Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
offtime

[Ajuda] Subgrave com qualidade em um Peugeot 408

Recommended Posts

Pessoal preciso de uma ajuda.

Finalmente depois de 4 anos estou saindo do meu set antigo, do carro antigo e partindo pra algo completamente novo, pra mim pelo menos.

Agora estou com um Peugeot 408 e é o meu primeiro carro sedã confesso que estou apreensivo com relação ao subgrave.

No meu antigo set em um 206 um dos únicos pontos que eu via uma limitação era o alcance dos subgraves mais profundos, abaixo de 30Hz. Isso era algo que eu queria com certeza atingir com o sistema novo.

Hoje tenho um par de subwoofers Altomobile Falstaff de 12" que apesar de espetaculares não consegui fazer com que tocassem até 20Hz. Ambos estavam em caixas seladas.

Pelo que consegui pesquisar uma solução para o que eu procuro seria montar subs de 12 ou 15" em IB no porta malas e conseguir ter subgraves de respeito e uma resposta que mantenha a claridade e articulação.

Vale lembrar que o que eu busco é mais qualidade de audio, articulação, extensão do que SPL.

A ideia no carro é abrir um buraco no banco traseiro na parte do encosto e só. Não sei se seria o suficiente.

Em razão disso pra que lado eu deveria correr? Caixa selada, dutada ou IB mesmo?

Andei pesquisando e os únicos drivers específicos pra IB que me chamaram a atenção são os americanos Acoustic Elegance que o pessoal vem usando com muito sucesso no DIYMA por exemplo.

Alguma outra opção? Nacional? Questo Audio?

O restante do set será:

Player Clarion DRZ

Fullrange Audible Physics RAM 3A (3")

Mids Exodus Audio Anarchy 7"

Sub ???

Amp Full Phass TP4.75

Amp Mids Alto Mobile ADP150M

Amp Sub JL HD 750/1

Editado por offtime

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pergunta besta: testou seus subs usando a caixa que tinha no 206 (deixando perto da tampa, distante do banco)? Se sim, o que achou?

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando isso.....

Tenho um monza e sofro deste mal, rrsr..

O porta malas parece um cofre... seu carro nao tem apoio de braço traseiro?

O meu tem, e oq tive de ideia é abrir um buraco atrás dele, (tem só uma capinha de plastico, que será arrancada), e o duto da caixa DUTADA virado ali...

Ou então dutos para cima, no buraco do 69

meus equipamentos serãoooo muitooooo mais simples, mas tenho esta preocupação tmb...O unico problema é o acerto dessas caixas...

Por isso estou optando por uma dutada comum...

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta besta: testou seus subs usando a caixa que tinha no 206 (deixando perto da tampa, distante do banco)? Se sim, o que achou?

Não montei nada ainda no carro novo. Só sei que os meus subs na configuração que eles foram feitos pra tocar não descem em 20Hz. Apesar de terem sido os melhores subs que eu já ouvi na vida em todos os sets.

Acompanhando isso.....

Tenho um monza e sofro deste mal, rrsr..

O porta malas parece um cofre... seu carro nao tem apoio de braço traseiro?

O meu tem, e oq tive de ideia é abrir um buraco atrás dele, (tem só uma capinha de plastico, que será arrancada), e o duto da caixa DUTADA virado ali...

Ou então dutos para cima, no buraco do 69

meus equipamentos serãoooo muitooooo mais simples, mas tenho esta preocupação tmb...O unico problema é o acerto dessas caixas...

Por isso estou optando por uma dutada comum...

Então o do meu é mais lacrado ainda pq o som original não tem os 6x9 no tampão. O tampão é lata, lacrado de tudo.

O encosto do meio ele tem, é ali que eu vou abrir uma vala e cobrir com um tecido pra não ficar cretino.

Selada 20hz ? Sei não.

Justamente... Já vi que é dificil.

Mas estou disposto a soluções menos usuais pra chegar lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Justamente... Já vi que é dificil.

Mas estou disposto a soluções menos usuais pra chegar lá.

Ainda mais num sedã, se chegar em 20hz provavelmente você não iria escutar.

Esperando os manjadores de sedã pra te dar uma luz.

O Byronald (famoso BYRO) fez um negócio no Civic dele que parece ter funcionado e ficou bacana.

No facebook de alguns lojistas já vi coisa legal também (visualmente), só não sei como ficou o som né.

Compartilhar este post

Link para o post

Idéias mirabolantes agente vê de monte,

Sou novo de forum por isso nao me lembro o usuário, mas vi um cara com um Civic, que fez uma Band Pass, com dutos maleáveis saindo no buraco dos 69".

Porem seu carro nao tem os 69 ali neh....

Ele disse que ficou QUASE igual carro hatch....

O problema é acertar a Band Pass...

Compartilhar este post

Link para o post

Subgrave limpo e forte em sedan é meio dificil, com certeza eu faria bandpass com o duto para dentro do habitáculo, já ouvi 3,4 bandpass, nunca desapontaram!

Compartilhar este post

Link para o post

De uma conferida no Pegeout que eu e o Henrique Ferro montamos!

1236617_423040904471405_2061936163_n.jpg

Caixa normal, 2 questo de 10, tocava muito forte dentro do carro e descia relativamente bem

Compartilhar este post

Link para o post

Subgrave limpo e forte em sedan é meio dificil, com certeza eu faria bandpass com o duto para dentro do habitáculo, já ouvi 3,4 bandpass, nunca desapontaram!

