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P4nic0

Equivalência Disjuntor Residencial x Automotivo

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Galera,

 

Sempre estou acompanhando o fórum e primeiramente agradeço a todos pelas contribuições com soluções e experiências.

 

Andei lendo vários tópicos e em cada um deles vejo opiniões diferentes para o mesmo caso e nenhum com tópico específico sobre o problema.

 

Problema:

Equivalência de ampere entre um disjuntor residencial para um automotivo

Sei que pessoas preferem usar fusíveis, outras não abrem mão de um disjuntor automotivo, mas temos que compreender que existem pessoas que estão dispostas a usar um disjuntor residencial no carro e precisam de ajuda.

 

Soluções vistas nos fórums:

Sobre o cálculo de equivalência

1: Um residencial equivale a 1/3 de um Automotivo. 150A Automotivo equivale a um 50A Residencial

2: Um residencial equivale a 1/2 de um Automotivo. 150A Automotivo equivale a um 75A Residencial

 

É claro que as vezes dependendo do resultado, teremos que aproximar o valor.

 

 

A pergunta é: Os cálculos estão corretos? existe outra forma de calcular?

 

 

Meu projeto(Vou usar a aproximadamente a potência máxima do Módulo)(Fiquem a vontade pata dar sugestões):

post-33079-0-43756700-1385389438_thumb.jpg

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Os residenciais obedecem a curvas A, B e C. A é rápido, C é com retardo. Seguem normas e operam perfeitamente em baixa tensão, por isto tem uso certificado para painéis de 24V DC (no caso, falo dos Siemens branquinhos que todo mundo - inclusive eu - usa).

 

Já os automotivos seguem qual padrão? Qual curva? Qual certificação? É o famoso SDS, Só Deus Sabe.

 

Eu fico muito mais feliz em gastar menos e ter mais segurança com um residencial.

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eu não uso disjuntor.. apenas fusível.. mas admito que já tive essa duvida.. pois como os disjuntores são para uso AC, sempre quis saber qual seria seu limite usando 12v DC..

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Os residenciais obedecem a curvas A, B e C. A é rápido, C é com retardo. Seguem normas e operam perfeitamente em baixa tensão, por isto tem uso certificado para painéis de 24V DC (no caso, falo dos Siemens branquinhos que todo mundo - inclusive eu - usa).

 

Já os automotivos seguem qual padrão? Qual curva? Qual certificação? É o famoso SDS, Só Deus Sabe.

 

Eu fico muito mais feliz em gastar menos e ter mais segurança com um residencial.

 

Até comentei no meu tópico (http://autoforum.com...00#entry3314170), que parece que você usava os Siemens, e é mesmo então (não tava lembrando).

 

Desde os tempos que tinha a Parati usava esse Siemens, foi para o Focus, e hoje está no VTR.

 

Já vi reclamações dos automotivos isolarem com o tempo, perdendo totalmente a funcionalidade deles.

 

Edit: sem falar na praticidade, quando for mexer em algo lá atrás. Desliga o disjuntor, e só mexer tranquilamente. Coisa que porta fusível é mais chato um pouco (desmontar, desparafusar)

Editado por Vinícius MB

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Já vi reclamações dos automotivos isolarem com o tempo, perdendo totalmente a funcionalidade deles.

eh verdade..

eu mesmo já presenciei uma perda de 0.9v entre a entrada e a saída de um disjuntos automotivo (desses simples tipo da technoise).

 

esse aqui: 1376068656_1.jpg

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eh verdade..

eu mesmo já presenciei uma perda de 0.9v entre a entrada e a saída de um disjuntos automotivo (desses simples tipo da technoise).

 

esse aqui: 1376068656_1.jpg

 

Não só o problema de perder a tensão, mas também no caso de um curto ou algo do tipo, não desarmarem.. Continuavam passando corrente.

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Não só o problema de perder a tensão, mas também no caso de um curto ou algo do tipo, não desarmarem.. Continuavam passando corrente.

se não me engano, chamam isso de "colar a placa"..

aqui dizem que "esse disjuntor é bom.. não desarma por nada".. pra vc ver o nível do pessoal..

já me chamaram de louco por ter 3 porta fusível no meu carro.. disseram que "perde força no som"..

é cada coisa..

