nível dos players medianos... mas pra ficar BOM mesmo, só investindo em DACs.

Entendi. Mas como o offtime falou, não adianta investir apenas no DAC, os componentes que seguem depois dele também influenciam.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre achei bem simples. No universo "digital" é o software que vai dizer se vai rodar mp3, flac, 14/44, 24/192, etc. Claro, existe uma necessidade de processamento para arquivos 24/192 por exemplo com mais de 100Mb de tamanho em muitos casos. Já vi computador travando, como acontece com um vídeo, tentando rodar alguns arquivos assim. Mas de qq forma, é até bem tranquilo essa parte do processamento do arquivo, ou seja, fazer rodar. Mas depois que roda não tem muita diferença de qualidade de um netbook pra um computador top mac.

O difícil mesmo é transformar essa informação de bits digitais para um sinal de áudio analógico. Aí que o bixo pega, é justamente ai que o DAC entra. O DAC sim precisa ter a capacidade de pegar um sinal 24/192 e processar essa informação em um sinal analógico. Um iphone não temhardware pra fazer isso, um computador também não. Ou seja, o sinal analogico na saída vai ter a qualidade do DAC, normalmente na faixa de 14/44, talvez 24/48.

Além das especificações um DAC possui outros componentes que interferem na qualidade de áudio, como o clock, a fonte, a parte analógica depois da conversão, a interface de entrada USB.

Enfim, mesmo que o software rode 24/192, que o DAC tenha capacidade de hardware pra usar toda essa informação e convertê-la em um sinal analógico de alta qualidade, ainda tem muito mais coisa no meio pra afetar a qualidade do que vai sair do outro lado.

Valeu pela explicação. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi. Mas como o offtime falou, não adianta investir apenas no DAC, os componentes que seguem depois dele também influenciam.

Depois dele é cabo e amplificador, falantes, instalação, temperatura, umidade, nível de stress...

Estou falando em termos de qualidade da fonte de sinal. PC -> DAC. Não existe limitações de qualidade, exceto aquelas impostas pela DAC. Daí pra trás, com um software bom, o que chega na DAC não tem "porém". Nela é que vão existir as limitações do próprio projeto. Porém uma DAC "simples", dessas de $50-$100 que usam bons chipsets, já sabuga praticamente todo o mercado automotivo.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Depois dele é cabo e amplificador, falantes, instalação, temperatura, umidade, nível de stress...

Estou falando em termos de qualidade da fonte de sinal. PC -> DAC. Não existe limitações de qualidade, exceto aquelas impostas pela DAC. Daí pra trás, com um software bom, o que chega na DAC não tem "porém". Nela é que vão existir as limitações do próprio projeto. Porém uma DAC "simples", dessas de $50-$100 que usam bons chipsets, já sabuga praticamente todo o mercado automotivo.

Vide minidsp, já estou preparando a compra de um pra testar. :P

Sent from my iPhone using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Mas apenas o DAC ou tem mais algum componente no meio do caminho que limita?

É mais o DAC mesmo, mas se o DSP ou CPU não tiver velocidade suficiente para fazer a conversão na taxa de amostragem e resolução de bits desejada, acaba sendo outro fator limitante também.

Compartilhar este post

Link para o post

As vezes que tentei colocar arquivos 192/24 no iPod via iTunes, não rolou, dava a mensagem que o iPod não era capaz de reproduzir e nem deixava adicionar os arquivos.

O máximo que o IPOD reproduz é 24bits / 44khz...acima disso esquece...ja testei...

Compartilhar este post

Link para o post

O máximo que o IPOD reproduz é 24bits / 44khz...acima disso esquece...ja testei...

Sim, eu vi num outro post que o pessoal testou... Mas agora entra a questão abaixo.. o software é capaz de ler 24/44, mas o hardware entrega 16/44..

no caso especifico do Ipod é o DAC.

Ao usar os programas, provavelmente eles irão transferir, mas assim que fizer já teste-os, tentando ouvir no próprio PC. Se tocar, tocará no automóvel.

Edit: acabei de achar isso aqui:

Although it can play that content, output is still physically limited to 16-bit/44.1KHz. The firmware of the iPod transcodes everything to PCM 16/44 when outputting. The iPod's hardware has a frequency response of 20-20,000Hz only.

So playback might be possible through some eventual Rockbox update but the output of the iPod would still be limited to the standard 16/44.

Traduzindo, mesmo que toque, não sairá melhor que 16/44

Editado por acz

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu vi num outro post que o pessoal testou... Mas agora entra a questão abaixo.. o software é capaz de ler 24/44, mas o hardware entrega 16/44..

bom, o P99 por exemplo, usa o IPOD como dispositivo de armazenamento, fazendo BYPASS do mesmo....

então nesse caso o DAC do ipod tanto faz não é?? ai não limitaria eu acho.