Eu já faria uma caixa dutada com os dutos e os subwoofers voltados para dentro do carro (desconsiderando a idéia de caixa selada). Se for selada bandpass sim.

Editado por Maurício.Fabbris

Compartilhar este post

Link para o post

Bom , no voyage o subgrave passa tranquilo , e muito forte , porem a tampa dos falantes trazeiros que faz muiiiito barulho , passei manta na lataria da tampa , pensei que iria dificultar a passagem do som , mas ficou ate melhor , com o banco deitado o grave fica mais limpo , minha caixa tem 62l pra um 309 .. ta sintonizada em 33hz , se vc deita o enconsto do meio do banco vai fica bom concerteza

Agora , to com umas ideia na cabeça de colocar 4 Pionner IMPP de 8' na mala com Sd250.2 . HU kenwood x697

RF 4.6 , Mid Nar kevlar + Twiteer que ainda nao pensei em qual usar

Editado por Voyageg5

Compartilhar este post

Link para o post

Não montei nada ainda no carro novo. Só sei que os meus subs na configuração que eles foram feitos pra tocar não descem em 20Hz. Apesar de terem sido os melhores subs que eu já ouvi na vida em todos os sets.

Perguntei pq seria pelo menos um teste para vc ter uma ideia da bronca q terá pela frente. Mesmo falando que é um carro sedan, como cada carro é um caso diferente, seria um começo. Se forem caixas separadas, coloca uma em cada canto, distante do banco.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda mais num sedã, se chegar em 20hz provavelmente você não iria escutar.

Esperando os manjadores de sedã pra te dar uma luz.

O Byronald (famoso BYRO) fez um negócio no Civic dele que parece ter funcionado e ficou bacana.

No facebook de alguns lojistas já vi coisa legal também (visualmente), só não sei como ficou o som né.

Fala Murillo, blz ?

OFF: cara , em meus testes no New Civic ( que também tem "fama" de ter o porta-malas bem vedado) a caixa virada para frente , mesmo cortando o encosto, foi praticamente IMPERCEPTÍVEL... Detalhe: não OUVIA e nem SENTIA o grave ...

Minha idéia era a mesma sua de usar o sub assim.... Para você que quer algo de muuuita qualidade pelo o que vejo, penso o seguinte : (colocando o sub assim )

POSITIVO: de repente com 2 subs, pode ficar interessante o resultado. Mas esse tipo de disposição o sub "perde" umas passagens de frequências, mas pelo o que imagino , vai cortar BEM baixo e foco em descer a 20hz, ou seja , grave de SENTIR e não ouvir.... Pensando nisso, pode ficar bom para você;

NEGATIVO: como visa a qualidade, esse tipo de instalação ela causa uma perda de potência, como assim? Explicando de forma simples e no MEU humilde entendimento:

Digamos que usará 1000W , perderá(modo de falar) alguns por ser sedan, e mais alguns pela forma de instalação do sub...

Acompanhando ....

Abs!!!

Ronald

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Murillo, blz ?

OFF: cara , em meus testes no New Civic ( que também tem "fama" de ter o porta-malas bem vedado) a caixa virada para frente , mesmo cortando o encosto, foi praticamente IMPERCEPTÍVEL... Detalhe: não OUVIA e nem SENTIA o grave ...

Minha idéia era a mesma sua de usar o sub assim.... Para você que quer algo de muuuita qualidade pelo o que vejo, penso o seguinte : (colocando o sub assim )

POSITIVO: de repente com 2 subs, pode ficar interessante o resultado. Mas esse tipo de disposição o sub "perde" umas passagens de frequências, mas pelo o que imagino , vai cortar BEM baixo e foco em descer a 20hz, ou seja , grave de SENTIR e não ouvir.... Pensando nisso, pode ficar bom para você;

NEGATIVO: como visa a qualidade, esse tipo de instalação ela causa uma perda de potência, como assim? Explicando de forma simples e no MEU humilde entendimento:

Digamos que usará 1000W , perderá(modo de falar) alguns por ser sedan, e mais alguns pela forma de instalação do sub...

Acompanhando ....

Abs!!!

Ronald

Byro, entendi tudo, mas quem tá montando o sub no carro não sou eu ! Hahaha :vts

Mas é verdade, a posição do sub muda muito como você ouve o som lá na frente.

Agora não tenho como virar a caixa no meu 208 porque é unificada com o rack, mas no clio quando era uma caixa selada movel,

só de virar o sub voltado pro banco da frente diminuia o spl pela metade (medição by ouvidômetro).

Em um hatch, o sub virado pra tampa do porta malas é a opção mais audível. E quanto mais próximo da tampa, mais SPL !

Compartilhar este post

Link para o post

Byro, entendi tudo, mas quem tá montando o sub no carro não sou eu ! Hahaha :vts

Mas é verdade, a posição do sub muda muito como você ouve o som lá na frente.

Agora não tenho como virar a caixa no meu 208 porque é unificada com o rack, mas no clio quando era uma caixa selada movel,

só de virar o sub voltado pro banco da frente diminuia o spl pela metade (medição by ouvidômetro).

Em um hatch, o sub virado pra tampa do porta malas é a opção mais audível. E quanto mais próximo da tampa, mais SPL !

Hehehe!!! Eu sei que não era vc ;)

Tudo em casa!! Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...