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se não me engano, chamam isso de "colar a placa"..

aqui dizem que "esse disjuntor é bom.. não desarma por nada".. pra vc ver o nível do pessoal..

já me chamaram de louco por ter 3 porta fusível no meu carro.. disseram que "perde força no som"..

é cada coisa..

 

Já vi pior, com porta fusível. "Vivia queimando fusível pra mim, coloquei um prego no lugar, não incomodou mais!"

 

Fato verídico isso. :banghead

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Os residenciais obedecem a curvas A, B e C. A é rápido, C é com retardo. Seguem normas e operam perfeitamente em baixa tensão, por isto tem uso certificado para painéis de 24V DC (no caso, falo dos Siemens branquinhos que todo mundo - inclusive eu - usa).

 

Já os automotivos seguem qual padrão? Qual curva? Qual certificação? É o famoso SDS, Só Deus Sabe.

 

Eu fico muito mais feliz em gastar menos e ter mais segurança com um residencial.

 

 

 

Já ouvi comentários sobre o SDS (kkkkkkk²)!!! Pela dúvida do SDS e o medo da utilização do Residencial, muitos vão para o fusível!!! Nesse caso a ideia da certificação para 24v significa que a equivalência seria 1/2 ou 50% ou estou enganado? você que já usa, diz ai como está seu projeto.

Editado por P4nic0

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ja tive tanto problema com esse automotivo q a anos nao uso mais é nada..... vai direto!!!

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eu não uso disjuntor.. apenas fusível.. mas admito que já tive essa duvida.. pois como os disjuntores são para uso AC, sempre quis saber qual seria seu limite usando 12v DC..

 

As séries baratas da Siemens vem com todas as especificações pra 24VDC no manual (http://www.industry.siemens.com.br/buildingtechnologies/br/pt/produtos-baixa-tensao/protecao-eletrica/Minidisjuntores/5SX2/Pages/5sx2.aspx). Existe uma linha específica para painéis DC também, que obedecem a mais algumas normas de segurança (e isto falamos em um ambiente com rigor de segurança altíssimo, enquanto nosso uso não demanda tanta rigidez!), mas que são BEM caros e difíceis de achar.

 

Antes eu conhecia muita gente que tinha, mas como usava fusível (eu tive 2 porta fusíveis na vida... cada um passou pro vários carros, sendo substituídos só quando estavam pedindo arrego), nunca tinha ido atrás. Como o meu porta fuse tava todo torto já, resolvi partir pra opção do disjuntor. Os automotivos que encontrei eu achei vergonhosos. Fui ver o residencial e foi decisão imediata! Além dele, estou usando um bloco de distribuição pra quadro de força como distribuidor elétrico pros amps e periféricos, já que precisava de muitas conexões pro CarPC, tela, amps, DACs e etc.

 

O pessoal tem muito preconceito contra o uso de materiais elétricos residenciais/industriais em automóveis, como se fossem coisas distintas. Pelo contrário. Os automotivos ganham, claro, em flexibilidade, mas a maioria dos produtos da moda são PIORES que os da casa de material de construção. Vide cabos CCA, que são cabos de alumínio e precisam de seção maior pra conduzir a mesma coisa que um cabo de cobre, mesmo que seja cobre "vagabundo".

 

Desde os tempos que tinha a Parati usava esse Siemens, foi para o Focus, e hoje está no VTR.

 

Já vi reclamações dos automotivos isolarem com o tempo, perdendo totalmente a funcionalidade deles.

 

Meu medo com os siemens era o fato de serem projetados para operar em ambientes fixos, e não vibrando num automóvel. Achei que fosse desarmar com a vibração, mas todo mundo que eu conheço que usava dizia que não teve o menor problema. E de fato, o meu não desarma por besteira de jeito nenhum!

 

 

Já ouvi comentários sobre o SDS (kkkkkkk²)!!! Pela dúvida do SDS e o medo da utilização do Residencial, muitos vão para o fusível!!! Nesse caso a ideia da certificação para 24v significa que a equivalência seria 1/2 ou 50% ou estou enganado? você que já usa, diz ai como está seu projeto.

 

Não tem equivalência. Se você precisa de proteção imediata, pega um curva A. Atingiu o especificado ele desarma. Se você quer proteção mas precisa de retardo, ou quer trabalhar com o disjuntor um pouco abaixo do consumo de pico do amplificador como forma de proteção adicional, mete um curva B ou C. Não tem erro.