Compartilhar este post

Link para o post

bom, o P99 por exemplo, usa o IPOD como dispositivo de armazenamento, fazendo BYPASS do mesmo....

então nesse caso o DAC do ipod tanto faz não é?? ai não limitaria eu acho.

Sim, nesse caso, pelo que entendo, seria o mesmo que o P99 ler direto de um pendrive (como se não existisse DAC no ipod).

Compartilhar este post

Link para o post

Isso sem bypass...

Compartilhar este post

Link para o post

Isso sem bypass...

pior que ja consegui por arquivo 192khz/24bits no IPOD no formato WAVE...em ALAC não passa (tentei pelo Itunes) acho que por outro meio deve dar certo...

porem se rodar no IPOD ele trava...hahahahaha

agora se reproduz em um P99 por exemplo, não cheguei a testar...

Compartilhar este post

Link para o post

pior que ja consegui por arquivo 192khz/24bits no IPOD no formato WAVE...em ALAC não passa (tentei pelo Itunes) acho que por outro meio deve dar certo...

porem se rodar no IPOD ele trava...hahahahaha

agora se reproduz em um P99 por exemplo, não cheguei a testar...

Eu toquei 192/24 num ODR pelo app que eu uso (Gold Ears).

Funciona perfeitamente...

Compartilhar este post

Link para o post

mas será que o que tu ouviu foi 192/24 ou ele foi automaticamente "compactado"?

Compartilhar este post

Link para o post

ACHO que o odr faz bypass.

Acho, porque o p99 faz então imagino que o topo de linha faça também.

Compartilhar este post

Link para o post

Odr lê 192/24?

Baita player!!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

ACHO que o odr faz bypass.

Acho, porque o p99 faz então imagino que o topo de linha faça também.

Murillo, você usou o "Golden Ear" apenas para conseguir copiar as musicas para o ipod? E o ODR leu direto o ipod, como se fosse um pendrive.

Se for isso, pelo que entendo, ele faz bypass.

Se você dá play usando o app, aí é o hardware do ipod.

Compartilhar este post

Link para o post

Murillo, você usou o "Golden Ear" apenas para conseguir copiar as musicas para o ipod? E o ODR leu direto o ipod, como se fosse um pendrive.

Se for isso, pelo que entendo, ele faz bypass.

Se você dá play usando o app, aí é o hardware do ipod.

O golden ears é um player. Não é um app pra copiar as músicas. O ODR com o iphone lê tanto do player nativo quanto dos apps vc pode dar play no celular ou no player.

É uma loucura huahauha

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aí que tá, se der o play pelo celular, é o dac do celular que está enviando sinal.

Se o play for pelo ODR, tá fazendo bypass. Nesse caso, seu player também lê flac?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aí que tá, se der o play pelo celular, é o dac do celular que está enviando sinal.

Se o play for pelo ODR, tá fazendo bypass. Nesse caso, seu player também lê flac?

Sim, mas cara, não sei se o fato de dar play no cel obrigatoriamente está usando o DAC do iphone não.

Se o cel ser controlado pelo player não necessariamente significa que está fazendo bypass, por quê para fazer bypass teria que ser obrigatoriamente controlado pelo player ? Rs

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que li outro dia, a menos que você esteja usando o adaptador hdmi e depois um conversor hdmi -> digital (coaxial ou toslink) é o dac do iphone que vai processar o audio quando você dá play por algum app.

Quando o ODR lê as musicas do iphone, aí está acontecendo o bypass do dac do iphone, pois ele virou um mero "pendrive".

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que li outro dia, a menos que você esteja usando o adaptador hdmi e depois um conversor hdmi -> digital (coaxial ou toslink) é o dac do iphone que vai processar o audio quando você dá play por algum app.

Quando o ODR lê as musicas do iphone, aí está acontecendo o bypass do dac do iphone, pois ele virou um mero "pendrive".

Leu onde ?

Esse negócio de dar play ou não depende da interface de cada player...

Já tive player que dava pra controlar pelo player e pelo iPhone...

Não entendi porque você acha que o iPhone precisa estar "parado" pro bypass acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Leu onde ?

Esse negócio de dar play ou não depende da interface de cada player...

Já tive player que dava pra controlar pelo player e pelo iPhone...

Não entendi porque você acha que o iPhone precisa estar "parado" pro bypass acontecer.

Essa eu fiquei curioso pra saber!

Enviado do meu XT910

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...