 

O inconveniente, claro, é que você não vai conseguir enfiar um cabo de 35mm diretamente nele. 21 eu acho que ainda entra. Acima disto, basta usar terminal. Também não vai achar com facilidade disjuntor pra 200, 300A.

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eu não uso disjuntor.. apenas fusível.. mas admito que já tive essa duvida.. pois como os disjuntores são para uso AC, sempre quis saber qual seria seu limite usando 12v DC..

 

:+1

 

tbm tenho essa curiosidade !

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Pra mim 20A é 20A tanto em 12V CC como em 220V AC.

 

O que muda é a curva de disparo do disjuntor, assim como existem os fusiveis retardados.

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Pra mim 20A é 20A tanto em 12V CC como em 220V AC.

 

O que muda é a curva de disparo do disjuntor, assim como existem os fusiveis retardados.

 

:huh:

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o grande detalhe é que a normalmente tensão é inversamente proporcional a corrente.. por isso sempre fiquei na duvida em relação a esse calculo..

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o grande detalhe é que a normalmente tensão é inversamente proporcional a corrente.. por isso sempre fiquei na duvida em relação a esse calculo..

 

Mas a corrente sempre é proporcional ao condutor, por isso que um fio de 6mm² dá conta de uma residência em 220V, mas em 12V só consegue suprir um SD250.

 

Eu acho que um disjuntor dimensionado para 10A, por exemplo, vai disparar quando a corrente exceder o seu limite, seja em 12V ou 220V.

 

E como o Kleber falou, esses Siemens branquinhos também são para uso em DC.

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Trabalho em uma empresa de mat. elétrico e desconheço algum da Siemens monopolar maior que 80 A .

 

Até fiquei curioso agora. Vou averiguar isso com meu distribuidor (já que do cel aki não consigo ver o site) .

 

Mas como o Gledson falou. Corrente e tensão não são inversamente proporcionais? porque então se.usa na mesma medida? ??? alguém mais entendido ixprica pra nois.....

 

abraço galera

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Trabalho em uma empresa de mat. elétrico e desconheço algum da Siemens monopolar maior que 80 A .

 

Até fiquei curioso agora. Vou averiguar isso com meu distribuidor (já que do cel aki não consigo ver o site) .

 

Mas como o Gledson falou. Corrente e tensão não são inversamente proporcionais? porque então se.usa na mesma medida? ??? alguém mais entendido ixprica pra nois.....

 

abraço galera

 

Da WEG tem de 100 A monopolar, mas não sei se são bons.

 

 

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Trabalho em uma empresa de mat. elétrico e desconheço algum da Siemens monopolar maior que 80 A .

 

Até fiquei curioso agora. Vou averiguar isso com meu distribuidor (já que do cel aki não consigo ver o site) .

 

Mas como o Gledson falou. Corrente e tensão não são inversamente proporcionais? porque então se.usa na mesma medida? ??? alguém mais entendido ixprica pra nois.....

 

abraço galera

poiseh.. ainda estou na duvida..

seria legal uma explicação mais técnica da coisa.. pois ainda acho que o valor de "corte" em corrente muda conforme a tensão..

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Os residenciais obedecem a curvas A, B e C. A é rápido, C é com retardo. Seguem normas e operam perfeitamente em baixa tensão, por isto tem uso certificado para painéis de 24V DC (no caso, falo dos Siemens branquinhos que todo mundo - inclusive eu - usa).

 

Já os automotivos seguem qual padrão? Qual curva? Qual certificação? É o famoso SDS, Só Deus Sabe.

 

Eu fico muito mais feliz em gastar menos e ter mais segurança com um residencial.

 

Kleber

 

E onde vc conseguiu um disjuntor desses curva A??? No link que vc postou, só tem modelos para curva B, C e D.....

Eu particularmente nunca consegui achar um disjuntor desses rápido, com curva B e C...

 

Abraços

 

Rafael

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Kleber

 

E onde vc conseguiu um disjuntor desses curva A??? No link que vc postou, só tem modelos para curva B, C e D.....

Eu particularmente nunca consegui achar um disjuntor desses rápido, com curva B e C...

 

Abraços

 

Rafael

 

Pro carro eu só consegui C na corrente desejada.

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Usando um Tripolar de 80A dividindo o cabo em 3, seria equivalente a um monopolar de 240A?

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